Algo Sinistro Vem por Aí

Algo Sinistro Vem por Aí Ray Bradbury

Resenhas - Algo Sinistro Vem Por Aí

Kaline Bogard 25/08/2022

Divide o coração
Estou em dúvida se foi uma leitura absurdamente brilhante ou chata. O autor usar uma forma incrível de narrar os fatos, mas não saiu como eu esperava.
Gosto bastante dos protagonistas, como Will e Jim são opostos vivendo lado a lado, uma referencia ao equilíbrio de todas as coisas e como, quando esse equilíbrio se quebra, o ruim pode acontecer.
Temos, além disso, um personagem curinga que cresce demais na trama! Eu não esperava uma participação tão relevante.
A ideia do circo, do carrossel e das aberrações também me surpreendeu. Embora perguntas importantes tenham ficado sem resposta.
Recomendo

Carol.Macario 20/10/2019

O terror passou longe...
Minhas expectativas para o livro eram bem diferentes. Esperava encontrar com o Circo dos Horrores, uma pegada sinistra, freak e macabra, mas na verdade isso em nenhum momento aconteceu. Não que o livro seja ruim, mas, é uma fantasia infantil/juvenil e comigo a leitura soou arrastada, cansativa, que parecia nunca ter fim. Termino o livro com as expectativas frustradas.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 08/02/2020

null
Nesta macabra história que mistura horror e fantasia, conhecemos dois amigos, Jim Nighshade e Will Halloway que, embora inseparáveis, tinham personalidades totalmente divergentes. Ambos levavam uma vida normal de garotos de 13 anos até serem influenciados pela chegada de um circo de aberrações bizarras.

O autor nos conduz numa narrativa instigante por meio de uma escrita poética, lírica e metafórica. Mais do que suscitar medo, a trama nos convida a refletir sobre a natureza humana, sobre anseios, sobre o que fizemos e o que deixamos de fazer. Uma verdadeira reflexão sobre como as nossas escolhas nos engrandecem ou nos frustram.

E, assim como Jim e Will, também amadurecemos (bem ou mal) perante às adversidades as quais somos cotidianamente submetidos.

Enquanto lia tentando entender o sinistro, o seu porquê, de onde vinha e a que vinha, sentia que faltava algo. Todavia, ao concluir, percebi que o sinistro tem a ver com os mistérios do amanhã, bem como com as nossas inquietações, e que não há respostas exatas para isso.

No mais, o livro deixa uma questão muito boa a ser pensada: nossos posicionamentos (afetivos/morais/políticos) inevitavelmente sempre irão moldar os caminhos que trilharemos nessa vida (muitas vezes) tão conturbada.

"O bem não garante integridade do seu corpo. Serve mais para apaziguar a mente..."

Muito bom!
Allan Coelho 08/02/2020minha estante
Adorei sua resenha. Muito bem feita :), parabéns pelas reflexões.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 08/02/2020minha estante
Obrigada!! ? Ainda tô aqui ruminando a história.

Vinícius 07/12/2020

Uma história sobre a juventude ou sobre a velhice?
Quando um sinistro parque chega à cidade, os jovens Will e Jim terão que lidar com seus demônios internos e com aquilo que separa os dois amigos inseparáveis. É a hora também de conhecer de fato quem é Charles, pai de Will, um recatado zelador de biblioteca ressentido com a velhice e imerso em seu mundo.
Esses três personagens se unem e se separam cada um do seu modo, numa luta contra aqueles que se alimentam de suas dores.

17/09/2021

Quem sabe na próxima Ray
Infelizmente não curti muito o livro, talvez não fosse o momento certo para lê-lo. Aconteceu que não gostei. Achei o enredo interessante, mais não consegui me apegar aos personagens, nem entender nada sobre eles. E o desenrolar da história também não foi convincente. A escrita poética pra mim não foi um problema, gosto desta forma de escrita, o que pegou aqui foi que eu esperava bemmm mais e não fui atendida, rsrssr. Fahrenheit 451 continua sendo minha obra favorita do autor.

Alan (@coracaodeleitor) 03/03/2020

Obra muito interessante
Hoje iremos conversar sobre "Algo sinistro vem por aí". Do consagrado autor Ray Bradbury que também escreveu Farenheit 451.

No livro conhecemos os amigos Will e Jim que tem uma vida pacata até que um circo/parque para na sua cidade.

Os meninos que tem personalidades bem diferentes compartilham de uma coisa em comum que é bem excêntrica, Will nasceu no dia 30 de outubro faltando 1 minuto para meia noite e Jim nasceu 1 minuto após a meia noite no dia 31.

É justamente próximo ao aniversário dos meninos que que o circo chega, o que é muito atípico para aquela época.

Logo todos na cidade começam a visitar o circo mas coisas estranhas começam a acontecer, principalmente no carrossel e na casa dos espelhos. Os meninos logo percebem e aí se envolvem numa trama atrás de descobertas e auto conhecimento.

Gostei muito do livro e acho que ele cresceu muito do seu início que tinha uma pegada meio infantil até o seu segundo e terceiro ato que já muda completamente. A escrita do autor nesse livro é muito poética o que traz um clima ainda mais sombrio para a história.

É um enredo um pouco mais lento, porém totalmente proposital. Acho que isso ajuda a criar o clima e os momentos de ápice.

A história é carregada de lições e acho que auto aceitação é uma das principais delas. Pois vemos um personagem se questionando o tempo todo sobre sua vida e o que poderia ter sido diferente.

Gostei bastante do livro. E fica aqui uma recomendação se você gosta de uma história um pouco mais sombria.

Lucy 24/06/2020

Essa é a minha primeira experiência com o famoso autor de Farenheit 451. É visível aqui a influência que o Ray Bradbury teve na escrita Stephen King, que, por sinal, cita Algo Sinistro Vem Por Aí em seu livro A Zona Morta. De início, pareceu que ia me conquistar tanto quanto a escrita do King, mas acabou não sendo o que eu esperava.

A trama é bem simples, e eu realmente não esperava que fosse assustadora, tensa. Mas foi menos interessante do que eu ansiava. O livro tem menos de 300 páginas, mas senti que eram muito mais, mesmo com seus capítulos curtos. Os personagens não me conquistaram, não fiquei apreensiva por nada, e a história acabou sendo arrastada e confusa. Apesar da importância do Charles no desenvolvimento, o achei um tanto verborrágico em determinados momentos. Me identifiquei com o Will ouvindo as filosofadas do pai.

O livro fala muito sobre velhice/juventude e bem/mal. Entretanto, caso fosse classificá-lo em um gênero, seria fantasia, mais voltada para o público infanto-juvenil. Tem elementos de horror, mas não chega perto de amedrontar. Aguardei durante todo o livro o momento realmente sinistro, que dá o título, mas não encontrei.

Foi uma experiência pouco gratificante e tortuosa, apesar de ter uma boa ideia inicial. Ainda lerei o mais famoso livro do autor, mas com muito receio.
Marcio.Carvalho 03/07/2020minha estante
Pode ler Fahrenheit 451 e As Crônicas Marcianas sem medo! São completamente diferentes desse livro. Estou lendo atualmente e sentindo o mesmo que você disse em sua resenha rs.

Lucy 04/07/2020minha estante
Que ótimo! Estou um pouco mais otimista então :)

Natali 29/05/2022

Terror diferentão!!!
Adorei esse livro do Ray Bradbury!!! É um terror (bem levinho), até meio juvenil; mas a história é incrivel, que fala principalmente sobre amizade, se aceitar! A escrita é muito boa, sem pontas soltas! Mas não crie expectativas quanto ao terror, rsrsrs

Coruja 01/10/2015

Bradbury está faz muuuuuuuito tempo na minha lista – muita gente boa indica, entre amigos que compartilham muitos dos meus gostos literários a autores favoritos (sim, é o Gaiman). Por um motivo ou outro, ia adiando esse encontro e não tenho outra desculpa além do fato de que havia quase uma centena de livros na estante para ler antes.

Como ele não estava como prioridade para compras, terminou que só consertei minha falta quando Algo Sinistro Vem Por Aí e A Árvore do Halloween apareceram para troca. Considerando que outubro é o mês das bruxas, nada mais justo, portanto, que fale deles agora.

Comecei com Algo Sinistro Vem Por Aí porque lembro de ter lido, muito tempo atrás, uma citação dele sobre as ‘pessoas do outono’ – e essas palavras fizeram algo ressoar em mim, permanecendo na minha memória mesmo sem entender o contexto delas.

Essa é uma história sobre crescimento e memória, sobre o potencial que temos para o bem e o mal, sobre tempo e amizade. O enredo começa pela curiosidade de dois garotos amigos desde a primeira infância – William e Jim, que nasceram com poucos minutos de diferença exatamente nos fins de outubro – quando o misterioso Circo do Senhor Dark surge e, posteriormente, segue pelos os esforços de William e seu pai, Charles, para salvar Jim e toda a cidade de um destino bastante sombrio.

Os garotos anseiam pela vida adulta e o pai os observa com nostalgia por sua própria juventude. Normalmente histórias a chegada da maturidade passam por uma ruptura entre o jovem e sua figura mentora (pais ou guardiães), mas os respectivos desejos dos personagens fazem com que eles se encontrem ‘no meio do caminho’. William e Jim têm de aceitar certas responsabilidades e Charles embarca numa grande aventura e se torna um herói.

"- Pai - perguntou Will, a voz bem fraca. - O senhor é uma boa pessoa?

- Para você e para sua mãe, sim, eu tento ser. Mas nenhum homem é um herói para si mesmo. Vivi uma vida inteira comigo, Will. Eu sei tudo o que vale a pena saber sobre mim mesmo..."

O título tem várias camadas de significado e é perfeito para o livro. A primeira lembrança que vem à mente, claro, são as bruxas de Macbeth, o que faz muito sentido, considerando que a profecia das bruxas liberta o potencial de rei escocês para a maldade. Tendo nascido às vésperas do dia das bruxas, William conservaria um aspecto de luminosidade, enquanto Jim, que nasceu nos primeiros segundos do Halloween é mais facilmente seduzido pela lábia do Senhor Dark. Muito antes da chegada do circo, no calar da noite, o nascimento dos dois jovens já prenuncia seus desafios.

Bradbury tem uma linguagem surpreendentemente poética, evocativa – a despeito do horror que está no âmago dessa história, especialmente no que o carrossel maldito representa, transformando sonhos em pesadelos e alimentando o circo com o medo das pessoas. A forma como ele descreve lugares e pessoas nos transporta numa experiência quase sinestésica – de ouvir o vento levando as folhas outonais, o cheiro dos livros na biblioteca, os primeiros toques do inverno.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/10/desafio-corujesco-2015-um-autor-de-quem.html

Paulo 11/06/2017

Falar de algo escrito por Ray Bradbury é muito difícil. Sua escrita não segue padrões específicos do gênero de ficção científica. Em muitas de suas obras ele usa um estilo experimental como em Crônicas Marcianas onde não existe uma história central, mas temas que cercam a exploração do planeta vermelho. Algo Sinistro Vem Por Aí não é diferente desta máxima. Portanto, pretendo percorrer os temas de forma superficial até para não realizar uma resenha longa demais.

Creio que o tema central seja a eterna luta entre o bem e o mal. A história se passa em uma pequena cidade situada em Illinois, Green Town. Nesta cidade, Jim Nightshade e William Halloway fazem suas travessuras costumeiras: correr pela cidade, espiar as estranhas moças do Teatro e fazer a frequente visita ao pai de Will, Charles Halloway, o zelador da biblioteca. Era o mês de outubro e um estranho e nefasto circo chega na cidade. Com atrações como o Labirinto de Espelhos que revela milhares de imagens assustadoras das pessoas ou o carrossel amaldiçoado capaz de avançar ou retornar no tempo, alterando a idade da pessoa. Muitas aberrações habitam o arco como o Anão, o Esqueleto, o Senhor Elétrico, a Bruxa do Pó e a Cigana do Tarô. Nenhuma delas é mais terrível que o dono do circo, o temível Senhor Dark, o Homem Ilustrado.

Os protagonistas se parecem muito com Tom Sawyer e Huckleberry Finn do romance de Charles Dickens. O próprio autor faz essa comparação em uma das passagens do livro. Mas as semelhanças são poucas e prefiro analisá-las à luz do próprio livro. Will é um menino muito contido. Gosta de fazer travessuras, mas prefere fazê-las dentro de seus limites. Já Jim possui uma profunda tristeza interior. Vivendo apenas com a mãe, sabe que o futuro lhe reserva muitas responsabilidades. Mas, ele quer que seu futuro chegue logo para poder ajudar sua mãe. Embora Will e Jim sejam parecidos serão suas visões de mundo diferentes que colocará amizade de ambos em xeque.

Apesar de não serem parentes, podemos comparar Jim e Charles, pai de Will. Enquanto Jim deseja se tornar mais velho o quanto antes, Charles deseja se tornar mais novo. Mesmo Will e Charles tendo uma vida pacata e uma família feliz, Charles não se sente completamente realizado. A diferença da idade de Charles e da mãe de Will revela isso. Charles queria correr ao lado do filho, poder viver aventuras. Tendo a mesma personalidade pacata de Will, a comparação com o estilo atirado de Jim é visível. Ser capaz de ficar mais jovem seria uma segunda chance para Charles alcançar aquilo que ele não foi capaz.

Bradbury brinca com a temática dos desejos mais profundos do homem. O parque oferece aquilo que as pessoas mais querem mas não dá nada. Os desejos funcionam como uma isca para que as pessoas caiam na armadilha do Senhor Dark. Após atender ao desejo da pessoa, ela é transformada em uma das aberrações do circo no momento em que percebe que o desejo não a atendeu do jeito que ela gostaria.

O arrependimento está muito presente na trama do livro. É o arrependimento por não ser capaz de fazer algo ou por não ter escolhido determinado caminho o que atrai as pessoas ao circo. Assim é o desejo de Jim que se arrepende de não ser mais velho, mais forte e mais capaz; com o pai de Will que se arrepende de não ter vivido uma vida aventuresca e arriscada. Mas também é o problema da Senhorita Foley, a velha professora dos meninos. Seu arrependimento é tão grande que ela não resiste à tentação do carrossel amaldiçoado.

Outros temas poderiam ser retirados desta história. Ricas referências, citações a obras célebres, tudo isto presente em uma obra divertida e envolvente que nos faz refletir sobre o que significa o tempo e sua passagem para cada um de nós. E em como cada escolha que fazemos é importante, não podendo nos arrepender do que nunca ocorreu. Afinal, carpe diem!!!

site: www.ficcoeshumanas.com

Nilsonln 23/10/2022

Ray é quase King
"Algo Sinistro Vem por Aí" é sinistro mesmo, acreditem! Depois disso nunca mais vou em parque itinerante. A escrita de Ray Bradbury é angustiante, muito bem abientada e com personagens nos quais nos prrendemos de imediato. Várias vezes me peguei roendo as unhas de aflição por Jim e William. Que história, gente! Claro que recomendo!

Ludmila 04/09/2020

Um livro OK.

Patricia 02/04/2021

Que livro maravilhoso, imagino como teria sido ainda mais mágico se tivesse lido esse livro quando criança. Os parques e circos itinerantes sempre tiveram certa magia, mas nesse livro essa magia tá mais pra negra. Um parque sinistro chega a cidade e dois meninos se veem dentro de uma aventura enfrentando pessoas (?) assustadoras. Como leitora do king, não tem como ler esse livro e não associar aos seus contos. Mas nesse caso, esse livro é que inspirou king. E é claro que o próprio king já o citou em seus próprios livros.
Racestari 29/05/2021minha estante
Adorei o livro é vi uma certa poesia nele.

Dama Louca 03/11/2021

Esperava mais
Achei um pouco parado ou eu esperava mais ação. Não senti angústia. Calafrio ou nada do tipo q sinto ao ler um terror. Passou batido. Não gostei muito...