Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Emerz 23/05/2022

Uma obra que já nascera clássica. Atemporal, um retrato cru da verdade dos campos de dos povos que lá vivem.

Um narrativa que te pega pelo braço e te transporta pra vida de duas irmãs, uma família e uma comunidade.

Tudo lhe chama atenção, todo o enredo todas as descrições, como tudo é detalhado e hostil mas ao mesmo tempo acolhedor.

É sobre o íntimo da história brasileira, é sobre o povo brasileiro, sobre nossas origens e sobre o que nunca podemos esquecer.

ANCESTRALIDADE.

Rebeca_Moledo 24/09/2022

torto arado é um livro de ficção cheio de realidade, que traz da forma mais crua, cruel e cheia de emoção e sentimos, a realidade que por muito tempo, e ainda hoje, encontra-se no Brasil. é um livro que deve ser lido aos poucos, para se absorver tudo o que nele é descrito. é um livro que tira a respiração de dentro. é um livro sobre amor. é um livro sobre perdão. é um livro sobre laços. é um livro sobre luta, da mais derradeira. é um livro sobre desigualdade e preconceito, e a guerra para pôr fim a isso.

Caroline 18/04/2021

Sensacional
Esse é o tipo de livro que é gostoso ler e a gente só está satisfeito quando termina. Conseguimos com essa história aprender sobre a cultura, religião, costumes de uma maneira bem leve e interessante!! Minha melhor leitura de 2021. Super indico!! ?
Eric Luiz 18/04/2021minha estante
Concluí hoje. Forte candidato a melhor leitura de 2021.

Luiz 16/12/2020

Esse livro foi uma ótima surpresa.

Despretensiosamente, ele descreve a vida de uma família vivendo no sertão, em situação análoga a escravidão e a sua relação consigo, com os outros moradores, com os patrões, com a terra e a natureza, mas de maneira ainda mais bela, com a mística da cultura e da religião. É uma obra, acima de tudo, respeitosa e sincera.

Jessica.Lima 16/01/2023

Gostei
O livro vale a fama que tem. É um marcante retrato da dura realidade vivida pelas famílias no interior do país.
Thalyta 16/01/2023minha estante
Acabei de ler e me deixou fascinada

Rodrigo 16/03/2023

Ufas, terminei...
Acabei de encerrar Torto Arado, o livro brasileiro mais amado atualmente... gostei de conhecer um lugar ermo do agreste baiano, habitado por um povo tão simples quanto místico; as imagens do sítio onde moravam Bibiana e Belonisa ainda estão claras na minha mente, e o texto bem construído remonta o tempo dos nossos avós, em que as relações amorosas eram mais baseadas nas necessidades de sobrevivência do que em livres escolhas.

A saga se passa no início do século XX, quando a abolição já era um fato, mas não uma realidade. A narrativa é feita em primeira pessoa pelas irmãs, basicamente sobre famílias de trabalhadores rurais negros em uma grande fazenda, inseridas num regime onde o homem trabalhava sem salário na lavoura principal e recebia a cessão de um terreno para construir casa e fazer uma roça de subsistência. As crianças crescem numerosas, e desde cedo aprendem as coisas da terra, as crenças africanas e os trabalhos domésticos, e, logo que amadurecem e experimentam as primeiras paixões, um novo núcleo familiar é formado.

A vida das duas irmãs é sempre muito sofrida, desde crianças até a fase adulta, com pouca comida, pouco estudo, poucos amores e poucos bens; mas os laços de sangue e a amizade que as une ao longo dos anos são elementos preciosos na arte de aceitar seus destinos, ainda que lutem contra.

O livro teve como mérito retratar fielmente um período da história brasileira até então pouco explorado na literatura, e que ajuda a explicar o quadro de desigualdade social em que permanecemos até hoje; contudo, como obra literária e como entretenimento, não funcionou comigo. Apesar de reconhecer o esmero na construção dos personagens, o livro foi ficando bem chatinho conforme fui me aproximando do final, a ponto de me sentir profundamente cansado. Mas não desistirei jamais da literatura nacional, que já me deu tantas alegrias e certamente ainda me trará outras no futuro.
Erilane.Rocha 17/03/2023minha estante
Quero muito ler esse.

Rodrigo 17/03/2023minha estante
Leia e venha aqui me dizer se gostou ou não...

Beatriz3345 18/12/2023

Vencedor prêmio oceano e jabuti
Torto arado traz história do povo do sertão, atrelado a cultura escravista e nos faz ter a vaga ideia a quem n possui lugar de fala como era ainda mais difícil viver num lugar onde a cultura do seu povo não era valorizada e onde o povo não tinha reconhecimento/retorno pelo seu próprio trabalho.

Thae 04/03/2023

Fascinante
É difícil dizer os sentimentos que tive lendo esse livro, conseguir me transporta completamente para dentro da história, os personagens são tão bem desenvolvidos cada qual no seu tempo, não é uma história difícil de le mas aconselho a le sem pressa, o final a o final por mais que pareça uma coisa simples tem todo um por que é uma explicação, por fim a escrita tão bem feita que deixa a gentecom gosto de quero mais.
Andre.Trovello 04/03/2023minha estante
Esse livro é maravilhosooo
E aquele final é melhor ainda!

João 12/11/2023

Apesar de não ser uma leitura fácil nem simples, que requer atenção (não é livro para ler para dormir kk), é muito viciante e comovente!
É um livro que mexe, que faz pensar e principalmente emociona.
Leitura obrigatória para todo brasileiro
Luiza 16/11/2023minha estante
o hit!!!

Antony.Matheus 23/11/2023minha estante
Exatamente. Se não tiver atenção vc se perde na história pq o ponto de vista muda sem nenhum aviso prévio

carlosmanoelt 03/04/2024

?Sobre a terra há de viver sempre o mais forte.?
?Torto Arado? de Itamar Vieira Júnior é uma obra que mergulha nas raízes culturais, sociais e históricas do Brasil, especialmente na região do sertão baiano, explorando temas como a desigualdade, a opressão, a religiosidade de matriz africana e a resistência. O livro narra a história das irmãs Bibiana e Belonísia, descendentes de escravos que vivem em uma fazenda chamada Água Negra. A narrativa é habilmente construída com uma estrutura fragmentada, alternando entre presente e passado, revelando aos poucos os segredos e tragédias da família. Os personagens são complexos e ricamente desenvolvidos, suas jornadas individuais refletem as lutas e contradições de uma sociedade marcada pela desigualdade e opressão. Uma série de temas são abordados, como racismo, machismo, violência doméstica, luta de classes, identidade e memória? o autor lança luz sobre questões sociais importantes. A linguagem de Itamar Vieira Júnior é poética e evocativa, refletindo a riqueza da cultura nordestina e a musicalidade da língua portuguesa. Outrossim, ?Torto Arado? é um livro poderoso e comovente que combina uma narrativa envolvente com uma análise profunda das questões sociais e históricas do Brasil. É uma leitura essencial para quem busca compreender as complexidades e injustiças de uma sociedade marcada pelo legado da escravidão.
augusilveira 03/04/2024minha estante
Ain não vejo a hora de ler esse!

carlosmanoelt 03/04/2024minha estante
é tão bommm

BiolaBlues 03/04/2024minha estante
Ótima resenha.

carlosmanoelt 05/04/2024minha estante
obrigado :)

Shanahan (Me Acabei de Ler) 25/03/2021

Que livro!
Livro excelente, que mostra a vida do povo brasileiro, contada de forma quase poética e ao mesmo tempo visceral! Belíssima obra!

Patrick.Ramos 21/01/2024

Reflexões
Essa leitura me fez refletir muito sobre a herança deixada pela escravidão, creio que essa seja uma das várias reflexões que o autor quis passar. De como as diferenças sociais, de gênero e o desamparo aos mais vulneráveis presentes desde o início do país, perduram até os dias atuais.

Gostei bastante de como a história foi se desenvolvendo desde o início até o meio do livro. Não gostei do final, não por ser um final ruim, talvez seja porque ele mostra a realidade nua e crua, e não uma realidade em que tudo se resolve e não existem problemas.

A história apresenta personagens fortes e muito bem construídas, além de uma narrativa muito sensível e de fácil compreensão. Esse é o tipo de leitura indispensável a todos.

Portilho 30/05/2021

Livro muito, muito bom!
Enfim terminei...
Não é um lamento, ou talvez seja. O livro se divide em 3 partes e confesso que tive dificuldade nas 2 primeiras, era difícil me concentrar na perspectiva do narrador e muitas vezes me perdi sobre quem era o narrador.
No entanto, o livro não se resume a cada uma de suas partes, ele faz sentido no todo e medida que se lê, é que vai se compreendendo os pormenores que ficam para trás. Este é um livro forte, muito profundo, por vezes parece inacreditável o retrato de um Brasil do passado, mas é preciso lembrar que no interior do Brasil, este passado se faz presente todos dias e não seremos um país melhor se ignorarmos esse presente.
O lugar do povo negro na vida social não pode mais ser ignorado, mas cabe a advertência de que o debate sobre o povo negro não pode se resumir ao que ocorre nos grandes centros, este debate precisa se fazer presente em cada pedaço de chão do país.

resenhashorizon 03/06/2021

Realista
Comecei esse livro movida pelo hype, e acredito que tenha sido um erro. não me decepcionei com a leitura, mas não favoritei, como acreditei que faria.

Apesar desse pesar, foi uma leitura diferente de tudo que já li. e a escrita poética do Itamar Vieira Junior me encantou (e confundiu, as vezes).

Um livro sobre a escravidão dos trabalhadores, um livro sobre mulheres, sobre a roça, a terra, o arado. sobre lutar por seus direitos, e reinvidicar o que é seu por natureza.