O instituto

Stephen King

Resenhas - O Instituto

Iris.Reis 01/04/2024

I M P E C Á V E L
Se tivesse mais 10 estrelas pra esse livro, eu daria!

Quando digo que King é mestre em construir relações, ele é MESTRE em construir relações e ponto.

O Instituto conta a história de Luke, um garoto de 12 anos, extremamente inteligente, que vai descobrir, muito cedo, o preço da inteligência

Luke, além de gênio, tem um dom de mecher as coisas, de vez em quando...

Por conta desse dom, Luke é sequestrado numa noite, e levado ao Instituto... Um lugar nada agradável para crianças...

É lá onde o meu "clube dos otarios 2" é formado pela Kalisha, Nicky, Helen, Iris, George e Avery... Juntos eles vão descobrir os terrores desse lugar, mas também que permanecendo juntos, eles serão mais fortes...

É uma história impecável, você se apaixona pelo grupo na mesma intensidade que tem ódio dos vilões...

Menção honrosa para Tim e para Wendy, personagens secundários que abraçam a causa com unhas e dentes...

O amor nesse livro é descrito em uma forma sublime, ainda mais, pq não é repentino, é algo construído....

Incrível e sádico, como só o King sabe ser ??
Emilia.Reis 01/04/2024minha estante
adorei a resenha, esse livro traz tantos sentimentos, mas o amor através da amizade é o que mais me impactou

Vitoria.F 01/04/2024minha estante
Tbm adorei a resenha! A construção dos sentimentos sempre me pega... ??

Elton.Oliveira 01/04/2024minha estante
Parabéns pela resenha Iris ???

Fabio 02/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Iris!!!
O King dá uma aula na construção de personagens, neste livro!!!

Zé Silveira 03/04/2024minha estante
Muito bom?

Iris.Reis 03/04/2024minha estante
Obrigadaaa amigos!

Vocês me entendem tão bemmm ??????

Iris.Reis 03/04/2024minha estante
E Zé... meu top 1 ganhou um parceirinho ??

Zé Silveira 04/04/2024minha estante
Aspas fortes hein kkk

Iris.Reis 04/04/2024minha estante
Kkkkkkkk não menti né ?

Zé Silveira 04/04/2024minha estante
Não kkk

Cristiano.Konno 04/10/2019

Gostei!
Minhas impressões/Resenha do Livro "O Instituto" de Stephen King.

Stephen King é meu autor favorito.

Cada vez que tenho a oportunidade de começar uma leitura de uma obra sua é sempre com muito entusiasmo. Não é à toa, na minha opinião, que ele é chamado de mestre.
Seus personagens costumam ter tanta voz e personalidade que você mal acredita que eles não existem. E isso se repete em O Instituto.

O livro conta a história de Luke Ellis, um garoto dotado de uma inteligência muito acima do comum e que também tem pequenos poderes paranormais. Por causa disso, ele é raptado e vai parar no horrível Instituto – um lugar que usa crianças como ele para um propósito misterioso.

É um livro simples, mas super divertido de ler. Lá dentro, as crianças são movimentadas de um lugar para outro em pouco tempo e, quando isso acontece, algumas se separam. E, como já disse, Stephen King dá tanta personalidade aos seus personagens que eu senti a falta de cada um que foi separado de Luke isoladamente, sentia a falta daquele determinado personagem. Eles passam por uma situação desesperadora, através de um tratamento cruel. Mas tudo começa a mudar com a chegada de Avery, um garoto mais novo que Luke ( e muito mais novo intelectualmente) que tem poderes maiores, como há muito tempo não se via.

E, convenhamos, muitas vezes os finais dos livros dele são muito mais ou menos. Nesse aqui, eu até que gostei. Encontrei um furo de história horrível (converse comigo, caso tenha lido, espero descobrir que estou errado) que me fez não ter tido uma experiência plena. Entretanto, é um final grandioso como foi no livro O Iluminado, com uma cena bem legal de se imaginar.

Depois, há a reflexão final, num último capítulo de grande propriedade, de alguém que sabe o que está fazendo.

No fim das contas, minha espera por um ano (quando soube do livro) valeu a pena.

Gostei e recomendo.
Filipe 05/10/2019minha estante
Qual foi o furo que vc achou amigo?

Cynthia.Grezzani 05/10/2019minha estante
oi, também tô curiosa sobre o furo

CLEUSA 06/10/2019minha estante
Voce esta falando do ciciador ou da conversa que, supostamente, Luke teve com a diretora? Alem do fato que quem fez as prediçoes nao previu o fim do Instituto, que eh o que indica o final.

Juliana 06/10/2019minha estante
Mais uma que ficou curiosa para saber qual foi o furo!

Cristiano.Konno 13/10/2019minha estante
Para quem perguntou:

Spoiler, Spoiler...Spoiler..

No fim do livro, sabemos que existem os Precogs... num final aberto, você interpreta que é um tipo de Instituto melhorado e Luke dá a entender que os precogs podem estar errados, queles apontam para qualquer pessoa para manter seu estilo de vida, ou apontam para pessoas que apenas podem acarretar em perigos próximos. Nas duas vertentes (Precogs corretos ou egoístas), os Precogs deveriam ter visto Luke acabar com os Institutos. Tanto para salvar o mundo na visão do Homem com Ceceio, quanto na visão de apenas deixar eles em paz sua boa vida.... Luke era um mal, e eles deveriam ter visto isso....

Filipe 04/11/2019minha estante
SPOILER

Pode ser, mas de acordo com o Homem do Ceceio ele enxergavam indivíduos que no futuro eram potenciais parq destruir a sociedade como a conhecemos, como eles simplesmente ignoraram a existência e atitudes do Luke, interpreta-se que ele e tudo que aconteceu não iria fazer diferença para o plano geral ?????

Cristiano.Konno 10/11/2019minha estante
Nossa... como essa interpretação pode ser possível se Luke simplesmente acabou com todos os Institutos que "protegiam" a terra? Luke acabando com os Institutos, ocasionaria no fim do mundo, já que eles o protagem... (isso levando em consideração que os precogs fazem realmente o que fazem).... Na outra versão que eles apenas fingem para ganhar a boa vida, também é falho porque luke acabou com o Instituto e a vida boa deles... luke é uma ameaça e eles deveriam ter visto isso... bom isso na minha visão.

Joao Ramos 26/08/2021

Esse é o primeiro livro que li do Stephen King, apesar do meu medo de terror, hahaha. A vantagem é que ele não é uma obra de terror, como It, com criaturas macabras. Talvez, o terror seja pela verossimilhança da situação apresentada com eventos que já ocorreram e que ainda podem estar ocorrendo e esses, são grotescos. O livro é agradável de ler, digo pelo vocabulário, pois as descrições de certas cenas são agoniantes o que proporciona uma imersão e empatia pelos personagens. Por fim, o livro é bem emocionante e recomendo fortemente.
Larissa4230 26/08/2021minha estante
nossa concordo mttt

Larissa4230 26/08/2021minha estante
bora ler livro de terror comigoo

Joao Ramos 26/08/2021minha estante
Ce tem q me convencer, hahsahahaha

Camila.Carniel 27/08/2021minha estante
Casal vcs tem que ler the outsider pra todos comentarmos dps ??????

Joao Ramos 27/08/2021minha estante
Boraaaa, vou colocar aqui pra ler, é de terror? ?

Larissa4230 27/08/2021minha estante
vo bota na lista ein amiga

Camila.Carniel 27/08/2021minha estante
Médioo, é de investigação

@lipecelli 06/05/2020

Mais um livro de King que não decepciona em nada. 2 pontas soltas no começo, e que se encaixam perfeitamente no final. Valeu muito a pena cada segundo nessa aventura com Luke, Avery Dixon, e outros ;)
Lua 06/05/2020minha estante
Estou super ansiosa pela chegada do meu ?

@lipecelli 06/05/2020minha estante
Não vai se arrepender. King não decepciona haha !

Ica 06/05/2020minha estante
Que bom saber que não decepciona, minha próxima leitura!

@lipecelli 06/05/2020minha estante
Depois conte o que achou :)

Ica 06/05/2020minha estante
???

Klaus Costa 06/05/2020minha estante
Me deixando ansioso, colocado na minha lista!

Boooa Carlos !

eudayvidalves 30/05/2024

?Safe & Sound? by Taylor Swift
"O Instituto", é um thriller de ficção científica focado no controle da mente e na luta por sobrevivência. Um horror que une as habilidades características do autor em criar personagens cativantes e tramas cheias de suspense! Stephen King mostrou mais uma vez o motivo de ser considerado ?O mestre? do gênero. Não me canso de dizer: Ele sabe o que está fazendo.

A escrita completamente envolvente do King te deixa preso, pois tudo vai piorando aos poucos até chegar ao ponto de ser completamente perturbador e parece que nunca mais vai acabar. É como se não houvesse limites para a maldade humana.

Algo que eu acho fascinante, além da forma que o King consegue citar outras obras importantes para a cultura e o entretenimento nas suas obras, é a forma como ele consegue mencionar eventos históricos e reais de forma tão certeira em seus livros.

A história começa com Tim Jamieson, um ex-policial que aceita um trabalho como guarda noturno em uma pequena cidade da Carolina do Sul.
Ao mesmo tempo, conhecemos Luke Ellis, um garotinho de 12 anos bastante inteligente, mas que também possui habilidades telecinéticas e telepáticas.
Isso acaba chamando atenção de alguns funcionários de uma instalação secreta responsável pelo sequestro de várias crianças e o assassinato de seus pais.
O instituto é completamente aterrorizante e perturbador. Diversos experimentos maldosos, desumanos, perversos e brutais são feitos lá dentro!
Ao decorrer do livro a história dos dois protagonistas serão ligadas por essa fatalidade.

Luke faz grandes amigos dentro do Instituto, mas o que mais me marcou foi o Avery. Eu amei acompanhar eles dois durante essa leitura. Me importei com todas as crianças, mas o fato deles dois serem melhores amigos me pegou ainda mais e eu torci muito por eles!
Mais uma vez o mestre nos cativa com outro grupo de crianças, acredito que essa seja a especialidade dele.

Esse livro tem uma grande reviravolta, criada pelas crianças, claro. E é de arrepiar!
A importância da união deles é a chave de tudo.

?Avery Dixon teve um pensamento final, ao mesmo tempo nítido e tranquilo: Eu amei ter amigos.?

Mais um livro onde o King evidencia o valor da empatia, da solidariedade e da amizade, assim como ele faz em ?It?.

Ao mesmo tempo que o livro explora temas profundos como a resiliência, o sacrifício e a luta pelo que é justo, ele também faz uma crítica social ao abuso de poder e à exploração de vulneráveis.

?Aquele abraço era tudo, ao menos para Tim. Ele queria dizer para Luke que ele era corajoso, talvez o garoto mais corajoso que existe [?]. Queria dizer para Luke que ele era forte e bom e que seus pais teriam orgulho dele. Queria dizer para Luke que o amava. Mas não havia palavras e talvez não houvesse necessidade delas. Nem de telepatia.
Às vezes, um abraço era telepatia.?

Luke Ellis, Avery Dixon, Kalisha Benson, Nicky Wilholm, Tim Jamieson, Maureen Alvorada e Annie Paton, eu amo vocês!

Embora acontecimentos tristes aconteçam no final do livro, achei um final bastante digno. Um dos melhores finais do King, pra falar a verdade.
Eu realmente queria muito ver uma adaptação desse livro! Aguardarei ansioso por isso! Gostei demais!
Jhonys 30/05/2024minha estante
esse é elite demais! e amei a resenha

farofadecouve 30/05/2024minha estante
resenha ótima deu vontade só pelo título, falou de ts me chamou ???

Aguiar 30/05/2024minha estante
é o meu favorito do King

@Jhonys, elite mesmo!

eudayvidalves 30/05/2024minha estante
@farofadecouve, obrigado! Foi impossível não lembrar dessa música vendo a história de Luke e Avery, e as crianças como um todo.

eudayvidalves 30/05/2024minha estante
@Aguiar, agora é um dos meus favoritos dele também!

Flávia Menezes 17/03/2022

AS CRIANÇAS DA CAIXA DE PAVLOV.
?O Instituto?, de Stephen King, publicado em 2019, é uma história que traz a discussão sobre a ética profissional por trás dos experimentos científicos realizados em humanos. Um assunto que já havia sido abordado antes pelo autor, em 1980, em seu livro ?A Incendiária?, que preciso ressaltar, realizado de forma brilhante, e que neste se aprofunda ainda mais, trazendo a questão do quanto o poder e o controle, alimentados pela ganância daqueles que governam, em situações como essa ficam muito acima dos direitos humanos.

Os experimentos descritos pelo King em seu livro tem como base o Behaviorismo, o que me lembrou muito a minha época da faculdade, quando li sobre experimentos behavioristas em que, em algumas pesquisas, as pessoas estudadas enfiaram tubos pela garganta, onde eram inseridos líquidos, sem qualquer sedação.

Outra lembrança que me veio à mente durante a leitura foi da série ?The Right Stuff?, baseada em fatos reais descritos no livro homônimo de 1979 de Tom Wolfe, e lançada em 2020 pela Disney+ em conjunto com a National Geographic, desenvolvida por Mark Lafferty, e tendo como um dos produtores executivos o nome de Leonardo DiCaprio.

No seriado, o governo americano, visando vencer a corrida espacial contra a antiga União Soviética, lança o programa espacial Mercury, onde 11 pilotos americanos foram escolhidos pela recém-desenvolvida NASA, para ir para o espaço. Na série, eles trouxeram tanto a questão dos excessivos testes médicos e físicos que foram realizados, tal como acontecia na história do King, bem como discutiram muito sobre os problemas que envolvem testes experimentais.

A cena em que o piloto Alan Shepard entra na cápsula onde ficará durante o seu lançamento para o espaço, e descobre que todo o controle será remoto, é de gelar a espinha. Já pensou em como esses homens foram cobaias, podendo morrer unicamente para que seu país vencesse uma corrida especial? O que aliás aconteceu, resultando na morte de Gus Grissom (algo que infelizmente não pode ser explorado nessa série, já que ela foi cancelada em sua primeira temporada, porém que pode ser acompanhada no seriado ?The Astronauts Wives Club?).

Confesso que ler a parte dos experimentos foi a mais difícil para mim. Além de toda a ausência de humanidade e da crueldade com a qual eram feitos nas crianças (o que, como diria Christian Grey, é meu limite rígido!), ainda houve a questão de que, para mim, eles pareciam muito sem propósito, e não traziam muitos resultados. O que me fazia pensar: então por que insistir em algo que não tem resultados nenhum? Confesso que isso me deixou um pouco entediada (além de chocada!) durante a leitura. Mas é algo muito particular.

Porém, importante mesmo é ressaltar que a narrativa do King nesse livro é absurdamente rica em detalhes, e traz essa ousadia dos livros mais recentes dele, em começar a história em um ponto, mudar para outro, e depois intercalar uma história com a outra. Eu acho isso totalmente fascinante, nos tirando daquele lugar comum das histórias lineares e excessivamente cronológicas.

Além disso, King nunca peca quanto ao desenvolvimento dos diálogos e personagens. São todos tão fascinantes, e com vilões tão cruéis, que você continua a história porque já está totalmente apegado(a) aos personagens.

Aliás, sobre essa questão dos personagens, eu preciso dizer, me encanta a forma como o King tem de ressaltar o quanto o ser humano não foi criado para ser sozinho. O quanto seus personagens são mais fortes quando descobrem seus pares, e toda a lealdade entre eles é estabelecida. Simplesmente não há como terminar sem ter uma lágrima descendo pelo rosto, depois de todo o afeto que criamos com seus personagens, e do quanto também nos tornamos parte dessa ?família?.

Mas esse é o King, e o Mestre não erra nunca. E a cada livro que eu leio, me sinto mais presa nessa rede do Kingverso, fazendo parte da história desses personagens, como se fossem da minha família. Afinal, como posso continuar me sentindo sozinha, quando juntos realmente somos muito mais fortes? Ah, King! Quem acha que sua escrita é só sobre terror, não sabe o quanto você é mesmo um Mestre das Relações!
Douglas Finger 17/03/2022minha estante
Otima resenha Flavia! Esse livro do King tenho mta vontade de ler tambem

Flávia Menezes 17/03/2022minha estante
Douglas, obrigada ??. Leia sim! Tão behaviorista esse livro do King. Mas tenho que dizer que é bacana ler ?A Incendiária? também. São temas iguais, mas foram expostos de maneira diferentes. Mas igualmente fantásticos. ??

Dhewyd 18/03/2022minha estante
Ótima resenha, não conhecia esse livro do King, o próximo dele que vou ler será o apanhador de sonhos, mas já fiquei curioso em ler o Instituto.

Flávia Menezes 18/03/2022minha estante
Dhewyd, muito obrigada! Olha?esse livro tem uma excelente classificação. Acredito que você vai gostar muito! ?? Vou acompanhar suas atualizações de ?O Apanhador de Sonhos? pra ver qual será a sua opinião. Esse eu ainda não li. ??

Dhewyd 18/03/2022minha estante
Tá bom Flávia... a partir de segunda entro de férias e vou ter tempo de sobra pra ler rsrs

Fabio 13/06/2022minha estante
Simplesmente perfeita a resenha Flávia!
Vou começar a leitura neste exato momento.

Bruna 05/01/2022minha estante
Uauuu tava esperando sua resenha mais um livro que pretendo ler em 2022!!!!

Marcos 05/01/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso Bruna! Vou te falar que ele é um dos melhores livros que eu li do King! Da metade em diante ele fica frenético. E os personagens tem muita carisma!

Bruna 05/01/2022minha estante
Legal?. Vou colocar como meta de leitura para esse ano sim?

Marcos 05/01/2022minha estante
Pode colocar!! Esse livro eu indico sem medo de errar Kkkkkkkk (erro em algumas indicações)

Bruna 05/01/2022minha estante
E quem não erra né marcos!!!!

Marcos 05/01/2022minha estante
Aqueles, o King kkkkkkkk brincadeira. Errar faz parte né, não tem jeito

Lara 16/04/2021

Gente, as crianças...!!!
Procurando algo mais recente do King pra ler, me deparei com essa indicação. Comecei a ler sem saber a sinopse e obviamente achei que o enredo fosse a história de um policial trabalhando como vigia noturno numa cidadezinha no interior do interior dos EUA. Bobagem minha.

Eu indicaria esse livro até para meus alunos do ensino médio. Não é numa leitura pesada, só identifiquei um parágrafo que me causou embrulho no estômago... De resto, são mais de 500 páginas falando sobre amizade, confiança, acalanto e enfatizando a velha ideia de que "a união faz a força". Também achei legal a reflexão política que King traz, mostrando que muitos pensamentos e atitudes políticas provocam atrocidades a muitos para o bem estar de alguns - e que muitas pessoas (e governantes) estão ok com essa situação. Talvez por querer um maior desenvolvimento dessas questões eu deixo uma crítica ao final da história: King quis deixar tudo bem depois de um boom imenso. Não dá!!! Pra mim essa história tinha que ter uma continuação pra sanar esse final aí, hein.

Por fim, o livro físico deve ditar um bom ritmo de leitura, mas a versão que baixei pro Kindle me dava uns tempos restantes de capítulos MUITO maçantes. Tinha capítulos com mais de duas horas de leitura, isso desanima quem gosta de sentar e ler um pouquinho todo dia, a gente perde o fio da meada.
matt 16/05/2021minha estante
nossa amiga, tô na página 31 e tá falando só do Tim, tô até estranhando de não terem citado o instituto ainda, acho que tô no início ainda.

Lara 16/05/2021minha estante
Nossa mas então você se prepare, porque serão muitas páginas iniciais falando SÓ do Tim, e do nada começam a falar só do instituto. Eu particularmente não gostei dessa estratégia do King nesse livro, mas o resultado até que ficou legal

gentee, que rolê

matt 16/05/2021minha estante
eu tô até gostando viu, não gostei muito do início, mas agora que ele já chegou em dupray, ficou tudo mais interessante.

Lara 17/05/2021minha estante
Sim! Guarda essas infos de Dupray, serão importantes no final do livro

matt 17/05/2021minha estante
VALEUUU, guardadas

Raul43 23/08/2020

O instituto
Que livro bom, cheguei na metade e nao consegui parar de ler até terminar, seus personagens e trama são muito bem desenvolvidos e tem um final satisfatório, quando vi estava apegado aos personagens torcendo por eles e ficando aflito com o que poderia acontecer, foi uma experiência muito boa.
Duda 24/08/2020minha estante
?????

Pedro.Talassi 24/08/2020minha estante
Que bom que gostou! Fiquei triste quando acabou, os personagens são todos cativantes e bem desenvolvidos :(

Raul43 24/08/2020minha estante
Entao achei tao legal a relação entre eles um cuidando do outro, bem desenvolvidos.

Rony 25/08/2020minha estante
Nunca li nada do King.
Quero muito lê algo dele

Raul43 25/08/2020minha estante
Recomendo muito ler! Unico risco é viciar e querer ler todas as obras dele.

Rony 25/08/2020minha estante
Valeu Raul pela dica.
Vou adicionar na minha Lista infinita de desejados ?

Rafaela.Varga 28/02/2024

O Instituto
Só tenho uma coisa a dizer.... Melhor livro que já li!

Fiquei emocionada em várias partes do final e no desenvolvimento. A história em sí é perfeita, os personagens, o tempo que o livro ocorre, enfim, tudo é perfeito.

O final? Sensacional, claro que chorei kkkk mas super vale a pena.

????
maria clara 01/03/2024minha estante
meu sonho ter um filme dessa obra prima ???

Rafaela.Varga 01/03/2024minha estante
Eu queria muito viu??

Denilsoncampos 02/03/2024minha estante
Rafaela, então terminou!? Parabéns! Mestre King é demais! Eu vi suas metas, muito legal!!!

Denilsoncampos 02/03/2024minha estante
Ah...sobre filme, do mestre assistiria todos!!?

Rafaela.Varga 02/03/2024minha estante
Deni, terminei e amei, livro perfeitoooo e fiquei com ele na cabeça um bom tempo, King sempre se supera.
Sobre o filme ... Tenho certeza que iria amar.

Karentaylors 28/11/2022

O instituto dizem, é como a máfia: quando entra,não sai mais
Esse livro com certeza é um dos melhores que eu já li, minha primeira leitura do Stephen king que vai me fazer sem dúvidas ler muitos outros dele,a leitura é super fluida e rápida ( a menos que voce seja lento como eu)
Para todos os fãs de stranger things e it a coisa esse é o melhor livro que existe, tem a mesma vibe de crianças contra o mal e tudo mais.Eu me apeguei muito a todas as crianças,cada uma delas é descrita de um jeito tão real que faz você querer pegar cada uma delas e colocar num potinho pra proteger de todos aqueles vagabundos do instituto.
Sem dúvida vai pra minha listinha de favoritos
Ryan 01/12/2022minha estante
Cara, eu tenho esse mesmo sentimento, o livro surreal de bom e foi a primeira coisa do king que eu li

Ryan 01/12/2022minha estante
A única coisa que me pegou muito foi a indigentes que o Luke tratava o Avery na minha opinião pelo menos, mas de resto incrível

Karentaylors 01/12/2022minha estante
jura que vc não curtiu a relação do Luke com o Avery?? eu super entendo o pq vc achou isso, mas pelo menos na minha visão, o Luke via o Avery como um irmão mais novo e tinha a vontade de cuidar dele pra mostrar pra ele mesmo que era capaz de ter algum controle sobre alguma coisa (por mais que na maioria das vezes ele não conseguisse proteger o Avery)

Ryan 01/12/2022minha estante
Eu curti e concordo com você, mas sla mesmo assim eu sentia um pouco de indiferença sabe ? Tipo no final de tudo ele não derramou uma lágrima pelo garoto kkkkk

Karentaylors 03/12/2022minha estante
nossa vdd ,eu nem tinha reparado nisso,no fim de tudo ele nem se deu muito na falta do avery

isa :) 15/09/2021

Mais uma prova de que o Mestre não vive apenas de terror!
Eu enrolei muito para começar o Instituto, meio que por questões bobas e pessoais. Como tenho muito carinho por IT e suas crianças, não queria ler o Instituto e ter a sensação de que estaria as substituindo (como eu disse, questões bobas). Mas depois de um tempo e no fim das contas eu me entreguei a curiosidade e ao prazer de conhecer a obra, pois estava com saudades de um quê infantil nos livros do mestre, já que uma das primeiras coisas que sempre me cativa são os pequeninos (saudades, Danny Torrance!).

O Instituto me envolveu do começo ao fim. Não considero o livro uma obra de terror e sim um suspense com ficção científica. Tem personagens adoráveis que despertam a empatia e a vontade de protegê-los. Luke, Kalisha, Avery, Nick foram os que mais roubaram o meu coração, arrancando-me risadas, lágrimas, frustrações, felicidade e desespero. Sempre achei o Mestre King muito bom ao retratar suas crianças em suas obras; a forma de pensar, os trejeitos, as manias. Em o Instituto não foi diferente. Apesar de estarmos quase dentro da mente de um ser brilhante como Luke, ainda conseguimos sentir aquele toque infantil que nem o baixinho mais esperto consegue fugir.

A obra é boa, é gostosa de ler. Porém achei as questões do desenrolar do final um pouco embaralhadas, como se estivesse procurando becos para serem atravessados e cortados os caminhos. Talvez tenha ficado algumas lacunas um pouco abertas (ou pelo menos mal explicadas) mas tirando isso, a obra é boa. Recomendo a leitura!
Francisco 15/09/2021minha estante
Realmente o final foi um pouco corrido. Esse livro é um pouco parecido com A Incendiária.

isa :) 15/09/2021minha estante
Estou doida para ler A Incendiária, tentarei pegá-la no próximo mês. Mas sim, uma obra tão bem desenvolvida e explorada nos mais pequenos detalhes, acabou ficando desequilibrada com um final tão corrido e embaralhado. E também achei a morte da vilã um pouco fácil, simples e gentil demais. Ela era uma pessoa horrível.

Francisco 15/09/2021minha estante
Também pensei o mesmo sobre a vilã. Além disso, eu queria que o Luke tivesse um final mais feliz.

isa :) 15/09/2021minha estante
Eu também! Imaginei que o final dele teria um desenvolvimento um pouco mais longo. Torcia para que ele fosse adotado pelo casal de policiais ou algo assim, uma coisa mais concreta.

Francisco 15/09/2021minha estante
Também fiquei torcendo para que ele fosse adotado ou algo assim, mas infelizmente não aconteceu.

@wesleisalgado 29/09/2019

Excelente sessão da tarde
Para quem, como eu, cresceu nos anos 90 (graças à Deus), com certeza em algum momento teve a sorte de se deparar com o filme (versão brasileira Herbert Richards) CONTA COMIGO ( baseado na novela O CORPO, escrita por quem?) em alguma sessão tarde. Que sorte nós tivemos, não? Lembrou aí do treeeemmmmm; ou do bola de sebo, bola de sebo; ou do lago cheio de sanguessugas? Pois bem, esse O INSTITUTO pode muito bem ser encarado como uma sessão tarde contemporânea e de ótima qualidade para a geração Stranger Things, uma história que marcaria a infância dos púberes espectadores da maneira como CONTA COMIGA marcou a minha. (Vide que o livro já teve os direitos adquiridos para a adaptação de uma série.)
Acompanhamos aqui a história de Luke Ellis, sua captura, fuga e redenção do INSTITUTO. Um centro (governamental?) escondido nas florestas do Maine, muito suspeito que recruta (sequestra) crianças telepatas (TPs) e telecinéticas (TCs) para fins obscuros (sem spoilers aqui.) O núcleo infantil formado por Luke e sua trupe é adorável, são crianças prodígios, porém retratadas como crianças de modo infanto realmente, de maneira tão tangível, que não como não se solidarizar com elas e todo seu sofrimento nas paredes do Instituto. Em contrapartida, o núcleo vilão está a altura de modo inverso, me fazendo vibrar com cada movimento de rebeldia dos internos contra seus captores. E unindo os dois núcleos temos o personagem do Tim, um ex-policial bom coração exilado na pequena Dupray na Carolina do Sul, cidade destino pós fuga do pequeno Luke.
O desenvolvimento não é nada cansativo (apesar das 500 e poucas páginas), o clímax é digno de espera e o final cheio de dúvidas e esperança, como só Stephen King sabe escrever. Sério, a justificativa do homem com ceceio foi extremamente plausível para mim, e aí? Os fins realmente justificam os meios ou não? Apesar de ser suspeito em opinar sobre qualquer livro de Stephen King, sou daqueles que já leu tudo possível do autor e fica sedento pelo próximo (já estou), sempre fico satisfeito e ver o fôlego dele em permanecer fiel a suas histórias ao mesmo tempo trazendo-as para novas gerações de leitores.

site: @oleitornerd
Sabrina 30/09/2019minha estante
Que massa!

Everton ðªð¤ 01/10/2019minha estante
vc acha q é um bom livro para se começar a ler Stephen King?

Alessandra.Tankian 04/10/2019minha estante
Vc tem interesse em trocar esse livro por Horror Noire da Darkside?

comprido 02/11/2019minha estante
não ...e um livro bom pra recomeçar Sk

Malu 03/08/2022

"Você precisa conseguir"
"O Instituto, dizem, é como a máfia: quando você entra, não consegue mais sair."
King traz Luke Ellis e Tim Jamieson em dois cenários distintos, duas histórias que podem ou não estarem interligadas. Seria destino Tim ir parar na Carolina do Sul?! Ou apenas coincidência?!
Um gênio, um instituto e poderes. Tudo nesse livro me fascina!
As expectativas sempre foram altas, pois é a minha primeira leitura de Stephen King. Posso afirmar que fiquei encantada do início ao fim e superou todas as expectativas.
King construiu de forma genuina muitos dos personagens, mas Luke Ellis, Kalisha, Avery e Tim são inesquecíveis para mim.
Crianças em um cenário violento sempre me deixa abalada.
Consegui sentir o desespero, a angústia, a raiva e a esperança juntamente delas.
Chorei, dei poucas risadas e senti muita aflição durante essa jornada literária. Com certeza irei consumir outras obras desse autor maravilhoso.
Indico a leitura e aviso logo para preparar o coração ?
Mayara 03/08/2022minha estante
Sua resenha me fez querer ler um calhamaço ???amei muito e espero que venham muitas outras.

Malu 03/08/2022minha estante
Obrigada meu amooor????

jonathanrausch 03/08/2022minha estante
Perfeita a resenha, quero ler ?

Malu 03/08/2022minha estante
Leia e me diga o que achouu

Rayza.Figueiredo 09/12/2023

Triste e bonito
Que livro bom!
muito bem escrito, bem desenvolvido, bem fundamentado;
sem enrolação, com muita ação e suspense.
simplesmente de partir o coração o que o governo fez com as crianças e suas famílias; e a resiliência dessas crianças, a amizade e confiança mesmo com todo mal ao qual foram submetidas;
a esperança de que nem todos adultos estão podres e a humanidade ainda não está completamente perdida.
com certeza um dos melhores livros do King ??
Emilia.Reis 10/12/2023minha estante
esse foi maravilhoso pra encerrar o ano

Rayza.Figueiredo 10/12/2023minha estante
foi mesmo ?