Bento

Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Freak 05/09/2021

Post-It!
"Tinha se lembrado de amnésia, do AVC, mas não lembrava a [*****] do nome. Sorriu nervoso. Palavrão lembrava, mas o nome, não."

"O ser humano tem essa mania de exaltar muito mais as perdas do os benefícios de uma grande mudança."

"Uma boca fechada faz muitos amigos."

"Nem os médicos sabiam o que fazer e, quando essa raça de branco que a julga superior a tudo ser que rasteja sobre a terra não sabe o que te dizer, isso te assusta."

ray 03/06/2023

Que sabor ?
Que sabor foi ler essa história, sério. A narrativa é atmosférica, os vampiros desse livro são muito interessantes, os protagonistas funcionam bem juntos, e eu gostei de cada personagem (e são muitos que o André introduz). Meu único ponto, é que o autor às vezes se entende demais nas descrições, mas nada que arruinou minha experiência.

Rodrigo Digão 18/01/2024

Como foi prazerosa esta releitura, depois de mais de 10 anos e com o interesse renovado após a leitura de seus prelúdios.

Como qualquer releitura , consegui entender mais , passagens que vagavam levemente em minha memória foram reavivadas.

Com certeza este foi na época e eh até hoje um dos livros que me despertou o prazer da leitura, altamente recomendado.

Eliza.Obryen 22/07/2023

Bento: Herói Humano Inimigo Vampiro
Caos impera no mundo. Metade dos seres humanos adormece de forma inexplicável. Tratada como uma epidemia, espalha-se por várias cidades do mundo. O pesadelo parece não ter fim quando os humanos, livres do sono, descobrem que dividem a noite com demônios da escuridão. Nesta atmosfera de horror e tensão, surgem as criaturas que poderão lutar contra o mal e o terror. Os Bentos. Seres abençoados que têm a missão de combater os vampiros a qualquer custo.

Biel 09/12/2009

Quem disse que autores nacionais não são bons?
O mundo muda, literalmente, do dia pra noite. Pessoas, aparentemente de forma aleatória, começam a se tornar vampíras. Nada eletrônico funciona há mais de trinta anos. Mas Lucas acaba de acordar, e todos tem fé de que ele poderá salvar o mundo de tudo isso - apesar dos fatos estarem um pouco contra isso.
André Vianco vem pra provar literalmente o contrário do estereótipo que alguns têm - inclusive eu, aliás - sobre os autores nacionais. Com uma forma de escrever interessante, usando um palavreado brasileiro típico, pode-se dizer assim, ele cria uma história incrivelmente fascinante. sobre vampiros.

Pripec 24/10/2013

“Deus está cochilando”
André Vianco nos apresenta em Bento uma estória em que, após uma determinada noite ocorrida a cerca de 30 anos, a noite maldita, aconteceram muitas mudanças, e uma delas dividiu os seres humanos em sobreviventes , adormecidos e noturnos(vampiros).
Os sobreviventes acreditam que “Deus está cochilando”, e este é o único argumento apresentado durante toda a leitura que justifica as condições em que o mundo se encontra segundo Vianco.
Com muitas citações relacionadas ao Brasil, como lugares reais, músicas, cultura etc, é um livro classificado como terror , mas que em determinados momentos nos traz um humor leve e que cabe perfeitamente nas situações colocadas e ainda nos leva a refletir um pouco sobre as condições relacionadas ao meio ambiente, uma vez que o planeta se encontra em uma fase avançada de regeneração.
Em meio a personagens cativantes, o trigésimo Bento chamado Lucas , se destaca como principal meio da salvação da humanidade frente a crescente ameaça dos noturnos , que ganham forças com as visões do líder dos vampiros Anaquias sopradas e pensadas pelo Vampiro-Rei.
Várias batalhas são travadas, o que gera ação do começo ao fim, lideradas por Lucas , com um único objetivo – juntar os 30 Bentos para desencadear os quatro milagres profetizados pelo Bispo.
Algumas questões ficam pendentes pois existem mais dois livros de continuação, A Bruxa Tereza ,segundo volume desta saga e uma personagem citada poucas vezes e que está relacionada com Cantarzo, o Vampiro-Rei , que foi apresentado no início de Bento e que é também o nome do terceiro e último livro .
Uma leitura surpreendente e que traz o leitor para dentro da estória fazendo-o participar de tudo o tempo todo.

Antônio 28/07/2010

É...
Como todos os livros do André Vianco, as idéias são tão boas que chego a ficar com inveja do cara. Mas acho a sua escrita um bocado vulgar, boba e irritante em alguns momentos (com aquele tanto de pontos, gírias e palavrões).
É um autor de qualidade para o populacho, com idéias originais e muito boas para a ficção fantástica, e acho que por isso fez sucesso. Mas quem está acostumado com outro nível de leitura dificilmente o colocará no mesmo patamar dos autores que gostam.
Pablo M 12/08/2010minha estante
É bem por ai mesmo, achei a leitura muito irritante, da a impressão de amadorismo.
Uma pena já que as idéias dele são bem interessantes, mas não consegui empolgar..

Antônio 19/08/2010minha estante
Um adendo... dessa vez lendo os dois volumes do Vampiro-Rei.
MEU! As idéias são cada vez melhores. Mas os erros também só aumentam. É personagem que muda de nome de um capítulo para o outro "Orfeu" e depois "Orlando" ou algo assim, é palavra escrita errada (cadê os revisores nessa hora, hein? E olha que o meu é a quinta edição)... poxa André, vamu dar uma caprichada, neh?

Juni 27/08/2010

...
Eu gostei muito do livro. Mas algo nele, eu ainda não descobri o quê, o deixou maçante [é com ç ou ss?].
Eu achei interessante toda a ação se passada em lugares que conhecemos... Teodoro Sampaio \o/
Enfim, mas algo nesse livro o torna cansativo. Não sei se são as frases curtas que Vianco usa ou ... bom, não sei mesmo. Porque o livro em si é muito bom, pra quem gosta de ação e aquelas sensações de "agora lascou".
Eu indico, mas tenha paciência para lê-lo. Não desista!
Eu demorei alguns longos dias, mas valeu a pena.

--------------------------------------------------
Péssima em resenhas, só queria deixar gravado aqui o meu sentimento quanto a ele.
Johnny 18/09/2010minha estante

Silvia 26/06/2012minha estante
Imagina a sua resenha foi boa, afinal resenha é a opinião sua do livro; a maioria das pessoas confundem resenha com resumo.

RodneyRJ 06/03/2010

Impressionante!!!
Após alguns anos sem ler livros nesse tema, fiquei impressionado com a qualidade do texto e com a genialidade que André Vianco escreveu este livro. A história é envolvente e você não consegue parar de ler. O personagem Lucas tem muita vida no livro, o que leva o leitor a se envolver com ele. Agora estou lendo o Vampiro Rei I, continuação de Bento e a história não se perde do livro Bento.

Parabéns a Andre Vianco que não deixa nada a desejar aos escritores estrangeiros e que devemos sim apoiar nossos escritores. Para os que gostaram da saga Crepusculo, com certeza gostaram da saga de Bento; não é um romance e sim uma aventura do começo ao fim.

Abraços e parabéns a André Vianco.

Aærsk 06/03/2023

Espetacular
Eu não tenho palavras suficientes para descrever a escrita de André Vianco, como o mesmo diz "Não escrevo livros, eu componho artefatos que os levam a outra dimensão, manusei-o com cuidado!"

Com certeza o meu autor nacional favorito, livros cheio de representatividade, ambientação nacional e batalhas épicas, uma leitura envolvente e uma narração de arrepiar até o último fio de cabelo, simplesmente sensacional!
Bruna.Nunesx 25/03/2024minha estante
É volume único?

Aærsk 25/03/2024minha estante
Mais ou menos, ler só ele fica com um final meio aberto, depois dele tem o vampiro rei vol 1 e vol 2

Bruna.Nunesx 25/03/2024minha estante
Obrigada amigo, você é um amigo!

Aærsk 25/03/2024minha estante
Ahhahaha disponha

Val 23/03/2022

Bento
Este livro é perfeito! O primeiro de uma trilogia, é a segunda vez que leio, me preparando para o lançamento da Noite Maldita parte 2. Provavelmente lerei os outros dois também. Para quem gosta de suspense e ficção com muita ação, vai amar. Não darei spoliers. Melhor escritor do Brasil!

Andrea.Oliveira 23/05/2022

André Vianco, sempre surpreende pelas suas histórias de vampiros, e a riqueza de detalhes, nos transporta para um mundo de fantasia, com alguns sustos rs.
Uma noite começa como outra qualquer e entra para a história da humanidade, quando metade dos seres humanos adormece de forma profunda e inexplicável. Tratada como uma epidemia, a doença desencadeia um caos sem precedentes nas cidades do mundo. O pesadelo parece não ter fim quando a porção de humanos livres do sono descobre que está dividindo a noite com demônios da escuridão.
Esse mundo, novo e sombrio, é apresentado pelos olhos de Lucas, um homem que desperta nesse tenebroso cenário e que se tornará, mesmo contra sua vontade, um poderoso e venerado guerreiro, lutando contra os vampiros e liderando os humanos ao encontro dos quatro milagres que libertarão a Terra da terrível maldição.
Super Recomendo!

Sakurazuka 01/02/2023

Que livro bom de ler. Muita coisa acontece, mas não te deixa perdido. Algumas coisas eu fui pegando com o passar da história então não me surpreendeu, mas vou maravilhoso de ver se formando e pra onde ia. Só um das lutas no final que deixou a desejar. Uma história boa, poderosa, com muito sangue, vampiros que atacam e matam sem dó... Uma pequena esperança para um futuro sombrio que desperta.

Leo 14/04/2009

O melhor
Tem alguns temas que não sou muito fã e o fim do mundo está longe de ser o meu favorito, mas as vezes me vejo tão envolvido com a estória que simplesmente esqueço que o assunto gira em torno disso.

Isso aconteceu comigo quando lí A dança da morte do Stephen King e agora com o Vianco, lendo Bento.

Me perdõem o palavreado chulo mas putaqueopariuderosca que livraço!

Que estória mais envolvente, nem sei por onde começar a resenha sem entregar as partes importantes!

Vamos do começo, o mundo acabou, foi pro saco, ferrou tudo, desandou, como nós não tinhamos jeito, Deus obrigou a humanidade a aprender os valores na marra, sabe como? Separando os maus dos bons na marra!

Quem é mau vira vampiro e só anda de noite, quem é bom, é caçado durante a noite pelos sangue-sugas e durante o dia pelos humanos maus que querem virar vampiros, mas desgraça pouca é bobagem então quem vai viver essa batalha não é a humanidade toda não é só uma pequena parcela.

Tudo começa na tal madrugada maldita (homenagem a Romero?) onde num dia qualquer (podia ser hoje) simplesmente algumas pessoas deitaram para dormir e entraram numa espécie de transe, não acordam nem com banda marcial na moleira, e os poucos que deram azar de acordar simplesmente foram escolhidos para um lado, ou são caça ou caçador.

Como vimos no Katrina, quando não se tem ordem, desordem é a lei, então é o caos até que a humanidade se liga que não tem mais saída senão contar com o vizinho e lutar para proteger os humanos que dormem dos sangue-sugas, pois para a vampirada encontrar uma casa com familia dormindo é melhor que ir a Spa, free and easy food!

Mas o Grande Arquiteto é justo e pra salvar a rapaziada do bem, faz com que de vez em quando acorde um soldado do bem, um Bento que nada mais é que uma pessoa normal quando dormiu e agora um anti-vampiro.

O livro começa quando a profecia dos 30 Bentos reunidos é finalmente cumprida quando Lucas (ou seria Neo?) acorda para liderar a resistencia e virar o jogo.

De momentos de tensão quando o leitor toma conhecimento do pavor que é para os humanos dar de cara com um vampiro aos hilários momentos Bob Marley do Bento maconheiro Bento nos joga para um mundo de desespero, mas de fraternidade e amor ao próximo que no meio da bagunça e da fantasia nos faz refletir sobre os rumos que a humanidade atual está seguindo.

Lyeti 15/04/2009minha estante
Legal

Léo 03/06/2010minha estante
Nossa,que resenha vazia. Não gostei.

Aninha de Tróia 19/09/2011minha estante
Cara, gostei da sua resenha. Deu vontade de ler o livro de novo!

Carla Amorim 16/04/2009

Ótimo
Esse livro é excelente. Empolgante do início ao fim e deixa um gostinho de quero mais. Mostrando a sobrevivência e a guerra dos humanos com os vampiros, onde fiquei numa torcida eletrizante ora para humanos e ora para os vampiros...