A Mercadoria Mais Preciosa

A Mercadoria Mais Preciosa Jean-Claude Grumberg

Resenhas - A mercadoria mais preciosa

Léo 24/05/2024

Uma história que poderia ser real (e talvez até tenha sido). Uma fábula que conta um momento de horror e desgraça da raça humana. Um momento de amor e entrega, que também acaba levando à alegria e a morte.
Uma fábula singela, cuja história transborda assim como suas lágrimas vão transbordar dos olhos ao enxergar à realidade de todos os personagens.

Bruno236 23/05/2024

Precioso é saber amar
A fábula nos faz lembrar dos horrores de um passado próximo. tempos sombrios onde a intolerância, maldade, apatia e individualidade venciam batalhas e separavam famílias. tempos onde o amor era o único capaz de fazer a vida continuar.

Prim 12/05/2024

A simplicidade é profunda
Nunca gostei de ler histórias sobre o holocausto. Não por insensibilidade. A leitura, pra mim, sempre foi um caminho para fuga, para me afastar das tristezas, não para me aprofundar nelas.
Porém, sempre gostei de ver o que o destino me apresenta.

Assim, peguei "A mercadoria mais preciosa" apenas por ser bem recomendada e por gostar da capa. Não quis ler a sinopse. Seria uma leitura escolhida a esmo.

Quando dei por mim já estava na metade e com um gosto agridoce na boca. Por um lado, a narrativa tem uma doçura e uma inocência comoventes, por outro... por outro traz um tempo sombrio e ácido que não deve ser esquecido. Por ninguém.

Ninguém.

Pessoa alguma nessa terra deveria esquecer ou repetir esses tempos. Esses tempos Não deveriam sequer ser comparáveis sob quaisquer aspectos.

Entretanto... Entretanto não foi isso que aconteceu em mais de uma oportunidade. Não é isso que está acontecendo em mais de um lugar atualmente.

Nessa leitura em especial, não consegui dissociar o acontecido em 1939-1945 e o que está acontecendo hoje (2023/24). O povo em comum. A violência em comum. Uma diferença na essência. O que isso quer dizer? Como é possível? Por que o ódio parece sempre vencer?

Essa leitura me trouxe algumas reflexões importantes.

MARTA CARVALHO 30/04/2024

Tem livros que abordam temáticas fortes de forma tão sensível que são capazes de nos levar às lágrimas. Assim é essa fábula que de forma poética, e usando artifícios líricos, toca numa temática histórica vergonhosa sobre o genocídio de judeus que foram difamados e assassinados por ideologias preconceituosas, mas que no final tem um toque de leveza mesmo sem deixar de lembrar o quão doloroso foi esse capítulo da história mundial.
Aos que não tem empatia e põe seus julgamentos acima da tortura e da dor, não recomendo a leitura porque não terá sensibilidade para tanto e nem vai enxergar a mensagem de resiliência e esperança.

Lara1522 24/04/2024

Recomendo
Eu amei esse livro, foi o primeiro livro que li que ocorre no ano do holocausto, leitura rápida, mas, muito forte, me fez chorar um pouquinho, pois como é um acontecimento na época no holocausto te faz parar e pensar e querer chorar, a forma como o autor desenvolve a história é muito real, muito maravilhosa, você sente a dor das pessoas em você, a fome, mortes, tudo isso te faz refletir e pensar sobre esses acontecimentos. Muito perfeito!

naifalcao_ 24/04/2024

Requer sensibilidade
O livro possui uma escrita que te força a ser sensível. A inocência dos primeiros capítulos, da visão ?deuses do trem? em paralelo com a óptica retratada da família dentro do trem é pesada e sútil no ponto necessário. Apesar de ser uma fabulo sinto que poderia ser mais longo, os últimos capítulos poderiam ter sido mais detalhados, principalmente porque já estamos muito envolvidos na história

Larissa.Ohana 16/04/2024

Uma linda e preciosa mercadoria
Em um tempo de guerra um casal de pobres lenhadores vivem tristes na floresta até o dia em que a mulher do casal retorna para casa com um embrulho muito bonito nas mãos dizendo ter recebido o presente pelos deuses perto da ferrovia onde se transporta muitas e muitas pessoas para um destino onde nem ela nem eles sabem para onde vai...
Triste e ao mesmo tempo encantador, o livro aborda uma breve história sobre sobreviventes da segunda guerra mundial.

Naju Sora 02/04/2024

4 ?
Só não dou 5 estrelas pois eu acho que faltou contar mais um pouco sobre a vida da criança e como foi o final de tudo... Um capítulo estava na guerra e no outro já tinha acabado tudo, então acho que faltou umas coisas aí no meio, mas o livro é muito bom para 80 páginas!

tavim 30/03/2024

A mercadoria mais preciosa, de Jean-Claude Grumberg
Da mão dos deuses dois destinos: desejo e desespero se dividem entre trilhos de um trem; dentro deles, a esperança, que passeia sujando o céu de cinza. é assim, nessas de não distinguir benção e extermínio --- lados que coexistem, um precisando sofrer pra outro vencer ---, que a vida tende a agir, uma intersecção intrometida pra tirar do ser humano alguma chance de bondade. o que, por vezes, insiste em fazer provar quão conivente em si se atravessa.

contada como uma fábula, a mercadoria mais preciosa, de jean-claude grumberg, tem como tema o holocausto. na mais pura ingenuidade de uma pobre lenhadora, o trem, que adentra pelo bosque perto de seu pequeno vilarejo, é um ato divino e crê que, algum dia, ele lhe irá trazer o fim de sua fome. do outro lado, de dentro do comboio que transporta judeus, um pai vê seus recém-nascidos gêmeos famintos pela escassez de leite da esposa, insuficiente para dois bebês. e, então, da forma mais triste possível, as duas histórias se encontram.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Aline Dias 25/03/2024

Sensível
Depois que li o diário de Anne Franc eu super me ingressei por tudo que envolve o Holocausto, e um amigo me indicou esse livro, me trouxe um olhar de sensibilidade a tantas renúncias, a exclusão, ao desespero que um povo que ?sangrava? aos olhos de todos, mas em tudo ainda vemos o amor.
Lindo, sensível, comovente?

Elizabeth 25/03/2024

Poderia...
Poderia ter sido, melhor se tudo fosse uma fábula, a guerra, o sofrimento, mas tudo existiu até coisas que não sabemos.

Dri 24/03/2024

Uma fábula sobre o holocausto
Uma escrita belíssima sobre uma história horrorosa. Uma mistura de fábula, conto de fadas e história de terror. Essa última fica por conta do que tem que real nessa história.

Malphys 24/03/2024

Uma fábula perturbadora, que faz o coração ficar angustiado, afinal, não poderia ser diferente já que fala sobre o horror do holocausto.

Sobre a desumanidade, as decisões difíceis e impossíveis que são tomadas no ápice do desespero, mas que contém uma única gota de esperança.

Para jamais esquecer. Para que jamais se repita.

Naia 17/03/2024

Livro lindo, poético, triste, esperançoso... revela com delicadeza um episódio de uma das épocas mais sombrias da nossa história. Me remeteu ao livro O Menino do Pijama Listrado de John Boyne.

Marcos 05/02/2024

Emocionante, visceral e necessário
Que livro emocionante! Meu Deus! Eu li as 80 páginas e sinceramente pareciam mais, é uma fábula e rápida de ser lida. Por mais que o assunto tratado aqui seja bem pesado e triste, o autor soube dosar bem na escrita. Ele nos transporta para uma época sombria, que foi a Segunda Guerra Mundial. Como aqui trata do Holocausto, é uma história que vai encher os olhos de qualquer pessoa de lágrimas.

Eu comecei a chorar com tamanha crueldade, não só das autoridades, mas também de pessoas que denunciavam umas as outras como se fizesse um favor para a sociedade. A inocência da lenhadora me deixou muito triste, por que naquela situação ela logo perderia aquilo. Mas, uma coisa que ela não perdeu foi o amor por sua mercadoriazinha. Eu fiquei comovido com a história, com toda a trajetória da criança.

O livro é uma amostra de como as crianças são símbolos de esperança para um amanhã melhor e que precisamos protegê-las e amá-las ao máximo. Eu terminei a leitura com o sentimento de tristeza e ao mesmo tempo de esperança com a minha própria vida. Em momentos sombrios nos resta o amor, como eu sempre digo. É bom ler livros assim, pois a gente recorda da crueldade humana e também que devemos ser sempre gentis um com os outros. Eu indico esse livro para todos, vale a reflexão, as lágrimas e a história.