Tina: Respeito

Tina: Respeito Fefê Torquato

Resenhas - Respeito

Tathi (@Doidosporserieselivros) 29/12/2020

extremamente necessario
Aqui conhecemos Tina em um novo emprego, ela é novata em um jornal e colega de pessoas respeitadas e conhecidas no mundo das notícias.
Só que logo nos primeiros dias ela recebe o aviso dos colegas para tomar cuidado com seu chefe que costuma assediar as mulheres.
Ela segue trabalhando arduamente para se destacar, mas quando um de seus trabalhos chama a atenção do tal chefe ela terá que tomar uma decisão difícil.

Preciso dizer o quanto essa leitura é necessária! Jamais imaginei que encontraria tal nível de questionamentos e realidade nesta trama, mas encontrei e fiquei maravilhada.

Com diálogos perfeitos, Tina fala sobre assédio nas ruas e local de trabalho, empoderamento feminino, e sobre lutar pelos nossos princípios mesmo que pareça impossível.

Ainda podemos ver a representatividade negra e lésbica , e o preconceito disfarçado de piadas machistas e ofensivas.

Tina - Respeito fala toca fundo no leitor, principalmente nas leitoras, pois mostra a verdade e o medo que enfrentamos todos os dias por sermos mulheres, seja para trabalhar, seja para voltar pra casa, é sempre mais perigoso sendo mulher.

Tally 26/12/2020

Perfeito!
Tenho vontade de ler desde que lançou, porém, quando fui comprar, estava esgotado. Ganhei agora no Natal e que presente maravilhoso! Sempre gostei da Tina e gosto ainda mais agora, com esses traços que lhe deram um corpo muito mais real e com a postura que ela adota. Obra mais do que necessária nos tempos atuais e que ainda traz um pouco de esperança de que o mundo se torne um lugar melhor!

Luana.Andrade 09/12/2020

Maravilhoso
Cresci lendo turma da Mônica e ver esses personagens tão familiares em contextos mais sérios e adultos é muito bom.
Tina respeito é incrível, com uma história maravilhosa e uma arte lindíssima. Amei.

Bi Sagen 08/12/2020

Desde pequena eu amo Turma da Mônica. E assim que soube desse projeto me apaixonei.

Já li histórias muito boas (como Jeremias - Pele e Louco - Fuga), e outras tão não boas, ainda assim, todas valeram muito a pena para mim.

Eu achei especialmente tocante essa história da Tina: também sou mulher, também passo meus dias me precavendo de um possível assédio, também tenho que a todo momento mostrar meu valor intelectual. Acho que qualquer mulher que leia isso vai se sentir representada em alguma cena.

O melhor é que a história passa isso com sutileza. A autora não para tudo para falar sobre isso. Mas mostra de forma natural como isso altera nossa vida. É de grande sensibilidade, e eu indicaria a todos.

O final é especialmente surpreendente, a Tina sempre foi uma personagem forte, e naquele momento se mostrou ainda mais.

Só não virou favorito porque terminou muito rápido, mas admito que saíram algumas lagriminhas sim.

Débora Castro Alves 15/11/2020

Não poderia ter sido outro personagem para esse enredo! Tina, perfeita e segura de si. Pipa e Rolo, um amor!

Chaveirinho da Mônica deu um charme todo especial ?

aquariano.louco 04/11/2020

Discussão mais que necessária
A HQ discute um tema mais que atual. Li essa história na mesma semana que saiu a sentença de "estupro culposo" em Santa Catarina e me fez refletir sobre a situação que estamos passando.

Como discutido na história, ser mulher é viver com medo e ter de encarar ele diariamente.

A história é simples e muito bem resolvida. Adorei reencontrar a Tina, a Pipa e o Rolo. Quero outras histórias com eles.

Parabéns a todos os envolvidos!

Erika @vireaspaginas 28/10/2020

Tina você é a dona do meu coração.
A minha personagem preferida do universo criado por Maurício de Sousa, ganhou uma adaptação poderosa e necessária nas mãos de Fefê Torquato.

DAN LIMA 26/10/2020

Uma HQ que trata de um tema muito polêmico, e muito atual nos dias de hoje, o assédio.
Uma história que faz a gente nunca esquecer essa prática covarde, suja, degradante e desprezível, que há no mundo.
Ao mergulhar no substrato da leitura, percebe-se que a mensagem é forte, impactante e que devemos combater a todo custo esse tipo de crime.
Recomendo a leitura.
:-)

Mensagem marcante da HQ:
"O Futuro depende das escolhas que você faz".

Cris 18/10/2020

História incrível
Cada página é uma obra de arte, as falas, os personagens, os desenhos são simplesmente perfeitos. Recomendo muito essa leitura, a história é bem construída e mostra a realidade uma parte calamitosa da sociedade.

regifreitas 08/10/2020

TINA: RESPEITO (agosto de 2019), de Fefê Torquato.

O vigésimo quarto título das Graphic MSP, escrito e desenhado por Fefê Torquato, traz uma temática bem atual: assédio. Recém-formada e realizando o sonho de finalmente trabalhar na redação de um grande jornal, Tina se depara com uma realidade enfrentada muitas vezes ainda pelas mulheres no mercado de trabalho. Para piorar, o assédio vem justamente de um dos profissionais que a garota tomava como referência dentro da sua profissão, uma espécie de ídolo do meio. Mas Fefê não se limita a tratar a questão dentro do ambiente profissional, ela também insere, às vezes sutilmente às vezes de forma escancarada, outras cenas de situações cotidianas de assédio que as mulheres têm que enfrentar: na rua, no ônibus, no bar.

Falar sobre a qualidade artística e gráfica da obra é chover no molhado. Esses são certamente os pontos altos dessa série que traz artista dos mais diversos estilos para darem uma cara nova a personagens clássico de Maurício de Souza. Quanto à história em si, está indubitavelmente - e infelizmente - sintonizada com os acontecimentos dos últimos anos. Entretanto, o mote principal é trazido só mais para o finalzinho da obra. Fefê Torquato poderia ter introduzido o assunto um pouco antes, fazer com que suas personagens discutissem mais a questão, bem como todas as implicações éticas, pessoais e profissionais envolvidas nela. A conclusão, embora muito bem construída, é muito rápida, dando a entender que a solução do conflito foi muito mais fácil (do que geralmente é) de ser resolvido. Faltou, antes, um pouco mais de aprofundamento, para que a catarse ao final fosse mais recompensadora.

Mesmo assim, é um ótimo trabalho, estando acima de outros títulos já publicados sob o selo MSP.

jujamaia 21/09/2020

Respeito
Uma das melhores Graphics da MSP. Respeito fala sobre temas importantes e mostra o poder da personagem e como ela cresceu. É uma lição de como não temos que fazer aquilo que as pessoas pensam da gente e que nossa voz importa. E também fala de todo o assédio diário sofrido por nós, mulheres.

Nat 17/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Sou fã das graphic MSPs, mas Tina é uma história necessária – não apenas pelo traço lindo, mas por inspirar muitas garotas por aí a não terem medo e lutar por justiça.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Rafael 30/08/2020

Sensacional
Fefê Torquato consegue traduzir em uma graphic novel o quanto o machismo ainda impera em nossa sociedade. Parabéns à quadrinista pelo belo trabalho e à editora por abrir esse espaço pra novos talentos do quadrinho nacional.

Lenas 24/08/2020

Terminei de ler emocionada e satisfeita com o final.

A arte está linda, o tema é atual e relevante e adorei que mantiveram a essência dos personagens.