O instituto

O instituto Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Instituto

Cris 26/06/2020

Ler O Instituto me causou angústia e uma vontade imensa de torcer para um bom final. Esse livro é cheio de mistério....é como assistir uma série em que você quer terminar logo todas as temporadas. Uma obra prima. Luke e seus amigos são corajosos e destemidos. Eu adorei. Assim como os outros títulos de Stephen King.

Rafael.Rafael 09/02/2022

O Instituto
O lugar conhecido como o Instituto opera há mais de 60 anos, sequestrando crianças com poderes e fazendo testes nelas, ou quem sabe, tortura seria a palavra mais adequada.
Luke Ellis, um garoto gênio de 12 anos que está fazendo testes admicionais em duas faculdades, sendo uma delas o M.I.T, é o nosso protagonista.
E como nosso protagonista, claramente ele possui os tais poderes, no começo, Luke consegue mexer pequenas coisas com o seu poder, no máximo, conseguia fechar uma porta, dependendo da intensidade de suas emoções.
Mas será que ele seguirá da mesma forma após ser sequestrado pelo Instituto ?

Carina 20/09/2023

Maravilhoso
Uma história inteligente, coerente, bem executada e com personagens incrivelmente cativantes.
Eu amo praticamente tudo o que Stephen King escreve, mas sem dúvida alguma esse livro aqui é um dos melhores e também um dos meus favoritos!
Eu me envolvi bastante com a história, com o universo criado dentro desse livro, e a cada página lida, me sentia mais parte de tudo aquilo. Fazia tempo que não me sentia assim com um livro.

ani 15/10/2021

"Você acha que a memória é uma benção ou uma maldição?"

Se o que dizem é verdade sobre a primeira impressão ser a mais importante, então fico feliz em dizer que Stephen King conseguiu me deixar a melhor de todas. Nunca tinha lido nada do autor e, como sabia da grande popularidade dele, não pude evitar em começar esse livro com altas expectativas (o que todos sabemos ser algo bem perigoso), mas felizmente elas foram mais do que superadas.

Sem querer fazer mistério, "O Instituto" é sensacional. Ele te faz sentir angústia, ansiedade e medo em várias proporções diferentes, e em vários momentos durante a leitura é impossível não se pegar prendendo a respiração (a cena do tanque não é para os fracos). Ao longo das páginas, o livro vai te envolvendo lentamente, até você não conseguir mais largá-lo de jeito nenhum enquanto não obtiver respostas e, principalmente, justiça. Os personagens, as suas personalidades distintas e a forte ligação que eles constroem são muito cativantes; Me apeguei e me senti amiga de cada um, ao ponto de me enxergar naquela situação com eles e, no decorrer dos capítulos, só ia ficando cada vez mais apreensiva e rezava pra todos os meus santos impedirem que qualquer tragédia acontecesse com alguma dessas crianças.
Os métodos na instalação vão se revelando cada vez mais desumanos, e é assombroso acompanhar a forma como alguns dos personagens (destaque para o Avery Dixon) vão amadurecendo e, lentamente, deixando de terem comportamentos infantis em decorrência dessas experiências. A resistência, a perseverança, e a coragem eram tantas ao ponto de várias vezes me fazerem esquecer da pequena idade deles. Os traumas e cicatrizes eram visíveis, e a todo momento o King fazia questão de deixar claro que aquelas crianças já não eram mais as mesmas de antes do Instituto e nem nunca mais voltariam a ser.

Porém, como nem tudo são rosas, me permitam ser um pouco chata agora: o livro começa meio devagar, o que eu considero ser algo bem arriscado para leitores impacientes. O excesso de detalhes (na minha opinião, irrelevantes) no início me deixavam confusa, pois eu não conseguia entender por que estava levando tanto tempo para a história realmente começar e até me frustrei um pouco com isso. Hoje entendo que alguns desses pontos até tiveram certa importância para dar um contexto aos acontecimentos que viriam mais pra frente, mas ainda assim não acho que era necessário se estender tanto naquela parte introdutória.
Além disso, não posso dizer que fiquei totalmente satisfeita com o final. Acho que "decepcionada" é uma palavra muito forte, mas senti que o livro estava encaminhando para algo muito grandioso e o desfecho de tudo, apesar de fazer sentido e de não deixar muitas pontas soltas, ao meu ver, não fez jus a complexidade de toda a história. Todo esse universo me conquistou demais e eu acho que um volume único não foi o suficiente, e que uma série (uma trilogia, no mínimo) o teria aproveitado bem melhor.

Ainda assim, minha primeira vez lendo Stephen King foi fantástica, e aconselho a todos que também querem experimentar a começarem por "O Instituto" - um livro que fala sobre coragem, amizade e, principalmente, sobre a união e o poder (literal) que ela tem. Só não esqueçam de providenciar um pacote de lencinhos, certamente alguns irão precisar.

Gustavo 11/06/2023

Alguém tinha dúvida de que seria um livraço?
Pqp é bom demais isso aqui!
O tanto de coisa que eu sinto lendo os livros do King, chorei em todos até agr incrível kkkk
Ele tem uma mente surreal, todo o plot por trás do Instituto, os personagens mto bem integrados na trama, o mistério e angústia aqui, as tramas se entrelaçando, as mortes que impactam, King eu tiro meu chapéu pra vc!
Livro mto bem desenvolvido, bem pesado, com personagens incríveis e o tom perfeito com mistério, raiva, angústia, tudo...
Que livro cara, que livro!

jackseydon 18/05/2020

Stephen King sabe como contar uma história.
Eu não tenho palavras pra descrever o quão magnífico é esse livro.

Camila | @abismos.literarios 09/08/2020

"A esperança era uma palavra tão boa, uma coisa tão boa de sentir."
Pra começar, QUE LIVRO INCRÍVEL GENTE! Desde seu lançamento eu estava ansiando por essa leitura... E eu amei essa leitura do inicio ao fim ~zero defeitos~. Mas vamos lá...

Em O Instituto, conhecemos Luke Ellis, um menino de 12 anos que tem uma inteligência surpreendente, tendo sido recém aprovado em duas grandes universidades, e que também tem certos poderes paranormais. Ao mesmo tempo, em outra localização consideravelmente distante, conhecemos o ex-policial Tim que, por acaso ou destino, acaba tendo como paradeiro uma pequena e pacata cidade no meio do nada, ali arranja um trabalho como vigia noturno e passa as noites andando nas ruas quase desertas. Mal sabendo ele o que o aguarda num futuro bem próximo.

Luke certo dia acorda no meio da noite e percebe que há mais alguém no seu quarto, pouco depois está sedado e a caminho do que chamam de O instituto, situado no meio das florestas do Maine, e para onde levam as crianças que possuem certas habilidades e são sequestradas e dadas como desaparecidas, constantemente relacionadas ao assassinato dos pais. Lá ele acorda num quarto extremamente parecido com o seu, com exceção de que lá não havia janelas. Ao sair do quarto, se depara em um corredor com tantos outros quartos, e ali conhece Kalisha, uma das hóspedes mais antigas. Ela lhe explica, brevemente, o que é e como funciona aquele lugar, e o quanto as pessoas podem ser más. A parte da frente é considerada ruim, mas nem tanto; a parte de trás é terrível, mas a parte de trás da parte de trás é realmente o inferno, e com o tempo, as crianças vão indo para lá e talvez nunca mais vistas. Todas as crianças que foram levadas para lá possuem algum poder paranormal, telecinético ou telepático, em casos raros ambos. Lá elas são diariamente testadas e torturadas numa pseudo pesquisa governamental sigilosa. Luke, já no dia seguinte, recebe um chip rastreador atrás da orelha, se tornando oficialmente propriedade do Instituto.

Em meio ao inferno, Luke conquista grandes amizades com as outras crianças que ali residem e também com uma das zeladoras, a que não faz parte do grupo mau. É quando Luke se aproxima de Avery Dixon, um pequeno garoto com 10 anos e poderes telepáticos incríveis, que o jogo começa a ter uma guinada diferente.

O que pode acontecer se algum dos hospedeiros por acaso conseguir fugir? É possível sair de um lugar como esse? Situado no meio do nada, cercado, vigiado por câmeras e com técnicos agressivos por toda a parte?

O Instituto fica entre a ficção cientifica e a fantasia, e é uma obra absolutamente incrível. Os personagens te conquistam logo no inicio da história, o enredo é super bem elaborado e os detalhes são oras surpreendentes e ora horripilantes, você se apega aos jovens protagonistas e torcem para que exista um final que minimamente lhes recompensem por toda a tortura. King nos mostra que está a todo vapor ainda nos dias atuais. Do inicio ao meio é ótimo, do meio pro final você não consegue mais largar a leitura. Então, se você ainda não leu essa obra gigante, recomento fortemente que ela esteja na sua lista em breve hehe.

site: https://www.instagram.com/abismos.literarios/

Mari 17/10/2020

Quero ler outros do SK
É o primeiro livro do Stephen King que eu li e gostei bastante. Eu estou ansiosa para os próximos que virão desse autor.

Eu achei que estava lendo o livro errado KKKKKK porque começa a história com um Tim e vamos acompanhando o doido até ele chegar em uma cidadezinha chamada DuPray. Após isso, a narrativa se concentra no Luke, um garoto extremamente inteligente e que possui telecinese.

Eu achava super engraçado como os funcionários do Instituto achava certo tratar as crianças com tanta brutalidade para salvar o mundo, mas eles não gostariam que os filhos estivessem ali com aquelas crianças. Hipócritas.

Eu amei o Luke, Kalisha, Nicky, George, Helen, Avery e a Iris. Todos são especiais e têm suas características e suas personalidades. Lógico que o Tim vai fazer parte em algum momento da vida das crianças

O livro tem muitos nomes, então, anote-os. Não que todos sejam importantes, mas são MUITOS nomes.

Você entende depois o porquê de haver o Instituto e o porquê desses funcionários achar tão importante sequestrar e maltratar crianças para atingir seus objetivos. E a minha resposta é "não" para a pergunta que o homem de ceceio faz. E se você leu o livro e a sua resposta é "sim", eu gostaria de saber o motivo.

Aliás, eu chorei. (isso é normal em um livro do Stephen King?)
Mari 17/10/2020minha estante
Possui várias referência a Bíblia

@lipecelli 17/10/2020minha estante
Simplesmente o mestre do terror !

Yasmin.Latchuc 04/04/2021

King nunca decepciona
Confesso que em algumas partes achei a história um pouco parada, mas sabemos que nos livros do King todos os detalhes vão fazer diferença lá pra frente. Assim, continuei até o fim e valeu a pena.

Dai 28/12/2020

Uma emocionante história de crianças lutando contra o mal. Como em todas as histórias de King, onde nada é perfeito, mas tudo é incrivelmente verdadeiro, a mistura de ficção e realidade, que sempre nos faz ter dúvidas de qual das duas estamos lendo.

Stepolydoro 20/07/2023

MDS QUE LIVRO FOI ESSE???? Um dos melhores do SK, fiquei em choque com o final mas não duvidaria algum dia puxarem uma continuação disso. Outro que recomendaria todo mundo ler
Eduardo Rockwell 20/07/2023minha estante
Fala ai outro livro dele que tu recomenda pra eu ver se nossos gostos batem ksksk é que não confio em quem leu Joyland e amou (obs: tô lendo Trocas Macabras e amando!)

Stepolydoro 20/07/2023minha estante
Sou suspeita pra falar pq comecei com It e gostei bastante no geral, mas odiei Outsider KKKKKK não li tantos ainda mas gostei do Misery, O Cemitério é bom pra passar tempo mas não um dos melhores (O Instituto n tem erro)

Eduardo Rockwell 21/07/2023minha estante
Então eh isso kkkk

eduarda 29/03/2021

o instituto
esse foi o meu primeiro contato com a escrita de stephen king e só o que tenho a dizer sobre é: sensacional!
dois pontos sobre a obra:
1. sempre tive receio de ler a obra de king pq sabia que ele era mt detalhista e eu não gosto tanto disso. com essa leitura, percebi que todos os detalhes em excesso apenas somam na obra e não tornam a leitura cansativa;
2. a história é extremamente envolvente e genial mas aconselho a vc n ler tantas páginas por dia pq alguns momentos são, pelo menos para mim, delicados.
para quem gosta desse universo de telepatia e telecinésia, o livro é excelente e faz a gente refletir muito sobre várias coisas.
(ps. king reizinho conquistou meu coração)

Isis.Gomes 21/03/2021

Interessante
Instituto é aquele lugar #sinistro que rapta #crianças especiais, com poderes paranomais. Lá elas são submetidas a inúmeros testes com a desculpa que estão ali para ajudar o governo. O lugar só não contava com Luke, que além da habilidade de telecinese, tem um QI fora do normal, e que não sossega enquando não dá um jeito de escapadar daquele inferno.
A #história é envolvente e interessante, porém #stephenking enrola demais nos acontecimentos, na minha opinião ele poderia resumir muitos trechos, segundo alguns amigos, outros #livros dele também são assim.

Lissa 31/07/2022

O instituto
Cativante, instigante e apaixonante! Vc pega e não larga mais, amei muito esse livro.
Luke é um menino incrível, e tão apaixonante quanto o Avery, a Kalisha e o Nick. Vc vibra junto com os personagens, a história é muito bem contada, foi bem pensada e bem escrita. O que no livro é chamado de TC e TP foi muito bem explorado.
Em resumo eu amei o livro. Não é o tipo de história que faz com que vc tenha grandes reflexões e identificações com os personagens, mas existem livros e livros, isso não tira seu valor (pelo menos não pra mim).
É uma história pra vc mergulhar e simplesmente desfrutar dos prazeres da leitura.
Eu amei e recomendo!