Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

Ana Paula FZ1 31/03/2021

Primeiro quero falar a parte boa de ter lido esse livro. Eu fiquei impressionada e muito feliz com o crescimento da Paola como escritora. É impressionante como a gente percebe que foi feito um incrível trabalho de pesquisa, de estudo pra saber exatamente sobre o que ela estava escrevendo.

Anastácia é uma personagem que sofre tanto, mas não é só o sofrimento dela que impressiona. A pesquisa que a Paola fez pra descrever os momentos dela enquanto interna do hospital psiquiátrico, depois, na sua ida pra fazenda, como tudo funcionava, isso me deixou cm cada vez mais vontade de ler e saber o que seria dessa personagem que num primeiro momento parece fraca e reclusa, mas que depois se torna uma mulher forte e inspiradora

Ai vem a parte que não gostei. E, por incrível que pareça, foi justamente a mesma coisa que gostei. O fato de tudo ser tão detalhado, tão bem descrito deixou o livro muitas vezes arrastado e cansativo. Só consegui fazer o livro fluir bem pra mim depois da página 200 e isso me deixava meio frustrada porque eu queria que as coisas acontecessem logo.

Mas enfim, foi uma belíssima leitura, que me fez querer unir cada vez mais Anastácia e Benício. Sentir felicidade pelo sucesso do Abrigo na Fazenda e principalmente torcer a cada novo capítulo pra nova vida de Anastácia ser tão incrível quanto ela merece ter, porque ter aquele marido que ela tinha, aquele sócio canalha dele, ninguém merece

Adorei a historia do Samuel e da Avril, apesar de ter achado que ficou corrido o final, e que talvez merecia uma historia um pouco mais aprofundada.

De maneira geral foi um historia linda de conhecimento, reconhecimento, aprendizado, perdão e vida. Viver vale mais do que qualquer coisa, e viver com amor então... nem se fala

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Priih 26/04/2020

Aquece o coração!
Como marca registrada da Pah, é uma história que aquece o coração. Apesar de achar a história um pouco cansativa em certos pontos, a mensagem final é linda!

tici 09/07/2021

O enredo desse livro é ótimo e a escrita da Paola é super imersiva, além de ter um desenvolvimento incrível das relações e dos personagens. Adorei como esse livro aborda e conecta a gente com as diferentes histórias e pesares, mas eu percebi um forte caráter repetitivo, tando em alguns termos específicos tipo ?maculada? como em parágrafos muitos descritivos que reafirmam a mesma informação várias vezes, tornando a narrativa um pouco lenta e meio cíclica.
larissa3433 09/07/2021minha estante
Amg vc é mto chic usando termos chics

tici 09/07/2021minha estante
KKKKKKKKKKK ??

Lanny 03/09/2023

O livro tem um lado histórico bem rico e dá pra se perceber que a autora realmente pesquisou bastante. Mas não me conectei com a história a escrita da autora não me agradou, teve muitos diálogos maçantes e em quase todo capítulo ela voltava ao mesmo ponto, parecia que eu estava dando voltas de círculos. Enfim é um livro bom, mas não incrível.

Danny Sousa 10/04/2021

História fraca...
Demorei mais pra terminar de ler esse livro do que quando li livros muito maiores, pelo simples fato que a leitura desse livro é arrastada, lenta, enfadonha, chata e sem nada interessante que te prenda.
O romance não é bom, personagens chatos forçando profundidade que não existe e que são deixadas de lado quando é conveniente para a autora.
O arco final poderia ser mais bem desenvolvido, mas tudo é resolvido rápido e sem nenhum aprofundamento. Os casais secundários são chatos e mal desenvolvidos. Tudo é muito esquecível e assim que eu terminava de ler uma palavra, já esquecia tudo de tão chato que era.
Essa história não acrescentou em nada na minha vida, muito menos serviu de distração. Eu preferia estar fazendo qualquer coisa, arranjava qualquer desculpa só para deixar esse livro de lado.
Uma decepção, pois adoro a autora. Tenho fé que ela melhore sua escrita e não fique apenas forçando um tom de clássicos em sua escrita, como se fosse a Jane Austen moderna.
Livro sonífero. Se estiver com insônia, essa dica literária é ótima.

Leticia2513 24/05/2021

Com certeza Livre para recomeçar entrará nos meus livros favoritos.
Fiquei encantada pela construção dos personagens e onde a história foi retratada, no Rio de Janeiro (foi o que fez tudo ser tão incrível, a questão da escravidão, do café e afins).
Anastacia evoluiu demais, se mostrou ser uma mulher forte e independente, assim como todas as outras mulheres da história, que sinceramente foram essenciais e perfeitas.
Se eu for falar sobre cada um dos personagens que eu amei ficarei uma hora escrevendo...
Então resumindo: apenas leiam, é perfeito e não irão se arrepender!!

Nalí 01/04/2020

Razoável
Anastácia teve a infelicidade de casar com Jardel, um homem controlador, manipulador e abusivo, que fazia todos acreditarem que ela sofria de problemas mentais e acabou por interna-la em um manicômio. Anastácia por muito tempo sentiu-se culpada por sua situação, porém estar longe de Jardel, mesmo em um hospício, deu-lhe esperanças de ser livre e ajudar outras mulheres em situações difíceis.
De contra partida temos Benício, um filho bastardo de um cafeicultor escravagista, que quer ficar o mais longe possível do pai e do seu legado. Para isso ele, com seu irmão Samuel que nasceu escravo, assumem o sobrenome De Sá e saem em busca dos seus sonhos, sem usar da influência do pai para isso. Samuel torna-se advogado e Benício arquiteto.
E como você já deve ter deduzido, em algum momento os caminhos de Anastácia e Benício se cruzam, dando início a um romance, que não irei entrar em detalhes para não estragar a experiência de quem ainda não leu.
É notável ao ler, o quanto a autora pesquisou e se esforçou para nos ambientar em um Brasil pré-abolicionista, no final do século XIX. Ela não poupou esforços ao descrever as paisagens e construções da época. Mas infelizmente a história não funcionou pra mim!
Antes de tudo, quero ressaltar que não tenho formação literária e apenas divido aqui minhas opiniões e impressões baseadas em meu gosto pessoal, e não tenho como intuito ofender nem enxovalhar o autor e os leitores que apreciaram a obra. Entretanto, sinto-me do direito e dever dividir com quem nos acompanha as leituras que não foram positivas.
Mas afinal, o que não me agradou? Para começar o romance em si, sabe aquela química que tem entre os personagens que nos faz suspirar e torcer por um final feliz? Eu não senti isso entre os personagens principais. Outro ponto que me deixou desmotivada ao ler, foi o ritmo da história, muito era dito e pouco era feito, então a história demora a acontecer e infelizmente paciência não é meu forte.
Sobre a narrativa, os diálogos são interrompidos por explicações, explanações e pensamentos, que os deixam extensos e cansativos, e sinceramente, por vezes desnecessários, pois repetiam ideias que já haviam sido ditas antes. Por fim, e esse foi o ponto que mais me incomodou, foi que em vários momentos a autora se aprofunda em explicações dos sentimentos, sensações, conclusões, etc., que uma determinada cena causaria, tirando do leitor a oportunidade de chegar às próprias conclusões e sentir-se parte da história.
Claro que há méritos na história como se passar no Brasil, trabalhar a inclusão, trazer mulheres fortes e independentes, ser bem escrito, etc. Mas os pontos que destaque acima, acabaram se sobressaindo e findei a leitura dando 2,5 estrelas no skoob.
Para concluir, volto a dizer que tudo o que foi explanado baseia-se em minhas opiniões pessoais, portanto, ainda indico a leitura do livro, porque para você a experiência pode ser diferente e justamente os pontos que me desagradaram poderão lhe ser aprazíveis.
Cris Marcon 01/04/2020minha estante
Olá Nalí tudo bem? Queria alguém para conversar sobre este livro pois eu me decepcione tanto, me sinto até mal de falar. Achei tão enrolado, praticamente nenhuma personagem me cativou. Vc conseguiu ler até o final? Bjo

Nalí 01/04/2020minha estante
Oi Cris, eu cheguei ao final sim... Mas também me senti bem decepcionada. Infelizmente o romance é muito água com açúcar e não tem química nenhuma.

Cris Marcon 01/04/2020minha estante
Sim, concordo 100%. Eu confesso que li até o Cap 19 e aí pulei para os capítulos finais. Mas não entendi o que era o mistério, que aprontou aquela cesta de morangos, chocolate, vinho na locomotiva, e mudou o local que ela guardava o testamento do Jardel... Qual foi a explicação pra aquilo? Achei tão sem sentido... E tudo fazia ela chorar, aff, me irritei ?.

Nalí 02/04/2020minha estante
Lembra do comparsa do Jardel, o Pierce? Era ele, tentando deixar ela instável, para que ela achasse que o fantasma do marido estava atormentando ou que ele ainda estivesse vivo, e poder colocar ela de volta no hospício para ficar com as propriedades que ela herdara. Cheguei desejar um plot, tipo o Conde ter simulado a própria morte e querer dominar ela por traz dos panos, algo assim... mas não era só o sócio dele sendo ganancioso. Dai ele entra com uma ação contra ela para contestar o testamento fazendo todos acreditar que era louca, e daí neh, começou a tirar soluções da cartola, colocando a princesa Isabel e dom Pedro II no rolo... ai ai, decepcionante.

Cris Marcon 02/04/2020minha estante
Afff sério isso Nalí? Mas que enredo bobo! Mesmo sem ter lido tudo, sabia que o Pierce ia voltar porque tinha que ter algum personagem do mal na estória né! Eu fiquei na mesma que vc, torcendo por um plot mas imaginei que não ia aparecer nada de mais

Cris Marcon 02/04/2020minha estante
Eu terminei um livro tão maravilhoso no fim de semana, que conta a história do Brasil da forma mais incrível que imaginei. Se chama a mãe da mãe de sua mae e suas filhas... O nome é enorme mas olha, como valeu a pena! Tirando uma coisinha aqui é outra ali, achei perfeito!

Nalí 07/04/2020minha estante
Oi Cris, sério sim! Também fiquei bem desapontada com o desfecho... Não conheço esse livro, mas se é bom vou procurar ele pra ler! Desculpa a demora pra responder, mas não recebo notificação de comentários... Se quiser pode me mandar mensagens, pq lá notifica ??

Duda 24/11/2019

É bem claro o estudo da autora por trás da escrita, ela realmente teve um cuidado com o contexto histórico, mas senti que as soluções para o problema da personagem pareceram facéis se comparado à realidade para uma mulher daquela época. Outra coisa que me incomodou foi a escrita prolixa, em vários momentos senti que a autora queria deixar frases de efeito na história em pontos que não cabia.

anaclvtt 07/11/2023

Um romance beeeem descritivo, imagens, sensações dos personagens, e etc.. achei um pouco água com açúcar, tem sua beleza claro? mas para mim que não gosto tanto de livros muito melosos, ficou um pouco difícil de ler certas partes, até demorei horrores pra conseguir acabar

Renata 29/03/2021

a Paola mais uma vez me surpreendeu muito com a escrita dela. Esse livro trata tantos assuntos pesados que eu nem sei como comentar.
Eu achei muito incrível o jeito que todas as mulheres se apoiaram, tanto para ajudar a Anastácia, quanto para fazerem suas vozes serem ouvidas em meio à sociedade. Traumas, relacionamento abusivo, preconceito e escravidão são apenas alguns dos assuntos tratados nesse livro e que me emocionaram demais. Além de tudo isso, a história se passar no Brasil e mostrar tanto da nossa cultura mas ao mesmo tempo mostrar como era no passado, no tempo do império no nosso próprio país é muito impressionante.
Por mais que tenha sido um livro muito emocionante e com assuntos muito impactantes, foi um livro que com certeza me ensinou muito, principalmente ao ver a Anastácia lutar tanto após tudo o que ela passou, após carregar na pele a dor do passado, se reencontrar no mundo, se colocar em primeiro lugar e além disso ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo foi muito inspirador.

roberta | @robertabooks 12/08/2023

Anastácia teve um casamento péssimo, sofrido, com um marido violento em uma sociedade que subjugou ela o tempo todo, a ponto dela ser internada em um hospício por ser considerada "louca". Anos depois, livre do hospício, do casamento e em um país totalmente novo, ela tenta recomeçar sua história. Benício é um bastardo, filho ilegítimo de um barão do café conhecidamente como alguém ruim e a vida toda tentou se ver livre do seu passado e da família a qual pertence. Mesmo após anos longe do seu pai e tendo construído uma vida nova para si, o passado continua voltando para o presente dele e ameaçando seu futuro.

O livro é, como diz o próprio título, uma história sobre recomeços. A história é boa, os personagens são interessantes, tinha tudo para ser um livro maravilhoso, mas não foi. Gostei de conhecer os personagens, que a história se passa no Brasil império, até os personagens secundários são ótimos, mas a escrita da autora me incomodou o tempo todo.

Não sei se era o objetivo da autora ou se ela realmente escreve assim, mas achei a escrita muito florada, muito poética para o meu gosto. As conversas não pareciam naturais, os pensamentos eram muito filosóficos, o tempo parecia que eu estava lendo um compilado de frases de efeito, com lições de moral prontas para serem lidas.

Achei algumas cenas bem enroladas e alguns acontecimentos bem óbvios, mas no geral, é um bom livro. Não é uma história que me marcou, mas foi ótimo para conhecer a escrita da autora, uma vez que já li tantas recomendações dela em seu canal no Youtube.

Luisa.Beatriz 29/07/2020

Lindo, reconfortante e sensível, livre para recomeçar é uma história de superação e de encontrar paz em si próprio.