Cemetery Boys

iza...0 31/10/2020

#desafioSKOOB
resenhando para registrar a leitura do livro para o #desafioSKOOB 2020

Roberta.Magno 19/12/2022

a Roberta de 15 anos talvez fosse adorar...
Fiquei muito no hype quando esse livro estava pra lançar pq tudo nele parecia interessante, um protagonista trans, cultura latina... e a ambientação no cemitério haha
Mas conforme fui lendo, apesar de gostar muito dos personagens, o protagonista muito fofo e o Julian que é um amor, vi que não é pra mim já que fui lentamente perdendo o interesse no andamento da história. Acho que a idade dos protagonistas somado a não me identificar com as questões pessoais deles fez com que eu largasse o livro na metade e não tivesse mais vontade de ler.
Não estou dizendo que o livro seja ruim, só não me interessei pelo fechamento da história mesmo.

Marcy 17/11/2022

??
Amei, a representação trans é feita com muito carinho e cuidado e o romance é fofo demais, o plot me interessou desde o começo, enfim uma história muito bem construída. Só não dou 5?? pq é uma leitura mais juvenil e tal, mas ainda assim recomendo muito!!!

Mayara 15/10/2022

One of those books that you want to forget about when you finish, just to be able to read it again.

Cemetery Boys is a book by Aiden Thomas, a Latino-American author who is a trans man and used to write young-adult novels about the LGBT community. In Cemetery Boys, Aiden wrote about Yadriel, a transgender, gay and Latino boy who comes from a witch family. In the book, his family doesn’t recognize Yadriel as a man, which means he can’t be introduced as a witch to Santa Muerte, in a ritual of granting his powers.
However, on the same night when Yadriel and his cousin Maritza invade their family’s cemetery to introduce himself to Santa Muerte, a succession of things happens: their cousin dies, but his spirit and body get lost. Meanwhile, they find a boy’s spirit who died on the same night but doesn’t know what happened to his body.
The book is mysterious and the reader passes all the book trying to find out what happened with the cousin (Miguel) and the new boy (Julian), in a journey with Yadriel, Maritza and Julian. We can easily fall in love with these characters, who were built very well by the author. The fantasy universe described in the book can also surprise the readers in a good way. That’s because it involves both a juvenile fantasy narrative and horror scenes that mobilizes the public.
Furthermore, as a trans and Latino man, the author was able to present the story through a very sensible look and with a lot of knowledge about these social and cultural realities. Something I particularly liked about the story was how being part of a minority group is shown as an important thing about the characters but it is not central in the book. For me, it is important to read about different people than the ones we are used to see in the media but not when it is present as if being part of a minority is everything the characters do and are in their lives.
I also think it was important the fact that the main character is no only gay but also black, Latino and trans since books about the LGBT community in the mainstream are often about cis and white gay boys.
Lastly, I really recommend the book to everyone who wants an exciting, sensitive, but at the same time mysterious and scary read. For me, it was one of those books that you want to forget about when you finish, just to be able to read it again.

Luisa 05/01/2021

Primeiro finalizado do ano e não poderia ser melhor
Eu ameiiii demais, a representatividade, a história a fantasia amei demais e recomendo demaisssssss.
Esse ano ser lançado aqui no Brasil pela editora Record então já fiquem de olho.
Minha única ressalva é que poderia ter explorado mais o conflito geral que teve. Mas de resto perfeito.

Miyu 15/01/2021

Deixou meu coração quentinho <3 Ganhou lugar nos meus favoritos!
Simplesmente amei!! Mesmo que o plot tenha sido um pouco previsível, (e o poder do protagonismo de Yadriel seja GIGANTE) o livro ainda conseguiu me entreter. Me encontrei chorando até soluçar e rindo até muito várias vezes enquanto lia, a obra tem uma leveza surreal porém causa diversas emoções no leitor. A relação de Julian com os amigos foi o quê mais me tocou, sou uma grande fã do famoso “found family trope”, então a amizade sincera daqueles adolescentes me agradou imensamente. Fiquei muito feliz com a quantidade de representatividade e o cuidado e realidade com quê foram tratados os assuntos mais polêmicos. A leitura foi incrível, recomendo super!!!!

Aleksia 26/09/2021

Final previsível
Antes de chegar na metade do livro eu já tinha adivinhado o plot todo mas isso não me impedir nem um pouco de favoritar esse livro. Eu me emocionei muito em algumas partes e aprendi muito com a história do Yadriel.
Eu me apeguei tanto aos personagens que se tornou vem difícil terminar o livro. Esse trio foi absolutamente tudo para mim, a amizade e a cumplicidade deles me encantou.
Fiquei chateada com a falta de originalidade da reviravolta e achei completamente sem lógica alguns comportamentos do Julian no final do livro.

cecilia 12/03/2021

YADRIEL E JULIAN MEU MUNDINHO
Li em uma leitura conjunta e me apaixonei completamente pelo livro. Por mais que eu tenha demorado um pouco pra engatar na história, depois que aconteceu foi difícil parar de ler. É um livro com uma representatividade incrível e personagens maravilhosos. Já to com muita saudade do Yadriel e do Julian ?

Clara 14/04/2021

Que livro FOFO

mi.sh 20/05/2021

fantasia latina e lgbtq por favor leiam
Eu amo esse livro e tudo sobre ele. Eu amo a história, a narração, os personagens e acima de tudo JULIAN DIAZ.
Todos os protagonistas dessa história são latinos, e a maioria deles são ?brujos? o ja deveria te dar motivo o suficiente para ler. Isso não é suficiente? O personagem principal e narrador, Yadriel, é um garoto trans brujo que tenta realizar um ritual escondido pra provar pra família dele que é tão bom quanto todo mundo e tal, e dai começa a dar tudo errado né, porque se desse certo não ia ter livro. Temos um fantasma punkzinho que ajuda ele a resolver um caso de assassinato (incluso o do fantasma em questão) e tudo mais. Tem tudo que podem querer, só não dou cinco estrelas porque eu acho que o plot principal foi resolvido muito rápido, e eu não sei se foi realmente previsível ou eu só eu que adivinhei umas 100 páginas antes de ser resolvido. ENFIM, por favor leiam

Pam 17/10/2021

sensacional!
Com um enredo de fantasia infanto-juvenil, Cemetery Boys é uma leitura fluída, rápida e muito cativante! Repleto de representatividade, tanto em relação a questões de sexualidade, gênero e da comunidade LGBTQIA+, quanto para a comunidade hispânica, com personagens predominantemente latines. Inclui elementos da cultura hispânica, debates sobre diferenças entre gerações, autoconhecimento e descobertas. É ótimo para pessoas de faixa etária similar aos personagens (entre 14-16), mas qualquer um pode se divertir e emocionar muito com esse livro!

Letícia Santos 12/01/2021

* 3,5 estrelas

Julian me conquistou imediatamente e Yadriel é um guerreirinho, mas eu vi aquele plotwist vindo aos 30% do livro e o vilão ainda explica o plano no final, aí não deu.

Hiago 08/05/2021

Cemetery Boys
Claramente aquele tipo de livro que de primeira, não enche os olhos. Mas, que vai te surpreendendo página após página. Cemetery Boys, apresenta um romance nada convencional e a beira do extremo ?impossível?, e a maneira como a história se desenrola, te surpreende inexplicavelmente. Acima de tudo isso, são descritos no decorrer desta, temas importantes pouco abordados pela sociedade, cujo a aceitação do individuo com suas diferenças ainda está em um processo lento, quase parado. Apresentar Yadriel como protagonista da história sendo este o primeiro bruxo Trans de sua comunidade, com certeza quebrou todos os tabus impostos até hoje, derrubando muralhas desnecessárias do preconceito e trazendo ao leitor um personagem forte, e inteligente o bastante para superar seus medos e lutar por seus desejos mesmo enquanto o resto do mundo insistia em dizer que ele não seria capaz, que não seria possível ele ter poderes por ser diferente. E ele não só provou que era possível, como também, que podia ser mais forte que qualquer outro já existente. E sua força vinha justamente de sua diferença; tal que o coloca ?anos luz? a frente de sua geração. E quebrando completamente os padrões, Aiden também deu vida a uma personagem, mulher, forte e independente que esteve durante todo o tempo ao lado de Yadriel completamente disposta a destruir regras e tradições para fazer o que realmente era certo. Maritza é sem dúvidas a evolução certeira de uma geração decadente; uma evolução que não deixou de se importar com o próximo, mas que também passou a se preocupar com a vida de inocentes criaturas que eram sacrificadas para que humanos pudessem ser salvos. Ao ler este livro, já antecipo: Prepare o coração, porque muitas aventuras vão acontecer, personagens vão te surpreender te fazendo até mesmo se questionar se deixou passar algo no decorrer da história. E por último e não menos importante: Muito romance. Um amor impossível e inesperado que chega aos poucos, sendo cultivado em corações cheio de amor e luz como os de Yadriel e Jullian, e quão forte esse sentimento pode ser. E o quanto estamos dispostos a sacrificar por aqueles que amamos. Pode até ser um livro de fantasia, mas com essa leitura, aprenderá valores, e encontrará mensagens reais que farão total diferença na sua vida. Classifico Cemetery boys, como uma de minhas melhores leituras de 2021. E lerei tudo novamente assim que possível.

MArcia.ColaAo 18/05/2024

Fantasia Cheia de Cultura Mexicana
Este é um livro de fantasia que nos
fala sobre a maravilhosa cultura do México em relação ao dia de los muertos, que é
celebrado no primeiro dia de Novembro.
Esta já era uma cultura que tinha estudado na escola, me lembrando de ter
estudado na disciplina de Espanhol, durante o ensino básico. É algo que ficou
marcado em mim, não só por amar a língua espanhola como também gostar muito
da cultura de Espanha e dos países latinos na América do sul. Este livro de Aiden
Thomas, nos mostra essa cultura mexicana, que é celebrada todos os anos, durante
a noite do Halloween, que nos mostra uma comunidade de bruxos que caminham os
espíritos para o outro lado, enquanto esperam pela noite das bruxas para
receberem os seus entes queridos que já partiram há muito tempo.
Mas, algo que eu não esperava, era a conclusão do livro, pelo menos, eu não
esperava que pudesse terminar daquela maneira, algo que não era previsível para
mim nesse cenário que o autor nos mostra. Temos um personagem principal que
tem uma orientação sexual diferente dos outros da sua comunidade, algo que
impede de o concluir o ritual de se tornar um bruxo, mas Yadriel vai quebrar esse
impedimento, e com a ajuda da sua melhor amiga, vai fazer o ritual sozinho, sem
que a sua família e a comunidade saiba disso, mas o que vai acontecer, faz com
que Yadriel não esteja preparado, algo que vai desencadear um grande mistério: um
espírito que não vai conseguir ir para o outro lado.
Gostei muito da forma como o autor colocou a cultura mexicana no livro, acho
que ficou tão mágico como essa cultura já é, colocando um pormenor que tornou
esta história ainda mais forte: uma comunidade escondida de bruxos que vão fazer
um trabalho maravilhoso com os mortos. Gostei da forma como podemos ver duas
vertentes dessa comunidade: os brujos que vão ajudar os espíritos a ir para o outro
lado e também as brujas que são uma espécie de curandeiras na comunidade que
utilizam métodos muito distintos de curar a sua gente.
Estas brujas são, muitas vezes, estudantes ou profissionais na área da
saúde, trabalhando em hospitais e centros de saúde, algo que amei nesta
comunidade, já que é um grupo que pode ter dificuldades em ter acesso ao dinheiro
e com esses trabalhos comum, mesmo que tivesse que esconder o seu lado de
bruxos, mostra a grande força de vontade em ajudar as outras pessoas,
independentemente do que são. Algo que criou uma boa base para criar uma
história tão boa como Aiden Thomas nos trouxe neste livro.

Algo que eu gostei e achei tão essencial nesta história é a forma como o pai
de Yadriel aceitou o seu próprio filho, como ele é e como ele merecia ter esse
respeito por alguém que devia estar presente na vida do filho. Mostrar essa força de
vontade do pai de Yadriel de aceitar o seu filho como ele é, faz com que a relação
entre pai e filho cresça muito e seja valorizada por toda a comunidade. A aceitação
final faz perceber que Yadriel pode viver mais descansado por ter um pilar tão forte
como um pai devia ser para todos os filhos.
Isto fez com que a história de Yadriel tivesse uma importância tão grande
para conseguir concluir o resto da missão que este tinha que concluir, algo muito
importante para a história, já que mostra que sem força de vontade e os apoios
certos, nada pode sair maravilhosamente bem, como acontece neste livro. Algo tão
mágico que adorei ler neste livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6