O poder das marcas

O poder das marcas José Benedito Pinho




Resenhas - O Poder das Marcas


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Fran 08/08/2010

Esse pequeno livro traz de uma forma muito consistente como muitas marcas se tornam o que são. Trata-se da tese de Doutorado de J. B. Pinho. O que nos prova como teses de conclusão de cursos (quando bem feitas) podem nos ensinar muito, pois ele traz diversas citações e propagandas antigas que nos ajudam a entender como as marcas se constroem, despertam desejos, sensações e se tornam o que são.
Traz uma abordagem muito ampla, pois o autor relata desde o surgimento da marca até ela se tornar algo usado como vantagem comercial. Também como é construída sua identidade visual e suas características intrínsecas.
Gosto muito quando autores explicam com exemplos, e ele cita como foi quando ouve a abertura do governo brasileiro para o mercado automobilístico externo e como cada marca se divulgou no Brasil. Quando fala no capítulo 5 do uso da propaganda para a percepção da qualidade, ele cita como foi a publicidade dentre as marcas que trabalhavam com computadores. Também cita no capítulo 5 como as propagandas dos famosos cigarros Hollywood atraiam os consumidores através da construção de um universo mágico, que possivelmente foi o que levou o governo a proibir propagandas de qualquer tipo para esse produto.
E sem deixar de citar a maior marca do mundo ele encerra o livro com a clássica e ótima história da Coca-cola e como a propaganda contribuiu para ela ser o que é hoje e também como a Pepsi conseguiu ameaçar as suas vendas, e em alguns casos realmente conseguiu, como nos Estados Unidos onde a Pepsi é mais vendida, mais que para entender isto não precisa muito, pois a marca investe pesado, e em alguns casos em propaganda agressiva, para conquistar os americanos.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1