The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Fernando Perosa 28/07/2020

Tédio
Quando a Suzanne Collins anunciou o lançamento desse livro eu fiquei muito animado, já que Jogos Vorazes é a minha trilogia favorita. Mas ao ler o livro, infelizmente, me frustrei.

A história é narrada pelo Snow, na 10ª edição dos Jogos Vorazes. Mostra a Capital pós-Guerra e a decadência em que a família Snow se encontrava. Que o Snow é um personagem totalmente intragável, mau caráter e que faz de tudo pra se beneficiar, todo mundo já sabia. Não era necessário um livro narrado por ele para reafirmar isso.

Os primeiros capítulos foram interessantes mas eu esperava mais. O livro, assim como os outros da série, é dividido em três partes; o comecinho de cada parte foi interessante mas depois se alongava, ficava arrastado e eu perdia total o interesse.

Nenhum personagem me cativou e eu não me importava com o que ia acontecer com eles, então podia facilmente largar a leitura no meio de um capítulo. O mais próximo disso foi o Sejanus, mas ainda assim ele se tornou meio irritante da metade pro final. A Dra. Gaul é 100% uma caricatura de uma vilã de desenho animado e isso me incomodou também. Além disso, o livro tem tantos personagens (e nomes estranhos) que eu me perdi em alguns momentos.

Só concluí essa leitura porque não queria abandonar algo de Jogos Vorazes, pelo apego emocional que tenho com essa história. Foi uma das leituras mais monótonas, cansativas e arrastadas que eu já fiz. Esperava que esse livro acrescentasse algo de interessante, mas achei bem esquecível e que não faz diferença nenhuma pra série.

Comecei o livro no dia 19 de maio e só terminei ontem, dia 27 de julho, depois de insistir muito. Não pretendo reler mas quem sabe dê uma chance quando lançarem a adaptação audiovisual.

Sabrina 03/06/2023

The ballads of songbirds and snakes
Releitura em inglês.
Na espera do filme resolve reeler o livro.
Gosto do livro. Ele mostra como o Snown pensa e como ele se torna o presidente.
Ansiosa pelo filme

Carol 07/04/2023

É assim que nasce um vilão.
Esse foi um dos livros que mais mexeu com os meus sentimento.

Primeiro me peguei sentindo compaixão pelo Snow. Sim, isso mesmo.

Ele era uma criança quando aconteceu a guerra entre os distritos e a capital, tendo tido um grande impacto em sua vida.

A morte dos pais e a forma como a avó o criou também fazem parte da história triste dela.

A ironia do livro, por outro lado, é simplesmente perfeita. Ela ser mentor de uma garota do distrito 12 e todas as referências apresentadas pela Lucy Grey entregaram tudo e um pouco mais para uma fã da trilogia original (Jogos Vorazes).

A autora além de escrever muito bem essa narrativa aborda temas importantes como controle social, liberdade, natureza humana e como a sociedade transforma o ser humano de formas diferentes.

Como disse, eu comecei o livro gostando do Snow e terminei o odiando como antes. Isso, mais do que o romance, me fez dar 5 estrelas. Foi por essa narrativa de transformação que ela nos apresentou como nasce um vilão.

Eu só não gostei de duas coisas:
1) capítulos longos
2) nada com o ponto de vista da Lucy Grey

Pelo final, espero que exista a possibilidade de uma sequência.

Bice22 21/02/2023

Que delícia foi matar a saudade desse universo, essa segue sendo uma das minhas histórias favoritas da ficção. Apesar de eu ter demorado quase o mês todo pra terminar essa leitura, valeu muito a pena.
O livro faz um ótimo trabalho em contar a história do Snow, que é por sinal muito interessante. Umas das melhores partes do livro todo pra mim foram os personagens, todos são muito bem construídos e tem uma ótimo evolução, mas o destaque vai pra Lucy que é apaixonante. Gostei demais e estou umas 10x mais ansiosa pro filme.

Wes 30/06/2020

A cantiga da política e do entretenimento
Li muitas resenhas negativas do livro antes de iniciar a leitura, o que me deixou um pouco preocupado. Entretanto, posso dizer que esse livro foi a leitura mais satisfatória que fiz esse ano.

O livro traz uma construção de personagens impecável e te faz ter sentir compaixão por um dos personagens mais odiados da grande Panem. No decorrer da história, contudo, vamos percebendo, bem sutilmente traços bem desagradáveis que constroem o futuro presidente mais detestável que a literatura Young Adults já viu.

O que sempre me atraiu na série Hunger Games foi a maneira inteligente como a autora tece a história em volta de um jogo político e de uma pesada crítica social. Você vai encontrar essa mesma destreza para retratar uma distopia regrada por pessoas sedentas por poder e desprovidas de empatia por aqueles que não fazem parte de sua bolha social que tínhamos nos livros anteriores da saga, porém, em sua origem muito bem estruturada, exemplificando o distanciamento classista e dicotômico presente nas pessoas da Capital. O ponto de vista interno que o jovem de família de renome e grande status dentro da capital, Coriolanus, nos passa no livro faz a doutrina distorcida da Capital QUASE parecer sensata. Eu disse: quase.

Os jogos vorazes dessa história ainda não são o sucesso que vimos quando Katniss se voluntariou para salvar sua irmã, 64 anos depois, por isso cabe a Coriolanus e seus colegas de escola transformarem em um sucesso de audiência, um jogo onde crianças são obrigadas a matar umas as outras.

Portanto, não esperem a mesma ação da arena que temos nos primeiros dois livros da série, mas sim, a astúcia da autora em criticar a desigualdade social e o egoísmo, assim como a falta moralidade encontrada em uma sociedade em que a riqueza, o luxo, a economia e o status social são considerados mais importantes do que a vida de crianças de outros estados, quero dizer, distritos.

Sofia 21/06/2022

Snow land on top.
Finalmente conclui o livro que traz a história do presidente Snow. Jogos Vorazes é uma das minhas trilogias favoritas, tanto em livro quanto em filme. Acho a escrita da autora incrível, mas fui sem muitas expectativas para essa leitura por saber que ela dividiu muitas opiniões.

Aqui, vamos conhecer a história do adolescente Snow, um menino da Capital que vive com a sua avó e a sua prima, Tigris, depois de perder seus pais para a grande guerra. Snow será um mentor dos Jogos Vorazes e está estudando para entrar na Universidade e poder proporcionar uma vida melhor para sua família, que passa por grandes dificuldades financeiras.

Nesse processo, vamos conhecer a garota do Distrito 12, que será mentorada por ele, Lucy Gray. Snow acha que já perdeu os jogos, mas o que ninguém esperava são as grandes reviravoltas que esse livro traz, que vai nos mostrar a verdadeira face do cruel Snow que já conhecemos.

Primeiro, não achei esse livro nada parado. Acontece coisa toda hora! Acidente, morte, assassinato, Jogos Vorazes, é muito emocionante, isso você pode ter certeza. Não é um livro só sobre a história do Snow, mas sobre tudo que o moldou e são fatos cruéis.

Segundo, é impossível sentir qualquer empatia pelo Snow, gente. Não dá. Ele mostra a sua face cruel e aproveitadora em toda oportunidade. Ele nunca pensa nos outros e sempre está agindo para o seu benefício próprio. Isso está claro durante todo o livro, não consigo entender quem deduziu outra coisa.

Suzanne mais uma vez entrega tudo em uma distopia muito bem escrita e nos mostra como os Jogos Vorazes começaram, como tudo se formou e como a família Snow tem grande responsabilidade nesse "jogo" cruel que fez parte da vida de Katniss.

laura 12/03/2022

"The show's not over until the mockingjay sings"
Eu fiquei muito feliz de ler mais da Suzanne Collins e desse universo que é tão especial pra mim, mas a verdade é que achei a história muito longa e cansativa, e no final muito do que eu esperava ver nem foi mencionado aqui.

O livro conta um pequeno pedaço pequeno da vida do Snow que foi determinante pra quem ele se tornou, mas achei que poderia ser mais resumido e ter o mesmo efeito.

Porém... eu amei as curiosidades, conhecer as origens dos Jogos e do próprio Snow, as críticas, os paralelos traçados, os pontos pra você ligar, além de algumas partes me chocaram muito, me fazendo lembrar do porque amo a série e fazendo a leitura valer a pena.

Dito isso, Snow continua sendo um ser desprezível e eu fiquei perturbada com as mudanças dele ao longo da história, com o cinismo e a capacidade de manipulação que ele tem que confunde o leitor (eu até gostei dele em alguns momentos ?) e até ele mesmo, que parece se convencer da sua própria inocência.

The Ballad of Songbirds and Snakes é um livro pros verdadeiros fãs da trilogia de Jogos Vorazes, que querem sempre mais desse universo, caso contrário nem vale a pena a leitura.

fernanda 31/01/2022

meu ódio pelo Snow só cresceu
a primeira metade do livro é desnecessariamente lenta, e ele não chega nem perto da trilogia perfeita dos jogos vorazes! eu recomendo a leitura caso você seja fã da trilogia e queira conhecer mais sobre a história dos jogos e do próprio Presidente Snow, mas se você não for realmente muito interessado no universo de Panem você nao vai passar da página 100

Merlo 14/11/2021

dispensável
não é um livro ruim, nem chato de ler. mas não acrescentou muita coisa relevante para o universo de jogos vorazes. ainda mais considerando que é um livro longo.
se você for muito fã da trilogia seria interessante ler para saber a história dos jogos vorazes. mas não é um livro importante para a série no geral.

Cella 07/12/2020

Suzanne Collins acabando com meu emocional pt.4
Alguns (muitos?) anos atrás, li a trilogia de Suzanne Collins, "Jogos Vorazes", e acompanhei cada estreia da sua adaptação para as telas do cinema de maneira animada, então é claro que o anúncio de uma nova história escrita pela mesma como parte desse universo me encheu de ansiedade.
"A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" foi um dos livros que adquiri assim que tive a oportunidade e que, preciso confessar, no começo me fez pensar que eu talvez houvesse criado expectativas demais, entretanto, bastaram alguns capítulos para Suzanne me ganhar como fez em Jogos Vorazes.
Eu, que jurei de pés juntos que odiaria o Snow independente de qualquer coisa, me peguei desejando o bem dele em alguns momentos, e bem, como o título dessa resenha (é o que isso é?) já diz, meu emocional foi destruído por essa mulher! Ela surpreende a cada página, faz conexões com a história que já conhecemos e não tem dó alguma. Traz uma personagem real, cheia de defeitos, constrói personalidades e relações que fazem com que nem mesmo a certeza do futuro (o futuro em que conhecemos Katniss, Peeta e tantas personagens que nos ganharam) seja capaz nos impedir de desejar coisas e torcer por finais que sabemos que provavelmente não virão.
Chorei tanto que fiquei imaginando se não teria desidratado, mas enfim, amei, e a 0.5 estrela que falta é mais pela dificuldade que eu tive de me conectar e passar dos primeiros dois capítulos (apesar dela ter feito valer a pena mais adiante, quase me fez deixar a leitura para 2021) do que por qualquer outra coisa.
Bárbara Machado 05/06/2021minha estante
Realmente, os primeiros capítulos foram difíceis! Passei uma semana no primeiro! Kkkk