Mary Ventura e o nono reino

Mary Ventura e o nono reino Sylvia Plath

Resenhas - Mary Ventura e o nono reino

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabriela2765 26/05/2024

"Mary Ventura e o nono reino"
Na minha humilde e não muito rica percepção, durante uma viagem de trem ou outros modos de locomoção em que você não é o comandante da irmão, você percebe que não tem mais o controle de direção ou o que acontece ao seu redor, então você passa a pensar no passado, no que lhe aguarda em seu destino, presta atenção na paisagem, e isso lhe causa ansiedade, pois você agora não tem outro destino a não ser seu destino, e é isso que Mary Ventura sente quando as informações são jogadas encima dela.

Primeira vez lendo Sylvia Plath, e minha interpretação não é muito boa, então minha percepção pode estar muito enganada.

Gostei muito do conto e da escrita de Sylvia.

Lulucarneiro 22/05/2024

Emocional
Para mim, os melhores livros são esses. Esses que possuem alusões que, se lidos sem contextualização, tem o sentido diferente do que a autora quer passar. É o tipo de livro que você descobre algo novo toda vez que relê. Esse livro é para os que sentem demais.

Dedê 05/05/2024

Uau!
Esse conto lúgubre e fantasmagórico da Sylvia é extremamente intenso. Cada linha é dotada de um significado profundo que nos deixa pensativos acerca da mensagem que ela quer passar e o impacto dos diálogos das personagens principais na nossa própria vida.

A história é sobre Mary, uma mulher que tem uma viagem comprada pelos pais para o Nono Reino. Ela embarca no trem contra a sua vontade e não sabe aonde este local é e o motivo de ter sido enviada para ele.

Aos poucos, percebemos que ele significa a morte das suas vontades, pois ela está sendo encaminhada para viver uma vida que não escolheu e sem chance de volta assim que desembarcar.

A protagonista decide fugir do destino imposto pelos pais e viver de acordo com as suas próprias vontades, anseios e desejos. Ela se programa para apertar o botão de emergência do trem e correr o mais rápido possível quando as portas se abrirem e trilhar o seu próprio caminho, seguindo o seu coração e buscando o seu propósito de vida pessoal.

eduarda1097 05/05/2024

Não consegui obter uma interpretação muito boa, o que me fez me sentir um tanto confusa e frustada nessa leitura. Li algumas resenhas e aparentemente o livro traz um significado incrível! Mas não consegui interpretar de forma alguma, então não gostei.

evermoree13 02/05/2024

Mary Ventura e o Nono Reino.
Devastador de bom, e se minha interpretação estiver ?correta?, então só se torna melhor. O sentimento de desespero quando você perde o controle, algo que você poderia ter mudado pois tinha o controle.

?? Será uma viagem tranquila. A hora da partida chega para todos. Mais cedo ou mais tarde, todos vão embora.?

O tempo não nos espera, e somos burros por pensar que temos o controle sobre ele. A necessidade de sempre deixarmos algo para o amanhã, mesmo sabendo que o amanhã não existe.

E a sensação de culpa, desespero e negação, quando vemos que perdemos o controle definitivamente.

?Mary sentiu que afundava, afogava-se na culpa. O vai e vem das rodas do trem açoitou seus pensamentos. Culpa, as rodas do trem garganteavam como melros roliços, culpa, culpa, culpa.?

Devemos tomar o controle de nossas vidas, antes que seja tarde demais, mesmo que isso pareça impossível e assustador.

Esse livro me tocou de formas que até estou me sentindo mal, é impressionante como sempre me identifico com as palavras da Sylvia.

edas.narciso 29/03/2024

Único!
Sem dúvida minha leitura mais marcante dos últimos tempos, Sylvia Plath é um gênio em todos os mínimos e máximos, a mensagem no final, a lição sobre amadurecer e toda a ambientação demonstrando receio compôs perfeitamente uma lição para quem quer uma leitura de aniversário! Por coincidência li no meu, e foi minha hora mais bem gasta do dia!

lissamed 13/03/2024

Mary Ventura e o nono reino - Sylvia Plath
"Mary Ventura e o Nono Reino" é um conto escrito por Sylvia Plath, o qual segue a jornada de Mary Ventura, uma jovem que embarca em um misterioso trem com destino a um lugar desconhecido, chamado de Nono Reino. Durante a viagem, Mary questiona sua identidade e o propósito de sua existência, confrontando temas como liberdade, destino e o desconhecido. A narrativa é uma metáfora complexa sobre a busca pela autodeterminação e a luta contra forças opressivas.

Apesar de ser um conto relativamente pequeno, Mary Ventura e o Nono Reino traz uma grande reflexão e uma metáfora muito complexas sobre crescimento pessoal e o sentimento de ter crescido realizando não a suas vontades, e sim das pessoas ao seu redor, e finalmente, conseguir libertar-se, ao menos, essa foi a minha interpretação da obra. Contudo, assim como a maioria das quais trabalham com a metáfora, cada leitor acaba a interpretando de alguma forma.

Esse conto me trouxe inúmeras reflexões mesmo sendo tão curtinho, e esse foi o motivo pelo qual eu demorei a escrever a resenha, porque eu não parava de pensar nele, não conseguia descrever o sentimento que eu tive ao ler esta obra, cada frase dele que eu lia eu pensava o quão genial Sylvia Plath era, de ter feito uma trama tão simples, mas que por trás, tem um enorme significado.

Iasmim 26/02/2024

Ele é muito interessante, o desenrolar da história é bem desenvolvido. O bom é que ele é bem curtinho, da pra ler em um dia

mockingjay 03/02/2024

Mais um da Silvia ??
Este foi inesperado de certa forma, não dei nada por conta do titulo, achei que seria algo infantil porém conhecendo silvia sabia que teria algo mórbido ou intrigante, e assim ocorre. Amei a metafora me surpreendi devaneando sobre o papel de cada personagem e cada detalhe presente em cada diálogo!

Jão 28/01/2024

Suave
De fato, essa leitura é curta, mas acima disso, ela é suave, apresenta uma atmosfera fantasmagórica tão sútil que se confunde com a realidade, acredito eu, que o conto é uma grande analogia a respeito de como devemos tomar nossas decisões, e além disso, sobre correr atrás daquilo que queremos antes que seja tarde demais, mesmo que essa ação seja de caráter de contra cultura. É um convite a acordar, um convite a ser livre e não deixar nossas vontades serem petrificadas com o tempo, é um convite a ter movimento, opinião. Adorei.

Jussara 17/01/2024

Ainda tô processando esse conto, apesar do início ser aleatório vai numa crescente q me causou ansiedade, o diálogo entre a mulher e Mary é estranho e cheio de significados

pagina_liter 16/01/2024

Impressionante como esse curtíssimo conto deixa tudo nas entrelinhas de sua narrativa sombria e lúgubre. O leitor tem que ir captando as nuances que a autora vai jogando nas frases, para assim chegar a uma conclusão do que seria esse tal nono reino. O que ele realmente vai acabar descobrindo, mesmo para quem nunca leu A divina comédia vai saber que Sylvia se refere ao nono reino como sendo a morte, ficou tudo muito claro pra mim depois que lembrei da leitura de A divina comédia. Onde o nono círculo é o fim da linha.
Basicamente uma recontagem curtíssima, mas sensacional da enorme jornada de Dante, personagem principal do livro A divina comédia de Dante Alighieri.

crfbordersz 11/01/2024

?? Mas você não entende ? o rosto de Mary se vincou e ela começou a chorar. Lágrimas encharcadas e escaldantes escorreram entre seus dedos. ? Você não entende. Não é culpa minha estar neste trem. É dos meus pais. Eles queriam que eu viesse.

? No entanto, você deixou que comprassem o bilhete para você ? continuou a mulher. ? Você permitiu que te colocassem neste trem, não foi? E aceitou sem se rebelar.?

ally53 11/01/2024

O nono reino.
Eu não sei redigir uma resenha sobre algo tão profundo, sylvia sempre me tira as palavras. Talvez um dia eu volte e escreva.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6