Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

thaissviana 15/04/2022

muito bom, 3 estrelas
Eu comecei esse livro há 5 meses, foi um dos que mais demorei para finalizar na vida. Acho que o principal fator foi a escrita. Ela já tinha me incomodado um pouco em "Volte para mim", mas nesse tornou a leitura absurdamente mais lenta.

Esse livro é muito reflexivo e parece que foi escrito para soar de forma bonita e poética. Em muitos pontos, isso tornou o livro muito arrastado. Acredito que se não houvessem tantas tramas secundárias, a fluidez da história seria quase inexistente.

Acho que a escrita arrastada também tirou, para mim, um pouco do brilho do enredo principal. A história foi maçante em alguns momentos e acabei não conseguindo me conectar com a Anastácia ou com o Benício. Apesar da construção linda dos dois, em muitos momentos, os personagens secundários roubaram a cena. Parecia muito mais interessante acompanhar o Samuel, por exemplo, que era um negro aforriado e conseguiu se formar em direito. O romance entre ele e a Avril também me cativou muito mais, a ponto de desejar que houvesse um livro focado apenas nos dois.

As 3 estrelas foram dadas muito com base na dificuldade que tive para finalizar e me envolver com essa leitura. Mas a história com certeza valeria 5. É nítido o tanto de pesquisa que a Paola fez para escrever esse livro e toda a dedicação dela está refletida na perfeição como essa história foi construída, sem deixar pontas soltas ou tornar o enredo confuso. Em vários momentos, consegui, inclusive, reconhecer a essência da Paola que conheci por meio do booktube.

Enfim, essa história é belíssima e muito rica em termos de questões sociais, história do Brasil e construção de personagem, só a escrita que não combina muito comigo.

Tacia7 03/04/2024

Profundo
Livre para Recomeçar, de Paola Alexsandra, é tão profundo! Como no primeiro livro dela, cujo, fiz a leitura anterior, conversou tanto comigo! A escrita da Paola é tão cuidadosa e ao mesmo tempo precisa, que nos toca profundamente! Em Livre para Recomeçar, a autora trabalhou as temáticas de uma forma, que nos fazem refletir em nós mesmos. Aliando também com um pano de fundo histórico, tão rico, que fez-me pesquisar, ir além do enredo. Tanto que quando eu voltar ao Rio de Janeiro, com certeza, irei visitar e revisitar alguns lugares citados pela autora. Amei o enredo, os personagens, tanto os protagonistas, quanto os secundários. Todos tiveram uma importância na construção da narrativa. Sem falar dos plots twists, que amei, durante o desenvolvimento da história. Demorei para ler, porque é um livro que tem de ser absorvido com muito cuidado e tempo. Pois há muitas riquezas nos detalhes em cada capítulo. Amei também que os capítulos se revezam entre Benício e Anastácia, proporcionando que mergulhemos nas emoções de cada um. Estou maravilhada com esse livro. Eu dei quatro estrelas e meia, porque faltaram para mim, mergulhar mais na história de Samuel e Avril, pois fiquei encantada e curiosa sobre esse casal improvável e foi tão lindo também de ver acontecer o amor entre eles. E também ficou um gostinho de quero mais sobre Benício e Anastácia. Ou seja, tem que ter uma continuação, focando mais no Samuel e na Avril. Super indico! Agora, vou ler o próximo livro da Paola, Amor às causas perdidas. Tenho certeza de irei amar também!

Ve 15/05/2020

"Fecho os olhos e deixo o peso da realidade cair sobre mim. O sol da manhã aquece a minha pele, o canto dos pássaros alegra meus ouvidos e, mesmo sem vê-las, sinto as ondas do mar trazendo uma enxurrada de possibilidades."

Ticiana 21/11/2022

Esperava mais
Eu esperava mais da Paola, gostei dos temas abordados mas pra mim o desenvolvimento da história ficou a desejar. Não senti aquela conexão com os personagens sabe?

Mari 18/06/2020

Livro da minha alma.
Chorei do início ao fim, a história é arrebatadora e ainda consegue ser ?leve?, indico esse livro para todos, a escrita e os temas tratados nesse livro, peguei todas as dores nesse livro para mim.

E com toda história magnífica e envolvente o livro sempre nos deixa claros que somos livres para recomeçar, e lutar sempre pelo que se acredita.

Nath 01/11/2021

Inesquecível ?
Na minha opinião, sempre vão existir livros e LIVROS. Livre para recomeçar com toda certeza é O LIVRO!

Antes de comentar o que achei da história em si, quero fazer um agradecimento especial a essa autora que acompanho desde 2016 e que tenho um carinho enorme pela pessoa que ela é! Pah vc tem toda minha gratidão por ter nos presenteado com uma história tão linda como esta! É inesquecível e me arrepiei a cada página virada, vc entregou todo seu talento e brilhantismo como uma escritora que tem um caminho gigante pela frente! Muito obrigada de vdd, pelos personagens e pelas palavras e mensagens que este livro contém!

A história vai narrar a luta e resistência daqueles que buscam a justiça e encontrar caminhos para se libertar das amarras e crueldades dessa nossa sociedade! Um livro sobre amor próprio, sobre empatia e sobre coragem que abrasa nosso coração de sentimentos! Nos inspira a seguir nossos sonhos e ter ânimo em meio as adversidades da vida!

Um romance tendo nosso Brasil como pano de fundo, com descrições repletas de detalhes riquíssimos que fazem desse livro, único! Ameiii MUITO, não mudaria nada nesse enredo rico, maravilhoso e encantador! Da pra sentir o amor e carinho que a Pah tem pela literatura e como ela estudou e se preocupou em entregar uma obra impecável!

O romance é uma coisa a parte ... O QUE É ESSE MOCINHO VULGO DONO DO MEU CORAÇÃO BENÍCIO DE SÁ?!! genteee que homem INCRÍVEL!! Que alma e personalidade LINDA! Ele é maravilhoso por dentro e por fora! Anie não fica para trás, um exemplo de superação e caridade! Ela também é demais e, os dois são perfeitos um para o outro!

Enfim, meu maior desejo nessa momento é que venham outros livros dessa universo e, que a Pah resolva escrever sobre alguns personagens secundários que roubam a cena ?

Acredito que precisamos dessas histórias com representatividades, que evidenciam a justiça, a força e a parcela da sociedade que luta por um lugar diferente, pela paz e pelo amor! Livre para recomeçar é um livro que nos remete a esperança que tempo melhores existem! Só precisamos encontrar a força dentro de nós mesmos ??

Mayara Mendes 06/12/2022

Me sinto mal por dar três estrelas
Sou uma leitora voraz de romances de época , mas esse eu achei tão cansativo , as descrições dos personagens e lugares era muito minuciosa e repetitiva , adoro a Paola e sigo seu canal , mas faltou emoção e aquele gostinho de quero mais a cada página .
Ana 15/12/2022minha estante
Eu me sinto exatamente assim ?

Mika 15/03/2021

Leve e profundo romance
Um romance que vai muito além do amor entre os protagonistas, uma estória de liberdade e amor pelo conhecimento do que se é.

Júlio 31/12/2022

Chato, repetitivo demais, muito descritivo...
Parei no capitulo 10 e nunca mais retornei a leitura. É muito descritivo os ambientes e isso torna a leitura arrastada. Foi isso que senti lendo. Não me prendeu.
Mas isso não diz respeito a autora, a intenção era ler o livro em uma LC e no final o encontro virtual com a Paola. Na conversa deu pra perceber o quanto ela é apaixonada pela literatura, por esse universo, conhecia ela por alto pelos vídeos do YouTube, mas nunca parei para ver de fato. Porém, percebi o amor e carinho que ela tem para com os livros e quão é apaixonada pelo que faz, só não senti isso nessa história e também não sei se darei outra chance.

manudefariadias 16/02/2020

Maravilhoso
Este livro é sensacional, cheio de ricos detalhes, de lugares e história, é o segundo romance da Paola, e é impressionante o salto de escrita do 1° para este livro.
Envolvente, com mistérios, te deixa agoniada de um jeito bom em algumas partes e te inflama o senso de justiça.
Cita personalidades importantes do Brasil.
O que gostei tbm é que não fica apenas no casal principal mas conta histórias e dramas de outros personagens.
Leiam galera, apenas leiam, é lindo demais este livro.

Bruna 24/02/2020

O mais interessante da história, e o que eu mais gostei, foi que esse romance fica muito mais na luta pessoal de cada personagem do que no próprio casal.
Ele conta um pouco da história do Brasil e figuras importantes da nossa história, vale a pena ler a nota da autora.

DAbora311 19/03/2021

Sempre me surpreendo com o quanto podemos ser cegos. Na ânsia de conquistar, esquecemos de agradecer pelas pequenas bênçãos concedidas pela vida.

Bia 28/03/2021

Inspirador
Não posso negar que toda a pesquisa e trabalho envolvidos para representar o Brasil daquela época foram incríveis, muito bem feitos. O livro aborda assuntos importantes e necessários. Porém, chega uma hora que fica cansativo, apertando a mesma tecla várias vezes. Chega um momento que você pensa ?ta bom, já entendi?. Tirando isso, a história de Anastacia e Benicio é muito bonita e inspiradora.

Nine 25/03/2021

Uma boa historia
Gostei do livro, acho que a Paola é uma das poucas novas autoras que escreve com desenvoltura.
O unico defeito na minha opinião é que o livro torna-se cansativo, os pensamentos dos personagens sao quase 70% do livro entao ha pouca ação, movimento e se torna repetitivo, porem ainda sim uma bela historia.