Torto Arado (eBook)

Torto Arado (eBook) Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Yamilla.Marazzi 13/06/2024

Impressionante e Importante
Começo essa resenha dando minha opinião de que Itamar produziu uma obra prima quando escreveu Torto Arado e que eu julgo se tornar um clássico com o passar do tempo. Esse livro, publicado em 2019, ganhou meu coração desde as primeiras páginas, e não porque a história é bonita e nos causa sentimentos bons, mas porque ela é bem escrita, de forma rica e delicada, seu teor é importante, ela prende o leitor do início ao fim, possui elementos brasileiros dos mais variados, e contém uma delicadeza muito bem colocada.
O livro retrata o interior da Bahia e suas especificidades, através do drama envolto de uma família que vive em uma fazenda chamada Água Negra, ressaltando e criticando diversas situações e condições, mas em nenhum momento de forma militante e sim de forma envolvente e reflexiva.
Em termos de conteúdo, é admirável a destreza de Itamar ao falar sobre ancestralidade, a história do Brasil e da Bahia, mineração, agricultura, seca, escravização, preconceito, religião, cultura e do nosso passado escravagista.
Quanto a narrativa, o autor poeticamente e de forma surpreendente e linda descreve os personagens, cria os ambientes, vincula as tramas, utiliza da linguagem e coloca três personagens como narradores, Bibiana Belenisia e, de forma genial, uma entidade, com falas típicas das religiões de matriz africana,
Santa Rica Pescadeira
Após ver quantos prêmios o autor e as livro ganharam, muitos deles internacionais, refleti sobre como ter sido a experiência dos leitores de outras nacionalidades, que não estão imersos na nossa cultura e por muitas vezes não experienciam, não tem conhecimento profundo e não veem o nosso país, ao ponto de acharem o livro tão incrível como eu.
Sem dúvidas uma leitura necessária e maravilhosa.

Du Boffo 13/06/2024

UM NOVO CLÁSSICO NACIONAL! CHECK ?
?Se o ar não se movimenta, não tem vento.
Se a gente não se movimenta, não tem vida?

Com certeza esse será - já é - um grande clássico nacional. Um futuro exemplar confirmado em todos os conteúdos para grandes vestibulares.

Itamar Vieira Junior nos apresenta uma escrita cirúrgica e aclamada, e que realmente merece todos os grandes prêmios que vêm somando à sua carreira.

Ouviremos falar de Torto Arado por muitos e muitos anos ainda, inclusive no exterior ????
A voz de Belonísia nunca será silenciada.

Lilian 13/06/2024

Totalmente compreensível as críticas e os sucesso do livro.
Não é do tipo de poética que me agrada mais. Mas, a forma de divisão da história, bem como sua lírica, é muito rica.
A força dos personagens femininos e as diversos simbolismos são comoventes (aliás, ponto alto da história, o protagonismo das mulheres).
Sim, com certeza, a primeira coisa que penso é sobre Vidas Secas. A influência é clara. Porém, chama a atenção o modo pelo qual a história é vista e vivida.
O que podemos conhecer e sentir é nossa perspectiva. Já a do outro?jamais! Cada um terá sua própria verdade e versão.
De uma forma bem simplista, diria que é um livro bonito, repleto de críticas sociais e que me emocionou.

Brntlp 12/06/2024

Familiar e Brasileiro
Torto arado foi um livro que me custou um pouco pra "pegar gosto", mas conforme a gente vai se ambientando com as personagens, a paisagem, a vida no lugar, é impossível não se afeiçoar.
Acho que a beleza do livro é conseguir se identificar, mesmo sem ter passado por nada narrado, mas sim pelo sentimento que cresce no leitor de pertencimento, de brasilidade e sobretudo, de empatia.

Manuela.BaA 12/06/2024

TORTO ARADO
Ultimamente estou muito intrigada com a história que nos fez quem somos hoje. Posso dizer que esse tipo de livro é ideal para sermos capazes de entender realidades tão diferentes das nossas....
Apesar de todas as diferenças, objetivos em comum nos movem juntos, buscando sempre e unicamente a justiça.
Super indico o livro, é uma história intrigante e repleta de cultura, com acontecimentos inesperados que nos preenchem de emoções!

PêHaga 12/06/2024

Sem palavras pra falar desse livro, eu não gostei. No começo tava um pouco ruim é no final parecia que estava no começo

Ivanlu 11/06/2024

Até agora minha melhor leitura do ano e devo dizer que 5 estrelas são poucas pra classificar essa obra. Fiquei muito encantado pela história da família de Zeca Chapéu Grande e a luta do seu povo que, infelizmente, ainda é realidade em boa parte do Brasil.

Isabelly866 10/06/2024

Amo a belonisia ??
"Torto Arado", de Itamar Vieira Junior, é uma obra-prima da literatura brasileira contemporânea que mergulha nas profundezas da cultura e da identidade nordestina. A história acompanha as vidas entrelaçadas de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, e sua trajetória de lutas e sacrifícios em busca de justiça e liberdade.

"Torto Arado" é um livro que emociona e provoca reflexão, oferecendo uma poderosa exploração da herança cultural e das injustiças sociais que permeiam a história do Brasil. Uma leitura obrigatória para todos os amantes da literatura brasileira e aqueles interessados em questões de justiça e igualdade.

Natalia.Goncalves 10/06/2024

Interessante, mas lento
O livro é dividido em 3 partes. A primeira, contada por Bibiana, retratando a infância das irmãs foi a mais interessante e devorei em algumas horas. Ela me fez questionar o quanto do coronelismo ainda vivemos hoje em dia, porém com roupagem capitalista e o coronel sendo o governo. A segunda, narrada por Belonisia, um pouco mais morosa, retrata a violência doméstica contra a mulher e movimentos pelos direitos. A terceira parte, narrada pela entidade, quase desisti da leitura. Conhecer um pouco mais da origem de Donnana e Zeca Chapéu Grande foi interessante, mas alguns trecho em que conta sobre a mineração na região e sobre o corpo que se apossava, foi muito maçante para mim.
Merece o hype, o livro é muito bem escrito e me lembrou pouco a escrita da Carla Madeira. Contudo, poderia ter alterado um pouco a última parte para dar mais ritmo a estória, deixando trechos talvez para um outro livro spin off.

RaAssa.BAlow 10/06/2024

Sem dúvidas um livro impecável e essencial. Uma leitura forte que retrata a história do povo preto de maneira muito intensa.

Confesso que passei alguns dias pensando em que nota dar após acabar a leitura.

O enredo é fantástico e apresenta personagens maravilhosos. Belonisia é uma personagem incrível.

Buscarei outras obras do autor, com certeza!

manumoura18 10/06/2024

"Nós moramos na periferia da cidade, e lá os policiais usavam a mesma desculpa de drogas para entrar nas casas, matando o povo preto. Não precisa nem ser julgado nos tribunais, a polícia tem licença para matar e dizer que foi troca de tiro. Nós sabíamos que não era troca de tiros. Que era extermínio"
Jordão. 11/06/2024minha estante
É um trecho do livro?

manumoura18 11/06/2024minha estante
Isso mesmo

LuAsa.Simoni 10/06/2024

Um livro muito bonito que te traz imensos conhecimento sobre matrizes culturais africanas. Lindos relatos de uma família na qual passa por diversas situações e sempre buscam a fé, independente de qual for, como sua base e razão de vida. O romance retrata de uma li da forma as relações sócias e uma continuidade de várias formas de demonstrações de desigualdade racial e evidencia a luta de povos quilombas e seus direitos. Um livro que te trará conhecimentos muito além de cultura e democracia,
atribuindo na construção de direitos e a formação de um Estado que ainda segue um modelo vivenciado em um passado colonial e os impactos que o mesmo causa na atualidade
maria clara 10/06/2024minha estante
esse livro é atemporal em diversos aspectos! ?

Lais.Santos 10/06/2024

Impecável e necessário
Itamar consegue te envolver e te entrega um turbilhão de sentimentos. Esse livro resgata muito das nossas raízes, e aqui eu dialogo com as pessoas pretas. Eu enxerguei um pouco da familia de Bibiana e Belonísia em minha própria família. Ao mesmo tempo que ele é um soco no estômago, com situações que te deixam aflito, ele te faz sentir o cuidado e o capricho com os nossos, com a terra, com a cultura. Que livro impecável!

Anninha 10/06/2024

Um livro visceral, necessário e forte. Itamar Vieira Junior possui uma escrita envolvente e cativante, vai direto ao ponto sem rodeios e consegue facilmente nos fazer sentir emoções opostas quase que ao mesmo tempo.
Apesar de muitos momentos amargos na vida de Bibiana, Belonisia e todos os outros quilombolas da fazenda Água Negra, o autor conseguia trazer momentos ternos e amáveis entre eles, é impossível não se apegar por cada um ali.
A ancestralidade andando junto com a busca pelo futuro mostra também essa versatilidade de Itamar.
É um livro necessário, ouso dizer obrigatório.

Karen155 09/06/2024

Escrita diferenciada
Meu primeiro livro após 2 meses sem ler nada, me surpreendi bastante com a escrita do autor, diferente e instigante. personagens fortes, história forte e um final que me deixou sem palavras.

com certeza vale a leitura ;)