Bento

Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Shana 13/11/2010

A trilogia Bento, Vampiro Rei I e Vampiro Rei II É TUDOOOOOOO. Amei cada página. Mas não pense que os vampiros de André Vianco são no estilo Crepúsculo, são vampiros do "mal", eles têm sede e fazem de tudo para conseguir saciá-la. A história se passa em São Paulo num momento em que os homens encontram-se reclusos em verdadeiras fortalezas para se protegerem dos ataques cada vez mais violentos dos vampiros sedentos. E os humanos só passam a ter alguma esperança quando começam a surgir os Bentos. Eu levei duas semanas para ler os três livros e tive quatorze pesadelos!! Para quem gosta do estilo eu recomendo!!

Alba 07/07/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Começamos o livro trancadas dentro de um quarto de hospital junto com nosso herói Lucas. Ele está atordoado, não sabe onde se encontra nem o porquê de estar ali. E essa é a mágica da escrita de Vianco! Vamos descobrindo junto com Lucas tudo o que mudou no mundo, e mais, quantos anos se passaram desde o início dessas mudanças.

E então descobrirmos que o mundo mudou demais. Uma doença misteriosa atacou a humanidade. Alguns dormiram sem aparente explicação. Um coma absurdo, sem resposta ou aparente motivo. Outros se tornaram sensíveis à claridade e depois veio o desejo incontido por sangue. E outros seguiram suas vidas, pra eles a vida seguia normalmente, não haviam sido acometidos por nenhuma das duas doenças. A vida era a mesma, o mundo diferente, sem rádio, sem televisão sem telefone celular (#morri) e sem gravidez. Todas as mulheres se tornaram estéreis e o pior, com vampiros à solta!

O melhor seria organizar células de proteção longe das cidades grandes. Proteger os que dormiam, mesmo sem saber se um dia acordariam como vampiros, ou como Bentos – mas explico sobre eles mais à frente.

Carol Chiovatto 15/10/2010

Resenha do Livro BENTO, de André Vianco
Eu não costumo oferecer grandes sinopses do livro resenhado, mas a deste faz parte da genialidade do autor (eu não elogio jamais se o livro realmente não merecer). A história se passa meio que numa Terra pós-apocalíptica, 30 anos depois do que chamam de A Noite Maldita, quando, da noite pro dia, metade da população mundial caiu num sono misterioso, em que as pessoas não envelhecem e não sofrem nenhum mal, apenas dormem, tipo Bela Adormecida, e a outra metade da população, a que ficou acordada é dividade: uma parte virou vampiros e a outra permaneceu humana.

Os humanos tiveram de passar a viver em fortificações cercadas de muros altos, afastadas dos grandes centros urbanos (tomados pelos vampiros e transformados em covis), e só podiam se comunicar por meio de mensageiros com as demais fortificações, porque os vampiros foram destruindo as redes de comunicação e, após a Noite Maldita, as ondas de rádio sumiram da física. As mulheres não engravidam mais e não existem mais doenças.

Os adormecidos aos poucos acordam ao longo desses trinta anos e alguns acordam o que chamam de "bento". Um bento é um cara comum à primeira vista, tinha uma vida normal antes da noite fatídica, mas quando sente o cheiro de um vampiro prestes a atacar fica louco e parte para cima, ou até matar todos os vampiros à volta ou até morrer. Tem uma profecia de que, quando reunissem 30 bentos 4 milagres seriam desencadeados, a partir da liderança do 30º. O protagonista da história, claro, é o 30º bento.

CLARO que o Vianco iria me matar se eu dissesse que a história é essa. É bem mais complexo, bem mais cheio de detalhes e ideias senssacionais que, misturadas, fizeram uma história superior a infinitas deste gênero que já li. De verdade, há muito tempo nao ficava tão empolgada com um livro.

A história se passa basicamente no contexto humanos lutando pra reunir os 30 bentos e os vampiros fazendo os humanos de reféns da noite.

Agora, coisas sensacionais: depois de 30 anos sem intervenção humana, o Brasil inteiro foi tomado de volta pela Mata Atlântica, e ficou uma florestona com algumas estradas por onde os humanos passariam apenas durante o dia. Então, os humanos ficam unidos em suas fortalezas e trabalham junto para combater os vampiros. A tragédia trouxe benefícios à raça humana (ah, a história se passa no Brasil, mas todo o mundo sofreu com a Noite Maldita, ao contrário de certos filmes em que os ets só atacam os Estados Unidos e os americanos salvam o mundo da desgraça eterna).

É fantástico como o Vianco tem a capacidade fenomenal de nos fazer entrar na história e nos colocar no lugar daqueles personagens. O Lucas, que é o 30º bento, é um herói muito legal, mistura muitos conceitos, guerreiro e padre (ele não é da Igreja Católica, ok, mas acaba fazendo as vezes de um como, por exemplo, para fazer água benta).

Todas as cenas de combate são impecáveis. Você se sente no cinema assistindo a um filme 3D e, se suas irmãs não estiverem gritando na sua orelha, você se sente dentro da cena, como se ela fosse real. Você consegue ver as descrições, você consegue conhecer as personagens e se sentir interagindo com elas. Até os coadjuvantes que aparecem são encantadores. Nós amamos cada um deles e ficamos tristes quando morrem, e ficamos felizes quando conseguem escapar.

Eu pelo menos ainda vejo o carisma dos vampiros. É muito raro eu torcer para os mocinhos, como fiz o tempo todo nessa história. Mais raro ainda eu torcer para os vilões se darem mal, porque os vilões geralmente são a parte interessante da história.

MAS, neste livro, os mocinhos são anti-heróis, a filosofia de sociedade está indescritível, a capacidade de intrincar os fatos do Vianco me deixou besta. Não sei se minhas palavras fazem jus a esta história, de verdade. Estou me esforçando muito para tentar transmitir.

Aqui faço um paralelo com Os Sete. Eu torcia tanto pros vampiros naquele livro, e detestava tanto os mocinhos, que achei que ia ser igual em Bento. Não foi. Fiquei surpresa. É um livro que você não consegue largar. Está na minha lista dos 5+ Recomendados!

Agora, vou devorar as sequências, O Vampiro-Rei volumes 1 e 2.

tata 04/05/2021

Melhor livro de fantasia, por se passar no Brasil, é muito legal ver os cenários após a noite maldita.

Vanessa Sueroz 17/01/2011

Já tinha lido algumas outras séries do André Vianco, mas essa parece ser bem melhor!

Bento é um livro cheio de mistérios e guerras! Tem tudo que um grande leitor do mundo do vampirismo gosta, vampiros sanguinários, luta e muito mais.

Imagine você acordar em um mundo novo, onde os humanos estão em fortificações e tem medo de andar de noite. Alguns poucos humanos vem para o mundo para lutar, e se tornam Bentos, caçadores natos de vampiros.

Muito bom!

KassioBenfica 23/04/2009

Simplesmente o melhor de André Vianco!

Livro super envolvente, me prendeu desde a primeira página e sem sombra de dúvidas me surpreendeu bastante com um final bem diferente do que eu esperava.

Super original e bem escrito.

Recomendo mesmo!

nandaassis 22/01/2010

Os "bons" e velhos vampiros malvados
Bento de André Vianco é o primeiro livro de uma saga recheada de fantasia e imaginação, acontecimentos inexplicáveis, luta, sangue e o melhor: nada de vampiros bonzinhos e apaixonados! Aqui o homem vira caça e os vampiros aparentemente irão dominar o mundo.

Tudo começa em uma noite qualquer quando os humanos vão dormir mais nem todos irão acordar; evento conhecido como a Noite Maldita. O mundo será dividido entre humanos, adormecidos e vampiros. É neste cenário que 30 anos depois acordará Lucas, um rapaz aparentemente normal mais por muitos esperado.

Lucas desperta para um mundo muito diferente daquele que deixou, onde humanos vivem juntos afastados das grandes cidades, escondidos por muros altos nas chamadas fortificações. Agora os humanos trabalham de dia para reconstruir o mundo e lutam pela sobrevivência durante a noite.

Neste novo mundo ele descobre que tem sangue Bento, o sangue dos guerreiros legendários que protegem as fortificações contra os ataques dos noturnos. Lucas é o trigésimo Bento, o prometido, o guerreiro que deverá liderar os Bentos para desencadear quatro milagres e salvar os homens dos demônios da escuridão.

Este livro, para mim, faz de André Vianco o melhor autor brasileiro de literatura fantástica. A narrativa é forte, rápida, totalmente inovadora. As histórias secundárias prendem tanto quanto a principal e é impossível parar de ler. Já li quase todos os livros do autor, alguns também estarão no blog futuramente, mais este é sem dúvida o meu preferido.

O que tem por trás da trama perfeita? A noite maldita pode ser vista por um ângulo apocalíptico, onde os homens terão uma nova oportunidade para construir um mundo melhor. Um mundo sem diferenças sociais, de classe ou cor, dominado pelo trabalho e não pelo poder, sem poluição, aquecimento global, onde a natureza volta com toda sua força e exuberância. Um mundo onde o homem é a caça e não o caçador.

MEU BLOG:http://www.viagemliteraria.com.br

Joe Lira 04/02/2009

Não há como não pensar que daria um otimo filme, o livro tem ação do começo ao fim. muito bom!

Shirlei 21/07/2010

Cansei do livro no começo... acho que não tava no clima, achei a linguagem muito "pedante", e olha que já li outros livros do mesmo autor e gostei... vou dar um tempo e tentar ler de novo outro dia...

bizinhavieira 06/02/2011

Bento
Depois de um dia comum e de uma noite de sono, Lucas acorda sem lembranças do que seria "comum" em sua vida e se descobre num Brasil diferente. Num Brasil onde as pessoas abandonaram as grandes cidades, montaram fortificações em locais menores, com escalas de vigia para evitar que o maior mal daquela terra: os vampiros.

Pior do que acordar do que ele descobriu ser um sono de trinta anos em uma terra infestada de criaturas noturnas sedentas de sangue, é descobrir que ele acordou para completar uma profecia: juntar os trinta homens bentos que quando juntos desencadearim quatro milagres para que finalmente os humanos pudessem enfrentar os vampiros com vantagem.

O livro traz também a idéia que apesar de tudo isso, não se pode dizer que esta realidade seja pior que a de antes, o que é interessante pra se pensar sobre o que estamos vivenciando hoje. Mas não só por isso vale a pena ler o livro. As cenas de guerra são fantásticas! Ao ler os parágrafos as cenas se desenrolavam diante dos meus olhos como um filme. Esse livro valia a pena ir para o cinema, nem que fosse só pela cena de luta nas ruas de São Paulo. Mais do que recomendado. Esperando ansiosamente colocar as mãos na continuação!

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com

Dan Lamanna 01/03/2009

O melhor de Vianco
É na minha opinião disparado o melhor livro do André!

A leitura é fantastica e nossa imaginação fica a mil recriando todas as imagens de como seria o mundo após a noite maldita.

Sem duvida alguma é recomendado como top!

Érika dos Anjos 22/07/2009

Com a marca do autor
Neste livro, André Vianco se poisicona concretamente como o mairo autor brasileiro de fantasia na atualidade. Saindo da linha de 'Os Sete', o paulista cria um novo mundo, pós-Noite Maldita, onde as pessoas são divididas em vampiros e não-vampiros, a exceção dos Bentos, seres, até então, normais que descobrem ter um dom especial para caçar os seres das trevas.

Em um texto viril e claustrofóbico, o autor conta a história do trigésimo Bento, Lucas, o homem que viria para salvar a sociedade dos dentes daqueles que tinham sido transformados. Com uma narrativa forte e rápida, Vianco também conta sobre os outros heróis Bentos e descreve várias histórias secundárias tão interessantes e gratificantes quanto a principal. Outro detalhe importante, é que neste livro o autor usa várias cidades do país, apesar das cenas principais de desenrolarem em São Paulo, como sedes ou fortalezas onde estão os outros 29 Bentos. assim, o leitor começa a gostar mais de um ou outro Bento, por ter vindo deste ou daquele lugar (todos com descrições ótimassss). Destaque para o Bento Teodoro, que rende cenas hilárias com seu baseadinho 'básico'.

Começando uma segunda vertente tão interessante quanto a primeira de Os Sete/Sétimo, Bento já tem mais duas sequências: O Vampiro Rei 1 e O Vampiro Rei 2.

*************************************************
Confira e comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br

Ariadna 31/07/2010

Adorei!
Fiquei muito surpresa com a criatividade do André Vianco! Recomendo á todos!

Luizão Bio 02/02/2011

Bom livro
Adoro os livros do André e admiro sua escrita. É um livro extenso com varias histórias paralelas. Sua história trasncorre num misto de empolgação, curiosidade e as vezes cansaço. Vale muito a pena ler.

Amanda3913 11/08/2010