Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

16/10/2019

A autora tem uma escrita muito agradável e fluída, mas o excesso de descrições tornou a leitura muito maçante. Quem gosta de livros extremamentes descritivos, irá se maravilhar. Eu como prefiro histórias mais diretas, acabei passando várias páginas, pois a maior parte não teve nenhum grande acontecimento ou diálogo interessante (que fizesse a diferença na história), já que a maior parte era descrições de ambientes e dos sentimentos dos personagens. Enfim, há muita descrição e poucos acontecimentos.
Quando li a sinopse achei que o livro tinha como foco o romance, porém o foco é mais a superação dos traumas do relacionamento abusivo que foi vivenciado pelos protagonistas.
É um drama com um toque levemente de romance, visto que ele fica mais em segundo plano e não existe muita profundidade.
Hester1 16/10/2019minha estante
Ih! Tava pensando em comprar, mas já mudei de ideia. Detesto livros descritivos demais, só para encher páginas, às vezes.

17/10/2019minha estante
Sim, é 400 páginas de lamentações hahaha tem bastantes quotes reflexivos, mas fora isso não é uma história que me prendeu. Muito drama.

Letícia 10/11/2021

Livre Para Recomeçar
?Achamos que mulheres são julgadas hoje em dia, mas ouve uma época em que ser feminista, era ser louca. Isso, é algo que dói de saber!

Livre Para Recomeçar - 547 páginas
Paola Aleksandra - 4,5|????,5

Sinopse: Anastácia aparentemente casou com o homen perfeito, na frente de todos um perfeito cavalheiro e doce marido. Ms por trás das portas de casa, um grande monstro. E após descobrir um segredo dele, Anastácia é diagnosticada como louca para ser calada. E após 3 anos em um hospício, sua vida vai tomar um novo rumo.

?Eu gostei bastante desse livro, é uma história bem profunda. Acho que ainda prefiro Volte Para Mim, eu gostei mais, apesar de não favoritar nenhum dos dois.

?Os capítulos são longos, o que me cansa rápido na leitura, mas a escrita da Paola é muito fluida e gostosa de ler. Tudo que li dela até hoje, eu gostei muito.

?Os personagens são muito fortes, o enredo também é algo que mexe muito com o leitor, especialmente com as mulheres. É algo pra se pensar, mesmo.

?Mais um romance de época, e nacional para a conta! Qual será o próximo?

Mirella | @readingmirella 31/05/2023

Minha sensação durante toda a leitura é que o livro parecia ter o enredo de uma novela das seis. e tirando o final (que achei meio errrrr) o restante do livro é bem agradável, dá para ver que rolou bastante pesquisa. o romance foi meio sei lá, mas definitivamente não é o pior do ano.

Gabi742 10/05/2021

Prefiro os outros da autora
Começo essa resenha dizendo que amo a Paola e amo Livre para recomeçar e O roubo, são dois livros perfeitos demais. Quando peguei esse aqui para ler, minhas expectativas estavam altíssimas, mas foi uma pena que não foram atingidas.

Esse foi o tipo de livro que eu não consegui me conectar, seja com a narrativa quanto com os personagens. A mocinha, Anastácia, é muitíssimo forte, mas eu não consegui me conectar com ela. Benicio é um mocinho muito fofo, mas também não senti nada. A junção com isso é previsível, não foi para mim o casal. Achei que também foi um pouco rápido, ainda mais com tudo que Anastácia viveu.

A ambientação é incrível, os cenários descritos pela Paola são para se encantar mesmo. Mas quando olho para um todo, não acho que tenha sido uma boa leitura para mim, eu esperava mais do livro.

Janis 20/01/2021

Essa leitura foi libertadora em tantos sentidos, que quando terminei fui tomada por um sentimento de paz. Apesar de ter um romance entre os personagens principais, ele não é o foco do livro. O foco é a luta, tanto da mocinha quanto do mocinho, e ambas me cativaram. O Brasil como cenário tornou tudo ainda mais envolvente, por que estamos muito acostumados a ler romances de época que se passam na Europa. Adoraria ver esse livro nas telas do cinema. Com certeza me trouxe muitas lições de autoestima e amor próprio, além de me divertir e distrair do caos da pandemia. Preciso agradecer a autora por escrevê-lo.

Rayssa 09/09/2020

"Quando o mundo nos derruba incontáveis vezes, a alegria passa a ser um dos bens mais valiosos. Depois da dor, aprendemos a valorizar o amor que recebemos gratuitamente, os privilégios com os quais o mundo nos presenteia e, principalmente as oportunidades de recomeçar que batem à nossa porta".

Livre para recomeçar é um romance de época nacional, que trás como pano de fundo o Rio de Janeiro no ano de 1880. A narração retrata de maneira escancarada o racismo aflorado em uma sociedade escravocrata e, como grande parte da população é tratada como posse dos homens da elite aristocrática.

A narração não aborda somente o racismo estrutural da sociedade, ressalta também aspectos de como as minorias são rejeitadas, ao receberem títulos como: bastardos, ou serem mulheres que engravidam antes do casamento ou se envolvem com homens negros, ou simplesmente por se vestirem, pensarem, portarem de maneira diferente daquilo que é considerado um padrão, e revela desta forma o quão a elite trata com repulsa o diferente.

O livro retrata com muita dor o casamento extremamente abusivo e tóxico entre a protagonista e um conde. No qual, ela deve permanecer calada e obedecer fielmente as ordens do marido, seja na escolha de um vestido ou até mesmo no próprio penteado. E quando está mulher resolve confrontar o mesmo, é taxada como histérica, louca e internada em um hospício por três anos.

As mulheres como um todo neste livro carregam consigo as marcas de homens que as diminuíram, machucaram e tentaram lhes tirar a vontade de viver e ser livre, mas mostra o quão elas são persistentes para se tornarem livres para recomeçar.

A escrita da Paola é incrível, o livro é fluído e a verossimilhança é tanta que em algumas cenas pode lhe causar arrepios, além disso, ela trás um considerável número de personagens secundários o que faz a obra ainda mais enriquecedora. Há também uma grande abordagem psicológica nos personagens principais, relatando os seus sentimentos de maneira bem trabalhada.

Neste livro, que considero um dos favoritos deste ano, sofri e muito nos relatos de relacionamentos abusivos e no racismo, que infelizmente ainda possui reflexos em nossa sociedade. Entretanto, também vi que o amor é capaz de curar feridas, e fazer acreditar e sermos pessoas melhores, e que afinal, todos nós somos livres para recomeçar.

Ana 15/12/2022

Gosto muito da Paola! Amei o primeiro livro, mas esse sinceramente não me cativou em nada. Me deu ressaca literária, muito cansativo e detalhista. Sem contar cenas repentinas na trama.

Ve 15/05/2020

"Fecho os olhos e deixo o peso da realidade cair sobre mim. O sol da manhã aquece a minha pele, o canto dos pássaros alegra meus ouvidos e, mesmo sem vê-las, sinto as ondas do mar trazendo uma enxurrada de possibilidades."

Ingrid 22/12/2021

Livro perfeitamente perfeito, fala sobre igualdade e de sermos julgados por ser nós mesmos, e os personagens são perfeitos, e a história é muito bem elaborada e contada.
A história é passa na França e no Brasil na cidade do Rio de Janeiro, fala sobre uma mulher que sofreu um relacionamento abusivo em uma época onde o homem era sempre o correto e ela teve que aprender a se amar novamente e com a sua força ajudar outras mulheres.

thaissviana 15/04/2022

muito bom, 3 estrelas
Eu comecei esse livro há 5 meses, foi um dos que mais demorei para finalizar na vida. Acho que o principal fator foi a escrita. Ela já tinha me incomodado um pouco em "Volte para mim", mas nesse tornou a leitura absurdamente mais lenta.

Esse livro é muito reflexivo e parece que foi escrito para soar de forma bonita e poética. Em muitos pontos, isso tornou o livro muito arrastado. Acredito que se não houvessem tantas tramas secundárias, a fluidez da história seria quase inexistente.

Acho que a escrita arrastada também tirou, para mim, um pouco do brilho do enredo principal. A história foi maçante em alguns momentos e acabei não conseguindo me conectar com a Anastácia ou com o Benício. Apesar da construção linda dos dois, em muitos momentos, os personagens secundários roubaram a cena. Parecia muito mais interessante acompanhar o Samuel, por exemplo, que era um negro aforriado e conseguiu se formar em direito. O romance entre ele e a Avril também me cativou muito mais, a ponto de desejar que houvesse um livro focado apenas nos dois.

As 3 estrelas foram dadas muito com base na dificuldade que tive para finalizar e me envolver com essa leitura. Mas a história com certeza valeria 5. É nítido o tanto de pesquisa que a Paola fez para escrever esse livro e toda a dedicação dela está refletida na perfeição como essa história foi construída, sem deixar pontas soltas ou tornar o enredo confuso. Em vários momentos, consegui, inclusive, reconhecer a essência da Paola que conheci por meio do booktube.

Enfim, essa história é belíssima e muito rica em termos de questões sociais, história do Brasil e construção de personagem, só a escrita que não combina muito comigo.

Vanessa.Moreira 29/03/2022

Sensacional
O tempo inteiro diante de uma leitura extremamente densa, mas nunca entediante, posso enfim dizer: Amei o trabalho da autora, Paola, por todas as vezes em que abordou assuntos que são tão importantes e de uma forma tão linda! ?

Só percebi a ausência de momentos ?pimentinhas? rs ?

Leiam, vocês irão se apaixonar. ??

Mari.Butrico 13/01/2023

Romance de época
Quando você acha que tudo está perdido somente utilize sua inteligência para dar tudo certo, com as pessoas certas ??

Lisaclarck 14/05/2021

Recomeços
- Livre para Recomeçar - Paola Aleksandra

Anastácia é uma jovem mulher que em sua primeira temporada social se casou com o Conde de Vienne, achou que teria uma vida feliz e realizada na França, mas os primeiros meses de casamento revelaram um marido abusivo, agressivo e violento. Em um dos poucos dias de liberdade, Anastácia descobre as intenções ilícitas de negócios no Brasil do Conde e acaba por ser internada no hospício para alienados do Rio de Janeiro pelo próprio marido. Passados três anos de sua internação, ela terá de descobrir como recomeçar, quem ela é e os desejos do seu coração.

Benício de Sá é o Bastardo do Café, cresceu em uma fazenda de Café sendo oprimido pelo pai, o Barão do Café, e desconhecendo as origens de sua mãe. Seu meio irmão, Samuel, é um advogado, filho de uma escrava, que luta diariamente contra o racismo e a escravidão. Juntos, os irmãos construíram uma empreiteira para mudarem seus futuros, de vários outros ex-escravos e para se libertarem da herança escravocrata do Barão.

Anastácia e Benício irão se encontrar em um momento de recomeço. Em uma época marcada pelo machismo e o racismo eles irão se unir em um propósito, o de construir um mundo melhor.

O que eu mais amei no livro é o fato de ser um romance de época que se passa no Brasil! Além de possuir várias referências históricas, há também referência a locais e pessoas e isso nos faz conectar com a história. Os personagens são muito cativantes e nos envolvem com seu otimismo e força, inclusive a construção do relacionamento dos personagens foi muito bonita e delicada por haver traumas do passado que os dois precisavam superar. Além do mais a autora trata de assuntos muito importantes no livro, como o machismo, a escravidão, a definição de loucura, de lar, a importância das amizades e do autoconhecimento.

A narrativa é bem fluida, o único motivo de não dar 5 estrelas para o livro foi a repetição de algumas ideias e o detalhamento exagerado, penso que poderia ter umas 100 páginas a menos. Apesar disso, recomendo essa leitura inspiradora e emocionante que nos faz refletir sobre a nossa sociedade e como podemos mudá-la com pequenas ações.

Quem já leu o livro? Arraste para o lado para ver os quotes mais marcantes. Beijoss

Lika.Tanaka 01/10/2021

Achei bem difícil terminar esse livro, demorei um tempão pra finalizar ele. Não gosto de livros em que a escrita é mto floreada. Adoro a autora, mas esse livro não funcionou pra mim. Desculpa