Túneis

Brian Williams

Resenhas - Túneis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fer Mendonça 22/09/2012

Desde que tomei conhecimento da existência desse livro, há mais ou menos um ano atrás, eu estava maluquinha atrás dele. Livro lido: não me senti nem um pouco decepcionada. É aventura do começo ao fim! Em algumas partes me senti meio claustrofóbica, ao imaginar o tantão de terra sobre mim, mas tirando isso, é ótimo!
Will tem 14 anos e é membro de uma família estranha, onde nenhum membro parece ter nada em comum com o outro. A mãe passa o dia inteiro de pijamas, na sala, assistindo TV, e frequentemente simplesmente se ajeita e dorme na poltrona mesmo. O pai é um arqueólogo fracassado, que trabalha como curador de um museu de uma cidadezinha pequena. Rebecca, sua irmã, é super organizada e cuida da casa sozinha, assim como de toda família (o que me deixou um pouco incomodada... Muita maturidade pra idade dela, entendem?) e tem o Will, um albino que só quer saber de suas escavações.
Logo após de achar uma antiga estação ferroviária, o pai de Will, Dr. Burrows, fica super empolgado, mas ao mesmo tempo percebe que há estranhos homens albinos pela cidade, usando sobretudo e óculos escuro. A situação fica ainda mais estranha quando um morador local leva uma pequena esfera, envolta por uma armação de um metal não conhecido, que quanto menor a luminosidade, maior a luz que ela libera, fica. Alguns cientistas amigos de Dr. Burrows analisam tal esfera e dizem não conhecer nada com tais características.
“[...]Ao erguê-la na luz do dia, ele viu que o brilho se extinguira quase inteiramente e que o líquido da esfera de vidro escurecia até assumir uma cor cinzenta e opaca. [...]
Ele voltou para dentro, observando o líquido se animar numa minitempestade e brilhar sinitramente outra vez”
Além dessas, Dr. Burrows faz uma série de pequenas descobertas, que faz com que ele assuma comportamentos cada vez mais esquisitos, se afastando mais e mais do seu filho. Enquanto isso, com a ajuda de seu amigo Chester, Will continua cavando num terrono próximo à sua casa, até que eles acham o que parece ser uma câmara mortuária. Misteriosamente, a passagem está desmoronada no dia seguinte à descoberta.
Pouco após essa frustração, os pais de Will tem uma grande discussão e o pai dele some! E mesmo que todos tentem fazer com que ele acredite que seu pai simplesmente os abandonou, podendo ou não voltar, ele continua fiel, e sabe que alguém o raptou, ou algo do gênero.
“Mas Will não lhe deu nenhuma atenção e bateu de leve na porta com os nós dos dedos.
- É de metal – disse ele, passando a palma da mão pela superfície – era brilhante, preta e irregular, como melado queimado.
- E daí? Você não está pensando em entrar, está?”
Fuçando nas coisas do pai, ele descobre um diário, e assim se torna ciente de todas as desconfianças do pai, dos homens albinos e da esfera luminosa. Descobre, também, que o pai havia cavado um túnel sem que Will não tivesse nem conhecimento. Túnel esse que desmoronou da mesma maneira que o túnel da câmara mortuária, e por isso mesmo ele resolve reabrir o túnel.
Quando finalmente ele chega ao final, o que encontra é de tirar o fôlego. A maior descoberta arqueológica de todos os tempos! Will e Chester agora terão que dar o melhor de si para se livrarem de todas as enrascadas em que se metem, e ainda ter tempo para encontrar Dr. Burrows, que continua perdido.
Super recomendo!!
Obs.: Ok, o nome do amigo do Will me deixou com vontade 'de ceia de Natal' IAUSaIUShaIUshauihs

Leia mais resenhas em: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br

Lizzie 14/09/2012

Túneis
Roderick Gordon & Brian Williams - Rocco

Will Burrows é um garoto de 14 anos que tem uma família, no mínimo, peculiar: sua mãe passa os dias vendo e revendo programas de tv; o doutor Burrows, seu excêntrico pai, está sempre ocupado com suas pesquisas arqueológicas e, a não ser quando saem juntos para fazer escavações, quase não se falam; e por fim, vive em pé de guerra com a irmã caçula, Rebecca, que por acaso assume o papel de chefe de família já que os pais relapsos não o fazem. Will acabou pegando do pai a paixão pela arqueologia e passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos em terrenos baldios da cidade, isso quando não está sofrendo bullying na escola por ser albino com seu único amigo, Chester.

Os dois primeiros capítulos são meramente introdutórios, contam a rotina de Will e pintam o cenário do livro. O enredo me prendeu completamente por volta do terceiro ou quarto capítulo, quando o mistério começa a se esgueirar lentamente pela história, deixando aquele clima gostoso de suspense e vontade de não largar do livro até terminar. As coisa ficam realmente agitadas quando o doutor Burrows desaparece de repente, quase sem deixar rastros, e Will, sempre acompanhado de Chester, começa a investigar o caso. Lógico que eles não tinham a menor ideia de onde estavam se metendo.

É um pouco complicado comentar mais sobre o enredo sem soltar spoilers, e as revelações de cair o queixo são o que deixam o livro mais empolgante. Os personagens são muito bem desenvolvidos, tanto os protagonistas quanto os coadjuvantes que, aliás, são de extrema importância para a história. Confesso, meu favorito é o Cal, não sei o que vi nele, se fosse uma pessoa de verdade eu provavelmente o odiaria, mas adoro aquele menino.

Também gostei muito do estilo de narrativa. As descrições são muito completas, mas não longas o suficiente ao ponto de se tornarem enfadonhas, e os autores não perdem tempo com o que não é relevante para a história. O livro é repleto de ação, tanta que muitas vezes tive pena de Will, que quase não tem um minuto de descanso entre lutas e perseguições. Enquanto as páginas passam, é possível perceber que o mistério é bem maior do que poderíamos imaginar, o que só deixa o gosto de quero mais quando as páginas acabam. Recomendo que tenham Profundezas em mãos quando terminarem Túneis, pois é impossível esperar para saber o que acontece. Túneis é a série perfeita para quem gosta de enredos e mistérios bem estruturados e muita ação, do tipo que te fazem se perder nas páginas e roer as unhas de ansiedade.

Kah Moore 12/02/2012

Eu nunca tinha ouvido falar desse livro antes. Um amigo me emprestou falando que achou que eu iria gostar. Como se tratava de um amigo de extremo bom gosto e que me conhece bem, eu comecei a ler o livro sem nem procurar do que se tratava. E realmente, o livro é minha cara e eu adorei!

O começo do livro é meio cansativo e sem emoção, mas eu por amar arqueologia, já estava encantada pela história e disposta a ler até o fim, mesmo achando que não daria em nada. Muitas vezes durante a leitura pensava em ir procurar sobre o que realmente se tratava o livro, mas acabava esquecendo ao parar de ler. E acho que foi justamente por não saber de nada do livro que eu me empolguei tanto com ele. Tudo que surgia era surpresa para mim e eu ficava empolgada querendo saber o que viria. O livro por si só já é cheio de surpresas, para alguém que nem sabia do que se tratava a experiência foi prazerosa em dobro!

Não sei se minha cabeça funciona assim, ou se é o livro que causa isso, mas a partir da parte da 'Colônia', é tudo extremamente cinematográfico e o final eu podia ver tudo em live action se fechasse os olhos. O epilogo do livro então, dá um frio na barriga se imaginado como aquelas cenas que vem depois dos créditos. Simplesmente empolgante e com aquele gostinho de "quero mais".

E eu quero mais! Irei o mais breve possível atrás da continuação 'Profundezas' e aguardar o lançamento do 3º livro 'Free Fall' aqui no Brasil. Um livro que envolve conspiração e arqueologia não tem como eu não amar!
Mayra 11/01/2013minha estante
Cara, exatamente o que aconteceu comigo.

Rick 29/01/2012

O Livro
Um dos melhores que já li muitíssimo bom, a cada página fica mais interessante, e junta em uma mistura incrivelmente fantástica o suspense, ação, aventura e principalmente mistério em livro que jamais será esquecido. A dupla de autores que o escreveu sem dúvida fez um ótimo trabalho... resumindo este é O Livro !
Gabriel 14/08/2012minha estante
concertezaaaaaaa é uma viagem e tanto

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para www.LivrosEmSerie.com.br
Sempre que via Túneis nas prateleiras das livrarias, sentia uma vontade enorme de levar ele pra casa. Mas os livros que eu conhecia melhor acabavam sempre passando à frente e nunca dei a devida oportunidade para esse livro, acho que principalmente pelo fato de nunca ter recebido nenhuma indicação de conhecidos sobre ele e, nem ao menos ver o nome do livro correr pelos blog literários da vida. Eis que enfim recebi o livro em casa para resenha e, ainda com um pouco de relutância pela falta de indicações, iniciei a minha leitura. Demorou um pouco, mas acabei me interessando demais pela história e “me joguei” no enredo do livro junto aos personagens.

Túneis, o primeiro livro da série, apresenta a nós leitores a estranha família de Will Burrows, um garoto solitário, vítima do bullying entre os colegas da escola por ser albino. Esse detalhe chamou muito a minha atenção no livro, pois geralmente os heróis são excluídos de algum forma na literatura – ou são órfãos, ou tímidos, ou criaturas sobrenaturais e etc. – mas essa foi uma das primeiras vezes em que a característica diferencial do personagem principal é trabalhada com naturalidade. É algo que faz parte da personagem e isso não a incomoda, nem a faz pensar menos de si mesma, em momento algum, tanto que esse fato é somente mencionado nas primeiras páginas do livro.

Will tem uma irmã, Rebecca, que é o pilar central da casa. Extremamente organizada a irmã assume o papel de mãe, arrumando a casa, lavando as roupas, fazendo compras e cozinhando, além de cumprir com os seus estudos. A mãe de Will é viciada em programas de TV e em poucos momentos ela aparece sem estar sentada na frente do aparelho, assistindo aos seus programas favoritose completamente alheia ao que acontece ao seu redor. Já o Dr. Burrows é um arqueólogo extremamente inteligente que trabalha “temporariamente” em um museu e que compartilha com o filho Will a paixão por escavações. O Dr. também é obcecado por fazer parte de grandes descobertas científicas.

Um dia, o Dr. Burrows desaparece misteriosamente por um túnel que seu filho Will não conhecia. Intrigado, o garoto começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai com a ajuda de seu melhor (e único até então) amigo, Chester. Os amigos acabam descobrindo uma civilização "esquecida" debaixo da Crosta e a partir daí, começa a se desenrolar a grande aventura subterrânea de Will e Chester. O livro é extremamente descritivo, e a história demora um pouco para engrenar, o que pode desanimar alguns leitores, fazendo-os desistir do livro. Porém, se você gosta de aventuras, adora tentar desvendar mistérios e ler sobre o desconhecido, vale - e muito! - a pena investir nessa saga. Os preços dos livros são um tanto salgados, mas sempre tem um pessoal disposto a trocar livros no Skoob e também dá pra recorrer aos sebos pra conseguir exemplares mais em conta, então pesquisem!

Uma vez debaixo da terra, na busca pelo seu pai, Will acaba passando por maus bocados nas mãos dos Styx, um grupo cruel que domina todo o subterrâneo. Porém ele encontra também pessoas boas, que o acolhem e acaba descobrindo verdades reveladoras sobre o seu passado. As personagens mais cativantes que ele encontra por lá são Cal e Tam, mas fica complicado discorrer mais sobre eles sem revelar spoilers do enredo todo, então fica por conta de vocês.

Eu gostei muito da temática do livro de civilizações subterrâneas, é engraçado pensar na possibilidade de existir um mundo inteiro debaixo de nossos pés. A abordagem é bem diferente do que temos nos lançamentos da literatura infanto-juvenil ultimamente e por isso o livro se destacou no meu conceito. Pelo fato do enredo se passar em média de 70% do tempo com as personagens debaixo do solo terrestre, algumas passagens são - literalmente - sufocantes. Houve horas na leitura em que eu era capaz de sentir o cheiro de terra, de bolor, e sofria de claustrofobia ao acompanhar Will pelos túneis da Colônia e da Cidade Eterna.

O único ponto negativo do livro são os excessos de descrições. Entendo perfeitamente que os autores tentam detalhar o máximo possível para que possamos imaginar esse mundo subterrâneo e nos ambientar na história, mas eu não sou muito fã de descrições longas e detalhadas. O ritmo do enredo não é acelerado, mas ao contrário do que parece isso não torna a leitura monótona. O fato dos capítulos não serem tão longos e sempre adicionarem uma pitada de suspense no final de cada um deles, ajuda a manter a curiosidade do leitor. O enredo dos autores surpreende e toma rumos inesperados e alguns personagens nos deixam boquiabertos - em todos os sentidos (bons e ruins) possíveis.

Deixo aqui um alerta. Túneis é daqueles tipos de livros que tem uma resolução final, mas deixa muitas pontas abertas e ideias sem resolução, que - acredito eu - devem ser desenvolvidas em sua continuação: Profundezas, já lançado aqui no Brasil. O primeiro volume da série vai virar filme e o projeto está em desenvolvimento.
Bruno Pereira 12/01/2012minha estante
Oi,Bru Duda. Adorei sua resenha,serviu para esclarecer muito de minhas dúvidas pessoais.Principalmente pela continuação do livro. Suspeitei que houvesse mesmo uma continuação pelo final incrivelmente vago de túneis. O único problema é que meu personagem favorito passou para o lado mal da força. Não queria que a Rebeca (ALERTA DE SPOILER)fosse uma Stix, mas fazer o quê. Abraços.

lucastech 27/03/2011

decepção.
Não possui atrativo algum para se continuar a leitura. Chato, monótono. Um dia ainda irei terminá-lo só para não jogar dinheiro fora. Agora eu sei que não se pode julgar um livro pela capa.
Gi 07/02/2012minha estante
vc chegou na segunda parte? o livro dá uma boa reviravolta!! acho q vale a pena vc dar uma segunda oportunidade pra ele!

Thamy 21/02/2011

Adolescente.
Quando comecei a ler o livro achei que não gostaria muito por ser um livro adolescente, 'bobinho', mas com o decorrer da hostória gostei muito!
O livro relata a história de Will, que aprende a gostar de escavações com seu pai e ao embarcar numa descobre um mundo totalmente novo!
Talvez o livro peque por ser muuito detalhista, as coisas demoram muito a acontecer por escesso de detalhe. Provavelmente se torne massante pra que não tem o hábito de ler, mas eu gostei bastante e estou esperando pela continuação da história! :}

Aychaah.. 27/01/2011

Túneis..
Esse livro é muito incrível!!Super misterioooso...muito bom. Eu recomendoo

Júlia 21/12/2010

Embora a narrativa se torne cansativa em algumas partes, o livro nunca perde o mistério e o suspense. Gostei muito do livro e estou ansiosa pra ler profundesas!

PipocaJedi 27/10/2010

Fugindo dos Clichês? Onde?
Lí em algum site por aí - acho que foi o da editora, não tenho certeza - que enchia o livro de elogios, dizendo ser uma obra de grande sucesso e que poderia se igualar a Harry Potter em qualidade. Depois que li isso, não pude deixar de comprá-lo. E, bem, foi meio decepcionante.

Eu pensei que seria uma história mas original, sem se preocupar com a fórmula do sucesso de best-sellers e blockbusters. Mas quando li "Túneis", o que vi foi exatamente o contrário. Dá aquela infeliz sensação de "déjà-vu", entende?

Não posso dizer que os autores escrevem mal, ao contrário, achei a linguagem muito boa, mas não dá para se apegar a história. Não dá aquela inexplicável vontade de não largar o livro de jeito nenhum a cada fim de capítulo, pelo menos comigo isso não aconteceu.

Não sei se foi a grande expectativa que criei à respeito do livro, mas eu não gostei muito da história e, apesar de ter continuação, não me interesso em ler.

Lilian 'Indily' 25/09/2010

Tentando resenhar...
Túneis é o primeiro de uma série de quatro livros, contanto a história de um garoto de 14 anos chamado Will Burrows, que passa longe de ser um menino considerado normal aos padrões; tendo como paixão a arqueologia, o tornando excêntrico e fazendo de seu pai, Dr Burrows, o seu maior herói, para não dizer sua única real afinidade.

Will passa a maior parte de seu tempo livre fazendo buracos no terreno de sua casa afim de fazer alguma descoberta científica, fugir das pressões da escola – onde o chamam de aberração – e sair da mesmice que é sua família.

Seu pai, Dr Burrows, trabalha no museu de arqueologia de Londres, seu maior anseio é fazer alguma descoberta fascinante e ser conhecido como um grande arqueólogo. E é justamente sua paixão em escavações o leva à uma confusão imensa, quando ao perseguir estranhas pessoas pela cidade e cavar túneis longos demais, se depara com “outro mundo” e por lá desaparece, deixando seu filho Will desesperado a sua procura.

Ao descobrir o sumiço de seu pai, Will começa a buscar respostas, mas é quando se depara com um túnel no quintal de sua casa que sua vida começa a mudar. Ao começar as escavações, com a ajuda de seu único amigo Chester, Will descobre nos túneis subterrâneos de Londres uma inacreditável sociedade esquecida no tempo, controlada por um cruel grupo de pessoas conhecidas por Styx.

Com a ajuda de sua recém descoberta família, Will, Chester e Carl escapam dos Styx, indo para mais fundo na busca por seu pai. A história é quebrada quando os meninos entram mais afundo nesse mundo desconhecido, atrás do Dr Burrows, fazendo novas descobertas e fugindo de novos perigos.
Mostra muito da indiferença do menino perante sua família comum demais e sem emoção, sua indignação quanto aos colegas de escola que demonstram julgar o desconhecido. Mas o que nos prende na história é o fato de que Will se demonstra mais curioso a cada momento, superando ainda seus medos e seus receios quanto às descobertas perigosas. Chega a ser intrigante o fato de estar correndo perigo, de ter descoberto nova família e ainda assim estar mais interessado em novas descobertas arqueológicas, uma paixão que descende do pai, mesmo que não tenham laço sanguíneo.

A criatividade dos autores marca mais ao criar uma sociedade fictícia tão paralela e ao mesmo tempo tão semelhante a nossa. Não tem como não pensarmos nos tempos antigos de nosso próprio povo ao depararmos com os costumes e maneiras descritos no livro.

Enfim, o livro conta uma história gostosa de ler, nos prende em suas fantasias mescladas com a realidade, criando um mundo intrigante repleto de suspense e ação. Sem contar que é fácil e empolgante, deixando na última página o desejo de saber o restante da história.

Betão 16/08/2010

Diferente da grande maioria, eu gostei muito do livro. Concordo que os autores demoram um pouco em certas partes que não são importantes para o desenrolar da trama, de qualquer forma não acho que chegue a ser cansativo. Agora estou querendo ler "Profundezas", pena que é meio caro. rsrs

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6