Las intermitencias de la muerte

Las intermitencias de la muerte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Marianacmraa 01/04/2024

Precisei reler o livro para alguns trabalhos na faculdade e, com um olhar um pouco mais crítico, pude perceber melhor a grandiosidade desta obra.

Sem dúvidas esse é o meu livro preferido do Saramago. É um livro que vai do cômico ao sentimental, que discute filosofia, política, etc de uma maneira muito bonita.

É, para mim, um dos poucos livros perfeitos.

Thay 31/03/2024

As intermitências da morte
Saramago foi um desafio pra mim. É uma leitura cheia de simbolismo e uma escrita que demora alguns bons capítulos para se acostumar.

A premissa do livro é muito boa e se desenvolve bem do meio pro final.

Talvez eu precise amadurecer um pouco mais para compreender esse livro e por isso minhas 3 estrelas.

Robson68 30/03/2024

A perspicácia da ausência da morte
E se, por um momento, você não pudesse mais morrer? E se, por um momento, a sociedade como um todo não tivesse mais mortes? Essa é a principal premissa do livro de José Saramago. E o que a gente pode observar é que, apesar de não querermos lidar com a morte, ela está presente e nós vivemos em torno de tudo o que a morte pode nos representar. O que seriam dos seguros se a morte não existisse? O que seriam das casas de repouso de idosos se a morte não existisse?

José Saramago nos chama para fazer uma reflexão em torno dessa temática de uma forma bastante lúdica e até engraçada, que, por vezes, me lembrou bastante Machado de Assis com sua perspicácia para escrever.

Em alguns momentos, o livro se torna um pouco enfadonho e até preguiçoso para se ler, mas a verdade é que o contexto da obra nos leva a uma maestria que só José Saramago é capaz de fazer. Talvez Saramago não seja o autor ideal para você ler enquanto trabalha ou enquanto faz qualquer outra coisa.

É o tipo de literatura que, como não estamos acostumados, deve ser lida num período de férias, por exemplo. Porém, ainda assim, é uma grande experiência e uma grande contribuição para a literatura de língua portuguesa.

LetAcia1104 25/03/2024

Me fez duvidar da minha capacidade de compreender o texto
A obra é incrível, a sinopse dele também. Literalmente uma utopia que me despertou muito interesse, principalmente à mim, que sempre teve muita ansiedade quando se tratava da morte. Mas minha nossa senhora, o texto é corrido, não apresenta ponto final, travessão, absolutamente nada. Qual personagem está falando? - Descubra
O texto acabou, ou ele está começando? - Deduza

Mas é incrível, amei.

Deborah268 23/03/2024

O início da leitura é difícil, demorado. Acostumar com o jeito Saramago leva uns dois capítulos. Mas depois acaba engatando e você acaba gostando da morte.

Pablo Marcelo 21/03/2024

Não é o melhor Saramago, mas é bom
Mais uma vez uma boa sacada do Saramago, criando esse realismo fantástico da morte deixar de sair matando por aí. Detalhe: ele escreveu essa obra aos 83 anos.

P.S.: O final é muito bom.

Mônica R. 20/03/2024

As Intermitências da morte
Gostei muito do começo do livro, mas achei que ele poderia ter tomado um rumo diferente do meio pro fim.

Teus 20/03/2024

Tive dificuldade de me conectar inicialmente a historia, só apartir do que é narrado a respeito da relação da morte e do músico consegui ficar imerso e criar um apego.
Mas fora essa questão de identificação que é algo pessoal, há de se reconhecer a grandiosidade dessa obra, o autor permeia por tantas vias, nos apresenta tantos cenários em que a morte se faz presente e necessária, e como a privação hipoteticamente arruinaria o mundo, enfim magnífico vale super a pena, espero reler em um futuro próximo e conseguir me conectar mais??

Erick 20/03/2024

Primeira leitura de Saramgo
Confesso que no começo foi difícil acompanhar o raciocínio do autor por conta da forma em que os parágrafos são organizados e da gramática. Mas foi pouco tempo até eu ficar completamente preso a história.

Eu dividiria esse livro em duas grandes partes, obviamente. As consequências da falta de morte no país e a relação da morte (com letra minúscula mesmo) com o violoncelista, sendo a primeira minha parte favorita, não vou negar.

Gosto muito do senso de humor dos narradores na escrita de Saramago. Apesar de muitos temas serem pesados, como a da morte, tudo é tratado com muita ironia e comentários engraçados que funcionam.

Espero me deparar mais vezes com esse autor!

Luciano74 19/03/2024

?Assim é a vida?? ou ?assim é a morte??
Muito curioso pensar, refletir e considerar o que aconteceria se não morrêssemos mais. E essa é a reflexão de uma parte do livro. Me fez pensar em coisas que não pensaria de outro modo e me fez rir de algumas estratégias ridículas usadas pelo povo do ?país onde não se morre?.

Contudo, a história fica muito mais interessante e atrativa quando a personagem principal - a morte, com letra minúscula - aparece. Me deixou curioso, impaciente e morrendo de amores.

Sem dúvida, é uma obra genial.

A leitura, para mim, não foi das mais fáceis. O português de Portugal, a estrutra do texto com pouquíssimos parágrafos, sem pontuação de fala ou de perguntas tornaram a leitura mais lenta. Mas valeu a pena insistir e finalizar.

talesulisses 17/03/2024

No dia seguinte ninguém morreu.
Rápida resenha: O que seriam de instituições como a igrejas, funerárias, hospitais caso a ossuda decidisse tirar um descanso? E qual força teria uma monarquia se o rei fosse imortal(um ode à reptiliana betinha)? Questões carregadas de muito humor e sarcasmo, desprovidas de seriedade por Saramago. Possui dois atos envolventes, mas pessoalmente de leitura maçante pelas faltas de pontuações e excessos de quebra da quarta parede.

caiohlp 15/03/2024

Temam menos a morte e mais a vida insuficiente
José Saramago reflete sobre as questões que a morte suscita de maneira original e extremamente criativa, é por meio de seu tradicional talento que nos embrenhamos num universo estranhamente familiar e repleto de ironias. Não à toa, o português consegue rechear sua narrativa com a mais alta literatura sem abrir mão de sua acidez e repertório, numa história pra lá de inusitada. Para além da inovação, o livro cumpre de maneira sublime a sugestão de perguntas intrínsecas a existência humana, com uma análise profunda de nossos anseios e nossa finitude.