O Longo Adeus

O Longo Adeus Raymond Chandler

Resenhas - O longo adeus

Rute31 30/04/2024

Em O Longo Adeus, o detetive particular Philip Marlowe ajuda um homem a sair do carro e depois de uma série de situações este homem aparece morto. Daí o detetive tenta entender o que rolou mas parece que suas muitas perguntas irritam muita gente.

O livro tem um personagem escritor, então possui alguns aforismos sobre a escrita; também inclui mulheres que só queriam viver suas vidas mas nos EUA do pós guerra isso parece um pouco difícil demais.

Gostei bastante da escrita do Chandler, mas não curti muito o detetive Philipe Marlowe. Vou procurar outras coisas do autor que não envolvam esse personagem haha

Saturnlly 24/02/2024

O melhor do gênero
Phillip Marlowe é um gênio incompreendido. Raymond Chandler fez uma obra de arte. Esse livro revolucionou o gênero e definitivamente inspirou outros livros de romance policial que vieram após ele.

Eduardo 17/02/2024

Livro que causa tédio.
Este livro é apontado como o melhor do autor.
Independente do que leu a respeito dele, não espere muito.
Acabei de ler por pura força de vontade.
Em 385 páginas, não acontece quase nada de interesse.
Não recomendo.

Marcelo 25/01/2024

Um dos melhores romances noir que eu já li
Não consegui parar de ler este livro. Apesar de todos os clichês do gênero estarem presentes no livro e a autopiedade de uma das vítimas serem um escritor, o enredo é sensacional. Basicamente, um 'amigo' é acusado de matar a esposa, famosa por ser rica e traí-lo, violentamente. Ele foge pro México com ajuda de Marlowe e pouco depois se suicida deixando uma confissão escrita.
Em um primeiro momento, Phillip não se conforma com a forma como a esposa foi morta, tampouco com a confissão deixada, mas não vai atrás de investigar. Até que ele chamado para ajudar um escritor que mora na mesma comunidade de "alta classe" onde o crime ocorrera.
Um pouco previsível, sim, mas o desenrolar acompanhando Marlowe é sensacional. A persona do detetive noir cheio de autodepreciação e uma coragem que pode ser a confiança que é o protagonista e não vai morrer ou a vontade de encontrar um fim violento é muito bem posta no livro.
Vale a leitura. Nem que seja pra ver como Chandler descreve as cenas e personagens como um se fosse realmente um filme.

jjohn 29/12/2023

Tenho falado coisas errada para as pessoas certas
Este livro é impecável, desde os personagens até os plots que acontece ao decorrer das páginas.
Os personagens dessa trama são minuciosamente bem construídos, cada personagem quando introduzido pela primeira vez, é nos apresentado de forma cativante e criativa. Sobre o mistério da trama é um dos mais bem trabalhados que já vi, capítulo por capítulo você tem um plot twist novo que te faz amar mais ainda a leitura.
É o tipo de livro que quando chega a última página você percebe que a tão indesejada parte da experiência da leitura chegou, a parte de fechar o livro e dizer Adeus.

Procyon 08/06/2023

O longo adeus ? comentário
?Ainda não inventaram uma maneira de dizer adeus para os tiras.?

Minha primeira experiência com a obra de Raymond Chandler, um dos fundadores do romance policial na literatura ? e uma das maiores influências para o cinema noir americano. Chandler parece remeter à atmosfera enigmática e sombria de Edgar Allan Poe e unir essa estética a um discurso que, de certa maneira, confronta a mitologia do gangsterismo americano. Na trama labiríntica, desejos ocultos e instintos ?vulgares? do ser humano são explorados com uma perspicácia fascinante. O narrador traz um humor sarcástico que é cativante, sem soar cafona, e ainda descreve ambientes e situações ? com diálogos bem diretos ? de forma bastante imagética (?cinematográfica?, talvez?). Uma das coisas que mais me encantaram é esse sentimento perene de solidão impregnado na trama (certamente resultado do pós-guerra, bem como da morte da esposa de Chandler) com tamanha profundidade que dá um teor amargo à narrativa.

leonardo420 23/03/2023

Ótimo livro
Um ótimo livro, foge da mesmice da grande maioria de Romance policiais, aqui encontramos um protagonista real.

Luca 14/02/2023

Dizer adeus é morrer um pouco
Me emocionei e me surpreendi bastante com o final desse policial noir meticulosamente construído por Raymond Chandler. Sua escrita simples mas eficaz faz com que o leitor suspeite de tudo e de todas e se divirta com o livro. Além de escrever um protagonista incrível.

Camila.Dias 24/08/2021

Protagonista e história não me cativaram
Apesar do livro não ser extenso, demorei consideravelmente pra terminar de ler.
Achei o protagonista totalmente sem graça, queria fazer o tipo durão, mas não convence. As atitudes dele muitas vezes não faziam sentido algum, a não ser para fazer "tipo".
A história é um suspense policial, mas não dá curiosidade de desvendar o mistério, inclusive o mistério se perde nas voltas (sem sentido) que história dá. Só dei 2 estrelas porque ainda sim consegui terminar o livro.

José Vinícius 31/07/2021

Muito bom.
Este livro foi o primeiro livro com mais de 200 páginas que eu li. A história tem um clima noites muito forte, e para quem não conhecia o gênero (eu), acabei gostando. Os personagens são cativantes; durante a leitura não me importei tanto com o acontecimento chave da história e seu desfecho, mas sim em como os personagens iriam lidar com as consequências dele.

dionisocastro 20/05/2021

O Longo Adeus foi um livro que apareceu para mim de uma forma muito inusitada, mas que estava no local certo na hora certa. Enquanto eu lia a biografia de Lou Reed, entre as várias referências, surgiu o nome de Chandler e resolvi averiguar para ver o que achava.

Eu sempre tive um apreço enorme por romances policiais. Durante a infância, meus livros favoritos eram os de Sherlock Holmes e há muito tempo não tinha uma leitura assim. O detetive de Raymond Chandler não se assemelha em quase nada ao personagem sobrehumano de Conan Doyle e muito da beleza dele está nisso.

Não é uma história genial ou que me cativou completamente, mas foi uma ótima leitura. O ambiente sujo dos becos de Nova York e o clima de que nada vai mudar encaixou perfeitamente com a atmosfera Lou Reed em que eu me encontrava.

Francisco 30/04/2021

Talvez dizer adeus seja morrer um pouco
Aqui seguimos o detetive Philip Marlowe em mais um caso, talvez um dos mais difíceis de sua carreira. Marlowe deverá ajudar a descobrir a verdade sobre um crime quando seu amigo Terry Lennox se vê nele envolvido e posteriormente surge morto no México onde aparentemente suicidou-se.

Terry era casado com a filha de um multimilionário e os funcionários da casa a encontram na casa de hóspedes morta completamente despida e com o rosto desfigurado por pancadas. De início todas as suspeitas caem sobre Terry e Marlowe é acusado de cúmplice ao ajudá-lo a fugir, pois tem a certeza de que ele não é o responsável pelo crime.

A escrita do autor não é enfadonha em ponto algum e nenhum dos muitos personagens apresentados ao longo da obra são desperdiçados no desenvolvimento da trama. Em muitos aspectos a escrita de Chandler me remete aos romances policiais noir de Ross MacDonald. Além disso, o final do livro é surpreendente.

Chandler é um representante do gênero de romances policiais noir assim como Dashiel Hammett e Ross MacDonald. As muitas reviravoltas ao longo do livro o enriquece muito e faz com que ele torne-se incomparável no gênero. É uma leitura recomendadíssima para amantes do gênero.

Julinho 01/04/2021

Entre gângsters & escritores
"The long Goodbye" foi o meu primeiro contato com o detetive particular Philip Marlowe, e consequentemente, com a obra do escritor Raymond Chandler - o qual pertence a tradição do romance policial americano, responsável pela desconstrução da figura do detetive: Marlowe é "uma cara normal", honesto na medida do possível, mesmo longe do "politicamente correto": Ele é alguém que conta as moedas para comprar o pão de cada dia.

Tive alguns problemas, pois considero que um bom romance policial precisa ser curto e dinâmico e "Um longo Adeus" é longo, cheio de reviravoltas intrincadas. Minha experiência de leitura precisou de uma certa força de vontade para chegar até o final, mas não considero um livro ruim (*ainda que não seja o meu tipo preferível de leitura*).