Nocturna Maya Motayne

Resenhas - Nocturna

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fran NM 08/01/2022

Mundo fantástico mal apresentado
Quando li a sinopse desse livro fiquei bem empolgada.
A história é boa, mas acho que a autora não confiou muito na capacidade do leitor de entender os desdobramentos. Ela explicou coisas que não tinha necessidade e isso cansava.
Outra coisa que me incomodou foram as saídas fáceis para situações ditas como ultra complicadas. Ficou parecendo que a autora usou toda a sua criatividade para criar o problema, mas depois ficou com preguiça de elaborar uma saída à altura.
Não sei se foi uma questão de tradução...

No mais, o mundo criado é incrível, a história também! Vou esperar pela continuação com muita esperança, pq só faltam uns ajustes pra história ficar perfeita.

Leticiavazl 20/11/2021

Uma fantasia diferente
No começo eu tive um pouco de dificuldade pra engatar na leitura. Não sei o motivo, pois os personagens são interessantes, a escrita e o ritmo são agradáveis. Acredito que simplesmente não estava na vibe de ler fantasia, mas alguns dias depois consegui me envolver com a construção desse universo literário e com a personagem principal. Ansiosa para que a sequência chegue ao Brasil

giu 19/08/2021

derrota tragédia e sofrimento
esse livro ficou vários meses na minha estante esperando pra ser lido e eu só enrolei, se eu soubesse que tinha enemies to lovers, representatividade latina com várias expressões em espanhol ao longo do livro e um universo bem construído eu com certeza teria lido antes!
o príncipe alfie tem seus traumas mas é uma pessoa muito boa, enquanto a finn é o oposto por causa do seu passado horrível. ao longo do livro os dois vão aprendendo um com o outro (do jeitinho deles) e é impossível não criar um carisma por esse casal slow burn.
o único defeito foi que a escrita não me envolveu muito, mas vale a pena dar uma chance sim.
tô morrendo de curiosidade pra saber o que acontece no próximo livro!

Isabela 04/08/2021

Nocturna
Eu ainda não entendo os poderes dos personagens mas isso é pq eu sou lerda
Os personagens são incríveis e com traumas ( tem personagens melhores do que os com traumas?)
Obs: a ultima vez que eu vi tanto parente morto,ausente e abusivo foi em percy Jackson

Silas Jr 04/07/2021

Nada de novo
Uma mistura de várias coisas que já li, achei o livro fraco. A ideia de fantasia latina é ótima, mas faltou desenvolvimento

Karen202 29/05/2021

Nocturna
Me deparei com esse livro em uma recomendação pra ler depois que terminasse a série a rainha vermelha.
Esperava que o livro fosse muito bom, cheio de magia e ação.
Até teve bastante magia e ação.
Mas acabou que o livro é uma cópia descarada de Um tom mais escuro de magia, o livro não desenvolveu os personagens. A narrativa tinha tudo pra ser boa, mesmo tendo a base de sempre, um príncipe e uma ladra, a ladra sempre odeia a realeza e a culpa por tudo que tem de errado- e errada não tá-, mas o livro foi o mais do mesmo. Não sei se não tivesse lido adsom eu teria achado outra coisa.
A única coisa que eu achei que fosse acontecer e errei e me decepcionei foi o Dez não está vivo, ou não ter aparecido nesse livro.
Se você está se perguntando se deve ou não ler esse livro se não tiver lido adsom, leia, talvez você ache bom, agora se você já leu, não perca seu tempo.

giu 09/05/2021

Comecei a ler jurando que ia ser um favorito mas me decepcionei um pouco... Porém, vou começar com as coisas que eu amei!

De primeira, eu me apaixonei pelo universo e pela ideia dos poderes e esse é de vdd um ponto altíssimo do livro pq constrói uma história bem interessante.

E outro ponto foi a parte relacionada a prisão, foi bem escrito e bem situado... enriqueceu bastante a trama.

Porém, faltou envolvimento com os personagens e os relacionamentos (tanto familiares, amorosos e de amigos) foram fracos.

Não gostei de como o passado deles foi abordado e deixou tudo muito supérfluo. E por fim, não teve um diferencial na história e nem me deixou com vontade de ler o 2º?

Andreza 06/04/2021

Não sei muito bem opinar sobre esse livro. É legal, mas não muito mais que isso. Gostei bastante dos personagens mas não me apeguei em nenhum. O livro me prendeu muito no começo, me perdeu totalmente no meio e só voltou a me emocionar no final.

"Liberdade, ela estava começando a entender, podia ser encontrada em uma pessoa, em vez de em um lugar."

cacau leitora 29/03/2021

sen-sa-cio-nal!!! quebrei minha cabeça no final desse livro. é um daqueles que você se prende ao ponto de não querer largar depois da última página. ótima química dos personagens e história muito envolvente!

Isabella 24/03/2021

O livro é bom, porém é exatamente o que se tem como o estereótipo de um livro de fantasia.
liv_sard 24/03/2021minha estante

Lucas 24/03/2021minha estante

Pep0 16/03/2021

Uma Boa Proposta, Porém o Livro foi Péssimo
No reino de Castallan, anteriormente dominado e escravizado pelo reino de Inglésia, o principe herdeiro, Dezmin, foi assassinado. Por conta disso, seu irmão mais novo, Alfehr, precisa retornar de sua longa viagem pelo mundo para assumir o trono. Tomado pelo luto, Alfehr procura desesperadamente uma forma de trazer seu irmão de volta, e é dessa maneira que seu caminho se cruza com o de Finn Voy, uma ladra com o poder de assumir o rosto de qualquer pessoa. No decorrer de seu encontro, uma tragédia acontece, e Alfehr acidentalmente acaba despertando e libertando a antiga magia de um deus faminto, capaz de mergulhar o mundo inteiro em Nocturna, uma escuridão sem fim. Juntos, Alfie e Finn vão perseguir essa magia sombria, reviver traumas do passado e enfrentar seus maiores medos para salvar o reino e o mundo.

Ambientada em um universo inspirado pela cultura dominicana, Nocturna é uma proposta interessante, mas possui inúmeras falhas. A primeira delas é a construção da magia presente nesse universo, que é muito confusa. Parece que a autora misturou elementos de Harry Potter e Trono de Vidro, e adicionou elementos originais, criando um sistema mágico complexo, mas que não soube explicar muito bem. Em segundo lugar temos as duas personagens principais, Alfie e Finn, que são mal construídas em alguns aspectos. Alfie é extremamente melancólico e repetitivo, e muito ingênuo ? se levarmos em consideração que ele é o segundo na linha de sucessão do reino; em vários momentos da narrativa Alfie faz os questionamentos mais ridículos acerca da relação de poder da família real em relação à corte de Castallan. Os dois personagens não evoluem muito durante a narrativa, e só parecem "crescer" de alguma forma nas últimas 50 páginas do livro. Os dois personagens mais sólidos, e os que mais gostei, são o vilão, Ignácio, e Luka, primo e amigo de Alfie, porém dá pra contar nos dedos os capítulos narrados por essas personagens. Por último temos a escrita, que é confusa e péssima: em mais de uma cena houve momentos em que a autora confundiu as cenas, ou parece que esqueceu o que tinha escrito, fazendo com que as personagens fizessem a mesma coisas duas vezes de uma forma diferente. E quanto aos elementos da cultura dominicana, que foi o que me atraiu para o livro, não consegui identificar nada exceto alguns elementos da arquitetura e algumas palavras em espanhol.

Por ser o primeiro livro da autora, vou me propor a ler a sequência, que será lançada agora em 2021, mas sem a mesma expectativa que tive com esse primeiro livro. De fato foi uma decepção, e ainda me pergunto o que chamou a atenção de uma editora grande como a Seguinte para um livro tão mal escrito. Não recomendo.

Wellingta.Mola 10/03/2021

Muito bom!!
Adorei as cenas de lutas, e o romance fofinho! E a ambientação, descrições bem detalhadas dos lugares e costumes!

Gah Hy 05/03/2021

Viciante
Eu adorei esse livro, umas das fantasias mais diferentes que já li. Foi minha primeira experiência com fantasia latina e simplesmente amei, você não consegue largar o livro pq precisa saber o que vai acontecer. Gostei muito dos personagens e do seu desenvolvimento. A história te dá aquela adrenalina e é cheio de ação. Recomendo!

Paola66 02/12/2020

Essa escritora tem todo o meu respeito. Assim como esse livro.
Pra resumir, eu li resenhas dizendo que era basicamente uma cópia de "Um Tom Mais Escuro de Magia" (um dos meus livros favoritos da vida). Mas como estava baratinho no sebo, decidi arriscar. Quando olhei pra ele, foi tipo uma conexão, sla.
Enfim, eu comecei o livro meio decepcionada e comparando cada frase com Tons da Magia, odiando o personagem principal por achar ele muito mole etc etc
Mas terminei o livro chorando e rindo com os personagens.
Essa história ganhou meu coração quando eu já estava quase decidida a achar ruim, eu acabei gostando tanto quanto gosto de Tons.
Alfie, Finn, Luka e até Xiomara ganharam um espacinho todo especial no meu coração. Fico feliz de ter dado uma chance a ele. É isso.
Karen202 20/05/2021minha estante
li primeiro tons de magia e realmente achei muito parecido. não sei quem influenciou quem pq não sei qual foi lançado primeiro

Paola66 22/05/2021minha estante
Os Tons da Magia foi lançado em 2015, acho que foi antes :\

Giovanna 23/08/2020

Viciada
Esse livro me surpreendeu muito. Achava que seria só mais uma fantasia genérica, me equivoquei. Ele me prendeu de uma forma maravilhosa.
Ele conta a história do príncipe Alfehr, Alfie, de Castallan, um país assombrado pelo passado de escravidão que seu povo sofreu pelos colonizadores inglésios (algo familiar?) pelo controle e drenagem da magia que corria no país livremente.
E de Finn, uma ladra que sofreu muito durante vários anos nas mãos do pai adotivo (e vamos de pai tóxico), conseguiu fugir e espera nunca mais cair nas mãos de Ignacio.
A magia é livre, ela precisa das pessoas para se manifestar e as pessoas precisam dela para, bem, tudo. Ela se manifesta de maneiras diferentes, há a magia elementar, todos têm afinidade com algum dos quatro elementos: água, no caso do Alfie; terra, como Finn; fogo e vento (pique Avatar mesmo). Existem feitiços verbais, como de cura ou domésticos (feitiços que exigem estudo e que são carinhosamente chamados de “magia de escrivaninha” pela Finn). E existem pessoas nascidas com propio, estas têm conexões mais fortes com a magia, ela se manifesta a partir do interior de cada um, e todo propio é único.
No caso de Alfie, seu propio possibilita que ele enxergue a cor da magia, cada pessoa tem uma cor diferente, e consegue mudar sua cor para ter afinidade com qualquer tipo de magia. Com isso, após uma segunda tentativa de golpe contra a família real (sua família), com sua habilidade, Alfie libertou uma magia escura, vil, faminta, que estava aprisionada (mas a magia não era livre?) para poder salvar a vida de seu primo (após perder seu irmão, ele não achava que aguentaria perder mais ninguém).
E graças á zona que ele fez, como futuro rei de Castallan, ele precisa concertar as coisas pelo bem do seu reino... e do mundo inteiro! Com a ajuda de Finn, e seu propio, que a permite mudar de aparência (muito útil para uma ladra, não?!) eles vão atrás da magia escura que está matando pessoas inocentes.
Me apaixonei pela história! Achava que histórias de bruxos e magia já estavam gastas, esgotadas, mas nunca vi nada como isso. Preciso do segundo livro pra ontem!

site: https://www.instagram.com/solelualiterario/

1 | 2 | 3 | 4 | 5