Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Lauraa Machado 31/03/2022

Aled incrível
Depois de ler todos os livros da autora, cheguei a conclusão de que ou você ama o estilo de escrita dela, ou nunca vai gostar. Ela tem um jeito bem característico, um pouco esquisito e único de narrar suas histórias, que funciona muito bem para mim, mas que eu super entendo quando não funciona para todo mundo.

Confesso que estava animada para ler esse livro principalmente porque eu adoro o Aled em Heartstopper e queria uma história de romance para ele. Infelizmente, o foco desse livro é outro, ainda que seja muito bom, e senti falta de um romance mais focado. Alice escreve romance tão bem, mas quase nunca tem em seus livros.

Ainda assim, gostei demais de ver a história do Aled e da Frances, mesmo que ela, a narradora, não seja tão importante na história. O final foi ótimo, cheio de emoções diferentes como em todos os livros da Alice, e me deixou bem feliz!

A única coisa que eu não gostei e não conseguiu me conquistar foi o podcast, Universe City. Achei bizarro, indefinido e abstrato demais. Não é para mim. Mas só relevei para poder curtir o resto da história!

Acho que, se você tiver gostado de outro livro da Alice (além de Heartstopper), há grandes chances de gostar de praticamente todos. Se não, se descobrir que o estilo dela não é para você, nenhum deve funcionar! Tem que descobrir se seu gosto bate só!

Lara 24/04/2022

"Olá. Espero que alguém esteja ouvindo"
Rádio Silêncio traz a história de Aled (um amigo de Charlie que aparece um pouquinho em heartstopper) e Frances, dois adolescentes que moram na mesma rua há anos, mas que nunca tinham se falado. A história é contada em primeira pessoa por Frances e ela é uma protagonista sensacional. Acho que uma das melhores coisas nas obras de Alice Oseman é a forma como ela constrói os personagens, fazendo com que eles sejam muito verdadeiros. Eles erram, eles acertam, eles têm dúvidas. Você se vê neles, se reconhece naquelas páginas. A amizade de Aled e Frances é uma das mais lindas que eu já li. O amor entre duas pessoas que se encontram da forma como eles se encontraram é, pra mim, muito mais forte do que qulaquer amor romântico e foi lindo ver isso ser abordado num livro. Além da amizade deles, amei como o livro aborda a questão da cobrança pra se entrar numa universidade e o quanto isso afeta a nossa vida e, muitas vezes, nossa saúde mental (o livro têm alguns gatilhos). Apesar do tom melancólico de algumas partes, é uma leitura que, principalmente, aquece seu coração. Esse é um livro sobre encontros: com o outro e principalmente, consigo mesmo. É um livro sobre encontrar sua voz e se fazer ouvir no mundo. A habilidade de Alice em contar histórias é sensacional. Foi uma ótima leitura, recomendo demais.

Goulart 13/02/2022

vamos lá...
Comecei a ler esse livro por causa de uma leitura conjunta do GF, então a culpa é dele por me deixar totalmente apaixonada nessa história, é incrível. Achei que ia ser sobre romance, mas não é o foco nem de longe, o foco é aceitação, amor, família e acima de tudo amizade. Os personagens são muito bem desenvolvidos, eles vão crescendo, você vai vendo eles se tornarem aquilo que são no final do livro, e você quer ver porque tá muito entretida na vida deles. Senti muitas coisas lendo e eu devorei ele, a única coisa que eu queria mais desenvolvimento é o fato de encontrar a carrys, o grande lema do livro é esse, a irmã que sumiu, a amiga que sumiu, e aí você vai entendendo que ela não sumiu e sim fugiu, mas consegue ser encontrada facilmente, não gostei muito disso mas não deixa a história nem 1% ruim, continua incrivel.
Gonçalez_ 13/02/2022minha estante
O GF >>>>>>>>>

Goulart 13/02/2022minha estante
tudo pra mim

dona cida 16/08/2022

Aled Last, eu te daria o mundo todinho!
Eu já sabia que iria gostar do livro, mas ele acabou por superar todas as minhas expectativas. Desde os primeiros capítulos a escrita foi algo que me fez sentir um conforto familiar (aquele tipo de leitura que te dá a sensação de casa).

Aled é um personagem muito especial e ainda me vejo querendo chorar pensando nele, e no quão injusto é alguém tão precioso ter de lidar com o mundo grosseiro. Isso mesmo, eu estou apaixonada por (mais um) personagem fictício.

anna 12/01/2023

livro bom! as vezes a leitura foi bastante monótona e apesar de ser um livro bom, não tem reviravoltas ou um plot twist, não tem muita emoção e acaba que a partir do meio do livro você já sabe tudo que vai acontecer e isso cansa, mas mesmo assim bom!
Ezequias 12/01/2023minha estante
É um livro adolescente e não um livro do Stephen king

Luisa.leituras 09/10/2023

Não tem melhor que esse
Acho muito difícil outro livro da Alice superar esse aqui, rádio silêncio tem muita autenticidade e amor
lvsohbit 09/10/2023minha estante
esse livro é tudo

laurawa 28/12/2022

obrigada por tudo alice oseman.
a narrativa é bem atual e dá pra se identificar facilmente com os personagens. ótimo pra sair da resseca literária, mesmo o livro sendo grande os capítulos são curtinhos e eu adoro isso.
é um livro mais juvenil bobinho mas que fala de assuntos muito importantes.

ps: última leitura do ano ? to muito feliz que consegui ler todos os livro que propus, pra quem não lia nada isso significa muito pra mim!! ano que vem tem muito mais. ??
Nanelu 28/12/2022minha estante
hablou mto amiga!!! parabéns pela conquista

laurawa 28/12/2022minha estante
obrigada anjo!

A tal da cria bookstan 13/07/2023

Olá espero que alguém esteja ouvindo
Uma das mensagens do livro é sobre ser você mesmo.
Imagina estar com alguém que faça você se sentir envergonhada em relação às coisas esquisitas que você faz?
Pois é, cantar músicas sem contexto ou usar sapatos diferentões podem ser coisas maneiras sim.

flav 23/04/2022

eu não sei dizer como me sinto em relação a esse livro, é bom mas em alguns momentos os personagens agem de um jeito tão ???

Luiza 08/02/2022

Definitivamente é um livro singular e, talvez por isso, me incomodou um pouco. O estilo de escrita parece um pouco um fluxo de consciência (mas não de um jeito parecido com a escrita da Virgínia woolf) e por muitas vezes me deixou meio confusa. Os personagens não são perfeitos, tem falhas normais para a idade e são bem verossímeis. O desenvolvimento da história deixa a desejar em alguns nichos da história, mas não é péssimo. Por fim, a representatividade é incrível e super natural. Foi uma boa leitura ?

Urso 07/02/2022

Espero que alguém esteja me ouvindo..
Não sei nem por onde começar, não sei realmente o que dizer sobre Rádio Silêncio.

É só que eu amei, amei muito mesmo, eu li em uma leitura conjunta com um amigo e cara nós dois choramos e amamos esse livro. É perfeito. O primeiro contato que tive com a autora foi com Heartstopper e eu não fazia idéia que Rádio era dela. E eu agora quero ler todos os livros dela porque é simplesmente genial tudo que ela escreve, é lindo e te envolve de um jeito maravilhoso, você só quer terminar e saber tudo o mais rápido possível.

Rádio Silêncio me tirou do chão, me fez chorar e me deu um abraço muito bom no final.

Frances e Aled eu amo vocês.
Sirius 07/02/2022minha estante
Alice Oseman é incrível

Urso 08/02/2022minha estante
Perfeita demais

Sofi 05/10/2021

Uma caixa de surpresas
Olá. Espero que alguém esteja ouvindo...

Eu realmente não imaginava isso . Esse livro me representou de várias forma desde o Daniel até a Frances , o enredo é suave e a leitura é tão gostosa que vc nem sente que o livro está passando .
Esse livro tem representatividade porém não se engane não é um livro de romance e o enfoque principal não é as relações românticas. Na verdade o livro fala sobre pressões psicológicas, responsabilidades , influencias dos pais em nossas vida e PRINCIPALMENTE como ser você, como ser ouvido e como achar o seu canto no mundo .
goodlucklara 05/10/2021minha estante
esse livro é perfeitooo

lulu191 20/07/2022

top livros para ler no ensino medio
pra mim, essa leitura foi única. me identifiquei muiiito com os personagens, por ter a mesma idade e passar por situações parecidas. acho realmente incrível como a Alice Oseman consegue escrever sobre temas difíceis e pesados de forma tão assertiva.

só não foi 5? pq achei o final um pouco apressado, mas o desenvolvimento do livro e dos personagens me ganhou completamente

tem bastante representatividade e uma das amizades mais lindas que eu já li

"Fico me perguntando... se ninguém está ouvindo a minha voz, estou fazendo algum som?"

Jamilly 18/12/2022minha estante
Esse livro é perfeito!

Jão... 23/07/2022

"Espero que alguém esteja ouvindo.",
Hum, esse livro foi simplesmente perfeito! Cada minuto gasto nele, valeu muito a pena. Recomendaria muito, tanto para a primeira leitura quanto a última......
Muito fácil de ler.
Esse livro, mostra sobre a relação de Frances e Aled. E seus problemas.
Além de ser perceptível gatilhos, como Mommy isues, Depressão e etc.
Apresentou um plot que eu não esperava. Além do final ser perfeito!! Tivemos um final feliz pelo menos. tive várias partes que desabei de chorar......

SIMPLESMENTE, LEIAM!!

.......Aviso de Spoiler ????

......Outro aviso!??

Sobre o plot que eu disse anteriormente, era sobre ê "February Friday", uma pessoas que não conhecíamos, foi jogado a nós que seria Daniel, ou alguém que "Rádio" estivesse apaixonado. Mas era sua irmã, e o motivo disso foi muito perfeito!

Carol
Realmente, não sabia oque esperar dela. Porque vi algumas artes de Alice, parecia até aí ser uma pessoa "inofensiva", mas aquela carinha fofa, está estampada a cara do diab*
TODA VEZ, EU PENSAVA QUE NÃO PODIA PIORAR, E ADVINHA, PIORAVA. A pior parte, sem dúvidas foi ela ter sacrificado o Brian, te odeio Carol!

E apesar de tudo, amei o livro, de como foi explicado a demissexualidade de Aled, não pareceu algo forçado.
Simplesmente incrível
LEIAM!!!