A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

rafa 06/05/2024

Que experiência
Meu deus que livro!!!!! tanta coisa acontece nele, eu lia, lia, lia, lia e não passava nem 5%. achei meio maçante no começo, mas depois de uns 60% devorei o livro. minha cena favorita, com toda certeza, foi o monólogo do Esteban contando a vida dele pra Transito. Esse final teve muito significado pra mim, mesmo o Esteban sendo um escroto, por conta da relação dele com a Alba, que lembra eu e meu vô! isabel allende tem uma escrita que não eh para todos, mas com certeza todos deveriam ler uma vez na vida

Diana 05/05/2024

Isabel escreve muito Dios Mio
Eu amei essa leitura em tantos níveis que nem sei descrever. A Casa Dos Espíritos é um relato tão denso, com tantas camadas que ao final vc relembra alguns personagens como se tivesse realmente os conhecido.

E falar da ditadura lembrou tanto fatos históricos recentes rsrs
Enfim
...
Apenas leiam ?

Julia 04/05/2024

Perfeito ?
Que história! Incrível ler sobre uma família com personagens tão bem escritos. Realmente uma história de muita dor, raiva, resistência, e já pelo fim, amor.

oiamanda 04/05/2024

Difícil, mas envolve!
Esse livro foi um desafio para mim. Nunca havia lido o gênero e este foi indicado no clube do livro que participo. No início foi extremamente difícil para a leitura pegar, eu lia, lia, e não saia do canto. Parágrafos enormes e capítulos intermináveis me deixaram beeeem cansada, mas fui seguindo.

Ele desenrola uma trama de gerações, nos trazendo informações de parentes longínquos, personagens que não fazem muito sentido estarem sendo abordados de maneira tão intrínseca, porém no final sabemos que tudo tem um porquê de ser relatado.

Até que em meados do quarto capítulo a história me pegou! Quando imergimos no romance de Blanca e Pedro Terceiro o livro ganha todo um suspense, drama, amor e urgência que nos enlaça. Sendo Blanca a terceira geração relatada no livro e só com seu surgimento eu me sentir realmente envolta, dá para imaginar o cansaço que foi até então.

Logo surgem outros personagens intrigantes nessa trama familiar, bem como o endossamento do universo político ao qual a narrativa do livro converge, misturando fatos reais à ficção.

Um desafio que foi cumprido e, ao final, bem aproveitado.

Luísa 02/05/2024

Procuro meu ódio e não posso encontrá-lo
Esse livro nasceu para ser um clássico. que história. que família. a vontade as vezes é de tacar longe de tanta raiva desse mundo fictício tão real que isabel allende soube criar tão bem. não é para quem quer uma leitura rápida, não é pra quem quer amar o protagonista e também não é para pessoas sensíveis. é um livro com muito gatilho, que entre magia, premonições e cabelos verdes naturais, traz a realidade da América Latina.

Magna.Poetisa 30/04/2024

Cansativo
O livro foi cansativo, mas é o meu ponto de vista. Não gosto de capítulos grandes, e nesse caso são enormes, acabou se tornando bem cansativa a leitura. No entanto, não me arrependi, são muitos personagens e histórias que se entrelaçam, inclusive a realidade e a fantasia se fundem e acabam por captar o leitor a ir cada vez mais afundo na trama. Tem espaço para minorias, para a política, abuso, machismo, parafilias, ditadura, mas também tem espaço para relações familiares, histórias de amor e sindicalismo. Muita luta... Desde o princípio. O prelúdio de Cinco gerações que se encontram e sintonizam, um casal improvável de um político corrupto, latifundiário e explorador com uma sonhadora, caridosa e previdente, o casamento da esquerda com a direita onde os frutos legítimos em nada puxam ao pai, enquanto a descendência bastarda lhe sai uma cópia fiel, ou melhor, piorada. Cada detalhe está interligado, nada passa despercebido. Dois narradores e pequenos spoilers ao longo da trama.

Rafa 30/04/2024

Allende nos presenteia com uma narrativa rica em detalhes, tecendo um universo mágico onde o real se funde com o sobrenatural. Personagens cativantes, como a sensitiva Clara e o enigmático Esteban, nos conquistam com suas personalidades complexas e histórias comoventes.
Com sua escrita envolvente e personagens marcantes, "A Casa dos Espíritos" se consagra como um clássico atemporal, capaz de tocar os corações de leitores de todas as gerações. Um livro que nos convida a refletir sobre o amor, a perda, a família, a história e o poder transformador da literatura.

Livinha 29/04/2024

Único
Precisei refletir alguns dias sobre esse livro. Queria influenciar as pessoas a lerem essa obra esplêndida. Mas depois vi que a autora, por si só, já faz isso. Um livro que traz um romance de formação de uma família que viveu amores e violências, recebeu afeto e ausência, bem como teve momentos de riqueza em meio à pobreza de espírito. É uma obra única. Nunca li nada igual em relação a criação de cenários tão bem desenvolvidos e entrelaçados. Estória e História se complementando - literalmente, pois nesta obra também se disserta sobre o momento político da América do Sul. Vale ressaltar que Isabel Allende é filha de um diplomata e prima de segundo grau de Salvador Allende, que fora o Fundador do Partido Socialista local e governou Chile de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, o general Augusto Pinochet. Allende foi o primeiro socialista marxista a ser eleito democraticamente como presidente de república e chefe de estado na América. Talvez ter nascido em um berço tão cheio de histórias políticas fez com que a autora soubesse descrever tão bem a vida de uma pessoa que vive de política - nos dois extremos. Até porque nossas vidas são políticas. Um livro que fala de violência, mas também de perdão. Lindo, único e emocionante.

Lilian.Ladeira 29/04/2024

Há sempre uma forma de fazer o que desejamos
Que livro incrível!
Tantos personagens tão profundamente desenvolvidos: Clara, Blanca, Alba.
Isabel escreve como ninguém, uma mistura de história com drama com mágica.
Um dos melhores livros dela sem dúvidas.

Pbrandaomachado 28/04/2024

Muito bom!
Escrita que te prende do início ao fim do livro. Você se imagina nos capítulos, nos lugares, nas ruas, nos momentos de cada personagem. Um momento tão importante do Chile, que em paralelo a leitura fiz pesquisas sobre o assunto. A escrita da autora leve e com clareza, gostei bastante.

Iaszz 28/04/2024

A escrita da Isabel Alende é sensacional, mas eu teria amado muito mais se o foco fosse realmente nas mulheres. Os capítulos narrando a maioria dos homens são bem chatinhos, e em alguns pontos eu fiquei meio desinteressada, e por mais que seja relativamente importante eu ainda acho que dava pra ter sido feito essas ligações dentro da história de outra forma, ou até mesmo diminuindo os capítulos dos ditos cujos (tirando o do Esteban que realmente é muito necessário) enquanto isso os das mulheres sempre extremamente interessantes. A Isabel consegue relacionar muito bem toda a sua trama com os períodos históricos, e por isso as últimas partes do livro são muito delicadas e falam sobre temas muito sensíveis.

Clarissa 27/04/2024

Que livro incrível. A escrita é tão envolvente que nem por um segundo enquanto lia eu me desconectei da vida desses personagens. Porém, o que faz dessa leitura memorável não é só a escrita, ou a forma magistral como os personagens são desenvolvidos, mas a força do contexto social e político que embasa toda a narrativa e interfere em praticamente todos os acontecimentos. Como é triste ver pessoas clamando pelo retorno de certas atrocidades que são muito bem retratadas nessa história. Como é angustiante ver as coisas se erguendo e desmoronando continuamente e saber que provavelmente esse ciclo não vai ser interrompido nunca, independente de quantos tenham que perecer pelo caminho e do suplício de cada um... divagações a parte, o livro traz muitas reflexões sobre os mais diversos assuntos, com complexidade mas sem cair no pedantismo. Definitivamente uma obra prima.

Pedro.Krauter 27/04/2024

Espíritos da Casa
"Casa dos Espíritos" de Isabel Allende é uma tapeçaria tecida com as linhas do tempo, narrando as vidas entrelaçadas de gerações que se desdobram sob o céu chileno. No século XX, onde espartilhos ainda comprimiam e as mulheres lutavam por voz, Clara, a clarividente, emerge como fulcro de uma família cujas raízes mergulham em um solo fértil de espíritos e segredos. Esteban Trueba, personagem tão complexo quanto as terras que cultiva, oscila entre a força e a fragilidade, despertando amores e rancores em igual medida. A trama, rica em reviravoltas políticas e pessoais, desenha-se num espetáculo de amores inesperados e desfechos que ecoam como um canto de sirena, entre os murmúrios de um passado doloroso e a esperança de um futuro resgatado. Allende, com uma prosa que dança entre o mágico e o mundano, oferece uma visão profunda da luta e da resistência, enquanto a história avança pela ditadura, com a cadência de uma marcha tanto bela quanto brutal. O livro é um convite à reflexão sobre o poder da memória e o imutável curso dos espíritos que, embora menos temidos, permanecem a vigiar, em silêncio, a casa que construímos e destruímos ao longo de nossas vidas.