A Seca

A Seca Jane Harper

Resenhas - A Seca

Lele 29/12/2020

Foi e não foi...
Então pessoal, este livro entrou na lista de leitura logo que vi seu lançamento. E pra melhorar,uma amiga me presenteou com ele e de cara comecei a ler. Confesso que parei a leitura diversas vezes pq não me senti envolvida com os personagens. até me interessei pelo Falk e o caso de Ellie, mas o resto da trama não prendeu como eu imaginei que fosse acontecer. O final do livro é inteligente, gostei do desenrolar sobre os assassinatos,mas não surpreendeu. As últimas páginas são emocionantes,mais voltado pro caso de Ellie.

?Falk sentiu uma compreensão fria invadir alguma parte de seu peito. Ela sabia. Não ficou realmente surpreso.?

Larissa Guimarães 11/04/2021

O enredo no geral é bom! Mas achei um livro arrastado e senti vontade de abandona-lo... Me perdi várias vezes no meio da história. Eu esperava mais!

Susan.Kate 16/11/2021

A narrativa, em terceira pessoa, é extremamente envolvente e capaz de transmistir toda a angústia da situação. De um lado temos um assassinato brutal de Luke Hadler, sua esposa Karen e seu filho de apenas seis anos. A única sobrevivente é a filha mais nova do casal, que foi encontrada na cena do crime, mas, por ser apenas uma bebê, nada pode relatar sobre a brutalidade vivenciada. O problema é que justamente Luke é o principal suspeito de ter assassinado a família e depois ter se matado.

De outro lado, temos a situação econômica da cidade que sofre ante a escassez de recursos, dada a seca que já dura 2 anos. A descrição da situação vivida na cidade é tão detalhada, que eu passei o livro inteiro sentindo o calor e o desespero que os personagens passam.

Além da trama principal, existe um segundo plot relacionado a eventos ocorridos na juventude do policial, que na verdade estava na cidade apenas para o funeral, já que Luke era um amigo de infância que ele havia perdido contato cerca de 20 anos antes. E esse é um dos motivos que faz ele decidir por auxiliar a polícia local a investigar o caso (já que ele não atua como policial naquela região).

Esse segundo plot acaba revelando muito da história do policial e me deu a pista (agora confirmada) de que a autora tinha intenção de fazer uma sequência de livros sobre ele: Em setembro/2021, a editora Morro Branco lançou o segundo livro da autora entitulado “Força da Natureza” (que eu já to ansiosa para ler).

🔖Eu, escolada em Agatha Christie que sou, descobri a pessoa responsável pelas mortes algumas páginas antes da revelação. Mas a motivação e o modus operandi foram tão bem construídos e apresentados, que eu fiquei igualmente surpresa ao final do livro.

Jaque - Achei o Livro 14/07/2020

Se esse ainda é o primeiro livro da autora, imagino como serão os próximos!
A Seca é o primeiro livro da autora Jane Harper e já teve seus direitos cinematográficos adquiridos pela produtora da Reese Whiterspoon, o que me deixa mais feliz ainda pois enquanto eu lia, já imaginava o quanto ficaria incrível essa trama adaptada.

Os jovens Luke, Aaron, Ellie e Gretchen vivem na pequena cidade de Kiewarra, no interior da Austrália e estão sempre juntos, até que uma tragédia os separa. Aaron então é forçado a sair da cidade com seu pai e nunca mais retorna.
Vinte anos depois Aaron volta à cidadezinha para o funeral do amigo que matou a família e se suicidou. À pedido dos pais de Luke, Aaron que agora é agente federal, fica um tempo a mais para provar à todos que Luke não é o responsável por essa tragédia.
Porém não vai ser assim tão fácil. Além de falta de provas, Aaron vai ter que lidar com a animosidade geral da população, deixando bem claro que ele não é bem vindo. Mesmo assim ele começa suas investigações ao lado do sargento Raco, que acabou de assumir a delegacia.
Numa cidade em que não chove há 2 anos, onde toda a população vive à beira do caos com a falta de água e falência, ele vai encontrar todos obstáculos possíveis que dificultem seu trabalho, mas quanto mais ele investiga mais ele percebe que precisa continuar.
A trama será contada em tempos diferentes, no presente sobre o massacre da família Hadler e no passado quando os 4 quatro, ainda com 16 anos, estão vivendo os dramas de cada um até o momento da tragédia.
Será que o crime atual tem ligação com o passado? A dupla de detetives vai suar muito (literalmente) para descobrir evidências num local onde já escolheram seus culpados.

Eu adorei a trama e a escrita da autora. Ainda que na metade ela tenha ficado mais lenta, não desanimou e fiquei cada vez mais curiosa sobre os responsáveis pelos crimes.
A ambientação é perfeita. Cada narrativa do calor escaldante era possível sentir que os moradores estavam no seu limite.
Quanto ao culpado não foi surpresa por quê já o tinha colocado como possível mas não mantive os olhos nele, e as motivações e maneira de agir foram surpreendentes.
É um thriller policial mas que aborda muito das relações familiares, dramas e romance e como as pessoas são capazes de cometer loucuras quando ficam cegas pelas suas ambições.
Recomendo!

site: https://bit.ly/32iToEE
Celina 15/07/2020minha estante
Vai pra lista em 3 2 1

Jaque - Achei o Livro 15/07/2020minha estante
Hehehehe ?

Kaike 23/04/2021

Um thriller bom, mas achei que o final deveria ter um final melhor no caso da Ellie.
Tem um um prólogo muito instigante mostrando uma tragédia grande com uma família.
Ambientação do livro é muito boa, cidadezinha de interior, bem pequena, num deserto, uma região muito seca que não chove a muito tempo.

De início temos Aaron Falk retornando a sua cidade natal, depois de tantos anos, chegando ao funeral de seu amigo e sua família.
Aaron não tem uma reputação boa na cidade, olhares de repulsa voltados para si.
Ele é policial e se interessa nos motivos pelo qual ocorreram tal fato. Resolve então se juntar com o policial da região para investigar um pouco mais o caso, pois a policia da região se dá por encerrado o caso.

Ele vai achando que um caso que ocorreu 20 anos atrás, que ocorreu quando ele ainda era adolescente e residia na cidade, tem ligação com a morte do seu amigo.
O enredo mais fazendo você desconfiar de todos, de todas que essas pessoas têm ligações com as vitimas e vai deixando você se levar pela onda do Aaron. Mas depois você vai vendo que não é bem assim.

A maneira como o livro intercala entre o passado e presente é muito bem feita, trazendo uma experiência agradável com o desenrolar da leitura.

O desfecho do caso da Família Hadler tem um bom final, com todas as pontas amarradas.
Já no caso da Ellie... teve uma finalização um pouco apressada demais, que no fim das contas deixa o leitor um pouco mal ao saber oque realmente aconteceu com ela.
Em suma, a história vale a pena por mais que eu esperava mais do final, e em alguns momentos teve umas partes bem enroladas e desnecessárias que o protagonista fez.

Juliana Mendo 01/04/2021

Aaron Falk #1
Eu gostei bastante da leitura, mais próximo ao final eu descobri o que tinha acontecido, mas confesso que fiquei bem em dúvida se houve ou não assassinato.
Vale a leitura!

Ryan 29/05/2020

Um bom thriller instigante
Durante a leitura de A seca, senti uma sensação de urgência para resolver o caso, e isso dá um gás nos acontecimentos. A relação interpessoal dos personagens é muito intensa e bem explicada no livro. A resolução dos casos me deixou mais ou menos surpreso, considerando o leque de opções. Foi uma leitura que valeu a pena!

Drica Feitosa 14/05/2021

Muito bom!!!
Pra mim só faltou um epílogo para saber como ficaram alguns personagens depois.
Não chove em Kiewarra, Austrália, há dois anos. As tensões na comunidade agrícola tornam-se insuportáveis quando três membros da família Hadler são encontrados mortos em sua propriedade. Todos acham que Luke Hadler matou a esposa e o filho de seis anos de idade e depois cometeu suicídio. Apenas a filha mais nova, ainda bebê, sobrevive.
O policial Aaron Falk retorna à sua cidade natal para os funerais e se vê atraído para a investigação. Enquanto a suspeita paira sobre todos os moradores da cidade, Falk é forçado a confrontar a comunidade que o rejeitou vinte anos atrás. Um segredo que ele pensou estar enterrado há tempos ameaça voltar à tona com a morte de Luke.
Velhas feridas se reabrirão nesta cidade árida.

fernandaugusta 11/05/2021

Perfeito! ?
Que livro! Por isso que tem uma lista de prêmios na folha de rosto. Suspense muito bem elaborado, plot twists de ficar 'o quê?' ?, não tem ponta solta, nada fica sem resposta e o melhor: nada óbvio.

"A Seca" narra eventos acontecidos na cidadezinha australiana de Kiewarra, onde não chove a dois anos. Acompanhamos o retorno de Aaron Falk à cidade depois de 20 anos. Ele só voltou porque seu amigo de infância e adolescência Luke Hadler foi encontrado morto com um tiro de espingarda na cabeça na caçamba da própria caminhonete, aparentemente após matar a esposa e o filho de 6 anos. A única sobrevivente foi a filha bebê do casal.

O problema é que Aaron é uma pária na cidade devido a acontecimentos de 20 anos atrás. Ele, Luke, Gretchen e Ellie Deacon formavam um quarteto de amigos, até que Ellie foi encontrada morta no rio. O pai dela encontrou um bilhete com o nome Falk e a data da morte escrito por Ellie e expulsou Aaron e o pai da cidade, mesmo ele tendo o álibi de estar junto com Luke quando Ellie sumiu.

Mas o pai de Luke sabe que isso é mentira. E pela confiança que depositou em Aaron ao longo dos anos, pede que ele investigue a morte da família de Luke. Estaria ele desesperado por conta da seca? Teria surtado? As mortes atuais teriam conexão com a morte de Ellie?

Vamos até o final para descobrir o que aconteceu em Kiewarra e o desfecho é de tirar o fôlego, até a última página. Perfeito.

Dani Gazaniga 16/05/2021

A seca
Este livro foi realmente um desafio para mim, pois o gênero Thriller não me atrai. Já tinha este livro a mais de um ano, comprei da edição @taglivros, clube da TAG Inéditos, e até então não estava preparada para enfrentar este tipo de leitura, mas eu simplismente amei tudo, a história, os personagens, o enredo, o livro me prendeu do início ao fim e eu fiquei encantada.
A história se passa em um local chamado Kiewarra, onde a partir de indícios de uma morte cruel e sem vestígios de alguns membros de uma família da cidade, começam a ser investigados os suspeitos e os fatores que o levaram a tomar esta atitude tão drástica. O final é o mais impressionante.
Uma leitura maravilhosa, que demorei para tomar coragem de ler, mas que quando comecei, li muito rápido. Quem também não se adapta ao gênero como eu, recomendo iniciar por esta obra.

Júlia | @umgirassolliterario 04/06/2020

Jane Harper do céu, que livro foi esse?
- Jane Harper do céu, que livro foi esse?! Um suspense instigante, que me manteve focada e me fez devorar as 400 páginas, querendo saber de todos os detalhes. Eu amei sua escrita, que às vezes trazia uns flashbacks no meio de diálogos, e mesmo assim você conseguiu deixar tudo homogêneo e fluindo super bem. Já quero ler mais coisas que você escrever. Quando sai o próximo livro? (Sem pressão).
Em Kiewarra, Austrália, não chove há 2 anos. Três pessoas de uma mesma família são encontradas mortas, enquanto o bebê sobreviveu. Um policial retorna à cidade natal para investigar mais do que só essa tragédia. Segredos e tensões na comunidade local envolvem toda a trama.
Infelizmente não ouvi falar sobre esse livro, a não ser por dois booktubers (a Tami e o Leo), que me deixaram super curiosa por esse suspense. A narrativa é super rápida, as descrições dos cenários são incríveis, a resolução do problema é perfeitamente encaixada e tudo se resolve (do jeito que eu amo).
A seca é sobre mais do que só o clima. É sobre o passado, o presente, as relações familiares, as emoções, as amizades, a sociedade e o quanto alguns sentimentos negativos são tão fortes, mas tão fortes, que tiram a vida de outras pessoas, sem você percerber.
"Se eu soubesse, teria feito as coisas de maneira diferente. Agora era tarde demais para isso. Com algumas coisas, a gente tinha de conviver para o resto da vida."
Ficou com vontade de ler? Dê uma chance esse livro. Sei que ele está caro, mas fique de olho nas promoções (foi o que eu fiz).

Magasoares 22/09/2020

Cansativo.
Sabe aquele livro que o final até é surpreendente mas que não te agrada? É esse.

Cris 25/11/2021

A seca
Para quem gosta de livro policial, esse é obrigatório.
Que história maravilhosa, a escrita é muito fluida, cheia de segredos e enigmas a serem desvendados.
Fui fisgada na primeira página e não consegui largar.
Os personagens são muito bem construídos e vão crescendo com o passar da história.
Quando terminar, não fique triste, você pode reencontrar Falk em Força da Natureza que também é um ótimo livro.
Não foi a toa que A Seca virou fenômeno editorial e teve seus direitos vendidos para o cinema.
Para quem gosta de romance policial muito bem escrito,
Recomendo

Silvia França 13/01/2021

Bom livro.
Peguei sem saber nada. Surpreendida por ser um suspense policial, não era o que eu queria no momento, mas a escrita é tão envolvente, que logo nas primeiras páginas, fiquei presa.

Dois crimes.
Um deles, o nome do culpado já havia passado pela minha cabeça. Pessoas livres de qualquer suspeita, sempre são estranhas nessas obras, mas a motivação do crime foi uma surpresa, meio fraca, mas condizente.

Sobre o caso de Ellie. Que triste.
Uma vida triste. Família desajustada.
Não gostei do final, o culpado é encontrado e fim. Eu queria um fechamento na história, com a condenação do assassino.

A seca da natureza e da moral humana.