Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Beto 24/02/2022

Leitura satisfatória!
Um livro que mostra uma realidade vivida pelos negros nas fazendas e sua relação com os donos e as leis por eles impostas e ao trabalho escravo. A luta diária por diretos e reconhecimento humano.
Um cenário não muito distante do que vivenciamos até hoje, e uma ficção com base na vida real.
Vale a pena, a obra é simplesmenfe fantástica, narrativa épica e uma leitura bastante fluida!

Gabi 29/08/2021

Necessário!!
Bibiani e Belonisia, irmãs inseparáveis, foram marcadas desde novas em um grave acidente com a faca de sua vó, que decepou a língua de uma das irmãs.

O livro que passa no sertão da Bahia, conta a história do vilarejo Água Negra, sofrida pela seca, com um povo trabalhador que da sua vida pela terra e plantação.

Narrado pelas irmãs, o livro trás uma visão do passado e presente, uma viagem deliciosa, reflexiva e questionadora em que os moradores do vilarejo convivem.

Foi um livro que me fez ter outros olhos para toda a situação, me colocar no lugar de cada um deles, de literalmente sentir na pele o quanto esse povo sofreu.

Com uma sensibilidade única, o autor da um show em sua poesia e sua forma de narrar toda a história, tornando uma narrativa emocionante e muito surpreendente!

Resenhas Horizon 03/06/2021

Realista
Comecei esse livro movida pelo hype, e acredito que tenha sido um erro. não me decepcionei com a leitura, mas não favoritei, como acreditei que faria.

Apesar desse pesar, foi uma leitura diferente de tudo que já li. e a escrita poética do Itamar Vieira Junior me encantou (e confundiu, as vezes).

Um livro sobre a escravidão dos trabalhadores, um livro sobre mulheres, sobre a roça, a terra, o arado. sobre lutar por seus direitos, e reinvidicar o que é seu por natureza.

Roberta 21/08/2022

genial na forma mais literal que a palavra pode ser. existem duas pessoas que leram esse livro, a pessoa que você era antes de le-lo e a pessoa que você é depois

ta.cha 07/09/2021

Incrível!
Eu não tenho nem como descrever o quão incrível esse livro é. É duro, brutal, mas não deixa de ser lindo pela união das famílias que viviam na fazenda de Água Negra, pelo amor e zelo com a terra, pela cultura que envolve a prática do jarê e os encantados, e pela fortaleza que as mulheres desse livro emanam.
"Sofrer, esse sentimento difícil de exprimir e rejeitado por todos, mas que unia de forma irremediável a todo o seu povo."
O livro é dividido em 3 partes, com variação de narradores. Então, no decorrer do livro, acompanhamos os acontecimentos sob pontos de vista diferentes, o que é interessante, uma vez que os pensamentos variam.
Eu tive receio de começar esse livro por achar que não daria conta de ler, que seria muito difícil. O vocabulário é um pouco diferente, algumas palavras apenas, mas nada que dificulte a tua leitura.
Recomendo fortemente a assistirem entrevistas com o autor, nessas entrevistas ele fala sobre o título, sobre o nome dos personagens etc.
Finalizo, então, com essa frase incrível desse livro mais incrível ainda.
"Cada mulher sabe a força da natureza que abriga na torrente que flui de sua vida."

fernandaugusta 26/03/2022

Torto Arado - @sabe.aquele.livro
"Sobre a terra há de viver sempre o mais forte".

Assim, com esta tijolada, termina "Torto Arado". Acredito que existem livros que nascem clássicos, e este assim o é. "Torto Arado" me dividiu: em alguns momentos não é uma leitura empolgante, tem um início lento, mas em muitos é impactante, cru e dolorido. E tem este final, que vou levar para o resto da vida.

Itamar Vieira Junior trata com rica prosa o que se trata - a princípio - da história das irmãs Bibiana e Belonísia. Mas esta trama tem um fermento que a faz crescer e ficar muito maior que a trama das irmãs unidas além da fraternidade por um acidente terrível. Ela cresce com o sofrimento do povo negro pelo direito de existir, de viver além da escravidão, disfarçada de servidão.

Bibiana e Belonísia vivem com os pais, Zeca Chapeu Grande e Mãe Salu, a avó Donana e os irmãos menores como trabalhadores da fazenda Água Negra. Tem que trabalhar de sol a sol nas terras do patrão, sem ganhar nada por isso, a não ser poder viver em uma casa de barro (nada de alvenaria) e ter um roçado para que pudessem plantar o que comer quando sobrasse tempo da plantação do patrão. Crianças, as curiosas irmãs são atraídas pela velha mala de couro da avó, e um dia descobrem que entre tantas coisas ali guardadas, há uma faca. O fascínio pelo objeto faz as duas levarem a afiada faca à boca, e o resultado é que uma delas perde a língua.

Assim, as duas se vem ligadas pelo laço da necessidade: uma vai ser a voz da que perdeu a fala. Até que a maturidade e as escolhas levam a uma separação que vai mudar profundamente a história da Água Negra.

"Torto Arado" alcança diretamente quatro gerações de quilombolas. Versa sobre os costumes daqueles que trabalhavam por morada no interior baiano, "negros do mato", pessoas que por vezes se passavam até por índios, para ter um resquício de amparo legal. Através de Donana e Zeca Chapeu Grande entramos no universos das festas de jarê, dos curadores, e das entidades que eram recebidas com respeito nas rodas destas festas, em uma abordagem muito bonita e rica dos ritos de matriz africana.

Um drama familiar, a história de uma nação e seus costumes, lutas, sofrimentos e toda a injustiça a que foram submetidos. E à medida que o tempo passa, as mudanças, o fio da justiça e o clamor da esperança.

Tenho certeza que meus filhos terão que conhecer este livro no futuro, nas aulas de Literatura Brasileira. Saio de "Torto Arado" mais rica em conhecimento e empatia. Saio arrepiada pela força da narrativa, pelo impacto de seu final, e sua última frase. Mais uma obra que vou passar panfletando, sempre que tiver oportunidade. Leiam!

Layla 22/06/2022

Excelente
Há muito tempo não lia um livro tão bom! Uma leitura fluída e ao mesmo tempo densa. O português é impecável! A edição também. Estou impressionada com o autor e achando excelente ser um brasileiro.
A história remonta às origens quilombolas e explica muito do que pensamos que sabemos. Para além da parte histórica, há a construção bem feita de um enredo envolvente e emocionante.
A forma como o livro foi construído, narrado, também achei surpreendente. Nada de psicodélico, absurdo, mas fora da caixa! Foi uma obra muito bem pensada e trabalhada. Amarrou todos os fios.
Ao final da leitura me remontou ao livro de Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida". Ambos retrataram a vida de um povo sofrido, cada um de sua forma, dando-os voz e vez, de uma forma singular.
Merece todos os prêmios que recebeu! Parabéns Itamar Vieira Junior!

Joel.Martins 14/05/2021

Grandioso??
"A mesma escravidão de antes fantasiada de liberdade"
Essa obra não é para ler.
É para SENTIR.
Crescemos junto com as irmãs Bibiana e Belonísia e entendemos, ainda mais, a dívida histórica que o Brasil tem com os negros que alavancaram a produção nesse país.
A história de vida dessas irmãs é visceral e apaixonante. Aliás, todos os personagens são fortes e verdadeiros, uma aula de conscientização das lutas das mulheres e dos "trabalhadores" negros.
Enfim, LIVRÃO NACIONAL!
Camis 14/05/2021minha estante
Vou ler

Yann 19/05/2021minha estante
Cara, tá na lista tô doido pra ler

Vitor 22/03/2022minha estante
Visceral e "encantado" ??????

carlosmanoelt 03/04/2024

?Sobre a terra há de viver sempre o mais forte.?
?Torto Arado? de Itamar Vieira Júnior é uma obra que mergulha nas raízes culturais, sociais e históricas do Brasil, especialmente na região do sertão baiano, explorando temas como a desigualdade, a opressão, a religiosidade de matriz africana e a resistência. O livro narra a história das irmãs Bibiana e Belonísia, descendentes de escravos que vivem em uma fazenda chamada Água Negra. A narrativa é habilmente construída com uma estrutura fragmentada, alternando entre presente e passado, revelando aos poucos os segredos e tragédias da família. Os personagens são complexos e ricamente desenvolvidos, suas jornadas individuais refletem as lutas e contradições de uma sociedade marcada pela desigualdade e opressão. Uma série de temas são abordados, como racismo, machismo, violência doméstica, luta de classes, identidade e memória? o autor lança luz sobre questões sociais importantes. A linguagem de Itamar Vieira Júnior é poética e evocativa, refletindo a riqueza da cultura nordestina e a musicalidade da língua portuguesa. Outrossim, ?Torto Arado? é um livro poderoso e comovente que combina uma narrativa envolvente com uma análise profunda das questões sociais e históricas do Brasil. É uma leitura essencial para quem busca compreender as complexidades e injustiças de uma sociedade marcada pelo legado da escravidão.
augusilveira 03/04/2024minha estante
Ain não vejo a hora de ler esse!

carlosmanoelt 03/04/2024minha estante
é tão bommm

BiolaBlues 03/04/2024minha estante
Ótima resenha.

carlosmanoelt 05/04/2024minha estante
obrigado :)

Marcos Ogre 18/03/2022

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior
Estava bem curioso com esse aqui. Não é segredo pra ninguém que Torto Arado virou uma sensação na literatura nacional, e sempre quis saber o que havia de tão especial nessa narrativa. Ao receber uma crítica negativa dele, resolvi que era hora de averiguar.

E, agora sim, posso dizer: ele merece o reconhecimento.

Li mês passado, mas ainda sinto a história ecoando nos meus pensamentos. Há em Torto Arado uma inventividade que, ao mesmo tempo que traz ares de ineditismo, ecoa muitas coisas que eu já li. Histórias de secura, textos clássicos rememorando a história cruel de um país que explorou tanta gente, protagonismos femininos intensos. Sinto que essas influências, unidas a um talento palpável de Vieira Junior, deram vida a uma história que ainda vai dar muito o que falar.

Dividido em três partes, Torto Arado narra, em distintos pontos de vista, a história de duas irmãs unidas por um destino desventurado e um passado dolorido. Narra a necessidade da mudança e realiza uma reflexão sobre um Brasil que ainda está muito preso ao flagelo da escravidão.

Gosto muito de como o texto, mesmo sendo dolorosamente realista, recorre às beiradas do fantástico para estruturar sua narrativa. Não necessariamente na religião que permeia a história, mas principalmente em como ela está amarrada. Seus capítulos finais são de uma beleza mágica que não é indescritível: ao contrário, é muito bem descrita por Itamar.

Leitura deliciosa e necessária. Espero de coração que essa obra alcance cada vez mais gente.

Rubens.Memari 27/09/2023

Romance da triste realidade
Torto Arado não é uma leitura fácil. Nas primeiras páginas desperta sim a curiosidade, porque um acidente já se torna o foco da história, mas os detalhes são oferecidos aos poucos.
Depois, uma surpresa na mudança da narrativa. E assim a leitura fica muito cativante.
O tempo passa na história, e assim começamos a nos sentir envolvidos totalmente no cenário, o que na verdade pode encher o coração de tristeza, porque estamos em uma região rural e muito carente do Nordeste do Brasil.
A religião é muito destacada no livro. Pretendo estudar mais o assunto, porque a religião parece funcionar como um governo paralelo, e isso eu desconhecia.
As coisas estavam indo muito bem, mas no último quarto do livro houve um destaque para a política, que na minha opinião não era necessário, e por isso achei que o final não foi muito bom. Mas assim mesmo, gostei do livro, recomendo sem ressalvas.

babi 17/04/2021

clássico brasileiro!
terminei há 3 dias e só agora vim aqui falar sobre. muitas pessoas comentaram sobre a grandiosidade desse livro e eu fiquei super curiosa para saber se é bom mesmo, pasmem, é bom! os personagens são ótimos, minha favorita foi belonisia! me identifiquei muito com ela ao longo da história. torto arado deveria ser leitura obrigatória nas escolas
Ket 18/04/2021minha estante
Parabéns agr quero ler kkkkk

babi 18/04/2021minha estante
aí amiga lê!!

Letícia 27/04/2023

"Torto Arado" é lindíssimo. Forte e delicado. É essencial.
Acho que uma das coisas que mais me pegou durante a leitura é a relação de união entre Bibiana e Belonísia.
A união da família como um todo é muito interessante.
A personagem da Donana e sua relação com o Zeca é um ponto muito bom. A história dela é muito forte e a herança que ela deixa através da faca é muito significativa.

A cultura afro-brasileira é muito bem explorada, a religião cria um elo fortíssimo entre os trabalhos e o enredo dos encantados me interessou demais.
O papel da crença, dos curadores, dos encantados, das festas de jarê, da procura pelo Zeca Chapéu Grande. Tudo é tratado de uma forma tão linda, tão forte.

Mas claro que um dos pontos que mais chama atenção na história é questão do pertencimento daquelas terras aos quilombolas. A cultura escravista é forte nesses sertões e dói vê como ela é ainda presente na atualidade.
O papel do Severo e da Bibiana na luta do povo me deixou muito pensativa (o discurso da Bibiana após a morte dele > o mundo inteiro)
Amo qualquer luta revolucionária, e aqui foi muito bem trabalhada.

O final foi FANTÁSTICO! Fechou com chave de ouro, achei muito interessante como tudo culminou na união das forças delas.

Por fim, acho um livro ESSENCIAL! Deveria ter em toda escola brasileira por retratar tão fielmente as consequências da escravidão no Brasil e como os negros foram explorados em troco do ganho do lucro de filhos da put@. Também por retratar cultura e relações familiares tão perfeitamente.

Agora admiro demais o Itamar Vieira Junior, livro fortíssimo e belo demais.

Com certeza 5 estrelas!
Evander.Silveira 27/04/2023minha estante
Eu amei esse livro

Claudia.Lopes 27/04/2023minha estante
Livro simplesmente inesquecível

tine 05/07/2022

eu não conseguia guardar o marcador de texto no estojo lendo esse livro, cada hora era uma coisa nova para destacar. com o enredo girando em torno das duas irmãs e a troca de narrador durante o livro, a abordagem de tópicos essenciais para o criticismo de qualquer pessoa interessada na vida humana e suas relações de poder e exploração pela história fica dinâmica demais. livro perfeito.
alyne 05/07/2022minha estante
uma obra prima! ??

Ju_Brandao 05/07/2022minha estante
Eu estou muito animado para ler esse livro!. Está na fila para ser lido! Ha ha ha
Só leio pessoas falando bem dele! :-)

Kiki 23/02/2021

Impactante
Torto Arado é um livro que trata de um tema pesado com uma beleza e força que chegam a comover. É um livro de ficção que é muito real, mas de uma realidade que se mistura ao místico.
Impossível ler Torto Arado e não se incomodar, não refletir e não se envolver. No meu caso, me envolvi tanto com a leitura que senti arrepios pelo corpo. Foi uma excelente experiência.