Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

Duda 24/11/2019

É bem claro o estudo da autora por trás da escrita, ela realmente teve um cuidado com o contexto histórico, mas senti que as soluções para o problema da personagem pareceram facéis se comparado à realidade para uma mulher daquela época. Outra coisa que me incomodou foi a escrita prolixa, em vários momentos senti que a autora queria deixar frases de efeito na história em pontos que não cabia.

Leticia2513 24/05/2021

Com certeza Livre para recomeçar entrará nos meus livros favoritos.
Fiquei encantada pela construção dos personagens e onde a história foi retratada, no Rio de Janeiro (foi o que fez tudo ser tão incrível, a questão da escravidão, do café e afins).
Anastacia evoluiu demais, se mostrou ser uma mulher forte e independente, assim como todas as outras mulheres da história, que sinceramente foram essenciais e perfeitas.
Se eu for falar sobre cada um dos personagens que eu amei ficarei uma hora escrevendo...
Então resumindo: apenas leiam, é perfeito e não irão se arrepender!!

anaclvtt 07/11/2023

Um romance beeeem descritivo, imagens, sensações dos personagens, e etc.. achei um pouco água com açúcar, tem sua beleza claro? mas para mim que não gosto tanto de livros muito melosos, ficou um pouco difícil de ler certas partes, até demorei horrores pra conseguir acabar

roberta | @robertabooks 12/08/2023

Anastácia teve um casamento péssimo, sofrido, com um marido violento em uma sociedade que subjugou ela o tempo todo, a ponto dela ser internada em um hospício por ser considerada "louca". Anos depois, livre do hospício, do casamento e em um país totalmente novo, ela tenta recomeçar sua história. Benício é um bastardo, filho ilegítimo de um barão do café conhecidamente como alguém ruim e a vida toda tentou se ver livre do seu passado e da família a qual pertence. Mesmo após anos longe do seu pai e tendo construído uma vida nova para si, o passado continua voltando para o presente dele e ameaçando seu futuro.

O livro é, como diz o próprio título, uma história sobre recomeços. A história é boa, os personagens são interessantes, tinha tudo para ser um livro maravilhoso, mas não foi. Gostei de conhecer os personagens, que a história se passa no Brasil império, até os personagens secundários são ótimos, mas a escrita da autora me incomodou o tempo todo.

Não sei se era o objetivo da autora ou se ela realmente escreve assim, mas achei a escrita muito florada, muito poética para o meu gosto. As conversas não pareciam naturais, os pensamentos eram muito filosóficos, o tempo parecia que eu estava lendo um compilado de frases de efeito, com lições de moral prontas para serem lidas.

Achei algumas cenas bem enroladas e alguns acontecimentos bem óbvios, mas no geral, é um bom livro. Não é uma história que me marcou, mas foi ótimo para conhecer a escrita da autora, uma vez que já li tantas recomendações dela em seu canal no Youtube.

liaramoss 15/06/2020

bom
é um livro bom, mas os capítulos são bem longos e isso é meio cansativo. com certeza ?volte para mim? ainda é o melhor livro da paola, mas nesse ela não decepcionou e fez algo bem do jeitinho dela e que no final tem uma mensagem incrível.

moscanatella 12/10/2020

Eu amei dms a escrita da Pah! O livro tem uma história linda e não foca só no amor entre o casal mas o amor próprio da Anastácia. Ver ela superar o passado e perceber o quão incrível ela é deixou meu coração quentinho. O livro retrata a união das mulheres e o quão poderosa ela pode ser. Vários temas são abordados e tem sua importância na trama e fazem com que o livro seja ainda melhor. Benício é um mocinho digno de novela e também tem suas próprias lutas. E mais uma pequena observação: foi só eu que fiquei querendo um livro contando a história da Avril e do Samuel?
Maria1524 24/10/2020minha estante
Concordo, casal injustiçado que precisa de um livro só com a história deles.

Iara.Antunes 20/03/2023

Livre para recomeçar é uma carta aberta as pessoas que precisam superar seus medos, suas dores e traumas.

Aqui acompanhando vários personagens tentando recomeçar e quebrar paradigmas sociais. Lutando por liberdade, para sua voz seja ouvida, para mudar ciclos e ideia criadas por pessoa que não querem melhor dos outros, por igualdade entre tantos outros pontos que autora aborda.

A base disso tudo é amor por si próprio, por uma causa, por um ideal e por ouvir as vozes que muitas vezes são caladas por uma sociedade preconceituosa e que não mudar padrões sociais.

Mirella | @readingmirella 31/05/2023

Minha sensação durante toda a leitura é que o livro parecia ter o enredo de uma novela das seis. e tirando o final (que achei meio errrrr) o restante do livro é bem agradável, dá para ver que rolou bastante pesquisa. o romance foi meio sei lá, mas definitivamente não é o pior do ano.

Janis 20/01/2021

Essa leitura foi libertadora em tantos sentidos, que quando terminei fui tomada por um sentimento de paz. Apesar de ter um romance entre os personagens principais, ele não é o foco do livro. O foco é a luta, tanto da mocinha quanto do mocinho, e ambas me cativaram. O Brasil como cenário tornou tudo ainda mais envolvente, por que estamos muito acostumados a ler romances de época que se passam na Europa. Adoraria ver esse livro nas telas do cinema. Com certeza me trouxe muitas lições de autoestima e amor próprio, além de me divertir e distrair do caos da pandemia. Preciso agradecer a autora por escrevê-lo.

Aliel 09/07/2020

Já no inicio vemos o salto da autora em relação a escrita, Paola conseguiu me conquistar mais uma vez, o pano de fundo, as dificuldade, tudo influenciou e se encaixou perfeitamente no fim.
Livre para recomeçar vai ficar marcado na minha memória por ser tão complexo e ao mesmo tempo tão simples, Anastácia fez as próprias regras e o próprio futuro enfrentando os demônios do passado, uma mulher incrível sem dúvidas.

Marília 21/08/2021

Já sigo a Paola e adoro as suas indicações de leitura, mas esse foi o primeiro livro dela que li. Anastácia nos emociona e encanta. Já Benício nos conquista de cara com seu sorriso e carisma. Todos os personagens secundários são marcantes e roubam a cena sempre que cada um aparece. Essa é uma história de superação, uma jornada de autoconhecimento. A narrativa é intensa, ao mesmo tempo que traz um romance leve capaz de aquecer o coração.

Gabi742 10/05/2021

Prefiro os outros da autora
Começo essa resenha dizendo que amo a Paola e amo Livre para recomeçar e O roubo, são dois livros perfeitos demais. Quando peguei esse aqui para ler, minhas expectativas estavam altíssimas, mas foi uma pena que não foram atingidas.

Esse foi o tipo de livro que eu não consegui me conectar, seja com a narrativa quanto com os personagens. A mocinha, Anastácia, é muitíssimo forte, mas eu não consegui me conectar com ela. Benicio é um mocinho muito fofo, mas também não senti nada. A junção com isso é previsível, não foi para mim o casal. Achei que também foi um pouco rápido, ainda mais com tudo que Anastácia viveu.

A ambientação é incrível, os cenários descritos pela Paola são para se encantar mesmo. Mas quando olho para um todo, não acho que tenha sido uma boa leitura para mim, eu esperava mais do livro.

Vih @quemevclivro 28/11/2020

Nadando contra maré
Sabe aquele sentimento de tristeza?! Eu tô sentindo isso agora, fico até constrangida por depois de ter lido tantas resenhas positivas, assumir que esse livro não conversou uma linha com meu coração. A impressão que eu tenho é que tudo tá acontecendo ao mesmo tempo em que nada acontece, e fica só chovendo no molhado em muitas situações. Apesar dessa experiência desastrosa eu acredito q os livro tem alguns pontos positivos:
É preciso reconhecer o belíssimo trabalho histórico de pesquisa.
Tem uma protagonista Girl Power.
É de uma sutileza que chega a ser fofo.
Tem a construção de personagens fortes.
E eu ainda acho q a autora tem tudo pra ser a Brittainy Cherry brasileira.

Amandinha e os livros 30/10/2020

Por que favoritei?
Sempre gostei de deixar bem claro que uma das coisas que mais gosto é a representividade de mulheres fortes e lutadoras, que buscam suas conquistas com unhas e dentes. Em Livre para recomeçar temos a estória marcante e triste de Anastácia, com um casamento violento e julgada pela sociedade como louca, passa um bom tempo em um hospício. Durante esse processo ela tem suas baixas, mas com uma descoberta ela começa a viver uma nova história.
Por ser uma estória que considerei pesada no início, demorei um pouco para lê-lo, mas isso não atrapalhou em nada o meu envolvimento com o livro. É lindo ver o crescimento da personagem, o amor que ela cria por si mesma e sem contar nas ações que ela toma para poder ajudar outras mulheres que sofrem diversos abusos e precisam de um socorro. Desde o começo ela tem seus obstáculos, mas com uma fé de mover montanhas ela se sobressai a todos eles.
Outro ponto que me fez cair de amores por esse livro é o romance construído por Anastácia e Benício, que sentem uma conexão desde do início da estória, eles lutaram contra o tempo, conflitos pessoais e decepções, mas não deixaram em nenhum momento o amor esfriar, ao contrário, o amor só prevaleceu.
Queria poder dizer muito mais sobre esse livro, mas nada será comparado ao poder de você próprio experimentar e se aventurar nesse romance construído por @paola, pude aprender mais sobre o poder que tem o amor em si próprio e ao próximo.