A Alegria de Ensinar

A Alegria de Ensinar Rubem Alves

Resenhas - A Alegria de Ensinar

Yo 04/10/2021

"A mim (a criança) ensinou-me tudo
Ensinou-me a olhar para as coisas
Aponta-me todas as coisas que há nas flores.
Mostra-me como as pedras são engraçadas quando a gente as tem na mão e olha devagar para elas (...)"
Quanta delicadeza nesse livro ?
Ita 04/10/2021minha estante
Que coisa mais linda! Quero ler

JoiceCoutinho 15/11/2022

Trata-se de um livro curto, mas com uma leitura muito enriquecedora!
O autor aborda a ato de ensinar como um ato de amor (mas, não somente de amor). Contextualiza do que sente falta no sistema educacional, com palavras que nos dão esperança.
"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor."

Heloisa 04/07/2021

A alegria de reaprender...
Esse livro fala não só sobre a escola e sobre professores, fala sobre a vida e como reaprender a pensar e a sonhar são necessários para educar com alegria e que está alegria é o que fica na memória do aluno ou aprendiz quando precisa usar seu conhecimento.
É uma leitura rápida e prazerosa.

Karina Paidosz 14/06/2020

Rubem Alves, sempre uma ótima leitura
De todas as suas falas e escritas, podemos sentir o amor pela Educação.
Eu amo essa palavra; Educação!
Se não é falada com amor e de amor, não está ensinando direito.
"Os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos".

Juli 12/01/2023

reafirmou ainda mais minha escolha de profissão
Que livro lindo!!

Eu acho que todos os estudantes da área da educação sabem como é ser desestimulado o tempo inteiro pelas pessoas a nossa volta.

?Vai passar fome?
?Você vai largar essa profissão?
?Ser professor não vai te levar pra lugar nenhum?

E esse livro quebra esse ciclo. Esse livro nos transporta para as alegrias dessa profissão tão linda e transformadora e nos mostra que o que fazemos é mágico.

A cada dia que passa eu tenho mais certeza de que eu nasci pra ensinar e que não fui eu quem escolhi esse caminho, mas esse caminho me escolheu. Através desse livro consegui me reconectar com meus sonhos de professora e sinto que agora vou conseguir me abrir e sonhar mais alto.

Livro indispensável pra todo professor ou quase professor.

Perfeito!

Alan.Nina 11/07/2022

Mais um Rubem Alves abstrato e utópico
Rubem Alves é delicioso de ler, mas confesso que estou na vibe mais pragmática, pensando sobre minhas metodologias em sala de aula.
Talvez com a maturidade eu consiga transformar em ação, mas o fato é que achei abstrato e redundante. Preciso urgentemente de mais poesia, e menos prosa.

elicarlla ð 18/05/2022

sobre amor, educação e sonhos
Rubem Alves maior exemplo e inspiração quando se fala sobre educar.
Esse livro ensina a dançar, quem dança com as ideias aprende que pensar é alegria. O que faz um educador que não incentiva seus alunos a voar, tirar os pés do chão sem medo, pois tudo que existe nos caminhos sólidos já estão aqui.
O professor é aquele que guia por caminhos cheios de sonhos, o futuro se abre como vazio, e esse espaço não explorado só pode mudar com as asas do pensamento.
?conte-me os seus sonhos, para que sonhemos juntos!?

Anna.Guerra 23/12/2020

Um repouso às teorias educacionais
Com palavras gentis e amorosas, Rubem Alves conta histórias, ora reais, ora inventadas, relacionando-as à sua visão sobre Educação. Para ele, ensinar é amar, guiar as crianças no caminho já conhecido e soltá-las para que construam um novo caminho.

Recomendo a leitura para aqueles que são apaixonados pela Educação mas necessitam de um repouso às teorias educacionais.

Lucas.Jose 03/04/2024

Muito bonito
A escrita poética e simples me encantou e deixou um sorriso em meu rosto. Rubem Alves não diz o que devemos fazer em uma aula ou como ter uma didática melhor, mas faz uma reflexão muito importante. Todos os professores devem ler esse livro para se lembrarem do porquê entraram nesse meio

Tamires 14/09/2017

A Alegria de Ensinar, de Rubem Alves
A Alegria de Ensinar é um livro de crônicas do escritor Rubem Alves, publicado pela editora Papirus, voltado para a temática do ensino, aprendizagem e vida escolar. Neste livro aprendemos, de forma encantadora, o real papel de um educador.

Ensinar, na visão de Rubem Alves, torna os professores imortais. O educador é aquele que desperta a paixão e a vocação quando ela ainda está adormecida na mente dos alunos. Infelizmente, ele também tem o poder de matar os sonhos de seu educando, quando ao invés de guiá-lo no caminho da educação, resolve por si só o que é ou não adequado para o aluno, tendo em vista os pré-conceitos enraizados em nossa sociedade. Sendo assim, o professor, de uma forma ou de outra, viverá eternamente nos pensamentos daqueles a quem ensinou.

“O mestre nasce da exuberância da felicidade.”, diz a primeira crônica. O autor já começa pedindo, ainda que indiretamente, que esqueçamos as mazelas, as tristezas do ofício, que muitas vezes são mais evidenciadas que as alegrias. Ele compara a dor de ensinar à dor do parto: a mãe logo se esquece dela ao ver o lindo rosto de seu filho.

Educar, portanto, deve ser um exercício de alegria. Como aluna e aspirante a professora, entendo essa fala do autor como um clamor para que não nos deixemos contaminar pela burocracia, pela falta de reconhecimento do estado e da sociedade e por outras dificuldades diversas. Que consigamos não envenenar nossas aulas com o que há de ruim e que não permitamos que os muros da escola barrem a sede de conhecimento dos alunos e a nossa própria sede de ensinar.

E, falando sobre a escola, Rubem Alves fala dela como um obstáculo no processo de ensino-aprendizagem. Infelizmente, todos nós que a frequentamos por anos e anos a fio sabemos que essa é uma grande verdade. A escola às vezes aprisiona. Pior que isso: despeja inúmeros conteúdos nos cérebros dos alunos sem que eles consigam descobrir, em tempo hábil, para que serve tudo aquilo. Já ouviram por aí que os jovens aprendem bhaskara, mas não sabem noções básicas de trânsito ou vida em sociedade? Não sabem elaborar um currículo ou marcar e ir sozinhos a uma consulta médica? Pior ainda: não sabem ler e interpretar uma notícia de jornal? É verdade. A escola prepara para o vestibular, e muitas vezes apenas para o vestibular. É uma decoreba que será esquecida tão logo o aluno consiga (ou não) sua aprovação.

Desejo profundamente não esquecer as palavras de Rubem Alves, pois, olhando para trás, vejo que vários dos professores que tive não tinham alegria em ensinar ou em estar em sala de aula. Ainda quando aluna do ensino fundamental e médio eu percebia a diferença: alguns professores nos faziam crer que podíamos ir ao infinito e além, bastava um pouco de coragem e trabalhar duro em nosso propósito. Outros, simplesmente passavam o conteúdo previsto na matriz curricular e não permitiam questionamentos que fugissem da matéria do vestibular.

Finalizada a leitura, sonho com o dia em que as nossas crianças não sejam mais simples repetidoras de conteúdo, pois a educação não pode ser resumida em fazer o aluno passar em uma prova. É da vida e da sociedade que estamos falando. E que os professores tenham condições de sempre serem felizes, tendo alegria em ensinar.

Obs.: esta resenha foi parte de uma avaliação do curso de Letras (UFF/Cederj), disciplina Estágio Supervisionado I. A proposta era ler apenas metade do livro e fazer um comentário, mas não resisti: li as todas as crônicas do livro, algumas mais de uma vez!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-alegria-de-ensinar-de-rubem-alves/

Daniel.Bazolli 17/04/2020

Um livro perfeito. Muito simples, objetivo, durante todo o texto você sente uma proximidade com o autor bem como ele se propôs no início, deixando todo o conhecimento como se fosse em uma conversa, utilizando de metáforas e de histórias de sua família trouxe uma sensação de alegria e felicidade, além é claro de me inspirar ainda mais a desempenhar essa função tão imprescindível em qualquer sociedade.

Carolina Del Puppo 05/01/2021

Todos deveriam ler, não apenas os professores
É um livro muito lindo, como todos os livros desse autor. Cada palavra dele, é tão doce, é uma escrita lindamente mágica.

elle carmo 10/02/2021

de lagarta à borboleta
sempre que leio rubem é como se me encontrasse um pouquinho mais, como se o sapo lembrasse do príncipe que já foi, como olhar pro espelho e ver algo que sempre esteve ali, mas nunca foi percebido.

ah, como gostaria de que ele tivesse sido meu professor, mas acredito que os livros me suprem um pouco dessa vontade.

ele abre em mim portas de cômodos que eu nem sabia que existia aqui em casa. e essa leitura não foi diferente. me fez lembrar da época de escola e o que eu pensava sobre aquele ambiente.

nessa obra se encontra amor, recomendo a todos que queiram um pouco disso.

Jana 04/08/2022

Plantando Sonhos
Rubem Alves, nesse livro, pensador sobre a educação e poeta.

Ao mesmo tempo que traz reflexões sobre a educação e a docência, brinca com as palavras nos conduzindo, de forma prazerosa, por uma leitura cheia de estórias leves .

Planta em nós a semente do sonho, convidando-nos a transformar a educação e o pensamento num ato de amor.

Um livro que indicaria a todos os amigos professores!

Luciana.Rodovalho 27/03/2021

O livro mais bonito sobre ensinar e aprender com o outro.
A arte de ensinar com certeza é a mais bonita.