Tina: Respeito Fefê Torquato

Resenhas - Respeito

Raquel 30/08/2022

Melhor graphic msp
De longe a melhor que eu li até agora, é muito delicada mesmo com um assunto pesado, amei e recomendo!

Davi.Paiva 21/08/2022

Merece ser lida.
Link Amazon: https://amzn.to/3KalXIe

As HQs, a meu ver, servem para muitas coisas: entretenimento, risos, instrução e reflexão. E uma das propostas das Graphic MSP é criar obras com a última categoria citada, segundo o próprio editor Sidney Gusman em entrevista no podcast "Confins do Universo".

Ainda lembro quando "Tina - Respeito" teve a sua arte divulgada. Enquanto uns nerdolas reclamaram que Fefê Torquato estava criando uma Tina "politicamente correta", "lacradora" e derivados, eu só via uma arte diferente para a personagem. O que é muito bom, visto que a ideia do projeto é justamente deixar os personagens identificáveis, mas com um traço distinto padrão do Maurício de Sousa.

Comprei a HQ há muito tempo. Li e resolvi refazer a leitura para o meu quadro de resenhas e confesso que valeu muito a pena.

Para quem não conhece, "Tina - Respeito" vai mostrar a protagonista em seu primeiro emprego como jornalista e também lidando com um caso de assédio. Ou melhor, com mais de um caso, pois a obra também mostra algumas microagressões e discriminações que mulheres sofrem em nosso cotidiano, infelizmente.

Em termos de roteiro, eu achei o trabalho sensacional. Tanto no cotidiano comum de Tina quanto de outras personagens a discriminação aparece e é sofrida ou retaliada por algumas coadjuvantes.

Já o desenho deixou só um pouquinho a desejar. Achei os tons meio nublados e senti falta de linhas pretas de contorno e hachuras para fazer os sombreados. Mas isso é costume da minha parte. Nada mais. Se o roteiro vale 10 pontos, a arte vale 9 e não menos do que isso.

Portanto, "Tina - Respeito" é uma obra que merece ser lida por quem não tem lugar de fala dentro de como as mulheres são tratadas em nossa sociedade, mas quer ter uma visão através de uma arte simples e relativamente fácil de consumir, como os quadrinhos.

Recomendo!

Clariar 09/08/2022

As Hqs dessa coleção são fantásticas, não canso de ler e me surpreender.
Temas necessários e pesados tratados com leveza e artes lindas.

Rafa569 09/08/2022

Tina: Respeito
Fefê Torquato fez uma belíssimo trabalho de adaptação, colorindo cada página à mão, e com um roteiro que trata de um tema recorrente, que ainda persiste, mas Tina encontra uma forma sensacional de contornar o problema.

caca.cosca 19/06/2022

Tema importante e bem abordado
Gostei bastante do livro, ele trata do assédio de uma forma que nos faz entender como isso é errado e deve ser denunciado, mas, ao mesmo tempo, não é muuuito pesado. A leitura é super rápida e as imagens são muito bonitas. Recomendo

Marcos Toledo 19/06/2022

Muito necessária essa HQ.

Super levinha é fácil de ler. Fala sobre um tema tão sério: assédio no meio de trabalho.

Achei que dava para ter desenvolvido melhor algumas questões. Mas achei muito bom mesmo assim.

Ana Luiza 12/06/2022

Necessária e fofa!
Eu amei, é super levinha!
Conseguiu trazer conteúdo de qualidade de uma forma fluida e divertida!
Eu amei ver a história da Tina, desde pequena ela sempre foi uma das minhas personagens preferidas!

Math_scandian 09/06/2022

Iniciando nas grafics novels
Eu ameiiii Tina respeito, traços únicos e lindos, enredo mais que necessário. Muito real e atual, só queria mais páginas ?

Patty Amanajás 30/05/2022

Tina é recém-formada em jornalismo e acaba de conseguir um emprego em uma redação. Essa oportunidade é um sonho sendo realizado.

Em seu primeiro dia de trabalho ela já recebe várias tarefas e isso a deixa um pouco insegura.

Mas ela fica feliz de conhecer algumas colegas de trabalho e também têm grandes expectativas para conhecer Jairo Figueiredo, o editor-chefe da redação e que ela tanto admira. Ele é considerado uma lenda no jornalismo.

Porém, no dia da reunião que ela tem com Jairo, ela percebe que ele não é essa pessoa incrível que ele aparenta ser.

Na primeira oportunidade, Jairo assedia Tina.

Tina - Respeito é a Graphic MSP de número 24 e tem como tema central os diferentes tipos de assédio que muitas mulheres sofrem, principalmente no ambiente de trabalho.

Fefê Torquato conseguiu passar através de sua arte em aquarela, em cada quadrinho, de cada fala e expressão o que muitas mulheres passam diariamente. E o impasse que fica entre denunciar ou ter que suportar as situações para manter o emprego.

O medo e a insegurança também estão presentes não apenas no trabalho, mas também quando andamos sozinhas de noite na rua, no julgamento vindo da sociedade, na nossa raça ou opção sexual, no modo como tentamos viver a nossa vida.

São muitos assuntos tratados pela Fefê em menos de 100 páginas. De forma muito objetiva, real e com muita responsabilidade, através da Tina, uma personagem do Maurício de Sousa tão adorada.

"O mundo olha pra você e te define de acordo com o que ele enxerga. Você é mulher, você é negra, você é lésbica, você é trans. Cada um pondo você um passa atrás da linha de partida. Não importa o quanto você se esforce, já está definido o que você é capaz ou não de fazer. E você não tem o direito de errar. Porque, mesmo depois de anos acertando, ao primeiro erro, volta ao início e tem que começar tudo de novo. E se eles não vencem você pela exaustão, vencem pela intimidação. "

Carol @solemgemeos15 26/05/2022

Tina acabou de se formar em jornalismo e está realizando seu sonho ao trabalhar numa redação. No entanto, além das dificuldades regulares do primeiro trabalho após a faculdade, ela também precisa lidar com homens assediadores em posições de poder.
A ilustração é belíssima. A ponto de eu rever várias cenas para admirar os traços, as expressões desenhadas e o uso das cores.
Para uma graphic novel de menos de cem páginas, a resolução é satisfatória. E os comportamentos das pessoas ao redor Tina envolvente de ver. No entanto, adoraria mais algumas páginas, apenas para que a resolução do conflito não parecesse rápido.

Nessa 16/05/2022

Nem precisávamos pedir
Quando descobri o tema da HQ fiquei muito interessada saber como seria abordada.
E ela é sutil. Igual quando alguem dá um toque mais ousado na cintura , uma observação sobre sua roupa, seu corpo , seu estilo de vida.
Mulheres sempre estão bem ressabidas com o dia-a-dia desde crianças somos condicionadas a sempre estarmos com medo. Triste , mas é real e palpável para nós.
A arte em aquartelamento eh muito bonita . Vale muita a pena fazer essa leitura com atenção as artes.

Bah 03/05/2022

Incrível
Os desenhos são todos lindíssimos, e as referências do dia a dia das mulheres são sensacionais e verídicas, no mínimo. Esse tipo de história e narrativa são só mais um lembrete - importantíssimo - do que nós, mulheres, sofremos e precisamos lidar e superar no dia a dia, ao longo da vida.

Carol 28/04/2022

Tina: Respeito
Uma das melhores Graphic MSP que eu já li. A arte aquarela da Fefê Torquato é lindíssima, o roteiro é excelente. Ele vai ressoar com a maioria das mulheres leitoras, uma obra linda e muito emocionante.