A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

TAbata37 24/03/2024

Escrevo pra me lembrar daquilo que vivi
Cara que livro bom!! O tipo de livro que te dá felicidade de ter encontrado e lido. Conta a história da família Del Valle-Trueba, focando em três mulheres nascidas em gerações diferentes: Clara, Blanca e Alba, que inclusive têm os nomes com o mesmo significado.

Através dos acontecimentos da família vemos também os acontecimentos no país e no mundo, e como isso influencia nas relações entre eles.

Ao meu ver, o ponto central do livro é sobre karma e vingança, como as ações de cada membro da família, e principalmente do Esteban, influenciam no futuro das pessoas que eles amam. O final é triste mas extremamente realista e me fez querer continuar lendo todos os livros possíveis da autora, que já tá virando uma das minhas favoritas.

Maga 23/03/2024

Maravilhoso
Esse livro foi tão bem recomendado, estava com receio de não gostar por ter criado expectativas demais... Porém, é realmente muito bom, lindo e triste.

nicolehuberr 22/03/2024

A melhor leitura de 2024 até agora!
A Casa dos Espíritos foi a minha primeira experiência de leitura do gênero realismo mágico e também minha primeira leitura da autora. Gostei muito da forma como a história foi narrada, rica em descrições dos cenários e detalhes (mérito da tradução, porque li em português mas fiquei com vontade de saber espanhol o suficiente pra ler no idioma original, que é sempre uma nova experiência). Com vários personagens, alguns odiosos e outros muito cativantes, o livro narra, durante quase todo o período do século XX, a história de três gerações de mulheres da família Del Valle-Trueba; traz intrigas, amores, perdas, magia, elegância e decadência num período marcado por mudanças sociais e políticas na América do Sul. A magia, o misticismo e os fantasmas presentes na história são um detalhe que a deixa mais rica e interessante, mas a obra não se baseia só nisso, vai muito além ? foi o que me surpreendeu e me fez gostar ainda mais do livro. Leitura que, na minha opinião, vale MUITO a pena!

Maria1164 20/03/2024

Com uma narrativa fluida e cativante, Isabel Allende nos apresenta as várias etapas da vida dos componentes da família Trueba. E em uma trama que envolve questões políticas, familiares e sobrenaturais é possível nos reconhecermos nas personagens!
Essa foi minha primeira leitura de um livro da Isabel Allende e com certeza já é um dos meus preferidos, tendo me feito ficar apaixonada pela autora e sedenta de vontade em ler as suas obras ??

Clara2718 19/03/2024

Barrabás chegou à família por via marítima...
"Escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transcurso de uma vida, muito breve, e tudo acontece tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos, não podemos medir as consequências dos atos, acreditamos na ficção do tempo, no presente, no passado e no futuro (...)"

O livro conta a história de uma família fictícia, se passando por três gerações. Uma história de dor, sangue e principalmente amor, resgatada através de cadernos da excêntrica Clara. Trazendo a vida os personagens, com a escrita poética de Isabel Allende, os tornando marcantes e inesquecíveis, a ponto de ser impossível não se apaixonar por eles.

Larissa 16/03/2024

Que escrita!
Isabel Allende consegue trazer os detalhes de cada personagem, concretizando a sua imagem página após página.
Uma história potente, narrada com a vivência de três gerações e suas excentricidades.
Um livro que prende do início ao final.

Ana Paula 16/03/2024

A casa dos espíritos
Estou simplesmente apaixonada por esse livro, terminei ele agora e não tenho palavras. Completamente encantada pela história de cada uma das mulheres da família, e a resistência e força que cada uma representa.

Karine Monteiro 12/03/2024

Desde o livro "longa pétala de mar" Isabel Allende se tornou uma das minhas escritoras preferidas. Misturando elementos de realismo mágico com eventos históricos, nesse livro ela oferece uma visão profunda da sociedade chilena e das lutas políticas e sociais que moldaram o país.
Rosa, com seus cabelos verdes únicos. Clara, clarividente. Alba, tão forte e segura de si. Esse livro ainda conta com essas 3 personagens femininas símbolos de resistência as quais eu me apaixonei.
Deixo aqui um trecho do livro, que tanto me fez refletir:
"- Tal como no momento de vir ao mundo, ao morrer temos medo do desconhecido. Mas o medo é algo interior que não tem nada a ver com a realidade. Morrer é como nascer, uma mudança apenas - dissera Clara."
Recomendo a leitura!

luizafhorta 12/03/2024

A Casa dos Espíritos narra a história da família chilena del Valle-Trueba. Ao passar pelas suas gerações, vamos passando também pelas mudanças políticas do país, ou melhor dizendo, pelo golpe militar.
As três personagens femininas principais, dotadas de clarividência, são basicamente o significado de ?resistência?.
Marcado pelo realismo mágico, Isabel Allende consegue relatar assuntos pesados de forma leve enquanto alterna entre os narradores do livro.
Por fim, chega a ser nítido a semelhança do Chile, de anos atrás, com o Brasil de agora. Infelizmente é possível enxergar a história acontecendo aqui também.
Recomendo muito a leitura.

AnaB. 12/03/2024

Continuando nos livros da Isabel Allende, E como falei do livro anterior, é um leitura que abraça teu coração e ti deixa quentinho. Você começa e não quer parar mais.

A Casa dos Espíritos narra a vida e as gerações seguintes de uma família abastarda.
É um romance histórico, mas devido a relação de unas personagens da família com os espiritismo, tem umas pitadas de sobrenatural. Também é bastante trabalhado a relação de herança e terras, e como isso esta atrelado a riqueza de famílias oligárquicas. O final busca incluir o golpe e ditadura militar, creio eu que do Chile, o que deixa as narrativas mais políticas e na minha opinião um pouco cansativa. O que não desmerece em nada o livro !

Moacir 10/03/2024

A saga de uma família para contar a história de um país
A saga de gerações de uma família, marcada por personagens femininas fortes, o que é uma marca da autora, usada para contar como pano de fundo, se bem que nem tanto de fundo assim, um bom pedaço da história do Chile.
A parte final do livro é marcante descrevendo os horrores da ditadura chilena, que depôs o presidente Salvador Allende, que no livro não é nomeado explicitamente, assim como Pablo Neruda que é chamado apenas de "O Poeta".
Achei excelente o livro, recomendo para que as pessoas conheçam ou rememorem a história, para que não caiamos nos mesmos erros do passado. Infelizmente, nos dias de hoje parecemos estar flertando com esse passado sombrio.

natigol 10/03/2024

Eles não precisam de caridade, mas sim de justiça.
"Então, eu soube que o coronel García e outros como ele têm seus dias contados, porque não tinham conseguido destruir o espírito dessas mulheres."

Me apaixonei por todas as personagens femininas desse livro.