Penitência

Resenhas - Penitência

Beatriz 21/04/2021minha estante
desesperada pra saber

Mari 04/05/2021minha estante
eu também não entendi essa parte, preciso muito saber o que aconteceu com ele!!

Gleiciele 13/07/2021minha estante
Eu li e reli, mas eu acho que a mãe da Emilly matou ele, mas não tenho certeza!

Otária 16/07/2021minha estante
Tambem nao entendiKKKKK

Guilherme Rosa 24/08/2022

Pesado
Sem dúvida do três livros da Kanae que li até agora, esse absolutamente foi o mais pesado!
Pesado no sentido de trazer alguns temas fortes!
Que você vai lendo e soltando algumas expressões como: "Não acredito!!" "Que horror genteee" "Com assim?!"

A Kanae tem uma mente bem criativa para histórias e enredos, cruzar histórias, dar perspectivas de vários personagens e uma certa preferência por abordar coisas obscuras em temas delicados...Isso fica claro nesse livro e em "Confissões" rs

E que final chocante!! Você vai entender do que estou falando ao terminar o livro, fiquei de queixo caído.

Só digo uma coisa: cuidado ao procurar se vingar de alguém.. Nunca se sabe as reviravoltas que a vida dá!! Esse livro é a prova disso.

Enfim, recomendo esse livro!
TAI.... 26/08/2022minha estante
Já quero ler esse livro agora.. Adoro histórias de desgraçamento kkkk.

Guilherme Rosa 26/08/2022minha estante
Kk eu recomendo ler mais resenhas sobre ele, eu li mtas aqui depois que terminei ele. Mas é bom ler resenhas antes, pra tu ver se vai ser um tipo de leitura que vai te agradar. Até prq a forma de escrever, de intensificar as coisas (nem sempre é sangrenta) de escritores japoneses, é diferente..um pesado que choca + o emocional rs

TAI.... 26/08/2022minha estante
Eu ando nessa vibe de leitura.. que causam impactos direto no emocional

Rosangela Max 31/12/2022

Um thriller de alto nível.
É o segundo livro que leio dessa autora e já me tornei fã do trabalho dela.
A forma como ela contou esta história, o tema do enredo e a caracterização dos personagens (principalmente das protagonistas) foram excelentes. Só o final deixou um pouco a desejar, mas mesmo assim foi satisfatório.
Achei tudo equilibrado e coerente, do jeito que eu gosto.
Recomendo a leitura.
CPF1964 01/01/2023minha estante
Sou muito fã desta autora. Gostei menos do último livro. Confissões segue como o meu favorito.

Rosangela Max 01/01/2023minha estante
O último seria o ?Entrelaçadas?? Esse eu tenho aqui é pretendo ler logo. Para quem curte o gênero, estávamos precisando de novos autores com estilos diferentes, né? Gosto muito do estilo de escrita da autora. ?

CPF1964 01/01/2023minha estante
Sim, Rosângela. Concordo com você. O que mais me impressionou foi o estilo dela. Achei bem diferente.

Nati 07/03/2021

Penitência de Kanae Minato é um livro pequeno, fácil de ler e com uma escrita característica dessa autora.
Em uma cidadezinha do Japão em um dia quente de feriado, cinco meninas brincavam no pátio vazio da escola, contudo uma dessas cinco meninas jamais retorna a sua casa. O assassinato da pequena criança deixa sua mãe devastada, o que faz que 3 anos depois do assassinato, ela coloque às quatro meninas que brincavam com sua filha quando esta foi morta contra parede, exigindo delas o assassino preso ou a penitência.
Nessa que foi a minha segunda experiência com Minato, acompanharemos o relato de quatro jovens mulheres acerca de suas experiências individuais que formará o todo da história. Uma história perturbadora, porque as histórias dessa autora são sempre perturbadoras para mim, com muita violência e frieza e com adultos perturbados que não dão a mínima, que se trate de apenas crianças no caminho de sua vingança.
Entretanto, nesse livro a história não tem uma narrativa no presente, uma vez que vamos ouvir cada uma das personagens contando como chegaram a determinado momento, seja através de uma carta ou contando pessoalmente. Assim, cada uma dessas meninas, dessas crianças que tiverem sua infância marcada por um crime horrível, são autora e vítima de crimes também, ligados ou não por seu passado.
É uma leitura viciante e desses livros de ler em um único dia, prende da primeira à última página e o final é surpreende.
thigo 07/03/2021minha estante
eita eu tô lendo esse

Nati 07/03/2021minha estante
Eu gostei muito da leitura e você, está gostando?

Leandro676 08/03/2023minha estante
Acho que foi coincidencia sim ele encontrar o anel e a partir dai pensou na vingança. E creio que o livro deu a entender que ele se matou, pelo menos assim que eu vi

Rita528 16/11/2023minha estante
como deu no noticiário ''o que aconteceu com ele'' eu deduzi que ele se matou

emysants 05/05/2023

Terminar esse livro foi a penitência.
Esse é o segundo livro dessa autora que eu leio e diferente do primeiro, não consegui gostar desse.
Fui ler achando que era uma coisa e no final encontrei algo totalmente diferente do que o livro propõe. E vou logo avisando, não tem vingança nenhuma.
Quanto ao assassino, a autora construiu uma narrativa toda para no finalzinho do livro incluir um personagem que nem estava na história! Ele só apareceu do nada mesmo e foi isso. Fora que todos os outros personagens são bem ruins, odiei todos.
Esse livro foi uma tremenda perda de tempo. Enfim, achei que encontraria algo parecido com "Confissões" (que por sinal é bem melhor) e quebrei a cara.
bookslettie 05/05/2023minha estante
o título hahaha

Rita528 16/11/2023minha estante
como que não tem vingança nenhuma? tem uma muito cruel, acabei de ler e estou em choque!! só não comento aqui pra não dar spoilers(mas se quiser eu comento). Vou ler futuramente Confissões, dizem ser atée melhor que penitencia

Andre.S 05/05/2021

Leitura penitencial
Chegar ao final deste livro é que é uma verdadeira penitencia. Um livro insuportavelmente chato, com uma história clichê pra lá de novela de baixa qualidade. Mal escrito, arrastado e longo demais. Com umas 100 páginas a menos a autora teria conseguido melhor efeito.
Para esquecer.
Ana Bellot 30/05/2021minha estante
Totalmente de acordo!

Lygia Lopes 23/07/2022

Li Confissões e fiquei impressionada. Várias pessoas diziam que Penitência era melhor, então li com uma grande expectativa, mas me decepcionei.
Sim, o livro é forte e fala sobre consequências, culpa, mas eu passei o livro inteiro esperando algo bombástico, como no primeiro e isso não veio.
Não é um livro ruim, mas gostei muito mais de Confissões.
Guilherme Rosa 24/08/2022minha estante
Cheguei a mesma conclusão que você

Leitor Oculto 27/02/2022

Fórmula repetida que funciona!
Quem já leu "Confissões" já conhece a fórmula do sucesso. Cada personagem narrando sua versão dos fatos e um desfecho surpreendente.

Por aqui, nada muito diferente, porém devo admitir que o modelo funciona, pois me senti imerso e não conseguia parar de ler.

Além disso, ao longo da obra, a autora expõe detalhes da cultura oriental que, de tão estranhos, nos levam a querer saber mais.

A amarração da trama é, absolutamente, perfeita e com um final pesado e indigesto que faria o mestre King aplaudir de pé.

A medida que os fatos vão sendo apresentados vamos conhecendo os diferentes pontos de vista em um jogo delicado onde não sabemos, ao certo, quem é vilão e quem é vítima.

Sendo assim, sejam muito bem-vindos ao jogo e tirem suas próprias conclusões, mas uma coisa é certa: as palavras ditas tem mais impacto no futuro alheio do que supomos no momento.
Ray 27/02/2022minha estante
????

Claudia Cordeiro 31/10/2019

A ideia do livro é simplesmente excelente. O qto um crime cruel devastou e influenciou as vidas das meninas, até msm depois de se tornarem adultas.
Mas dei 4.5 e não 5 por dois motivos, primeiro, o livro anterior dela prendeu mais a atenção.
Segundo, fiquei em dúvida ....................... possível spoiler ................................... pela motivação do crime. Pelo tempo decorrido até o assassino agir.
Alguns pensamentos de personagens são meio tortuosos, mas as pessoas são meio doidas, talvez metade delas kkkkk
Isadora.Secchi 31/10/2019minha estante
Fiquei curiosa!

Jaque @blogmalucadoslivros 07/11/2019

KANAE NUNCA DECEPCIONA
Há quinze anos atrás, quatro meninas inseparáveis Maki, Sae, Akiko e Yuka, que moravam em uma pequena cidade no interior do Japão, ganharam uma nova amiga: Emily; ela veio de Tóquio com os pais, e logo todas crianças da escola ficaram fascinados por ela. Tudo não passaria de uma linda amizade até que algo terrível aconteceu.

No feriado de Obon, a cidade estava cheia de visitantes, e as cinco garotinhas resolveram ir brincar na escola, até que um homem desconhecido apareceu pedindo ajuda para apertar alguns parafusos em um vestiário, escolhendo Emily para esta tarefa. As outras meninas continuaram brincando, até que o alarme das 18 horas tocou e elas perceberam que já era hora de voltar para casa, mas Emily ainda não tinha retornado. Ao chegar no vestiário, elas encontraram Emily morta.

Mas as garotas não conseguem se lembrar do rosto do assassino e quinze anos depois, o crime já está para prescrever. Porém, nenhuma delas esqueceu a ameaça de Asako - mãe da Emily: elas teriam que lembrar do assassino, caso contrário deveriam pagar uma penitência, e ela se vingaria de cada uma delas, por não poder punir o assassino da filha.

Recentemente resenhei o livro "Confissões" da autora por aqui, e contei pra vocês o quanto amei a escrita dela. Agora fico feliz de dizer que meu segundo contato com a escrita dela foi tão bom quanto, e mais uma vez, me surpreendi. Esta foi uma leitura que me causou muitas reflexões sobre justiça, trauma e culpa.

A trama traz o ponto de vista das quatro garotas, cada uma delas contando à Asako, como a morte de Emily e sua ameaça afetaram a vida de cada uma delas. Mas isso não torna a leitura cansativa, muito pelo contrário: a torna ainda mais instigante. Porquê Penitência é uma obra pesada, mas acompanhar como tudo isso afetou a vida dessas garotas torna a leitura ainda mais envolvente nos fazendo questionar se elas, quem sabe um dia vão se lembrar do rosto do assassino.

Eu poderia ficar aqui falando horas sobre este livro, mas não posso. Só leiam, esta obra intensa e conheçam a escrita desta autora incrível!
Mona 16/12/2019minha estante
Estou lendo no momento...... Acabou o capítulo da Sue...

Gica Brombini 18/06/2022

PENITÊNCIA: um suspense psicológico muito bem construído!
Eu já havia ouvido falar muito sobre Kanae Minato. Principalmente quando seu primeiro livro, 'Confissões', estourou aqui no Brasil.
Eu não sou uma leitora ávida de thrillers e suspenses. Na verdade, os leio esporadicamente, apesar de sempre gostar muito das leituras.
Eu não sabia nada sobre essa história. Nada mesmo. Peguei o audiobook para ouvir no Skeelo, e já na primeira parte me vi envolvida e surpresa com as minúcias dos detalhes que preenchem essa trama.
O foco aqui não está em achar ou descobrir quem é o assassino, e sim, em mostrar os desdobramentos que um trauma pode gerar em diferentes pessoas e de diferentes formas. Todas as personagens tiveram seu psicológico manchado e corrompido pelo o que vivenciaram. A construção que Kanae Minato deu a essas mulheres é impecável. Mas devo admitir que, apesar de admirar a humanidade em todas as quatro meninas, a que mais se mostrou humana em todas as faces de dor, luto, egoísmo e perdão foi a mãe da Emely.
A narrativa é feita em vários pontos de vista, cinco para ser mais precisa, e são realizadas em suportes diferentes - temos uma carta, um discurso, uma loga conversa etc... Esta foi uma forma que se mostrou muito inovadora para mim. Também amei como esse livro me aproximou de diversos aspectos da cultura e dos costumes japoneses, os quais eu já tinha algum contato por ter consumido animes e mangás em um período da minha adolescência.
Esse livro foi muito rápido e muito envolvente. Eu adorei como tudo se amarra e se encaixa perfeitamente no final, sem deixar nenhuma ponta solta. Kanae Minato é realmente uma ótima escritora, com um potencial de construção de personagens extraordinário. Ela explora os lugares mais escondidos da alma e da mente de cada uma das narradoras, além de nos propor críticas e reflexões muito válidas. Tenho certeza que se tivesse lido este livro em uma edição física ela estaria cheia de marcações.
Apesar de tudo, ainda devo frisar que as situações que ocorrem me pareceram pouco prováveis. É incrível como tudo está interligado, mas tantas desgraças em apenas um núcleo de vínculos interpessoais às vezes me parece forçado demais. Entretanto, eu entendo todo o propósito de mostrar como a culpa e os traumas podem moldar tanto as pessoas, e como já disse, isto foi feito com maestria.
Conclusão: eu adorei o livro! Estou ansiosa para ler 'Confissões' também.
OBS: O livro possui muitos gatilhos de diversos tipos, então pesquisem sobre antes de ler!
Sophia Sophia ;) 12/01/2023minha estante
Eu não podia falar melhor!! Esse livro é maravilhoso e é incrível a forma como se pode compreender de diversas maneiras diferentes

Suelyn Baldo 05/02/2020

É o primeiro livro da Kanae Minato que li. No começo achei um pouco confuso, cada personagem narra o seu ponto de vista do acontecimento. Quando entendi, o livro fluiu muito bem, o enredo é muito bom e me deixou bem curiosa para saber quem era o/a assassino/a. Infelizmente não acertei quem era. O final achei um pouco cansativo, mas nada que estragasse o desempenho do livro.
Deja 20/02/2020minha estante
A narrativa dela é assim mesmo, as vezes é um pouco cansativo, mas compensa a leitura porque podemos indetinficar vários pontos psicológico que nos leva fazer absurdos

Tatianees 14/07/2022minha estante
Eu gostei muito mais de Confissões.
O que não gostei nesse livro foi que não conseguir me apegar a ninguém. Quando analisamos os personagens, foi mostrado mais defeitos do que coisas boas.
Sobre o lance das meninas levarem a ameaça a sério: a questão da cultura interferiu sim, mas imagine você com dez anos, testemunha um homicídio em uma cidade onde isso não acontece e logo em seguida um adulto te ameaça. Isso acaba com o psicológico de qualquer criança.
A mãe não mudou de ideia 15 anos depois, no relato dela fica claro que ela pensou que as meninas não tinham levado a sério sua ameaça. Quando a menina casa com o primo dela, ela diz acreditar que elas seguiram em frente. Só quando surge as noticias sobre as meninas matando pessoas é que ela vê o estrago que fez.

Luuma 23/02/2020

Wowwww que livro!
A kanae Minato tem uma forma bem singular de narrativa, e acredito que por ter lido Confissões a pouco tempo, em Penitência já fui meio que acostumada com a narrativa e achei o livro simplesmente incrível
História super pesada,que me deixou envolvida do início ao fim, acredito que tenho gostado mais de Penitência do que de Confissões.
Igor.Kensuke 04/08/2021minha estante
O desenvolvimento é fantástico mas esperava uma conclusão mais interessante. A narrativa de múltiplos pontos de vista é algo que a autora faz com total brilhantismo.