Confidências de Uma Ex-Popular

Confidências de Uma Ex-Popular Ray Tavares

Resenhas - Confidências de Uma Ex-Popular

Bianca2406 29/04/2021

UM LIVRO SOBRE CRESCIMENTO PESSOAL
Renata Vicenzo, nossa menina problemática, acabou de ser expulsa da escola, seus “amigos” viraram contra si, perdeu status, seu namorado e todos os privilégios de ser uma verdadeira herdeira do império tecnológico criado pelo pai e pela mãe que é Promotora de Justiça. Agora precisa recomeçar do zero em um internato católico, onde todo mundo parece olhar para a menina de nariz em pé de uma forma meio estranha.

A primeira vista Renata nos é apresentada como a garota mimada, que sempre teve tudo nas mãos, ela se isola no internato, porque está convicta que não se encaixa ali de jeito nenhum, nem com a amiga de quarto, Lívia, ela consegue se entender, mal trivialidades conversam. Logo no início, o único refúgio da herdeira é a aula de Literatura com a professora Trenetim, que sempre geram debates e isso é o ponto principal da evolução da personagem, de alguém que se acha a dona do mundo para “ok, talvez existam pessoas ao meu redor que eu não enxergava porque não fazem parte do meu meio social”.

Então, a Herdeira passa por um choque, a professora Trenetim é demitida sem mais nem menos, o que deixa não só ela, mas vários dos alunos do internato encucados, porém, ninguém, além dela e de Guilherme (um menino que ela trocou olhares no início do livro e que parecia não ir muito com a cara dela) que resolveram embarcar em uma aventura para descobrir o que houve, com a possibilidade de serem expulsos.

Eu gosto muito desse tipo de personagem que não é perfeito e termina o livro também sem ser 100%, porém, evolui a todo momento, reconhece seu erros e tentar aprender com eles. É muito mais real do que nas histórias em que todo mundo parece a personificação do ser humano ideal, até porque na realidade nós não somos assim, nós erramos, o tempo todo. Entendo que muitas pessoas leem para fugir da realidade, mas quando é uma ficção e não um livro de fantasia, eu acredito que quanto mais próximo da realidade, mais o leitor se sente abraçado, pelo menos é assim comigo.

Amei e odiei a Renata em diversos sentidos, a achei coerente em inúmeras situações, como foi incoerente em outras e em algumas que deveria ter explodido como explodiu numa determinada cena no refeitório, ela se manteve passiva e isso me matava por dentro. Mas, num geral, a Herdeira é humana e o final foi o melhor possível, pode não agradar todo mundo, porém por quem Renata mostrou ser o livro inteiro, o final foi ela sendo ela e pesando suas prioridades.

site: https://submundoliterario.wordpress.com/2020/06/01/resenha-confidencias-de-uma-ex-popular/

Luiza 31/07/2020

Amei!
Maravilhoso
Amei os personagens
A história é muitoooo boa e muito possível
Fala sobre vários assuntos importantes de uma maneira explicativa,inteligente e leve
Carmela 31/07/2020minha estante
Vou ler!

Carol.Carvalho 12/04/2022

Não é o melhor livro adolescente que já li, mas gostei. A leitura foi bem fluida principalmento do início até o meio. Mas o final n me agradou. Foi muuuuito sensato, mas nem sempre eu quero sensatez. Nos livros principalmente, na maioria das vezes eu só quero um final feliz com o casal junto no final.

Mavete07 21/07/2020

Confidências de uma ex popular
Hilário, simplesmente amei, melhor do que eu esperava. Tive um monte de ataques de riso.
Bateu até orgulho da protagonista, o jeito como ela evoluiu e como todos viraram pessoas diferentes foi incrível.
Triste em dizer isso, o final não foi o q eu esperava, mas não vou deixar este pequeno problema estragar todas as gargalhadas e a experiências q este livro me trouxe

Pri 27/10/2022

O primeiro ponto pra mim é em relação a escrita, é muito fluída e te prende na história.

O livro teve altos e baixos pra mim como leitora e não consegui amar como eu esperava. Acho que isso tem mais a ver com a minha idade do que qualquer outra coisa.

A trama principal me prendeu e eu queria saber como eles iam sair das bagunças que fizeram, por outro lado os dilemas adolescentes não me pegam mais (que fique claro aqui que são reais e válidos) e eu me via querendo pular essas partes.

O relacionamento abusivo mencionado serve demais pra alertar adolescentes do que é ou não aceitável e achei muito legal abordar isso num livro jovem.

A redenção da Renata, a forma como a Rai trouxe todas as realidades possíveis e a lição de igualdade e empatia foram as melhores partes do livro.

Adhara 08/04/2021

Adorei
O livro é perfeito, adorei o desenvolvimento dos personagens, a história tem um desenrolar muito bom e confesso que virou um dos meus livros favoritos.

Leh 22/07/2022

Apenas apaixonada por esse livro
Assim que comecei aer esse livro, pensei que não iria conseguir ir adiante com a leitura, por ser diferente de tudo que eu já li, a escrita ser diferente. Mas foi tão incrível ler a evolução da personagem, cada momento e dificuldade que ela passou, desde a rebeldia da adolescência ao futuro brilhante que teve.
Esse livro é incrível, mexeu comigo em vários aspectos, ver a dedicação da personagem e a confiança dela em momentos difíceis que não fizeram ela desistir, conseguiu o trabalho dos sonhos e não largou tudo por um relacionamento, apenas seguiu seu sonho.
Muita gente pode não gostar do final, porque fica em aberto o que pode acontecer com o casal, mas eu achei genial, um final diferente do que estou costumada a ler, ver a personagem feliz com suas em escolhas e segura de si!! E foi muito interessante ver a evolução de uma personagem desde sua adolescência até a fase adulta.
É um livro ótimo de se ler após uma ressaca literária, pois é uma leitura rápida e gostoso de ler. APENAS LEIAM!!!

Carol 27/05/2020

Confidências de uma ex-popular
Vamos lá, confesso que quando vi o livro pela primeira vez, fui muito influenciado pela capa (que convenhamos, é linda). Mas, confesso que me surpreendi, de uma forma muito boa, sobre essa leitura.

A nossa personagem principal é a Renata, herdeira de uma das famílias mais ricas do Brasil, rodeada de amigos e que namorava o cara mais desejado. Uma garota que tinha uma vida que poderia ser considerada perfeita, mas que, por algumas atitudes e escolhas inconsequentes tomadas durante a vida, a garota vê isso ir por água abaixo, e então, é transferida para um internato católico, no interior de São Paulo, onde ninguém parece gostar dela. A partir daí, a história desenrola ao redor de algumas injustiças que Renata começa a aperceber que estão acontecendo no colégio.

O que mais me atraiu quando comecei a leitura, em um primeiro momento, foram os personagens muito bem trabalhados e desenvolvidos durante a história.
Renata, era uma garota inconsequente, mimada, sem percepção o mundo, mas que amadurece demais ao decorrer da história, e se torna uma pessoa tão forte, confiante de si, que começa a perceber que nasceu rodeada de privilégios, mas do que adiantaria tudo isso, se não pudesse ajudar a outras pessoas que não tiveram a mesma sorte que ela?

Em seguida, o enredo em que a história se baseia passou a me prender também. Com muitas críticas a diversos assuntos importantes, como a corrupção ou aos relacionamentos abusivos. A autora soube abordar tais assuntos de uma forma muito responsável, mas leve, fazendo com que você sentisse na pele toda a revolta que a personagem sentia.

Por último, uma coisa que me chamou muito a atenção, e que me agradou demais foi a escrita da Ray Tavares, e a forma como ela incorporou atitudes bem brasileiras ao livro, em alguns personagens e falas, de uma forma que permite o leitor de se encontrar e se aproximar muito mais da história.

Esse livro pra mim, sem dúvidas entrou para minha lista de favoritos, terminei a leitura sorrindo porque a história é perfeita, mas trite, com aquele gostinho de quero mais.

Raianne Viana 12/07/2020

Clichezão que você respeita
Eu adorei tanto o livro que nem sei por onde começar nessa resenha.
A escrita é leve e divertida, muito fácil de ler, te deixa envolvido. Estava lendo em uma leitura coletiva, e sofria por não poder continuar a leitura. A história te prende assim.
A personagem da Renata foi bem retratada, o clichê da personagem rica, mimada e egoísta que vai aprendendo com os erros e se tornando uma pessoa melhor. A evolução dela é incrível, e adorei a mensagem de que a literatura nos transforma.
Fiquei muito curiosa para saber o que estava se passando naquele colégio e também sobre o passado de Renata, o mistério carregou o livro. Confesso que revirei os olhos com a decisão de Renata de entrar no Conselho, não é um plot que eu curta muito, mas as coisas acabaram se desenrolando de uma forma legal.
Adorei a Lívia, amei as referências a cultura brasileira, e também curti muito a questão da Mirella não ter se tornado o típico caso de rivalidade feminina por causa de um homem.
O aspecto negativo desse livro para mim foi o Guilherme. Não acho que ele foi muito bem retratado. Em vários momentos ele age de forma tão mimada quanto Gabriel, passa metade do livro só falando com Renata quando quer algo dela, e ainda tem umas atitudes bem contraditórias. Não gostei nada da forma que a Renata correu atrás dele no final.
No geral, o livro é muito divertido, aborda temas sociais com bastante leveza, e é muito legal ver esses clichês rolando no Brasil pra variar.

Déborah Tesser 27/03/2020

Mais um livro incrível da Ray!
Confidências de uma ex popular foca principalmente na história de Renata, uma patricinha, herdeira de um dos maiores empresários do Brasil que, após se envolver em inúmeras confusões em seu antigo colégio é ?convidada a se retirar? e transferida para um internato no interior de São Paulo.
Com escrita leve e fluida, Ray Tavares nos presenteia com uma história incrível, divertida, cheia de ensinamentos, lições importantes e principalmente, nos faz amadurecer a cada página acompanhando o amadurecimento de Renata. Um dos fatores mais legais desse livro é que no final, nos vemos apaixonados por grande parte dos personagens secundários também, não apenas pela protagonista.
Vale muito a pena ser lido!

Duda Carciano 15/08/2022

Confidências de uma ex- popular
Renata sempre teve a vida perfeita, popularidade, beleza, dinheiro e um namorado bad boy. Mas sua realidade vira de ponta cabeça quando ela se envolve em um escândalo que culmina em sua expulsão da escola, sendo obrigada a estudar em um internato. Sua chegada não é bem vista e por isso Renata acaba se isolando, mas ela não contava com um esquema de corrupção envolvendo a direção do colégio e uma sociedade secreta que habita nos corredores da escola.
Ps: Essa história me lembra muito a novela mexicana Rebeldes, tenho certeza que quem assistiu e gostou vai se apaixonar pelo livro.
Obrigada Ray Tavares!!!

Patricia.Souza 12/02/2020

Gostei
Renata era a típica riquinha mimada. Após aprontar na sua antiga escola, seus pais a mandam para um Internato Religioso na esperança que a herdeira mudasse de postura.
Confesso que antes de ler o livro, achei q seria apenas uma menina riquinha que com o tempo mudaria de comportamento. Mas o livro vai muito além disso. A autora aborda temas super importantes como relacionamento abusivo, práticas religiosas mentirosas e ainda tem uma mistério envolvendo a demissão de uma professora da escola.
Com o passar do tempo Renata faz grandes amizades, assim como Lívia, que se torna sua verdadeira amiga, e conhece o sentido da verdadeira amizade, algo que ela desconhecia em sua antiga vida.
Tem também o romance fofo da Renata com o Guilherme, onde mostra as diferenças socias, pois ela é rica e ele é bolsista na escola. O que não se torna nenhum impedimento para que ambos se envolvam.Confesso q me apaixonei pelo Guilherme logo d cara e achei ele um fofo... (Rsrs). Enfim... Adorei o livrooo, e super indico, só não dei 5 estrelas, por causa do final... Rsrs... Foi super coerente e tudo, mas eu queria outro final... Kkkkk

Vanessa @LarLiterario 11/02/2020

Rica, mimada e inconsequente, Renata Vincezo acaba se metendo em algo grave. Alguo que seus pais simplesmente não podem fazer vista grossa e ignorar como todas as suas outras ?brincadeirinhas?. A garota acaba sendo expulsa do seu colégio, os amigos a ignoram e seus pais sequer suportam a olhar, o que os levaram a tomar uma decisão corretiva para a filha mandando-a para um colégio interno católico no interior de São Paulo.

É claro que Renata odeia a ideia e no começo reluta em estar ali, mas à medida que conhece os novos colegas, professores e métodos do colégio interno, Renata se vê cada vez mais interessada em tudo e todos a sua volta. E quando uma injustiça acontece ela se ver tomada pela necessidade de ajudar, coisa que em seu passado jamais passaria pela sua cabeça.

Ainda que menos engraçada que Os 12 signos de Valentina, essa leitura foi até divertida em alguns pontos. Embora o objetivo central do livro seja mostrar a mudança da protagonista Renata que no começo é uma menina chata, arrogante e egoísta, e com o tempo começa a enxergar que o mundo vai além da sua bolha. Gostei bastante desse crescimento da personagem, ela precisou de um baque pra poder sair do seu mundinho e perceber que o foto de ser protegida pelo seu dinheiro e status não justifica as coisas inconsequente que fez.

A escrita da Ray está bem diferente nesse livro, talvez pelo público alvo dele, mas eu senti falta da linguagem sarcástica da autora. E por isso foi uma leira arrastada pra mim. Contudo, apesar dessas diferenças, a história de Renata Vicenzo carrega elementos típicos da autora, como o bom-humor presente na escrita e, principalmente, os temas sociais e políticos abordados ao longo da trama como: racismo, homofobia, misoginia, corrupção dentre vários outros assuntos que estão sendo tão discutidos nos últimos anos e que é sempre necessário lembrar a sociedade. Essa foi uma das partes que mais gostei na leitura.

Um ponto alto no livro é que ele é recheado de referências à literatura brasileira e se torna ainda mais nacional pelo cenário político e social tão bem apresentado. Acredito que sendo um autor nacional, é de extrema importância. É triste quando um autor brasileiro prefere escrever sobre um país estrangeiro com tanto a ser explorado no seu próprio país.

NesthaSafin 01/09/2021

Conheço a autora pelo livro "Os doze signos de Valentina", confesso que amo a escrita dela e esse livro não decepcionou. Foi muito bom embarcar nessa história sensacional.