Tina: Respeito

Tina: Respeito Fefê Torquato

Resenhas - Respeito

Juninho 04/05/2024

Esse quadrinho conta a história de Tina, uma jornalista, que conseguiu o primeiro emprego em um jornal. Com uma arte incrível, a autora mostra questões delicadas relacionadas ao feminino.

Joas.Henderson 15/04/2024

Necessário
?Eu criei você pra saber que o que te define são as suas atitudes. Então,*faça aquilo que você é!? ?

Raquel.Euphrasio 23/03/2024

Eu amo essa coleção…
Ver esses personagens pelos olhos de artistas que assim como eu cresceram com eles é um presente. E essa em especial é forte, honesta e fiel assim coma a Tina.

beIinha 19/03/2024

Assunto mto pertinente, ilustracao mto unica e bem trabalhada. gostei mto dessa leitura, sempre gostei da tina e amei ver ela tendo esse destaque

Mar duh 06/03/2024

Msp para jovens adultos
Essa sem dúvidas é a graphic msp mais pesada que já li.Um assunto muito importante de ser tratado as pessoas mais jovens(não crianças lógico, o livro é um pouco pesado).
Não sou mulher e não sei a dor de ser assediada, mas é bem óbvio que isso destrói a saúde mental das mulheres.
Fefê Torquato retrata esse tema muito bem, não mostra a cena mas nos dá o plano de fundo.
Terem usado a Tina para essa história é genial! Ela sempre foi a mulher empoderada do Maurício, e aqui ela está cumprindo as mensagens que ela sempre passou.
A arte aquarelada dessa hq é linda, quero mais já!

Elineuza.Crescencio 02/02/2024

Panini Brasil – SP - 2019
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 02/02/2023

Autora
É roteirista, aquarelista e ilustradora.
Nascida em Santa Catarina.
Estudou música mas foi com os quadrinhos que se encontrou.

Sobre o livro
Tina é criação de Maurício de Souza.
Ela cresceu e agora conquistou seu primeiro emprego.
Atarefada e cheia de esperanças carrega dentro de si a expectativa de conquistar o seu melhor.
Ainda depende dos pais.
Aos poucos constrói amizades e mantém as suas antigas, Rolo e Pipa que também já conquistaram a sua experiência profissional.
De repente acontece o inusitado, abordada pela chefia do jornal Tina se vê numa situação desconfortável.
A história é roteirizada para abordar o assédio profissional sofrido por mulheres.
Gostei da ilustração.
O roteiro e a reação também são bem instigantes.
Valeu.
Recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/02/2024-fevereiro2-leitura-anual-15-tina.html

Vit 31/01/2024

Sai das histórias mais infantis e caí nessa aqui com esse tema mais adulto e extremamente importante, amei quero mais e acabou-se

Monick.Markic 30/12/2023

Necessário
Não sei o que me deixou mais arrepiada, se foi a história, se foi a nota da autora ou os comentários no final da Jout Jout.
Tudo muito intenso e verdadeiro.
Ser mulher é estar sempre preocupada, estar sempre com medo e estar sempre vigilante, e em paralelo a isso a vida acontece. É tanto da nossa energia que poderia ser redirecionada para outros projetos se vivêssemos em paz e com segurança.

A Tina sempre foi minha personagem favorita e adorei vê-la aos olhos da Fefê Torquato.

Recomendo!

Marieliton M. B. 20/12/2023

Uma arte de respeito
Tina está iniciando a carreira de jornalista em um grande jornal. Porém sonhos e objetivos de crescimento profissional são deixados de lado quando a jovem jornalista passa por um problema que mais afeta sua vida pessoal do que a profissional.

A Tina junto com o Piteco, sempre foram os personagens "secundários" do universo da Turma da Mônica de que mais gostava. E assim como criei expectativas pra leitura das graphics do Piteco, também fiquei empolgado com a leitura desse quadrinho.

De antemão, já destaco a linda arte da Fefê. Como o próprio Mauricio de Sousa destaca no prefácio, dá mesmo vontade de ficar apreciando por um bom tempo cada quadro.

Apesar do tema da história ser bastante sério e que, com certeza, seja algo que impacte bem mais as leitoras mulheres do que aos homens, senti que faltou algo mais "impactante" pra demonstrar o quão grave é a falta de respeito que aflige no dia a dia das mulheres.

Tá certo que não dá pra colocar em poucas páginas de um gibi os trocentos exemplos diários desse problema, mas pra mim, pareceu que foi passado de forma "leve" e rápida demais as motivações da trama. Mesmo assim, a leitura é ótima. Mesmo usando de um tom mais brando, a mensagem passada é clara e importante.

O ponto alto história sem dúvidas é a conversa entre a Tina e a mãe dela. ?

Juba 07/12/2023

Adorei a mãe da Tina hehe.
Breve, mas legalzinha de ler. A arte é uma graça, mas a história em si não é suuuuper intrigante.

VitAria67 05/11/2023

Fefê Torquato trás mais uma história da Tina, um personagem que sempre adorei... uma das minhas preferidas no univerno da Turma da Mônica.
Ela também trás personagens nostálgicos, que são tão incríveis quanto a Tina, eles, a Pipa e o Rolo, amigos fiéis da Tina.
Foi uma história bem legal, trazendo uma crítica ao assédio contra mulheres no campo de trabalho, tema muito importante.
Acho que por ser quadrinho, a história foi bem rápida, o que deixou um pouco confusa, mas muito boa, recomendo.

sadbroccolitree 03/11/2023

Eu gosto como essa série pega os personagens conhecidos e os coloca em novos contextos, inclusive complexos e pesados. Usar a Tina pra falar de assédio, foi bem interessante e a história é bem trabalhada.