Túneis

Brian Williams

Resenhas - Túneis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fer Mendonça 22/09/2012

Desde que tomei conhecimento da existência desse livro, há mais ou menos um ano atrás, eu estava maluquinha atrás dele. Livro lido: não me senti nem um pouco decepcionada. É aventura do começo ao fim! Em algumas partes me senti meio claustrofóbica, ao imaginar o tantão de terra sobre mim, mas tirando isso, é ótimo!
Will tem 14 anos e é membro de uma família estranha, onde nenhum membro parece ter nada em comum com o outro. A mãe passa o dia inteiro de pijamas, na sala, assistindo TV, e frequentemente simplesmente se ajeita e dorme na poltrona mesmo. O pai é um arqueólogo fracassado, que trabalha como curador de um museu de uma cidadezinha pequena. Rebecca, sua irmã, é super organizada e cuida da casa sozinha, assim como de toda família (o que me deixou um pouco incomodada... Muita maturidade pra idade dela, entendem?) e tem o Will, um albino que só quer saber de suas escavações.
Logo após de achar uma antiga estação ferroviária, o pai de Will, Dr. Burrows, fica super empolgado, mas ao mesmo tempo percebe que há estranhos homens albinos pela cidade, usando sobretudo e óculos escuro. A situação fica ainda mais estranha quando um morador local leva uma pequena esfera, envolta por uma armação de um metal não conhecido, que quanto menor a luminosidade, maior a luz que ela libera, fica. Alguns cientistas amigos de Dr. Burrows analisam tal esfera e dizem não conhecer nada com tais características.
“[...]Ao erguê-la na luz do dia, ele viu que o brilho se extinguira quase inteiramente e que o líquido da esfera de vidro escurecia até assumir uma cor cinzenta e opaca. [...]
Ele voltou para dentro, observando o líquido se animar numa minitempestade e brilhar sinitramente outra vez”
Além dessas, Dr. Burrows faz uma série de pequenas descobertas, que faz com que ele assuma comportamentos cada vez mais esquisitos, se afastando mais e mais do seu filho. Enquanto isso, com a ajuda de seu amigo Chester, Will continua cavando num terrono próximo à sua casa, até que eles acham o que parece ser uma câmara mortuária. Misteriosamente, a passagem está desmoronada no dia seguinte à descoberta.
Pouco após essa frustração, os pais de Will tem uma grande discussão e o pai dele some! E mesmo que todos tentem fazer com que ele acredite que seu pai simplesmente os abandonou, podendo ou não voltar, ele continua fiel, e sabe que alguém o raptou, ou algo do gênero.
“Mas Will não lhe deu nenhuma atenção e bateu de leve na porta com os nós dos dedos.
- É de metal – disse ele, passando a palma da mão pela superfície – era brilhante, preta e irregular, como melado queimado.
- E daí? Você não está pensando em entrar, está?”
Fuçando nas coisas do pai, ele descobre um diário, e assim se torna ciente de todas as desconfianças do pai, dos homens albinos e da esfera luminosa. Descobre, também, que o pai havia cavado um túnel sem que Will não tivesse nem conhecimento. Túnel esse que desmoronou da mesma maneira que o túnel da câmara mortuária, e por isso mesmo ele resolve reabrir o túnel.
Quando finalmente ele chega ao final, o que encontra é de tirar o fôlego. A maior descoberta arqueológica de todos os tempos! Will e Chester agora terão que dar o melhor de si para se livrarem de todas as enrascadas em que se metem, e ainda ter tempo para encontrar Dr. Burrows, que continua perdido.
Super recomendo!!
Obs.: Ok, o nome do amigo do Will me deixou com vontade 'de ceia de Natal' IAUSaIUShaIUshauihs

Leia mais resenhas em: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br

Bruno 27/04/2010

Túneis é um livro apaixonante.Conta a história de um menino que vai procurar o pai desaparecido, e acaba encontrando um mundo embaixo da terra, onde é torturado, submetido a trabalho forçado, e descobre ser alguém que nunca sonhou ser. Desde quando vi a capa do livro pela primeira vez, tive uma grande vontade de ler.
O livro me surpreendeu do começo ao fim. Quando comecei a ler, não achei que a história iria até onde vai. Não achei que seria tão magnifico, diferente, e por que não dizer, em certos momentos doentio.
A figura do personagem principal, é tão inusitada, que eu tinha que me obrigar a imaginá-lo do jeito que é descrito no livro. Li esperando mais uma daquelas tentativas de ser o novo Harry Potter, mas ouso dizer, que o livro não se preocupa nem um pouco com isso. Não quer saber de ser popular, muito menos de agradar a todos. Ele só quer contar uma história bem contada, e de levar os jovens leitores à um lugar onde nunca foram antes. As três partes do livro(A escavação, A colônia, e A Cidade Eterna)funcionam quase como três livros dentro de um. Confesso, que é necessário um pouco de paciência para a primeira parte, já que se passa totalmente, na Crosta Terrestre. Mas mesmo assim, o clima sobrenatural, e misterioso já paira no ar. Ás vezes, eu ficava angustiado pois os mistérios são tantos, que você quer devorar o livro cada vez mais rápido para saber até onde tudo aquilo vai. O final, é ainda mais angustiante. É daqueles que te fazem só conseguir pensar na continuação. Te fazem sentir ansioso. É incrivel, vale muito a pena. Me fez rir, me emocionou, e, principalmente, me angustiou. Autores tãp talentosos assim, hoje em dia, são raros

(n)Ana 02/01/2010

Os personagens são chatos, a narração é confusa e a história de verdade só começa no fim do livro. É tudo muito confuso e parado. Tinha tudo para ser um ótimo livro: muita pesquisa e detalhes de escavação e um esboço muito bom sobre a civilização embaixo da terra, mas eu simplesmente me arrastei para terminar esse livro, e se ler a continuação será para descobrir se ainda há alguma forma de salvar a história.

Rafael 14/06/2009

Pra ser bem sincero, já li livros que me deram menos sono do que este. A história custa muito a caminhar. Tanto, que a leitura "empaca", se perde, morre fulminantemente. Quase abandono. Não recomendo. É chaaaaato.

Dani.Bergami 27/08/2021

Muito potencial e muita enrolação!
A ideia do livro em si é muito boa, é uma trama atrativa e que daria uma ótima história se fosse mais bem desenvolvida, muitas coisas não fazem sentido e a leitura é muito difícil (tanto pelo uso de algumas palavras quanto pela história cansativa).
Mas mesmo assim consegui me divertir muito em algumas partes, mesmo que só tenha realmente me apegado a história e aos personagens nas últimas 100/150 páginas.
Peguei o livro emprestado na biblioteca da escola e não sabia que ele fazia parte de uma saga, o que me deixou bastante decepcionada pela falta de aviso.

Júlia 21/12/2010

Embora a narrativa se torne cansativa em algumas partes, o livro nunca perde o mistério e o suspense. Gostei muito do livro e estou ansiosa pra ler profundesas!

Matheus. 30/06/2009

No geral, o livro não é TÃO BOM. O ritmo inicial não conseguiu me prender, mas continuei a ler, talvez melhorasse - e de fato, melhorou. Tem uma estória criativa e faz-nos perguntar de fato se conhecemos tudo ao nosso redor ou abaixo de nossos pés. É bem "mais ou menos", e espero pela sequencia, que tenho esperança de ser um pouco melhor. :)

jackfowl 30/12/2009

Meia boca
Demora muito para ocorrer algo de significativo, deixando muitas pontas soltas, como de onde vieram, como tem tanta coisa lá embaixo, cade a mae dele ... E aquele Chester é um chato de galochas.

Ainda bem que os últimos 30% são cheios de aventura senão ia ser um tempão perdido.

Thamy 21/02/2011

Adolescente.
Quando comecei a ler o livro achei que não gostaria muito por ser um livro adolescente, 'bobinho', mas com o decorrer da hostória gostei muito!
O livro relata a história de Will, que aprende a gostar de escavações com seu pai e ao embarcar numa descobre um mundo totalmente novo!
Talvez o livro peque por ser muuito detalhista, as coisas demoram muito a acontecer por escesso de detalhe. Provavelmente se torne massante pra que não tem o hábito de ler, mas eu gostei bastante e estou esperando pela continuação da história! :}

PipocaJedi 27/10/2010

Fugindo dos Clichês? Onde?
Lí em algum site por aí - acho que foi o da editora, não tenho certeza - que enchia o livro de elogios, dizendo ser uma obra de grande sucesso e que poderia se igualar a Harry Potter em qualidade. Depois que li isso, não pude deixar de comprá-lo. E, bem, foi meio decepcionante.

Eu pensei que seria uma história mas original, sem se preocupar com a fórmula do sucesso de best-sellers e blockbusters. Mas quando li "Túneis", o que vi foi exatamente o contrário. Dá aquela infeliz sensação de "déjà-vu", entende?

Não posso dizer que os autores escrevem mal, ao contrário, achei a linguagem muito boa, mas não dá para se apegar a história. Não dá aquela inexplicável vontade de não largar o livro de jeito nenhum a cada fim de capítulo, pelo menos comigo isso não aconteceu.

Não sei se foi a grande expectativa que criei à respeito do livro, mas eu não gostei muito da história e, apesar de ter continuação, não me interesso em ler.

lucastech 27/03/2011

decepção.
Não possui atrativo algum para se continuar a leitura. Chato, monótono. Um dia ainda irei terminá-lo só para não jogar dinheiro fora. Agora eu sei que não se pode julgar um livro pela capa.
Gi 07/02/2012minha estante
vc chegou na segunda parte? o livro dá uma boa reviravolta!! acho q vale a pena vc dar uma segunda oportunidade pra ele!

Marcileia 19/01/2009

Esperava mais
Não sei mas me decepcionei com este livro, ele é legal mas falta algo. Ele prende o leitor, afinal a gente quer saber o que acontece com os personagens, mas o estilo, a história em si poderia ser melhor. Chega uma hora que a gente pensa que é uma cópia mal feita de 1984. Soube que vai ter continuação, não pretendo comprar não, se conseguir emprestado talvez...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6