Bento

Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Ariadna 31/07/2010

Adorei!
Fiquei muito surpresa com a criatividade do André Vianco! Recomendo á todos!

Juliano 11/07/2010

O melhor livro do André Vianco
Quando comecei a leitura de Bento, já fiquei ansioso pelo o que viria em seguida. A estrutura criada pelo autor sem dúvidas chama muito a atenção. Os detalhes no cenário criando por André impressionam. Ótima leitura.

Luizão Bio 02/02/2011

Bom livro
Adoro os livros do André e admiro sua escrita. É um livro extenso com varias histórias paralelas. Sua história trasncorre num misto de empolgação, curiosidade e as vezes cansaço. Vale muito a pena ler.

Amanda3913 11/08/2010

@viajantedaleitura1 21/08/2011

Vai Lucas!
Esse é mais um dos livros surpreendente de Vianco.
Lucas acorda depois da chamada noite maldita, onde os que dormiram por muitos anos,uns acordavam vampiros e outros, como ele, acordavam um Bento. Lucas começa a viajar por nosso Brasil á procura de reunir outros como ele para por fim á matança iniciada pelos sanguinários vampiros.
Quem diria que o Brasil poderia se transformar, com exito, o cenário de um conflito deste tamanho? Somente Vianco!
Bem que esse livro poderia virar um filme o Brasil e nós brasileiros merecemos ver algo desta "clara criatividade" em filmes!!

Mariana 08/09/2010

Adorei o suspense à "eu sou a lenda" onde o medo da noite chegar é constante no inicio do livro...
Vampiros são maus, nao tem amores ridiculos e vampiros indo contra-a-sua-natureza...
Sensacional!!!!
Achei so que os 4 milagres foram exagerados, mas afinal, milagres são milagres ahahahahaha

Anderson Tiago 22/06/2014

[RESENHA] Bento - André Vianco
Desde o meu primeiro contato com a literatura de André Vianco, com Os Sete, me tornei um fã inveterado. Devorei a sua continuação, O Sétimo, com entusiasmo e, a partir desse ponto, segui a leitura de sua obra com O Senhor da Chuva e O Turno da Noite, todos ambientados no mesmo cenário e contando uma história linear.

Minha primeira aventura fora do universo de Os Sete veio com o lançamento de A Noite Maldita, livro mais recente do autor. Se eu já não fosse fã, teria me tornado com esse que é a obra mais madura lançada por ele até esta data. André Vianco te coloca dentro da história e te envolve psicologicamente com os dramas vividos pelos personagens.

Nesse ponto, tomei um caminho inverso ao mais indicado, uma vez que A Noite Maldita vem para elucidar as origens dos eventos que resultaram na trilogia formada pelos livros Bento, Bruxa Tereza (lançado anteriormente com o nome O Vampiro-Rei Vol.1) e Cantarzo (ou Vampiro-Rei Vol.2). É bom deixar claro que a leitura pode ser iniciada através de Bento ou de A Noite Maldita sem qualquer prejuízo ao entendimento, porém nessa resenha abordaremos apenas o primeiro.

Bento foi lançado em 2003 pela editora Novo Século e, apesar de abordar também o tema vampírico utilizado em Os Sete, traz algo de novo para o gênero no âmbito nacional. A história traz um futuro pós-apocalíptico, onde homens e vampiros dividem o mundo, obrigando os seres-humanos a se esconderem em verdadeiras fortalezas durante as horas de escuridão e a se adaptarem para resistir às tentativas vampíricas de se apossarem dos corpos dos adormecidos, pessoas que caíram em sono profundo na noite em que tudo começou... o que eles chamam de Noite Maldita.

É nesse contexto que somos apresentados a Lucas, um recém-desperto que se descobre pertencente a uma classe especial de guerreiros. Os Bentos, como são conhecidos, são guerreiros sagrados que ao confrontarem os vampiros, são acometidos de uma fúria sanguinária, lutando até o fim de suas forças ou até que todos os malditos estejam mortos. Como se isso não fosse o suficiente, além de fazer parte dessa casta, Lucas ainda é mais especial, pois se trata do trigésimo Bento, aquele que segundo a profecia irá acabar com a guerra e salvará a humanidade dos sugadores de sangue. O protagonista e o leitor vão descobrindo juntos que nada mais é como já havia sido um dia e que mesmo unidos por um ideal comum, os seres humanos ainda conservam os seus defeitos e ambições.

O cenário ajuda bastante na ambientação da história, mesmo se tratando de um Brasil totalmente modificado. Uma vez que a humanidade foi reduzida de maneira drástica demograficamente falando, a natureza reclamou aquilo que tinha lhe sido tomado e encheu de verde a paisagem brasileira, enquanto as grandes capitais se tornaram verdadeiros ninhos de vampiros. O enredo se desenvolve em grande parte no estado de São Paulo, mas também somos levados numa viagem por outros estados brasileiros.
A narração em terceira pessoa segue principalmente os passos de Lucas, porém há espaço para que outros personagens desenvolvam sua participação na saga. Até os vampiros tem a sua voz na narrativa, algo que segue a linha contemporânea da literatura de fantasia.

A única ressalva que faço em relação a Bento, são alguns personagens caricatos por demais, principalmente o Bispo, que encarna um nordestino estereotipado e desconectado da real figura de um nordestino de verdade. Porém, esse defeito parece ter sido corrigido com a evolução do autor, tanto que em A Noite Maldita nem percebemos esses pequenos deslizes.

Em resumo, Bento é um excelente livro que reúne em sua fórmula dois gêneros em alta hoje em dia: o mito do vampiro e a distopia. Vale a pena a leitura!

Resenha assinada por mim para o site INtocados.

site: http://intocados.com.br/index.php/literatura/resenhas/246-resenha-bento-andre-vianco

Lais 13/08/2014

Ótimo!!!
Ótimo livro, começa com o personagem principal acordando pós "noite maldita" que devastou o planeta e algumas pessoas caíram em um sono de anos e outros viraram vampiros...a saga continua! recomendo.

Kau 02/01/2015minha estante
É o que eu mais gosto do autor

Anderson 07/03/2015

Pessoalmente, gosto muito do trabalho de André Vianco, mas acho que Bento é de longe um de seus trabalhos mais fracos, mesmo que ainda seja muito bom.

A qualidade de sua escrita, nesse título, foi um pouco prejudicada por situações arrastadas, descrições que podiam melhorar e até alguns personagens estereotipados por demais. No mais, uma história que une distopia + vampiros é algo bastante atraente, especialmente quando esses vampiros são à moda clássica.

Por vezes meio que me perdi no texto e tive de reler, não sei se foi por falta de atenção minha ou se o André escorregou nas próprias palavras, mas simplesmente foi assim. Não que isso seja um defeito, pois vai do nível de interpretação de cada um.

Dou 4 estrelas e meia para esse título, que mesmo cometendo alguns deslizes, continua representando muito bem o ótimo trabalho desse ótimo autor.
Vitorgish 02/09/2017minha estante
Eu comecei a ler "Os Sete" mas achei a escrita cansativa, não me dava gosto de ler e deixei um pouco de lado, mas os personagens e o enredo achei muito atrativo. Qual livro você me indicaria?

Peter 04/09/2015

Continuação da saga dos Vampiros,ótima leitura para aqueles que gostam de suspense.

Tina 09/09/2015

Que Livro!
A narrativa é em terceira pessoa e surpreendentemente cativa o leitor, André Vianco é um gênio. Criou todo um mundo pós-apocalíptico que é de arrepiar! Com personagens originais e heróis em desvantagens ele nos leva a ter medo da noite!

Luiza.Thereza 14/10/2015

Bento
"Uma noite começada como outra qualquer entra para a história da humanidade quando metade dos seres humanos adormece de forma inexplicável. Tratada como uma epidemia, a doença desencadeia um caos sem precedentes nas cidades do mundo."
Como se não bastasse, os humanos que se libertaram do sono descobrem que dividem a noite com verdadeiros demônios: os acometidos pela doença se transformaram em vampiros.

Lançado em 2003, Bento é o primeiro volume da saga O Vampiro-Rei (coisa que eu só fui descobri na página 50 de O Vampiro-Rei 1). Felizmente, alguma alma caridosa teve a ideia de colocar a trilogia sob um único nome.

Bento é o nome dado aos humanos que ficam "com sangue nos olhos" cada vez que chega perto de um vampiro hostil. Esses guerreiros quase medievais lutam com espadas e armaduras prateadas e entram em frenesi quando estão em combate com os noturnos.

Lucas é um desses Bentos. Na verdade, ele é o mais aguardado deles, pois, de acordo com uma profecia, quando o trigésimo acordasse, e reunisse os guerreiros, quatro milagres serão liberados e virarão os rumos dessa guerra contra os vampiros a favor dos humanos.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/03/bento-andre-vianco.html

dani 13/01/2016

melhor livro!
esse é o tipo de livro que te prende do começo ao fim! Cativa qualquer amante do terror, uma historia super autêntica que quebra os estereótipos de vampiro crepúsculo.