Confidências de Uma Ex-Popular

Confidências de Uma Ex-Popular Ray Tavares

Resenhas - Confidências de Uma Ex-Popular

Thalita - @voandopelaestante 30/08/2021

As vezes na vida só precisamos de um recomeço para poder dar valor nas coisas simples da vida e nas pessoas ao nosso redor. E foi isso que aconteceu na vida de Renata, um recomeço, mas para ela ter esse recomeço em sua vida precisou perder muitas coisas inclusive a boa vida que tinha.

Renata tinha tudo o que uma garota gostaria, rica, popular, bonita e amigos. Mas por se deixar influenciar pelo namorado ela acabou entrando numa encrenca grande e seus pais se viram forçados a cortar todas suas regalias e enviá-la para um colégio interno. Nesse colegio ela vê tudo ruir pois lá ela não é popular, ninguém paparica ela, e ela se sente mais sozinha do que nunca. Pensando em todas suas atitudes ela começa mudar e ao decorrer de sua mudança ela começa conhecer pessoas que gostam dela pelo que ela é e não pelo o que ela tem.

📍Gostei bastante desse livro, apesar dele ser grande ele é bem fluído e bem humorado também. Tem muitas situações em que a Renata se mete que eu ri muito, no inicio é dificil entender os pais dela mas ao descobrir a encrenca que ela se mete dá para compreender eles um pouco. A evolução que a personagem tem é muito bonita gostei de ver. É um livro leve e que trás assuntos bem importantes. Pelo título eu confesso que não leria o livro mas foi uma grata surpresa ler e me emocionar com ele. O final não foi exatamente o que eu esperava porém compreendi ele.

Cassandra 20/07/2020

Confidências de uma ex popular
Eu amei o livro, ri muito e fiquei um tanto indignada no final. Indico para quem quer rir bastante.
Adorei principalmente a protagonista, q teve um crescimento pessoal gigantesco (fiquei até orgulhosa)

Rafaela.Victor 16/04/2021

Quem não conhece ela acha ela metida e nojenta, mas depois que conversa com ela, renata é outra pessoa,depois do colégio fica irreconhecível por causa do seu jeito,no começo eu não gostei dela mas no final me senti a bff dela.adorei as aventura que passamos juntas os perrengues.

Ellen 02/05/2021

Perfeito.
Eu já adorava a Ray antes, agora eu falo com tranquilidade que ela é uma das minha autoras favoritas.
Nesse livro a Ray conseguiu abordar vários assuntos importantes, desde representividade até relacionamentos abusivos, porém o ponto do livro é: mudanças, mudança de escola, mudança de visões, mudança de pessoas.
O livro apresenta Renata, rica, mimada e que fez algo muito ruim pra ir pra um internato, bem problemático, apesar disso Renata muda e amadurece no decorrer do livro, que orgulho dessa menina, as decisões que ela teve que tomar não só no começo mas principalmente no final...
Apresentando minha experiência, já tive um relacionamento à lá Renata e Guilherme, em que ambos tinha escolhas e caminhos diferentes, acho que tá ai o motivo de ter gostado do final, eu entendo a Renata, eu apoio a Renata.
Destaque para uma das melhores personagens desse livro: LÍVIA EU TE AMO.
Do começo ao final você foi perfeita!!!!!!!!
Eu tenho tanto pra falar desse livro, mas acho que só vou conseguir escrever até aqui, porque sou péssima nisso.
Se alguém chegou até aqui, leiam essa maravilha! Leiam nacionais!!!!! Eles mudam a gente.

Isabeli.Nascimento 23/08/2020

Um clichê profundo
Comecei o livro na crença de que seria apenas um clichê gostosinho para relaxar nesses tempos pesados. Então, o baque, de modo positivo: diversas falas profundas sobre desigualdade, relacionamentos tóxicos e família.
Como cereja do bolo, o final, do jeitinho que amo, sem obviedades, mas intensidade e a realidade de escolhas difíceis.

Bianca2406 29/04/2021

UM LIVRO SOBRE CRESCIMENTO PESSOAL
Renata Vicenzo, nossa menina problemática, acabou de ser expulsa da escola, seus “amigos” viraram contra si, perdeu status, seu namorado e todos os privilégios de ser uma verdadeira herdeira do império tecnológico criado pelo pai e pela mãe que é Promotora de Justiça. Agora precisa recomeçar do zero em um internato católico, onde todo mundo parece olhar para a menina de nariz em pé de uma forma meio estranha.

A primeira vista Renata nos é apresentada como a garota mimada, que sempre teve tudo nas mãos, ela se isola no internato, porque está convicta que não se encaixa ali de jeito nenhum, nem com a amiga de quarto, Lívia, ela consegue se entender, mal trivialidades conversam. Logo no início, o único refúgio da herdeira é a aula de Literatura com a professora Trenetim, que sempre geram debates e isso é o ponto principal da evolução da personagem, de alguém que se acha a dona do mundo para “ok, talvez existam pessoas ao meu redor que eu não enxergava porque não fazem parte do meu meio social”.

Então, a Herdeira passa por um choque, a professora Trenetim é demitida sem mais nem menos, o que deixa não só ela, mas vários dos alunos do internato encucados, porém, ninguém, além dela e de Guilherme (um menino que ela trocou olhares no início do livro e que parecia não ir muito com a cara dela) que resolveram embarcar em uma aventura para descobrir o que houve, com a possibilidade de serem expulsos.

Eu gosto muito desse tipo de personagem que não é perfeito e termina o livro também sem ser 100%, porém, evolui a todo momento, reconhece seu erros e tentar aprender com eles. É muito mais real do que nas histórias em que todo mundo parece a personificação do ser humano ideal, até porque na realidade nós não somos assim, nós erramos, o tempo todo. Entendo que muitas pessoas leem para fugir da realidade, mas quando é uma ficção e não um livro de fantasia, eu acredito que quanto mais próximo da realidade, mais o leitor se sente abraçado, pelo menos é assim comigo.

Amei e odiei a Renata em diversos sentidos, a achei coerente em inúmeras situações, como foi incoerente em outras e em algumas que deveria ter explodido como explodiu numa determinada cena no refeitório, ela se manteve passiva e isso me matava por dentro. Mas, num geral, a Herdeira é humana e o final foi o melhor possível, pode não agradar todo mundo, porém por quem Renata mostrou ser o livro inteiro, o final foi ela sendo ela e pesando suas prioridades.

site: https://submundoliterario.wordpress.com/2020/06/01/resenha-confidencias-de-uma-ex-popular/

DAbora311 21/12/2022

Incrível como a Ray faz nada ruim né, os personagens, a escrita, os temas abordados, tudo bem desenvolvido e que te prende do início ao fim. Fechando o ano com essa leitura maravilhosa.
21/12/2022minha estante
Esse é meu preferido dela

Smbdouthers 22/12/2022minha estante
Vou ler

DAbora311 23/12/2022minha estante
Aeeeee

Lana 23/12/2022minha estante
Amo demais

Gabi 27/11/2020

"Confidências de uma ex-popular"
O livro "Confidências de uma ex-popular" conta a história de Renata Vincenzo, uma adolescente de 17 anos, filha única, bonita, rica e ambiciosa, que sempre teve poder e popularidade, e teve que lidar com a falta dessa popularidade depois de ter sido expulsa de sua antiga escola por ter se envolvido em um escândalo com seu namorado.
Renata perdeu todos os seus amigos, perdeu seu status, seu namorado e sua antiga vida que ela tanto amava, teve que aprender a viver sem privilégios em um internato católico, no interior de SP, recomeçando assim do zero, porém com propósitos maiores.
Ela sempre considerou que sua vida fosse "perfeita", mesmo sendo distante dos seus pais, que se preocupavam mais com o trabalho do que com a própria filha, pra ela a relação que ela tinha com as babás (sim, uma menina de 17 anos tendo babás no plural kkk) era muito importante, pois elas davam o carinho e a atenção que seus pais a negavam.
Renata chega no internato Nossa Senhora da Misericórdia, com a ideia de não se relacionar com ninguém, e de não associar aquele lugar a sua casa. De fato não foi muito difícil seguir com o plano, porque ninguém fazia questão de conversar com ela no internato, a menina chegou até a se sentir excluída pelos colegas. Porém após descobrir um esquema de corrupção envolvendo pessoas importantes de SP e do internato, ela teve que decidir entre: usar sua influência e seu espírito de liderança para fazer a coisa certa (e talvez acabar se ferrando), ou fingir que não sabia de nada e deixar que mais injustiças acontecessem.
Minha opinião sobre o livro:
Bom, eu simplesmente amo esse tipo de livro, mas confesso que quando comecei a ler fiquei "meio assim" por ele ser narrado em terceira pessoa, eu particularmente não gosto de livros narrados em 3° pessoa, tenho um certo preconceito pq geralmente os livros com essa narrativa acabam sendo mais difíceis de ler (pra mim), porém a leitura desse me surpreendeu, o narrador é onipresente, a linguagem é fácil, com gírias e palavras nas quais já estamos acostumados, e o livro é brasileiro né, ou seja, só vitória ???.
Amei acompanhar a evolução da personagem conforme o tempo que ela ficou no internato, realmente a gente consegue notar a diferença da Renata que entrou no internato, e da que saiu, e felizmente essa mudança foi positiva, o livro consegue nos surpreender no final, e isso é ótimo, pq não o torna clichê. Eu amei confidências de uma ex-popular e super recomendo a leitura desse livro! ???

Aione 18/10/2019

Confidências de Uma Ex-Popular é a nova versão de Bola Na Rede, livro de Ray Tavares originalmente publicado no Wattpad e que conta com quase 400 mil leituras. Depois de ter os direitos adquiridos para uma adaptação cinematográfica pela Paris Filmes, o livro foi repaginado e lançado em formato físico pela editora Galera Record.

Renata Vicenzo cresceu rodeada de privilégios e de uma vida extremamente luxuosa. Em seu último ano do Ensino Médio, a garota é expulsa do colégio e levada contra sua vontade para um internato no interior do estado de São Paulo. Lá, ela resiste a fazer novas amizades e a mudar seu jeito de ser. Porém, pouco a pouco, a convivência com outras realidades vai fazendo com que ela repense não apenas suas atitudes, mas a própria realidade que a cerca.

Conheci a escrita de Ray Tavares — e me apaixonei por ele — em Os 12 Signos de Valentina. De um para o outro, são nítidas algumas diferenças, a começar pela própria narrativa. Em Confidências de Uma Ex-Popular, tudo é narrado em terceira pessoa, além da protagonista ser um pouco mais jovem do que a anterior — o que implica, também, no contexto que cada uma vive. Contudo, apesar dessas diferenças, a história de Renata Vicenzo carrega elementos típicos da autora, como o bom-humor presente na escrita e, principalmente, os temas sociais e políticos abordados ao longo da trama.

Aliás, o enredo de Confidências de Uma Ex-Popular vai muito além do que a premissa indica. Renata passa sim por um grande processo de amadurecimento, mas é a maneira de como isso acontece que surpreende. O livro é recheado de acontecimentos e entrega uma história que inclusive agrega pitadas de suspense e conspiração, sem deixar de lado o romance e os questionamentos próprios da faixa etária dos personagens. Sendo bem sincera, a leitura me trouxe uma sensação de conforto que me remeteu à experiência de Harry Potter: jovens amigos investigando mistérios dentro de um internato enquanto desenvolvem laços de amizade. Contudo, em vez de magia, o que temos aqui é um cenário bastante brasileiro, que denuncia muito da nossa realidade sócio-cultural tão segregada.

Mesmo tendo noção da habilidade de Ray Tavares como escritora, o livro conseguiu me surpreender, especialmente em relação ao romance que é desenvolvido. A autora fugiu de muitos clichês do gênero e deu à Renata um destino bastante real — que, confesso, me deixou com o coração na mão, pensando em muito da minha própria vida. Ao mesmo tempo, os capítulos finais me deram a sensação de um prolongamento da história que, talvez, eu preferisse ter lido como um extra, ao mesmo tempo em que gostei justamente pelo que é apresentado e pela mensagem transmitida.

Em linhas gerais, Confidências de Uma Ex-Popular foi uma leitura deliciosa, fluida e divertida, ainda que menos engraçada do que Os 12 Signos de Valentina, e que me surpreendeu pela trama tão bem elaborada. O livro é recheado de referências à literatura brasileira e se torna ainda mais nacional pelo cenário político e social tão bem apresentado, sem deixar de lado uma linguagem jovem e um desenvolvimento condizente ao público alvo a que o livro pertence.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2019/10/18/resenha-confidencias-de-uma-ex-popular-ray-tavares/

Luiza 31/07/2020

Amei!
Maravilhoso
Amei os personagens
A história é muitoooo boa e muito possível
Fala sobre vários assuntos importantes de uma maneira explicativa,inteligente e leve
Carmela 31/07/2020minha estante
Vou ler!

Mavete07 21/07/2020

Confidências de uma ex popular
Hilário, simplesmente amei, melhor do que eu esperava. Tive um monte de ataques de riso.
Bateu até orgulho da protagonista, o jeito como ela evoluiu e como todos viraram pessoas diferentes foi incrível.
Triste em dizer isso, o final não foi o q eu esperava, mas não vou deixar este pequeno problema estragar todas as gargalhadas e a experiências q este livro me trouxe

biel abage 30/06/2020

aqueceu meu coração
esse livro era o que eu tava precisando, se vocês tão procurando um drama colegial PERFEITO então indico esse livro a vocês, amo a Ray Tavares ela é um amor