A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Sanara.Luiza 14/05/2024

Quase uma maratona
Depois desse livro posso dizer que Isabel Allende foi coroada entre minhas autoras favoritas.
O que ela faz nesses romances de formação dela. Quanta história cabe em 450 páginas? MUITA!
Não foi um livro fácil de ler, foi como uma maratona, terminei a história totalmente sem fôlego.
E a sensação ao se terminar é de prazer e dever cumprido.
É uma história de percurso, não de final.
Apesar de que, a parte final na qual retrata a parte da Ditadura (que acreditamos ser a chinela) é visceral.
É uma história dura, real, difícil.
Vale a pena insistir, em caso de dificuldades.
O Paulo amou e o GF gostou, ou seja, é quase uma unanimidade.

terceira_guerra 14/05/2024

Apenas um comentário
Que leitura maravilhosa! Ela te tira do eixo, sutilmente! Em sua arquitetura, seu contexto, coloca o leitor em contradição com si mesmo. Com o final revolucionário e doloroso, enredo incrível e personagens valiosos.

Zi Souza 14/05/2024

Perfeito! Apesar de ter sido escrito há muito tempo, segue sendo contemporâneo. Uma homenagem às mulheres latinas ?? chorei horrores!

Bianca 13/05/2024

Por que ninguém me avisou?
"Escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transcurso de uma vida, muito breve, e tudo acontece tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos, não podemos medir a consequência dos atos, acreditamos na ficção do tempo, no presente, no passado e no futuro, mas também pode ser que tudo aconteça simultaneamente, como diziam as irmãs Mora, que eram capazes de ver no espaço os espíritos de todas as épocas."
Bianca 13/05/2024minha estante
Esse livro é genial!!
Mesmo tendo muitos personagens e passando por várias gerações de uma família, todos são super bem construídos e tem características muito próprias e marcantes. A proposta do narrador eu fiquei desde o começo da leitura ???? Quem tá narrando essa história, meu deus. Cheguei no final e ENTENDI. GENIAL!!!! O pano de fundo histórico e a construção da narrativa até chegar no golpe de foto me deixou impressionada. Sério. Que livro genial. Posso ficar horas falando sobre ele.

Bianca 13/05/2024minha estante
Fato*. Desculpem estou em êxtase

Fabiana 11/05/2024

Isabel allende é sempre uma delícia de ler, uma das minhas escritoras favoritas da vida. Um livro perfeito pra quem ama História.

miriamz 10/05/2024

Rascunho do ser humano
Esperava algo diferente, e fiquei totalmente surpreendida e fascinada com essa história épica...de família, espiritualidade, amor, ódio, vingança, esperança, poder, resiliência, sensibilidade, repugnância.... Tudo junto em uma mesma obra... Tendo como pano de fundo um período conturbado de um país, que inclusive não é mencionado em nenhum momento na obra, pois a autora universalizou esses conflitos, como sendo humanos e não regionais, mas sabemos ser o Chile....

Recomendo sua leitura, mas não espere relações e conflitos amorosos... mas um rascunho do ser humano, em suas mais diversas facetas.

Suzana 10/05/2024

Fundamental
A história da ascensão e queda da família Trueba prende o leitor até o fim. Sem uma fronteira clara entre o que realmente acontecia na América Latina na época e a fantasia das visões de Clara, vamos acompanhando essa família e suas mulheres fortes durante um período tumultuado da história de um país não nomeado na América do Sul. Para mim Clara e Alba são as personagens principais e Esteban fica, muitas vezes, em segundo plano, mesmo quando se impõe pela força.
Acho uma leitura essencial para conhecer um pouco melhor a diferença entre ditadura e democracia, entre desigualdade e equidade.

Devoradora de livros 09/05/2024

Meu segundo livro lido da autora, eu fico encantada sobre como ela conta as histórias, mesmo as partes mais doloridas, de um jeito que encanta e emociona. Mesmo sentimento de quando li o filho de mil homens do Valter Hugo Mae, ao mesmo tempo que você fica triste com certas coisas, se alegra em como as outras aquecem o coração.
Esse virou meu favorito!

cmvies 08/05/2024

Lendo a famosa Isabel Allende
Nunca tinha lido nada da Isabel e fiquei encantadíssima pela escrita dela! No início parecia que eu estava correndo uma maratona pq com tanta informação logo de cara é impossível não ficar meio perdida. Depois, conforme fui avançando, peguei o jeito e entendi que A Casa dos Espíritos nada mais é que uma grande novela dividida em algumas temporadas. Existem personagens detestáveis, personagens incríveis, um pitada de realismo mágico e muitos fatos históricos. A autora consegue aprofundar cada personagem de um jeito que poucos escritores são capazes de fazer.

Fora tudo isso o que mais me pegou foram as mulheres fortes e maravilhosas que a Isabel nos apresenta. Vibrei e chorei junto com elas durante o livro inteiro!

Em nós latino-americanos bate muito forte o final dessa história. 5 estrelas e favoritado!! ?

Bruna 06/05/2024

O livro conta sobre a trajetória do senador Trueba e sua família. Passando se geração em geração, inclusive sobre o golpe militar.

Tha 06/05/2024

Pouco espírito, muita fofoca.
"Aqui a loucura distribuiu-se por todos, e não sobrou nada para termos o nosso louco varrido."

É o segundo livro que leio da Isabel, a escrita dela é maravilhoso e impecável, mas nesse livro achei mais denso, demorei bastante pra terminar, o que me ajudou foi o áudio book. Não sei se porque li em 3 mídias diferentes, algumas partes fiquei confusa e não entendi alguns acontecimentos, por isso a nota.

É um livro com muitos personagens, e muitos são desprezíveis, e ter que ler partes do ponto de vista desses personagens também, foi uma experiência, até mesmo os personagens "bons" tinha hora que dava raiva. Considerando a época, o país, tem coisas ruins, mas que acontecia e acontece, é um livro tão atual, nossa, por diversas vezes pude relacionar com atualidade, inclusive com atitudes que vi e vejo na minha própria família e nas pessoas mais velhas, e também por ser uma história tão latina.

Não sei se estou permitida a dizer isso, mas como li Violeta primeiro, parece me 2 versões de uma mesma história contada por diferentes pessoas, esse tem mais divagações, mas Violeta foi mais conciso, com datas e tals, mas esse foi mais complexo.

O final foi intenso e triste, mas eu queria tanto que terminasse que não consegui acompanhar devidamente, como merecia.

Amei a experiência, e pretendo ler mais livros da Isabel com certeza.

rafa 06/05/2024

Que experiência
Meu deus que livro!!!!! tanta coisa acontece nele, eu lia, lia, lia, lia e não passava nem 5%. achei meio maçante no começo, mas depois de uns 60% devorei o livro. minha cena favorita, com toda certeza, foi o monólogo do Esteban contando a vida dele pra Transito. Esse final teve muito significado pra mim, mesmo o Esteban sendo um escroto, por conta da relação dele com a Alba, que lembra eu e meu vô! isabel allende tem uma escrita que não eh para todos, mas com certeza todos deveriam ler uma vez na vida

Diana 05/05/2024

Isabel escreve muito Dios Mio
Eu amei essa leitura em tantos níveis que nem sei descrever. A Casa Dos Espíritos é um relato tão denso, com tantas camadas que ao final vc relembra alguns personagens como se tivesse realmente os conhecido.

E falar da ditadura lembrou tanto fatos históricos recentes rsrs
Enfim
...
Apenas leiam ?

Julia 04/05/2024

Perfeito ?
Que história! Incrível ler sobre uma família com personagens tão bem escritos. Realmente uma história de muita dor, raiva, resistência, e já pelo fim, amor.