A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Maria1691 01/02/2024

Muito legal, gostei de conhecer a história que inspirou “10 Coisas que Eu Odeio em Você”. Tem umas cenas bem engraçadinhas, dá pra ver que essa peça se leva bem menos a sério que Romeu e Julieta, tanto que a leitura é mais fluida.

Nezuminos0 31/01/2024

Não me desceu muito bem
Não gostei como ele colocou que uma mulher sempre precisa de um homem para mudar, quando ela pode mudar sozinha- ou tem ajuda de uma mulher, como no caso de Catarina. Aquilo não foi educação ou correção, foi humilhação, uma forma machista de "reeducar"/opressão. Legal que no final ela mudou e eles se entenderam, mas ainda não me desce isso. O resto foi só tapa buraco.

Madu Veiga 25/01/2024

Não acredito que esse livro ainda é passado nas escolas?
Li esse livro não sei quantas vezes quando adolescente, primeiro por ser da lista escola e segundo porque na época gostei. Hoje, sinceramente, estou assustada. Este livro ensina, basicamente, que mulheres precisam ser submissas e subservientes para que arranjem um marido que as respeitem como um ser humano. E a minha questão principal foi: isso ainda é incentivado a ser lido em escolas? Meninas ainda precisam ler que para serem felizes precisam ser delicadas e boazinhas?
No livro ainda, quanto mais o marido a trata mal, mas ela é ensinada a servi-lo. Sinceramente, é tão fácil assim ensinar pra uma menina que ela deve suportar relacionamentos abusivos? Isso pra mim é maluquice.
Enfim, li até o final pra ter certeza que nunca leria novamente e nem indicaria a ninguém.

Elizabeth 17/01/2024

Mais um...
Por ter assistido a novela " o cravo e a rosa" eu esperava mais. Porém esqueci que o livro foi escrito em outra época. E o tamanho para ser uma peça.

Gabriela921 10/01/2024

POLÊMICO
Eu li esse livro pela primeira vez quando estava no ensino fundamental, lembro que na época achava a história um tanto engraçada mas ainda assim tinha partes do livro que eu ficava extremamente horrorizada. Se eu não me engano esse livro inspirou uma novela muito famosa chamada ´´O cravo e a rosa´´ eu adorava essa novela quando criança me divertia demais e até hoje ainda dou belas risadas com as atrapalhadas de Catarina e Petruquio. O problema é que com o passar do tempo refazer essa leitura pode ser um tanto problemático tendo em vista a tamanha violência sofrida por Catarina por não querer ser esposa de Petruquio e sério gente ela sofreu violência e foi privada de comida PARA FICAR FRACA O SUFIECIENTE PARA QUE SEU MARIDO TIVESSE DOMÍNIO SOBRE ELA, tipo assim não é algo saudável de se ler. Então eu compreendo o contexto em que essa história foi escrita, a época e como isso era algo visto como normal mas hoje em dia eu não acho uma leitura gratificante pelo menos para crianças.

Adelson 09/01/2024

Lacre a trás de lacre
Fecho atrás de fecho ... São o que muitos vão dizer, um lado vai falar que é um livro lacrador (em 1500(?)) Ou que o livro é feminista. Porém ele navega de maneira genial entre os dois.
Leiam com o coração aberto, contexto da época e as ironias do Gui nessa peça.

Mathias Vinícius 04/01/2024

Um comentário sobre: A Megera Domada
Sabemos que não é possível uma pessoa mudar da água para o vinho de um dia para o outro, a não ser que ela faça isso com as mais falsas das intenções, de uma maneira irônica. Nessa situação, tal pessoa nos é apresentada sendo mais amarga que o próprio vinagre dado a Cristo na cruz. Seu nome é Katherina, ou, como ficou na tradução, Catarina, a própria Megera que dá nome a esta peça de Shakespeare. "Catarina: Lhe garanto, senhor, não precisa ter medo pois não está nem a meio caminho do meu coração. Mas se estivesse, meu cuidado maior seria pentear-lhe a juba com um tridente, pintar a sua cara de outra cor e usá-lo como aquilo que é: um imbecil."

Antes de abordar o enredo desta obra, é necessário comentar o prólogo que a introduz. Sim, temos um prólogo! São apresentados alguns personagens, nobres (que de nobre têm apenas o título), que resolvem pregar uma peça em um bêbado que perturbava uma estalajadeira, um coitado nomeado Sly. Este será levado por esses lordes a acreditar que também é um deles, como se nunca tivesse enfrentado problemas com alcoolismo e tivesse ficado desacordado por longos anos até o presente momento. Assim o fazem, e, em meio às conversas, decidem que é de 'bom tom' encenarem uma peça para dar credibilidade a essa farsa. Eis então uma peça dentro de outra peça, pura metalinguagem, "A Megera Domada"!

A peça inicia-se com a representação de Catarina como uma mulher cuja língua afiada e disposição indomável a colocam em desacordo com as expectativas sociais de seu tempo. "Mais amarga que o próprio vinagre dado à Cristo na cruz", a analogia faço e que destaca seu desdém e resistência à submissão. Essa resistência é um tema central da obra, refletindo as atitudes elisabetanas sobre o casamento e os papéis de gênero.
O enredo se desenrola com a chegada de Petrúquio, cujo objetivo é domar Catarina, não por amor, mas como uma transação econômica e social. A relação entre eles é uma dança complexa de poder e controle, onde a submissão de Catarina é frequentemente vista como um reflexo irônico de sua verdadeira natureza. A peça utiliza a comédia para explorar esses temas sérios, equilibrando humor e comentário social.

Shakespeare também brinca com identidades e disfarces, elementos típicos do próprio teatro, para enfatizar a natureza performativa dos papéis sociais. A mudança de Catarina, da rebeldia à submissão, levantando questões sobre a autenticidade e as pressões sociais impostas às mulheres, amigos e pessoas anônimas que se passam por outros com o intuito de alcançarem seus designíos mais ardentes como paixões impossíveis, ou para engarem o próprio sogro!

Esta peça do Bardo, que desafia o público a refletir sobre a natureza das relações humanas, a luta pelo poder e a construção social dos papéis de gênero. A transformação de Catarina pode ser vista não apenas como uma capitulação, mas também como um ato de resistência sutil e irônica, uma interpretação que enriquece nossa compreensão desta obra complexa.

site: https://www.instagram.com/um_comentario_sobre/

Zizi 04/01/2024

Os diálogos e os personagens são bem engraçados, tirando toda a parte de como tratam a Catarina e o final exagerado que deram pra mulher, mas por ser um livro escrito no século 16 não esperava uma coisa diferente.

EvelizeSouza 03/01/2024

A Megera Domada
Levemente misógino, mas para a época era isso mesmo que tinha.
Adoro essa história, dei boas risadas!
É possível reconhecer o motivo de ter gerado tantas outras obras que se basearam nesta.

Gabriella 30/12/2023

Amei Muito bom, você lê e vê algo familiar????????????????..
Muito bom, você lê e vê algo familiar?????????????????????????????????????????????????????????????..

Jazz 25/12/2023

Caramba, que surpresa identificar diversos filmes que foram inspirados nessa obra.
Li sem ler saber do que se tratava e simplesmente não sei o que dizer.
Foi uma leitura rápida mas dolorosa, definitivamente não uma das minhas favoritas

Joseane 25/12/2023

Não achei graça
Provavelmente grande parte do humor vem dos trocadilhos, por ler em português, o único momento que achei engraçado foi a confusão de quando descobriram toda a maracutaia.
Achei que a submissão dela no final foi excessiva (aquele discurso??). Estava esperando mais que ela só deixasse de ser grosseira, mas mantesse certa autonomia como as outras personagens.