The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Gabriela 29/12/2023

Snow lands on top
Já começo dizendo que essa história não é melhor que Jogos Vorazes - e nem por isso não é uma história muito boa.

Adorei ver o quão horrível o Snow é desde jovem. Totalmente psicopatinha. Ele vai piorando um pouco no decorrer do livro, mas só em questão de atitudes. Os pensamentos ruins ele já tinha desde a página 2. Com o passar do tempo ele vai adquirindo coragem pra executar o que é "necessário" fazer - dentro do julgamento dele - e justificar toda e qualquer atitude maluca que ele tem.

Lucy Gray não é nada demais, não achei ela tão esperta como muitos dizem. Ela teve uma estratégia e conseguiu jogar por causa do Snow. Sem ele, ela teria morrido no primeiro dia. A cantoria dela no livro é até suportável, desnecessária, mas suportável. Já no filme ficou péssimo... Vergonha alheia toda vez que ela começava a cantar do nada.

No geral, foi um livro bem simples, adolescente, fácil de ler, divertido, sem grandes plots ou segredos, mas interessante pra quem ama Jogos Vorazes.

Spoiler: Sejanus, coitado hahah o único lúcido da história. Só tem um sentimento que dá pra ter por ele, e é pena, o tempo todo. Uma vida infeliz e uma morte infeliz.

Bice22 21/02/2023

Que delícia foi matar a saudade desse universo, essa segue sendo uma das minhas histórias favoritas da ficção. Apesar de eu ter demorado quase o mês todo pra terminar essa leitura, valeu muito a pena.
O livro faz um ótimo trabalho em contar a história do Snow, que é por sinal muito interessante. Umas das melhores partes do livro todo pra mim foram os personagens, todos são muito bem construídos e tem uma ótimo evolução, mas o destaque vai pra Lucy que é apaixonante. Gostei demais e estou umas 10x mais ansiosa pro filme.

Carol 07/04/2023

É assim que nasce um vilão.
Esse foi um dos livros que mais mexeu com os meus sentimento.

Primeiro me peguei sentindo compaixão pelo Snow. Sim, isso mesmo.

Ele era uma criança quando aconteceu a guerra entre os distritos e a capital, tendo tido um grande impacto em sua vida.

A morte dos pais e a forma como a avó o criou também fazem parte da história triste dela.

A ironia do livro, por outro lado, é simplesmente perfeita. Ela ser mentor de uma garota do distrito 12 e todas as referências apresentadas pela Lucy Grey entregaram tudo e um pouco mais para uma fã da trilogia original (Jogos Vorazes).

A autora além de escrever muito bem essa narrativa aborda temas importantes como controle social, liberdade, natureza humana e como a sociedade transforma o ser humano de formas diferentes.

Como disse, eu comecei o livro gostando do Snow e terminei o odiando como antes. Isso, mais do que o romance, me fez dar 5 estrelas. Foi por essa narrativa de transformação que ela nos apresentou como nasce um vilão.

Eu só não gostei de duas coisas:
1) capítulos longos
2) nada com o ponto de vista da Lucy Grey

Pelo final, espero que exista a possibilidade de uma sequência.

Mariazinha 21/11/2023

Que livro bom! esse livro demorei bastante pra ler mas isso se deve porque ele não é igual os outros livros dos jogos vorazes que é um livro pra ser devorado, a cantiga dos pássaros da serpente é um livro pra ser degustado então não tem problema você demorar pra ler várias pessoas falando que demoraram também.

Gostei muito da história, muito bem trabalhada, o universo ficou mais destrinchado isso foi muito bom porque quando a gente leu jogos vorazes com nossos 13 anos a autora não podia falar de certos assuntos e agora que já estamos mais velhos a autora pode falar sobre assuntos como canibalismo e prostituição.

? leitura incrível pra quem é am recomendo muito, podem ficar tranquilos o Snow não é romantizado e não é como se fosse um arco de redenção pra ele, o que é muito importante porque a autora não romantizou ele nenhum momento e sempre mostrou o verdadeiro eu dele que sempre foi narcisista e só pensou nele e ele nunca amou de verdade a Lucy Gray ele só queria tê-la pra si com posse. Achei incrível essa trabalhada que a autora deu. Amei muito sou cadelinha de jogos vorazes

Sabrina 03/06/2023

The ballads of songbirds and snakes
Releitura em inglês.
Na espera do filme resolve reeler o livro.
Gosto do livro. Ele mostra como o Snown pensa e como ele se torna o presidente.
Ansiosa pelo filme

larireads 15/10/2023

Suzanne Collins é genial
Após uma trilogia incrível que marcou uma geração, somos transportados de volta para uma Capital que ainda sofre com o pós guerra, onde o pior das pessoas pode vir à tona em busca de sobrevivência.

Ao longo da leitura, o egocentrismo, egoísmo e crueldade de Snow vão se aflorando em cada acontecimento. Qualquer sinal de humanidade que poderia ser apontada em seus atos foi completamente pensada em seu próprio benefício.

Não se pode negar a inteligência de Coriolanus, já que foi o que o levou à sua tirana presidência de Panem.

Não acredito que o romance entre Snow e Lucy Gray tenha sido inserida no cenário para buscar "empatia" do leitor ou tornar Snow "mais humano". Pelo contrário, acredito que é através da relação que ele tem com Lucy que podemos ver o seu pior lado.

Deixo destacado a genialidade de Suzanne ao criar conexões entre Lucy e Katniss. A forma como as canções foram criadas, como elas ambientavam cenários que ocorreram ali, no distrito 12, anos antes de Katniss se voluntariar aos Jogos Vorazes. Como ambas são personagens autênticas, mulheres fortes e corajosas.

Logicamente, o livro não causou o mesmo impacto que senti ao ler a trilogia pela primeira vez e terminei a leitura sentindo que faltou algo para ser incrível. Porém, preencheu lacunas na história, nos introduziu à ideia do que conheceríamos como os Jogos Vorazes, nos apresentou às crueldades e insanidades cometidas pelos idealizadores dos jogos e toda a crueldade e manipulação que o ser humano pode ser capaz.

O final deixa em aberto o que realmente aconteceu com Lucy Gray, mas também deixa claro que ela sabia quem Snow era e do que ele era capaz.

Foi uma leitura intensa e nostálgica. Ansiosa para ver isso tudo na tela do cinema.

Vitoria 08/06/2023

Saudade de Jogos Vorazes
Como uma fa alucinada de Jogos Vorazes, tenho que dizer que demorei mais do que devia para pegar esse livros, acho que justamente por medo de acontecer o que aconteceu. Eu não gostei muito da leitura.

Entendo, como esse livro trás toda uma nova visão de como foi a guerra e da capital, do passado do Snow, sua importância para os jogos, e como foi o início de tudo. E tenho que admitir, me aprofundar um pouco nessas questões foi delicioso. O meu problema foi com a cadência da história e com todos os outros personagens (tirando o Snow e a Tigris). Achei eles sem graça, não me entusiasmaram o suficiente para gostar deles ou sentir algo expressivo. Achei a historia chata, ela é devagar, se alonga em momentos que não deveria e corre em outros que deveria tomar seu tempo. Não tive uma experiência muito positiva.

No entanto, escrevendo esse review alguns meses depois da leitura posso dizer que o sentimento permanece, mas outros memórias positivas se sobressaem. Descobrir, por exemplo, um pouco da relação do Snow com Tigris, e o tanto que ela sofreu durante toda a história, foi enriquecedor para a experiência da trilogia de Jogos Vorazes. Ou, entender o passado do Snow e como sua personalidade e crueldade foi construída ao logo do tempo.

Ademais, a escrita de Suzane Colins evoluiu junto com o seu publico. Esse livro é definitivamente mais maduro e sombrio que os outros livros de Jogos Vorazes.

No final, não gostei do livro pela história, mas amei as informações que nos foram fornecidas sobre personagens que ja conhecíamos dos demais livros da serie. Estou ansiosa pelo filme!

Catia.Duarte 16/11/2023

Final surpreendente. Livro bom.
Gostei do livro no geral. Mas para ser sincera fui parando algumas vezes parece que faltava em alguns pontos alguma animação, meio parado. Mas tem várias partes de ação. O fim foi surpreendente foi uma reviravolta interessante não estava à espera.

isadora 14/06/2023

SUZANNE COLLINS QI DE 4 DÍGITOS!!!1!
A mulher é PERS PI CAZ!
Vi outras resenhas criticando, uma galera falando que era parado etc. amoressssss isso que ela fez aqui é ARTE
após ter sofrido de spin-offs de outros universos que se tornaram grandes bombas (cof cof cursed child), é impossível começar um livro como esse sem ter receio de que vai dar m3rda ne. MAAAS ela foi grandona, gênia, she was MOTHER.

agora o porquê: as referências sutis à franquia de jogos vorazes foram muito bem colocadas, a maneira como tudo foi se explicando, ver a diferença de como os jogos foram idealizados lá atrás para como eles se tornaram na época que a Katniss concorreu... e principalmente, o leitor finalmente consegue entender a magnitude do papel do Snow para que a Capital se mantenha como A Capital, trazendo essa suposta "ordem", e ver como ele ascendeu para se tornar Presidente 64 anos depois.

É maravilhoso ver que a Katniss no futuro sem nem mesmo ela saber, representava várias coisas que ele temia, como uns traumas dele vão sendo construídos. A narrativa, o POV dele, 100% diferente da narrativa que a gente tinha dela, o homem é completamente biruta e psicopata, mudando de emoções constantemente (she really said unreliable narrator!).

Sobre a velocidade de leitura: Partes 1 e 2, completamente eletrizantes, você só quer devorar o livro. Parte 3 é de fato um pouco mais devagar, você sabe que algo de ruim precisa acontecer pra que a história mude e o futuro de Jogos Vorazes aconteça e realmente o final é surpreendente apesar de esperado.

Mal posso esperar para ver como vai ficar a representação visual de tudo no filme e mais ainda, das músicas!! Belíssimo ver como ela exaltou o papel da música e das narrativas orais no distrito 12 para que fossem espalhadas revoluções e protestos contra o sistema. VAMOS VER O QUE VEM AÍ, ANSIOSA PRO FILME!!

10/10 WOULD RECOMMEND

fatimaria 22/01/2024

Eu juro que tentei. procurei, li, ouvi pessoas que gostaram desse livro falando sobre, prometo que estava com a mente aberta e pronta pra gostar. não teve jeito.

acima de tudo, essa história me cai como desnecessária. eu não precisava saber de nada disso, eu já odiava o Snow o suficiente. se você quer que o vilão seja o protagonista, inclusive, pelo menos me dê alguma outra coisa para me apegar que não seja esse personagem horrendo e cruel e outros tão rasos quanto tábuas de corte. ou meudeus, que não seja uma das personagens mais chatas e forçadas que já li na minha vida.

eu entendo e enxergo muito bem as mensagens e discussões que a suzanne collins quis trazer com esse livro, e admiro muito ela por isso. simplesmente acho que ela não soube fazer direito, como fez antes com a sua trilogia. o ritmo é esquisito, com nada acontecendo no inicio e tudo no final. o arco dos personagens é esquisito, com motivações atravessadas e absurdas e ações e reações piores ainda. a escrita é esquisita, nos colocando a distância dos pensamentos do protagonista com uma escrita em terceira pessoa e ao mesmo tempo achando que vou me importar o suficiente a ponto de ler até o final (li de fato até o final, mas por outros motivos). enfim.

vejo os méritos da história e respeito o que a autora tentou fazer, mas mesmo me esforçando não consigo gostar do resultado final.

Gabriela 27/08/2023

Legal, porém meio enrolado, a leitura não flui com mta facilidade, o livro explica mto o passado de Snow e como ele se tornou a pessoa que é em jogos vorazes

Kamilla.Silva 11/02/2022

Amor e ódio (Love and Hate)
A Autora tem uma forma de criticar a socialidade, falar sobre política e fazer a gente refletir sobre a guerra e sobre o poder. Todos nós sabemos (os que leram a trilogia dos Jogos Vorazes) que o Snow é tirano e cruel. Mas tem partes que você até vê uma pequena parte humana nele. Eu me vi algumas vezes pensando: ?ok, ele é bom também?, mas depois lendo os pensamentos dele sobre as suas ações eu pensava ?esquece, estou errada?. Snow não só manipula as pessoas ao redor dele, mas também o leitor. Você se vê querendo que ele se torne uma pessoa boa, mas depois você percebe que isso pode não acontecer.

The author has a way of criticizing society, talk about politics and spark a reflection in our minds about war and power. We all know (who read the Hunger Games trilogy) that Snow is cruel and tyrant. However, we could see a small human side of him. I saw myself thinking: ?okay, he is nice too?, but then reading his thoughts about his actions I changed my mind quickly and thought ?never mind , I?m wrong?. Snow not just manipulates the people around him, but also the readers. You see yourself wanting him to be a good person and than realizing it may not happen.