A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Maluu.mesquita 17/11/2022

Fizemos uma leitura encenada desse livro na minha sala de aula. Foi bem divertido! Adorei a história?

Valner.Wasilewski 16/11/2022

Tem um teor de comédia interessante, contudo o machismo chega a ser terrível e praticamente intragável. Entendo que não posso realizar um anacronismo, visto que é uma obra de séculos atrás, mas sempre é importante tomarmos como reflexões em relação ao nosso contexto atual, afinal, Shakespeare leva referência a muitas obras atuais.

lari 16/11/2022

os roteiristas de 10 things i hate about you poderiam ter escrito a megera domada, mas shakespeare nunca teria a capacidade de escrever 10 things i hate about you.

e digo MAIS: o cravo e a rosa foi uma adaptação melhor que a própria obra! tudo o que mudaram foi tentando acertar.

mas enfim, falando sério agora: foi difícil achar um livro que tivesse um consenso de tradução, todos tinha diferenças super marcantes e achei que isso afetou MUITO a minha leitura. acho particularmente complicado julgar uma obra que foi escrita em uma época diferente, então observando o contexto a mudança na personalidade da catarina e o comportamento do CAVALÃO do petrúquio fazem sentido.

pra ter algo de bom pra falar: acho que deve ser uma peça FANTÁSTICA de assistir, deixando esses pontos conservadores de lado, é como se acontecessem duas peças ao mesmo tempo e consigo imaginar o quão interessante deve ser. ?

Bia 13/11/2022

MUITO MUITO MUITO BOM!!!! Juro, vale muito a pena, li quando ainda era criança e me marcou, é perfeito! Leiam!!!

Michela Wakami 05/11/2022

Catarina é uma megera, e encontra alguém pior que ela.
E passa a ser uma pessoa sem nenhuma personalidade.

Eu preferiria que ela tivesse encontrado um marido bom que fingisse ser mau, dando a ela seu próprio veneno, e quando ela percebesse o quanto é horrível ter alguém como ela por perto, ele voltasse a ser ele mesmo, e os dois vivessem bem.

Jil 30/10/2022

Supresa
Quando comprei não sabia que foi inspiração paga o cravo e a rosa.
Li de forma que sabia das coisas, mas é totalmente diferente. Se nao fosse pela novela talvez aproveitaria melhor

celi 18/10/2022

A megera domada
Como uma boa historiadora (em formação) entendo muito sobre não trazer anacronismo pra uma análise. Não dá pra gente esperar uma Kate feminista em uma peça escrita no século XVI. Inclusive, Shakespeare não colocava em suas peças situações que ele não queria evidenciar, e várias vezes, criticar.

Não entendo o monólogo final de Kate como a representação de uma simples "megera domada", mas sim como uma mulher que entendeu seu papel na sociedade que vivia, e que se ajustou ao marido.

O Petrucchio me irritou em vários momentos, e o fato da Kate ser a megera, em vez dele diz muito sobre a sociedade em que eles se inseriam.

Lorena Carneiro 15/10/2022

Leia sem julgamentos presentes
Teatro não é meu gênero de leitura preferido, até porque se espaçar muito a leitura se perde por completo e é difícil relembrar a história.

As primeiras páginas do livro são bem interessantes e cômicos, mas não existe um fim.

O restante do livro eu tinha um pouco de conhecimento, gostei da leitura e do enredo da história. Ao contrário de muitos não leio um livro antigo com pensamentos críticos atuais, até porque isso retiraria a beleza da obra.

Meu dicionário foi muito folheado durante a leitura.

Fernanda631 13/10/2022

A Megera Domada
A história se passa no século XVI e, como tal, retrata os costumes da época. Isso quer dizer que as mulheres eram tratadas como mercadorias ou facilitadoras de negócios. Casamentos eram realizados sem o consentimentos delas, ou seja, elas não tinham opinião na sociedade, nem mesmo na própria casa.
A história inicia com o Sr. Batista que possui duas filhas, Catarina e Bianca. Enquanto Bianca é graciosa, delicada e com muitos pretendentes, Catarina é conhecida como demônio de saias, devido ao temperamento da moça, opiniões fortes, bastante rude e com a certeza que não queria se casar. Catarina, é uma mulher totalmente diferente das demais “donzelas” de sua época. Quem estava chateada com essa situação toda, era sua irmã mais nova Bianca, que possuía muitos pretendentes. Batista deseja casar suas filhas, mas seguindo a ordem de idade, ou seja, primeiro deveria casar Catarina e depois Bianca.
Os pretendentes de Bianca ficam preocupados com isso, e decidem empurrar Petrúquio para Catarina, que aceita a missão na mesma hora em que soube que a família Batista era muito rica e possuía muitas propriedades (nessa época, o noivo recebia dote da família da noiva para que o casamento fosse realizado).
Entra em cena, então, Petrúquio. Interessado no dote que o futuro marido de Catarina vai receber, ele garante que não só vai se casar com ela, como vai conseguir “domar” a moça.
Petrúquio é um homem rústico, mal educado, mas muito inteligente e determinado. Como esperado, Petrúquio consegue se casar com Catarina, deixando Bianca livre para seus diversos pretendentes.
Catarina é “domada” através das loucuras que Petrúquio realiza, variando desde de vergonha em público até mesmo jejum forçado.
Não podemos esquecer que a peça é uma comédia, gênero que tem o exagero como uma característica importante.
A peça é divertida, cheia de diálogos engraçados mas informo que é importante ter a mente aberta, pois a história se passa no século XVI onde casamentos eram arranjados e as mulheres tratadas como mercadorias na sociedade, não se prenda a isso e é bobagem reduzi-la a apenas uma peça que diminui as mulheres perante os homens, pois para mim o final diz muito ao contrário.
Eu gostei muito da leitura e o monólogo de Catarina no final é o máximo, na verdade ele diz para nós mulheres que queremos paz no casamento : Deixe seu marido acreditar que manda e você finge que obedece.
Amo também a disputa de forças entre Catarina e Petrúquio, implicâncias que eu particularmente, acho interessante em romances.
Enfim, adoro toda a confusão envolvida na trama, e essa edição em especial é muito legal, tem leitura fluida.
Recomendo!!!!

Cléia 13/10/2022

Minha visão contemporânea e feminista
Um dia um professor de história disse que não podemos olhar para o passado com o olhar julgador do presente. No entanto, não pude ler A Megera Domada sem uma visão contemporânea e feminista do tipo de relação abusiva, humilhante e servil entre Catarina e Petruchio.
Primeiramente, o interesse de Petruchio por Catita se deu por uma espécie de desafio e era completamente por interesse monetário, o que reforça a ideia de que casamento era apenas um contrato.
(Como diria minha professora de Direito Civil, quem inventou casamento por amor foi o pobre. Os ricos nos devem algo kkk)
Enfim, o que eu verifiquei é que quando "a megera é domada" o que ocorre, na verdade, é que o espírito livre de uma jovem cheia de vida é aprisionado e ela passa a viver a vida amarga que a sociedade obrigava as mulheres a viver e fazer outras mulheres acreditarem que era o correto.
É realmente uma tristeza essa história: a infelicidade camuflada.
Tive nojo da cruel violência psicológica do Petruchio e de vê-lo se vangloriar do resultado.
A importância desse livro é a de nos lembrar que o feminismo é necessário, pois jamais um homem vai querer o melhor para a mulher se ele for o detentor da liberdade dela.

Maria 09/10/2022

nnsei dar título
dei sinceras risadas e não sei se foi por realmente ser engraçado ou pelo humor quebrado

de qualquer forma foi uma leitura legal
vero 09/10/2022minha estante
Sou assim kakakaka

Maria.Batagin 07/10/2022

Rindo demais
Megera Domada´ é uma bela comédia de costumes, repleta de movimento e alegria. É a história da indomável Catarina e de Petruchio, o fidalgo de Verona, seu pretende.
Tivemos uma novela com essa peça.

maria 04/10/2022

me senti bem burra lendo
demorei bastante terminar, tinham muitos personagens ai eu me perdia sempre com quem era quem, odiei o jeito da escrita pq eu nao olhei antes de comprar e também tinha umas mil palavras que eu nao conhecia e tive q pausar para procurar varias vezes.
hyuklogia 11/10/2022minha estante
simm, tive as mesmas sensações e no final quase choro de felicidade por ter acabado a leitura ?