Por Favor / Dona de Mim

Por Favor / Dona de Mim Carol Dias

Resenhas - Por Favor / Dona de Mim

Thamirys 03/08/2021

Emocionante
Há dias atrás estava grátis na Amazon o box da série Lolas & Age e eu como uma boa caça-ebooks fui lá e peguei.

E em meio a essa apatia literária que eu estou vivendo decidi ler o primeiro livro ?Por Favor? sem expectativa nenhuma, e juro á vocês, se não me engano na página 10 eu tive uma crise de choro.

Eu achei tão forte as cenas de violência doméstica descritas, a forma como a autora escreve tem uma sensibilidade gigantesca (claro que essa é minha opinião).

Até agora estou me perguntando como eu não conhecia ela (a autora), sendo que quase 90% das minhas leituras hoje em dia são nacionais. Enfim, voltando ao que importa, a série vai mostrar a vida de uma girlband brasileira composta por 5 garotas, e em cada livro, cada uma tem um pouco da sua história contada de forma particular. Em ?Por Favor? eu conheci a Thainá, uma garota maravilhosa que merecia o mundo mas não conseguia desfrutar da felicidade de tudo o que conquistava por causa de um relacionamento abusivo.

Um ponto que incomodou alguns leitores em resenhas que li por aí, foi a parte do desfecho, pelo fato de ela ter conseguido encontrar um novo amor muito rápido, e confesso que isso no início também me incomodou, parece surreal né? Mas depois analisando bem, não acho que isso seja negativo. Acho que quando uma mulher decidi deixar aquilo que a machuca é porque o processo de cura já começou faz tempo, também entendi que tudo pode parecer rápido, por ser um livro curtinho.

Acho que no meu caso a mensagem e a escrita foram muito mais marcantes, acho que vale muito a pena conhecer essa obra , e estou super ansiosa para ler a continuação.
Kell 04/08/2021minha estante
isso que é uma resenha ?

Thamirys 04/08/2021minha estante
As vezes eu me empolgo ??

@deborah.mrodrigues 13/10/2019

INCRÍVEL - RESENHA POR FAVOR
Thainá, uma das integrantes da girlband Lolas, tem três palavras que regem a sua vida: Cantar, Dançar e Fingir. Cantar para tentar sobreviver a tudo de ruim que a cercava. Dançar sem perder o ritmo, mesmo com todas as dores que sentia. Fingir que nada acontecia para que o mundo não desabasse sobre ela. Mas, agora é necessário aprender um novo verbo: LUTAR contra tudo que a aprisiona e por forças para se reinventar.
Em 11 capítulos + Epílogo temos uma história que poderia ser de qualquer uma de nos mulheres, pode ser a história da sua amiga, da sua vizinha, mas que por não estarmos atentas aos sinais não percebemos que ela pode estar caminhando para um fim trágico.
Thainá por muito tempo escondeu tudo o que vivia por vergonha, por medo dos julgamentos, dos dedos apontados. Matheus era o típico cara perfeito, mas que entre quatro paredes não média esforços para machucar, ferir e se possível matar. Só que chega um momento que ou ela lutava ou ela morria, e a Thainá optou pela luta e pela vida.
Por vários momentos me vi em lágrimas por que são cenas fortes, reais e que machucam. Parabenizo a Carol pela brilhante história, que trás uma realidade que choca, mas diante dela não podemos nos calar. Para aquele velho ditado de que em briga de marido e mulher não se mete a colher devemos dizer NÃO, pois devemos sim nós meter, pois uma vida pode ser salva.
Sejamos um Tiago na vida de muitas Thainás, pois podemos ajudar elas a mudar o rumo de suas histórias. Não vou aqui dizer o papel do Tiago na vida da Thainá, convido vocês a lerem esse livro incrível e a compartilhar ele com quem precisa.

Mari 23/10/2019

"As palavras doces não podem servir de band-aids para as feridas. A maioria delas não pode ser curada com tanta facilidade."
A autora conseguiu 3 coisas com essa história:

1 - apresentou um tema polêmico com leveza;
2 - apresentou um universo real com infinitas possibilidades de serem exploradas;
3 - me deixou com vontade de conhecer ainda mais as Lola´s, seguir nas redes sociais e ouvir as músicas nas playlists.

É uma ótima leitura, um ótimo ponta pé de uma jornada que promete fazer a gente se identificar.

Rose 03/03/2020

POR FAVOR não é o primeiro trabalho da Carol que leio, mas com certeza foi o que mais mexeu comigo.

Talvez pela realidade dos fatos que infelizmente vemos diariamente pelos noticiários de TV, ou por ser uma história que possa acontecer com qualquer mulher, e que deve está acontecendo neste exato minuto.

POR FAVOR conta a história de Thainá, minha conterrânea, que faz parte da famosa banda musical Lolas, composta por mulheres.

Thainá namora há anos com Matheus, mas ninguém imagina que por baixo da fachada amorosa de Matheus, vive um monstro que vem á tona sob qualquer desculpa esfarrapada que sua mente doentia cria.

Durante anos Thainá sofreu diversos tipos de abusos e os escondeu. Sempre achando que o amor resolveria o problema. Mas em um espancamento que fugiu do controle, ela só sobreviveu por conta do socorro imediato que seu vizinho Tiago ofereceu.

Foi neste momento que ela percebeu que era o fim do caminho. Ou ela dava um basta nas violências sofridas, ou uma hora morreria.

Apesar de todo o apoio das amigas, da mãe e do próprio Tiago, o passo para sair deste círculo vicioso e violento não é fácil. A vergonha, o medo, a insegurança e julgamentos são companheiras constantes que ela mesma tem que enfrentar.

Sem falar da constante perseguição do homem que ao mesmo tempo lhe jura amor, também a ameça de morte.

Nesta difícil retomada de si mesma e de sua dignidade ela precisa colar os pedaços de sua alma, para quem sabe, conseguir construir uma nova e feliz história ao lado de Tiago e de principalmente, dela mesma.

Uma história impossível de não se identificar, mesmo aquelas que nunca sofreram algum tipo de violência doméstica. É uma história tão dolorosamente comum nos dias atuais que chega a assustar.

Que as milhares de Thainás existentes no mundo possam encontrar a força necessária para se libertarem destes relacionamentos abusivos que nenhuma pessoa merece ter.

DONA DE MIM
No segundo volume da série Lolas temos a história de Ester, uma garota negra e pobre que foi abandonada pela mãe, mas que teve em seu pai um porto seguro.
Aprendeu a lutar desde cedo, e com o apoio do pai foi em busca de seus sonhos.
Hoje ela faz parte da famosa girlband Lolas e tem uma legião de fãs. Nada mal para a garota que sofria bullying na escola.
Ester é uma moça forte e decidida, mas carrega um trauma que afetou totalmente seu psicológico.
E justamente no final de uma festa um gatilho a joga no buraco negro de sua mente.
Ela torna-se refém de si mesma, e apesar de ter consciência disso, não é fácil escapar do medo que a sufoca.
Mas uma voz surge para acalmar seu coração. Uma voz que vai guiá-la durante as tempestades.
Em meio as suas crises ela ainda tem que lidar com a possibilidade das Lolas terminarem. Um fato que apenas joga mais pressão em sua mente.
Um enredo que mostra como a mente humana é cheia de nuances e que mesmo com o apoio de pessoas que nos amam, ninguém está de fato preparado para lidar com problemas ou transtornos psicológicos.

Taize @viagemliteral 11/06/2020

Dobradinha
POR FAVOR

"Por favor" é uma obra curta, mas que traz consigo um assunto que mexe com todos nós, principalmente mulheres, que muitas vezes vivem com sapos disfarçados de príncipes e que não encontram forças para lutar contra o mal enquanto ele não a fere profundamente.
Thainá é um personagem que nos encanta com sua doçura, e principalmente nos faz querer ter a força que teve para aguentar todo aquele sofrimento, e ainda assim, sair viva do martírio em que se sujeitou a viver por tanto anos.

DONA DE MIM

"Dona de mim" é uma história desafiadora. Só quem sofre com transtornos de ansiedade sabe o quanto é difícil lidar com diversas situações no decorrer da vida. Pequenas coisas são como icebergs, podem nos fazer naufragar em milésimos de segundos, e nunca saberemos se um dia voltaremos a encontrar a superfície novamente. Aqui, a autora soube conduzir bem a situação de quem sofre de problemas psicológicos, mostrou que é necessário respeitar o espaço, acolher, e sobretudo amar.

Asurito 12/07/2020

Real
Senti como se fosse um relato como os de jornal, pois è tão real e presente essas questões. Senti vontade de abraçar todas as mulheres que passam por isso e dizer que vai ficar tudo bem.

Eu_Romanceando 08/10/2020

Pela quantidade de páginas vocês podem perceber que é uma leitura rápida, porém intensa. O universo das novelas gira em torno do universo das bandas Lolas, que é composta por 05 meninas: Tainá, Ester, Bianca, Raíssa e Paula, e Age 17.
Em Por favor vamos conhecer Thainá que vive um relacionamento abusivo com seu namorado Matheus, para todos que estão ao seu lado ele é o cara perfeito, carinhoso, atencioso e apaixonado. Por trás dessa fachada ele esconde quem realmente é: ciumento, possessivo, agressivo.
Porém ao retornar de uma longa viagem com a banda, Matheus enlouquecido de ciúmes, espanca Thainá de uma forma brutal e ela é socorrida pelo seu vizinho Thiago, que permanece ao seu lado até que seu agente, suas companheiras de banda e sua mãe possam estar ao seu lado.
Essa é uma leitura que mexe conosco, porque ela é dolorosa, revoltante, humilhante e muito importante para a conscientização de outras mulheres. Felizmente a estória de Thainá tem um final feliz, mas quantas não tem? Quantas são silenciadas ou subjugadas por seus parceiros?
Para mim a autora foi muito feliz na forma que conduziu toda a narrativa, mostrando que mesmo mulheres independentes e fortes podem passar por situações como essa e como o apoio da família e dos amigos é importante em todo o processo de cura e policial.
Na segunda novela, Dona de mim, é a vez de conhecermos mais profundamente a Ester. Ela desde muito pequena foi abandonada pela mãe e encontrou no pai seu porto seguro, ele fez de tudo para ela tivesse uma educação de primeira e corresse atrás de seus sonhos.
Mesmo superando todos os obstáculos que a vida lhe impôs, ser negra e sofrer bulling na adolescência, ela agora faz parte das Lolas, porém carrega dentro de si um trauma sofrido ainda na adolescência ao presenciar a morte de sua madrasta e grande amor do pai.
Tudo estava às mil maravilhas até que ao sair da festa de final de ano da banda, tiros disparados na rua fazem com que ela volte ao mesmo lugar do passado: presa dentro da sua mente.
A diferença dessa vez é uma voz que a ajuda encontrar a luz no final do túnel, dando-lhe forças para encontrar tratamento psicológico. Além disso, em meio a tudo que vem vivendo, a banda está passando por uma crise que ameaça separá-las.
A Carol, mais uma vez me surpreende trazendo um assunto tão importante, quanto a nossa saúde mental e ela faz isso de uma forma simples e objetiva, mostrando que ninguém, por mais forte e cheio de apoio está preparado para enfrentar sozinho essa luta.
As duas novelas possuem romance, porém não são o foco da narrativa.

Ale Salvia @estantedaale 25/10/2020

"Por Favor" e "Dona de Mim" no blog Estante da Ale
A série conta a vida das integrantes da banda Lolas, uma famosa e talentosa girl band nacional. O primeiro livro, o chamado "Por Favor" nos apresenta a história de dor e superação de Thainá, uma doce garota que é muito 'gente como a gente', que perante as amigas tem um grande e contagiante sorriso, não deixando transparecer todo o medo e insegurança que tem em sua vida pessoal.

O principal tema aqui é o relacionamento abusivo e em diversos momentos a dura realidade nos dá um soco no estômago. Por mais que sejam poucas páginas, o sentimento é forte e muito bem desenvolvido. Carol Dias teve tato ao tratar de assuntos tão delicados e em momento algum os romantiza, muito pelo contrário, ela destaca o conflito de sentimentos da vítima e o quanto ter uma rede de apoio é importante para darmos um basta na situação.

Em sequência, teremos "Dona de Mim", livro no qual Ester é o destaque e se vocês me permitem dizer, é no qual ela brilha! Como eu me apaixonei por esse livro! Ester também é integrante da banda Lolas e por presenciar um crime, ela é levada a delegacia como testemunha. Lá, ela cria um vínculo com o policial bonitão Bruno que, mesmo sem saber, se torna sua âncora para a realidade.

Realmente acredito que "Dona de Mim" é ainda mais do que sua representatividade: uma garota negra, pobre, abandonada pela mãe quando criança lutando para ter seus sonhos realizados. Esse segundo livro, é sobre saúde mental, sobre entendermos a importância de pedir ajuda. Novamente, é uma abordagem intensa e sincera, mas sempre com respeito e mostrando o quanto as mulheres são emponderadas e fortes.

Confesso que não queria que terminasse, rs. "Dona de Mim" também desenvolve melhor todo o contexto da girl band e traz problemáticas que une todas as obras. Digo todas as obras, porque o livro 3 e 4 vem aí! "Nos Seus Olhos" e "Perdoa" foram lançados recentemente e tem como protagonistas outras integrantes do grupo musical, sendo Bianca e Raíssa, respectivamente.

E por mais que a leitura seja rapidinha, saiba que ela permanecerá em nossos corações mesmo ao seu término. Carol Dias me surpreendeu positivamente com todo o desenrolar das personagens e com um futuro bem promissor para a série. Raíssa, estou preparada para passar pano para você, minha amiga. Pode vir! rs

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2020/10/livro-por-favor-e-dona-de-mim.html

Pâm Possani 19/01/2021

Já quero o Dona de Mim!
Eu comecei a acompanhar Carol Dias em "Cuida do Meu Coração" onde temos uma menção das Lolas e agora sim vou conhecer um pouco mais dessas garotas incríveis que estão fazendo sucesso pelo Brasil e pelo mundo - fala aí, duvido se você não quis ouvir uma canção das Lolas depois de ler esse livro!

E em "Por Favor" vamos conhecer a história de Thainá - ela está fazendo sucesso, iniciando sua carreira, vivendo a sua música, mas tem um grande problema: o namorado com as mesmas velhas desculpas, o seu "amor" que abusa de seu amor dando outro nome, chorando lágrimas de crocodilo para justificar o injustificável.. Mas até que ponto uma alma pode aguentar a dor da pele e do coração?

Acho lindo como Carol constrói de uma maneira doce, cuidadosa um romance com um tema importante. Em Cuida do meu coração temos temas importantes e que também são narrados de uma maneira onde você sente o coração quentinho e é como se eu tivesse uma mana segurando minha mão, em "Por Favor", eu senti o poder da amizade das Lolas.

Além disso, a violência doméstica é algo que cresce no país e no mundo e esse livro é um grito de guerra para dizer que o alívio vem, que a tempestade vem mas depois a calmaria toma conta: a denúncia precisa ser feita e às vezes a ajuda vem de onde menos esperamos, não é verdade?

Por favor é um livro que trata de um tema forte de uma maneira cuidadosa e muito doce, que aperta seu coração para deixá-lo mais leve depois. Tenho certeza que não vai se arrepender e vai, na verdade, querer mais, em "Dona de Mim".

Rafa 29/01/2021

É curtinho e os acontecimentos são rápidos, mas não em um passe de mágica. É bacana.

guria_doslivros 16/04/2021

Alerta gatilho!!!
Livro incrível e com tema de extrema relevância. Violência contra a mulher e relacionamento abusivo, onde vamos encontrar uma personagem forte, guerreira, talentosa e incrível onde se vê em um relacionamento extremamente abusivo sem forças para conseguir sair.
Primeiro livro da série Lolas, conta a história da Thainá, uma mulher linda e com uma carreira em ascenção ela namora Matheus um cara extremamente abusivo e manipulador, Thainá se sente perdida e sem saber como agir com relação a isso, infelizmente isso é o que mais acontece em relacionamentos abusivos a vítima não consegue agir, fica vulnerável e sempre se sentindo culpada por tudo que está acontecendo.
O que eu mais gostei nesse livro além da personagem que é incrível é que não é um livro que enrola ele vai direto ao ponto sem mistério mas ao mesmo tempo te deixa com um gostinho de quero mais, quero muito mais (haha) A história de Thainá vai seguir no próximo livro da série que é Dona de mim e vai contar a história de Ester(eu ainda não li).
A escrita da Carol é maravilhosa, fluída e de fácil entendimento enquanto lia eu sentia como se estivesse conversando com a Thainá, olhando toda vida e compartilhando a dor dela.
Recomendo demais ?

sabrinasbooks23 03/05/2021

Perfeito
Resenha feita para o ig @sabrinasbooks23

Lolas, uma banda formada por 5 garotas talentosas que são sucesso no Brasil e no mundo. Thainá adora cantar e dançar, sua carreira está bombando com viagens, turnês, cd?s, participações em programas de tv e afins, para os olhos da sociedade ela esta vivendo um conto de fadas, porem ela esconde marcas de uma realidade totalmente diferente da que transmite para o mundo.

Thainá namora Matheus, uma cara abusivo que é totalmente fofo em um momento e no outro se transforma em um monstro que nenhuma mulher gostaria de enfrentar. As marcas na pele ela esconde com roupas e maquiagem, nem mesmo suas amigas sabem o que anda acontecendo.

Chega um momento em que ele vai longe demais e Thainá decide dar um basta nessa relação, não vai ser fácil enfrentar tudo que vem pela frente, mas felizmente ela não está sozinha, Thainá tem uma mãe que a ama, as Lolas são mais que uma banda de garotas, elas são uma família e juntas vão enfrentar o que for preciso para ajudar a amiga a sair dessa situação.

Laíss 02/06/2021

Quantos Matheus ainda estão por aqui?
Thainá tem uma vida que, externamente, parece incrível. Possui uma banda reconhecida internacionalmente, um namorado bacana e pessoas com quem pode sempre contar com.

Acontece que nem tudo são flores. Nem tudo é o que parece ser. Thainá, na verdade, passa por um relacionamento abusivo com o seu namorado, Matheus.

Acompanhamos a fase da garota passando por isso. A violência aumentando cada vez mais. As pessoas próximas percebendo algo diferente, mas nunca nem imaginando a real situação...

💬 “Toda vez que eu chorava ou demonstrava minha fraqueza, as pessoas à minha volta estranhavam. Pelo fato de pensarem que nós tínhamos o relacionamento perfeito, ninguém esperava que minhas dores fossem tão sérias.”

São cenas que dão repulsa, desprezo. Por mais que seja doloroso lê-las, são reais. Necessárias para enxergarmos a realidade. Nunca foi drama. Sempre foi dor.

💬 “As palavras doces não podem servir de band-ais para as feridas. A maioria delas não pode ser curada com tanta facilidade.”

Uma das coisas que eu mais amei na história, foram os capítulos iniciados com versos de músicas famosas e tocantes.

Esteja preparada (o) para um livro que irá te fazer refletir e repensar certas ações. É uma leitura muito fluida, e tirando as cenas mais pesadas, leve. Gostei muito dos personagens e da leveza que eles trouxeram ao livro.

Parceria com a autora.
Gatilhos para abuso, em geral

site: https://www.instagram.com/p/CPoboKQrS-i/?utm_source=ig_web_copy_link