O instituto

O instituto Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Instituto

Madu 07/06/2024

Stephen king é um gênio e esse livro é uma das provas disso. uma das melhores leituras que já fiz nessa vida, perfeitamente bem desenvolvido, um mistério sensacional.

dudizz 07/06/2024

O Instituto
Eu achei que nunca ia falar isso sobre um livro, mas? cadê o filme desse livro diretor??
Se souberem fazer um filme ou uma minissérie desse livro, vai ser INCRÍVEL.

Como que na vida literária eu sou tão apegada aos pirralho que o king escreve? Não tem um que eu não me apegue..
E nesse livro eu queria entrar lá e levar 1 por 1 embora..

Foi uma história que em determinada parte começa uns paranauê e ainda falta umas 200-300 páginas pra acabar, e você já fica pensando no que de ruim pode acontecer.. e pasmem, é adrenalina atrás de adrenalina esse livro, nem eu esperava que seria tanto assim.

Não é um livro de terror como é bem nítido, mas em algumas partes a gente fica com um medo emocional pelas crianças e aquele desespero em saber o que vai acontecer com elas.

Confesso que eu queria mandar todos funcionários pra parte de trás da parte de trás da de trás ? Bando de bicho ruim!

É uma história com adrenalina, emoção, angustia, diversão, amizade, heroísmo, com tudo.. Zero defeitos.

Mari 07/06/2024

Simplesmente fantástico
Livro fenomenal, uma história mt boa cativante, diria q para todas as idades apesar de ser uma história com crianças, tem umas cenas um pouco fortes então recomendaria a leitura só para maiores de 14 anos. Recomendo para todo mundo esse livro, é uma história q fala sobre amor, amizade, união e n desistir.
Apesar do Stephen King ser conhecido como mestre do terror ele escreve mt bem livros de outros gêneros também, esse é um bom exemplo deles, estou ansiosa para ler mais livros do autor
Hagnaræ 09/06/2024minha estante
Me concveu a ler

Karol 06/06/2024

Bom...
O final é ótimo, a premissa é ótima, MASSSS poderia ter 200 páginas a menos!

Não sei dizer exatamente em que momento ele fica enrolado, acho que poderia ter "economizado" prosa em diversos pequenos trechos. Não é um livro longo, principalmente se compararmos com os outros do autor, mas achei lento e um pouco cansativo.

nanda_googie 03/06/2024

Leria muitos outros como esse
Esse foi o meu primeiro livro do Stephen King e achei uma experiência incrível, mesmo sendo bem maior do que eu estava acostumada, a narrativa te prende do começo ao fim e te faz entrar de cabeça dentro daquele cenário, além de toda a vontade de saber cada vez mais sobre todos os personagens

Igor.Porfirio 02/06/2024

A escrita de Stephen King nos livros mais recentes apresenta uma boa evolução. Um excelente exemplo de sua habilidade de manter um início, meio e fim bem definidos, com sua linguagem prolixa, mas de forma mais sutil e concisa. Isso tudo para um livro de 540 páginas!

Nesta história, um garoto com poderes psíquicos é raptado e levado para "O Instituto", um local invisível para a sociedade e muito seguro, onde crianças com esses dons são submetidas a testes para diversos fins. No entanto, essas crianças não suportam mais a situação e planejam fugir. Lembra um pouco a vibe de Stranger Things em diversos momentos.

Adoro quando King dá protagonismo às crianças, um ponto alto de sua escrita segundo muitos fãs. E realmente, o desenvolvimento narrativo dos personagens infantis é surpreendente com subtramas muito bem construídas. Definitivamente, um dos meus favoritos do autor até agora!

Hickenbick 02/06/2024

King é mestre em contar histórias
Ele sabe escrever personagens crianças como ninguém, não dá pra negar, e nesse livro não foi diferente. Uma das melhoras histórias que já li do mestre e pelo tanto que já li dele isso é alguma coisa oh rsrs 5 estrelas é pouco.

Danuza3 31/05/2024

Então, de novo?
Li o livro há um tempo, mas lembro-me bem da sensação que o mesmo deixou em mim.

Como sempre, a escrita do Mr.King se mostrou incrível, rica em características únicas, ao qual no faz dar seriedade a coisas que normalmente nunca faríamos. Todavia, ainda assim, tive uma grande dificuldade de me conectar com a história, mesmo reconhecendo que a mesma é muito boa... A questão é que, quando Stephen King lançou "o instituto", esse enredo dava muito certo, era a novidade, no entanto, devo assumir que agora, no ano ao qual me encontrei lendo, ela acabou não me descendo, pelo fato do tema ser uns dos mais saturados da atualidade, não apenas pelos livros, mas principalmente pelo meio televisionado (filmes, séries e afins). Então, a sensação que ficou era de que estava lendo "mais uma dessas histórias", mesmo que com uma ótima escrita, tudo me pareceu saturado, repetido e não o bastante.

Devo acrescentar que, a questão foi totalmente pessoal, talvez você, que pretende enfrentar a leitura, não perceba, talvez não sinta o mesmo, porém é impossível de deixar de correlacionar o fato citado.

eudayvidalves 30/05/2024

?Safe & Sound? by Taylor Swift
"O Instituto", é um thriller de ficção científica focado no controle da mente e na luta por sobrevivência. Um horror que une as habilidades características do autor em criar personagens cativantes e tramas cheias de suspense! Stephen King mostrou mais uma vez o motivo de ser considerado ?O mestre? do gênero. Não me canso de dizer: Ele sabe o que está fazendo.

A escrita completamente envolvente do King te deixa preso, pois tudo vai piorando aos poucos até chegar ao ponto de ser completamente perturbador e parece que nunca mais vai acabar. É como se não houvesse limites para a maldade humana.

Algo que eu acho fascinante, além da forma que o King consegue citar outras obras importantes para a cultura e o entretenimento nas suas obras, é a forma como ele consegue mencionar eventos históricos e reais de forma tão certeira em seus livros.

A história começa com Tim Jamieson, um ex-policial que aceita um trabalho como guarda noturno em uma pequena cidade da Carolina do Sul.
Ao mesmo tempo, conhecemos Luke Ellis, um garotinho de 12 anos bastante inteligente, mas que também possui habilidades telecinéticas e telepáticas.
Isso acaba chamando atenção de alguns funcionários de uma instalação secreta responsável pelo sequestro de várias crianças e o assassinato de seus pais.
O instituto é completamente aterrorizante e perturbador. Diversos experimentos maldosos, desumanos, perversos e brutais são feitos lá dentro!
Ao decorrer do livro a história dos dois protagonistas serão ligadas por essa fatalidade.

Luke faz grandes amigos dentro do Instituto, mas o que mais me marcou foi o Avery. Eu amei acompanhar eles dois durante essa leitura. Me importei com todas as crianças, mas o fato deles dois serem melhores amigos me pegou ainda mais e eu torci muito por eles!
Mais uma vez o mestre nos cativa com outro grupo de crianças, acredito que essa seja a especialidade dele.

Esse livro tem uma grande reviravolta, criada pelas crianças, claro. E é de arrepiar!
A importância da união deles é a chave de tudo.

?Avery Dixon teve um pensamento final, ao mesmo tempo nítido e tranquilo: Eu amei ter amigos.?

Mais um livro onde o King evidencia o valor da empatia, da solidariedade e da amizade, assim como ele faz em ?It?.

Ao mesmo tempo que o livro explora temas profundos como a resiliência, o sacrifício e a luta pelo que é justo, ele também faz uma crítica social ao abuso de poder e à exploração de vulneráveis.

?Aquele abraço era tudo, ao menos para Tim. Ele queria dizer para Luke que ele era corajoso, talvez o garoto mais corajoso que existe [?]. Queria dizer para Luke que ele era forte e bom e que seus pais teriam orgulho dele. Queria dizer para Luke que o amava. Mas não havia palavras e talvez não houvesse necessidade delas. Nem de telepatia.
Às vezes, um abraço era telepatia.?

Luke Ellis, Avery Dixon, Kalisha Benson, Nicky Wilholm, Tim Jamieson, Maureen Alvorada e Annie Paton, eu amo vocês!

Embora acontecimentos tristes aconteçam no final do livro, achei um final bastante digno. Um dos melhores finais do King, pra falar a verdade.
Eu realmente queria muito ver uma adaptação desse livro! Aguardarei ansioso por isso! Gostei demais!
Jhonys 30/05/2024minha estante
esse é elite demais! e amei a resenha

farofadecouve 30/05/2024minha estante
resenha ótima deu vontade só pelo título, falou de ts me chamou ???

Aguiar 30/05/2024minha estante
é o meu favorito do King

@Jhonys, elite mesmo!

eudayvidalves 30/05/2024minha estante
@farofadecouve, obrigado! Foi impossível não lembrar dessa música vendo a história de Luke e Avery, e as crianças como um todo.

eudayvidalves 30/05/2024minha estante
@Aguiar, agora é um dos meus favoritos dele também!

Sofia136 29/05/2024

Choque em forma de livro
(Eu tinha escrito a resenha no lugar errado, então vou reescrever, e adicionar algumas coisas também)

Que livro foi esse?
A Sofia de dois meses atrás diria que era impossível ler um livro de 240 páginas, e eu acabei de ler um de 540. Acho que peguei gosto pela leitura com esse livro, por ser fluída e divertida. Amei a escrita do King, e me interessei bastante por esse gênero, e sim, lembra muito Stranger Things. Mas enfim, só amei amei amei! Que leitura gostosa de se fazer, acho que todo mundo precisa ler esse livro um dia!

Jhonys 25/05/2024

?Às vezes, um abraço era telepatia.?
Já tinha lido dois livros do stephen king, ambos cinco estrelas, mas minha visão sobre ele mudou depois da minha leitura do ?o instituto?. fazia tempo que eu não me prendia tanto em uma história. que eu não vibrava ou me emocionava. e o king conseguiu fazer isso.
neste livro fala muito sobre a crueldade humana e até onde ela pode chegar. baseada, muitas vezes, em um achismo sem fundamento. me peguei diversas vezes sem achar uma solução até nas partes finais. lembro que sempre me arrepiava quando algo no livro era associado ao nazismo ou a algum acontecimento extremamente ruim que ocorreu no mundo. mas ainda assim, fui surpreendido por crianças surpreendentes inteligentes e por uma escrita ainda mais inteligente.
lembrarei desse livro por bastante tempo.
eudayvidalves 25/05/2024minha estante
O TÍTULO JHON

eudayvidalves 25/05/2024minha estante
Agora leia Sob a Redoma.

Carol 25/05/2024minha estante
Esse livro é bom demais! Queria esquecer tudo para ler novamente e sentir tudo que senti lendo esse livro do mestre.

mirellinha.sz 23/05/2024

"Às vezes um abraço era telepatia"
Muito bom, um livro sensacional, envolvente e comovente.
Apesar do início lento a história vai caminhando para algo que prende e faz não largar até terminar.

Juliana Amaro 22/05/2024

Bom livro.
Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.