Tina: Respeito

Tina: Respeito Fefê Torquato

Resenhas - Respeito

Beatriz Reis 22/12/2021

Respeito
Cada leitura nova das Graphic MSP é uma incrível surpresa.
Cada autor tem sua forma de contar histórias e seu próprio traço de arte, o que torna cada edição única.
Fefê Torquato aborda um assunto muito delicado, o assédio, mas de uma forma extremamente responsável.
Tina é uma personagem super corajosa, e espero que muitas mulheres consigam seguir o seu exemplo.
Vocês são fortes, vocês conseguem!

Greyheart 18/12/2021

É uma hq ...
...que precisa ser digerida. Tem um tom leve que por horas só aumenta a dificuldade de ler uma frase inadequada ou comportamento odioso de qualquer um dos personagens. Os tempos são de mudança e é necessário cuidado para impor respeito sem fazer com que o pêndulo vá com tanta força para o outro lado.

Katia.Scott 10/12/2021

Ilustração com personalidade
Além da história ser bem estruturada a ilustração de Fernanda Torquato é sensacional, com elementos criativos vai recriando todo o universo da Tina de Maurício de Sousa.

No final do livro tem um Roteiro e detalhes de como foi planejada e concebida a HQ. Isto é de grande valor para escritores e ilustradores.

Gipsqueak 29/11/2021

Toda mulher precisava ler <3
Perfeito!
Não somente perfeitos os desenhos da Fefê, mas perfeita também a narrativa.
Chega a ser triste termos flashbacks de situações parecidas que, nós mulheres, estamos sujeitas a passar (todos os dias).
Não falarei mais sobre para não dar spoilers

Daniel Pedrosa 29/11/2021

Essencial !
Uma história atual e essencial.
Tina sai da faculdade e encara seu primeiro emprego.
O desafio é ainda maior quando a pessoa mais admirada do escritório se revela um verdadeiro criminoso.
Resenha completa em vídeo no link: https://youtu.be/N-Ob9LJ8aDQ

Tyr Quentalë 16/11/2021

Uma leitura necessária
Na minha infância, quando eu lia a Turma da Mônica, os personagens que eu gostava fugiam dos clássicos. Eu gostava do Franjinha, da Tina, do Rolo, do Louco e da Turma do Penadinho; depois comecei a gostar do Nimbus, Do Contra e comecei a simpatizar com a Magaly quando o Mingau e o Quinzinho entraram na vida dela.
Hoje, quando li a Tina imaginada por Fefê Torquato, conheci uma personagem linda admirável que possui momentos frágeis, mas que também possui momentos fortes e que me fizeram murmurar com tremendo respeito: - É isso aí garota! Mostre porque você deve ser respeitada e admirada!
Cheguei às páginas finais com um sorriso imenso, desejando mais uma Graphic MSP da Tina pelas mãos hábeis da Fefê!
Vale a leitura e recomendo para todas as pessoas que trabalham!

Rafael.Dardes 10/11/2021

Legal, mas deixou a desejar.
O projeto gráfico e as ilustrações são lindíssimas, assim como o "visual" novo de Tina.
Muito moderno e atual, sem a necessidade de todas as características esbeltas e magérrimas de outras versões da personagem, mas ainda assim mantendo uma figura forte e sedutora por diversos motivos, principalmente aqueles que vêm de dentro.
O mote da história também é extremamente atual e muito bem selecionado - tem tudo a ver com a força e senso de justiça existente em Tina. Sinto, porém, que tudo acabou sendo raso demais, supérfluo demais.
Por se tratar de um assunto tão delicado e tão em pauta, fiquei com a sensação de que não foi adereçado com a profundidade que merece ou que poderia ter sido adereçado.
Não sei o quanto essa crítica é válida pois não sei se há limite de páginas imposto pela equipe editorial, ou se existiram outras limitações que impossibilitavam a trama de se adensar, mas ainda assim, a sensação foi essa.
De qualquer forma, uma boa leitura. Prática, rápida e contundente.

gigi 26/08/2021

essa HQ é incrível
fala sobre um assunto sério que está presente no dia a dia de muitas mulheres.
é uma leitura fácil e rápida, e a arte dela é muito bonitinha.
perfeito

Sidnei 17/08/2021

Respeito
A desconstrução do machismo é diário para um homem branco que pouco sofreu ou entende de abuso, assédio ou preconceito. Assim exercito diariamente essa atividade.

Em Tina Respeito somos apresentado a uma Tina já crescida e com os problemas e sonhos de qualquer jovem: resistir e se empregar. Como uma arte maravilhosa e um enredo potente e que expõe a realidade de muitas brasileiras, Fefê Torquato insere uma das maiores mazelas que as mulheres sofrem em um ambiente de trabalho, infelizmente. Parada obrigatória para leitura, um enorme acerto do selo GMSP.

Giulli Patoléia 04/08/2021

Foi ótimo ver essas personagens que fizeram parte da minha infância e adolescência por outra perspectiva.
Tina se tornou ainda mais empoderada e cheia de atitude e manteve suas amizades, criando novos laços e mostrando a que veio.

gabie 15/07/2021

respeito
Bem curtinho, muito rápido de ler, história bem simples e necessária. Reflete bastante da realidade da sociedade de hoje, com uma crítica bem-feita e precisa.

Aline Cristina Moreira 30/06/2021

Maravilhoso!!
Acabei de ler essa Graphic Novel agora mesmo e tive que vir comentar porque ela é perfeita!
A opinião da Jout Jout, que vocês podem se passarem a imagem pro lado, retrata exatamente o que senti. Fiquei arrepiada quando acabei de ler.

O desrespeito com as mulheres em locais de trabalho ou fora deles também é um assunto que nunca fica velho, simplesmente, porque parece que a sociedade nunca aprende! Seria magnífico que um dia essa situação mudasse, que as mulheres sempre fossem respeitadas e vistas por suas qualidades que vão além do campo físico, mas não é o que acontece, portanto, é imprescindível que ajam pessoas como a Fefe Torquato, que, por meio da arte, nos ajudam a demonstrar o quanto esse é um tópico importante.
Amei demais cada minuto que passei lendo essa história e me vi em vários momentos dela. Recomendo muuuuuito mesmo a leitura, porque nunca é tarde para aprender sobre respeito!

Barbara.Luiza 24/06/2021

Essa talvez tenha sido uma das Graphic MSP que mais fiquei ansiosa por antecipação. Uma personagem mulher, da minha profissão em uma história de assédio no trabalho. Pra me deixar mais curiosa tinha ainda o fato de que Tina foi uma personagem que passou desapercebida por mim quando mais nova, eu redescobriria sua história aqui.

Mas... e infelizmente... não funcionou. A história se desenrola em um tom ameno, apesar das questões individuais da personagem, deixando a expectativa beber direto na fonte do clímax.

Só que estamos falando de um quadrinho family friendly, há limitações para esse abuso (que se apresenta como uma pressão psicológica para que haja um encontro posteriormente, preservando o leitor de cenas mais gráficas).

Apenas da mensagem positiva de enfrentamento e o simples fato de a autora tomar a frente ao trazer esse debate para as mais jovens, não senti que o quadrinho me entregou a tensão que eu sentia ser necessária.

Ao final do romance temos um pouco do processo artístico, aqui de Fefê, mas essa sessão está em todas as revistas do selo MSP. Foi a primeira vez que o processo de desenho e pintura se destacou para mim, talvez meu romantismo goste de como as artes de Torquato são mais ‘manuais’ do que ‘digitais’. Ficou o desejo de conhecer revistas adultas da artista, para ver como se desenvolvem seus roteiros.

Clisthenes Pimentel 03/06/2021

Tina Respeito vai além da mera nostalgia ao revisitar um personagem de Maurício e aborda um tema pertinente e necessário, mostrando mais uma vez o amadurecimento do selo Graphic MSP.
As Graphic MSP já são conhecidas por suas edições nostálgicas, roteiros emocionantes e artes de tirar o folego, mas, nos últimos tempos o projeto tem ganhado novas camadas ao abordar temas difíceis e necessários.

Em Tina, Fefê Torquato mantem o padrão MSP com uma arte em aquarela lindíssima e aumenta a aposta ao abordar no roteiro o tema dos assédios e medos que as mulheres tem que enfrentar todos os dias, expondo que mesmo as situações mais corriqueiras do dia a dia podem ser aterrorizantes quando se é mulher. Mas, o foco mesmo é jogado sobre a questão profissional, quando se é mulher basta ser talentosa e competente para se ter sucesso no trabalho? Ou é preciso mais? E quando esse mais envolve o assédio moral ou sexual, até quando para nossa sociedade isso se tornou normal e estrutural? A história expõe todas essas questões e termina com uma mensagem de que não, não é normal. E sim é possível, embora não fácil, lutar contra esta cultura.

Todo esse clima psicológico é especialmente trabalhado nos detalhes das expressões e rostos dos personagens, os diálogos entre Tina e outras personagens femininas são muito bem construídos e não soam nem um pouco forçados, abordando os temas propostos pela HQ de uma forma natural.

Enfim, com um roteiro bem construído, arte e cores muito boas, Tina Respeito é uma ótima HQ, ainda que você não seja mulher, e se for, eu tenho certeza que vai se identificar e se ver no lugar de Tina em muitas das situações colocadas aqui por Fefê Torquato.

site: Resenha de Tina Respeito