A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Carol206 24/12/2022

Tenebroso
Sinceramente, não sei porque ainda me forço a ler clássicos, sempre tenho experiências ruins e com esse não foi diferente? 1 estrela foi dada apenas pela narrativa simples e ótima adaptação do livro, porque a história é péssima. Juro que tentei ler sem deixar meu feminismo falar mais alto, mas é impossível, sabemos que naquela época mulheres eram forçadas a se casar, mas o Petrúquio deixou a Catarina com fome, sem dormir direito, usando roupas horríveis por semanas para ela aprender a ser uma mulher ?direita?, isso tudo para no final ela dizer que precisava que abrissem os olhos dela e que ela ama ele mais que tudo, o que é isso? Síndrome de Estolcomo? Achei horrível, não consegui achar graça como outras pessoas escreveram nas resenhas. Existem histórias que deveriam se perder junto com o passado.

calebsrodrigues 15/03/2022

Shakespeare sempre além do seu tempo
Reli esse clássico no começo do ano, mas não tinha feito a resenha. Eu acho incrível que, não importa quantas vezes podemos reler a mesma peça de Shakespeare, quase sempre, vamos observar algo novo. A megera domada aborda a história de uma mulher "irreverente" aos padrões da época, mas vai muito além disso, relacionando questões tão atuais como o feminismo e as diferentes relações matrimoniais. Vale a pena ler, reler e ler de novo.

erika 22/03/2020

Pura metalinguagem
Encenação dentro de encenação, enganação atrás de enganação, essa comédia de Shakespeare é uma leitura gostosa e fluida, muito embora o enredo não esteja entre os meus favoritos do Bardo.

BooRossi 10/06/2020

Um tanto quanto decepcionada
Sempre tive muita vontade de ler esse livro. Amei demais as peças que li até hoje de Shakespeare e as adaptações dessa obra renderam ótimas histórias... Poucos brasileiros saíram ilesos de "o cravo e a rosa" e o sessão da tarde "10 coisas que eu odeio em você" já está na lista dos mais memoráveis do gênero. Então deixo registrado o que pode ser o primeiro problema, expectativa... Algumas obras fazem parte da psiquê coletiva mesmo sem se pensar muito sobre. Esta com certeza é uma delas. Imagina para alguém que já foi ler querendo ver de onde saíram tantas outras histórias. Petrucio é o clássico péssimo espécie masculino, machista, mal educado e pior ainda se acha o "maioral"... Catarina é dita com um gênio horrível mas a verdade é que como leitor pouco vemos desse gênio... As passagens da duas irmãs são curtas, as de Bianca praticamente nulas. Temos 6182738 pretendentes de Bianca que sinceramente não me chamaram em nada a atenção e foram tão enfadonhos quanto nas adaptações, ao meu ver claro... Petrucio tão logo casa com Catarina, começa uma artimanha para doma-la... Ao longo vemos que ela por sua vez usa dessa mesma artimanha, subvertendo ela contra seu marido. Como isso é feito acho que pode ser um dos pontos positivos. É mais do que bem escrito, mordaz e divertido. Somente por isso não odiei. Acho que infelizmente me deparei com, a primeira obra que li do autor, que se tornou datada...

Thaís de Souza 08/12/2021

A megera domada
Uma encantadora comédia que gira em torno das confusões que os pretendentes de Bianca causam. Confesso que algumas passagens me deixaram incomodada visto a sociedade que vivemos atualmente, para apaziguar esse incomodo acredito fielmente que esta peça foi escrita como uma crítica aos costumes da época. É uma rápida e clássica leitura.

Priscila.Veloso 24/06/2020

...
Uma ótima adaptação pra mostrar que é possível a qualquer um ler Shakespeare.

@Matcholo 29/03/2021

Segunda vez que li Shakespeare, a primeira foi em Romeu e Julieta, e me surpreendi muito com A Megera Domada, totalmente diferente, desde a história até a métrica e escrita da peça, muito mais fácil de ler, e por ser uma comédia, o clima muito mais tranquilo e bem humorado está nem presente em todo o texto. Leitura rápida, gastei dois dias mas até em um dá pra concluir. A história nos conta os tapas e beijos dos pretendentes ao casamento Catarina e Petruchio, (sim Walcyr Carrasco se baseou nessa obra de Shakespeare para escrever a novela O Cravo e a Rosa) até o altar e depois de casados, com falas e situações hilárias recomendo muito a leitura dessa peça, principalmente pra quem não gosta muito daquelas desgrameiras lazarentas que rolam nos dramas de Shakespeare. Uma chance de conhecer outra face muito bacana do autor.

Mais resenhas sobre esses e outros livro no insta @quedeusmelivre segue a gente lá.

Nathaliagcosta 10/08/2020

Gosto muito desses leituras em forma de peça, achei a leitura muito fácil. Adorei os diálogos, muito engraçados, e esse é com certeza um dos meus livros preferidos, li anos antes de assistir o filme "10 coisas que eu odeio em você", que é uma ótima adaptação.
caio.lobo. 10/08/2020minha estante
A novela "O Cravo e a Rosa" também é uma adaptação da Megera Domada. Walcyr Carrasco é fã mesmo dessa obra de Shakespeare rs

Galyn 31/07/2022

Gostei mas com ressalvas, o jeito que Petrúquio se refere a Catarina como um cão ou cavalo domado não me agradou, mas tirando isso foi engraçado.

sofialmeidah 23/09/2020

É bom, Shakespeare sabe escrever uma boa trama, porém, que personagem idiota esse Petrucchio, se pudesse tava uns tapas.

boemillys 26/09/2020

quase morri de rir
tão genial e engraçado que me lembrou muito o livro "a morte e a morte de Quincas berro dágua"

Eliza.Beth 01/10/2020

Polêmica e quebra de expectativa
A peça é boa mas tem muitas questões que podem ser levantadas. Apesar de muitos estudiosos afirmarem que existe uma crítica na peça, é incômodo de ler, pelo menos para as mulheres.
Já tinha noção da história mas a forma de desenvolvimento não foi bem o que eu esperava.
Mesmo assim, vale a leitura.

Matheus 15/01/2022

sei lá
O começo chega ser engraçado e depois ele começa a ficar massante ainda mais com abordagem dos personagens, eu gostei até a metade para ser sincero depois fui empurrando com a barriga até o fim.
Adelson 19/01/2022minha estante
Eu lendo A culpa é das estrelas, mesma crítica.