Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1

Ari Phanie 13/08/2022

Gostei da série bem mais que da HQ.
Quando eu comecei a assistir a série Sandman, pensei que aquele era um dos melhores negócios que eu via em muito tempo. Dentro do entretenimento de fantasia, era inovador e surpreendia pela qualidade. Fiquei louca para ler a obra que deu origem a tal série, e quando li percebi que talvez devesse ter lido antes de assistir a série. Ou melhor ainda, deveria ter lido na adolescência.

A Netflix fez uma adaptação perfeita, foi bastante fiel à história; mudou pouca coisa. E sendo bem sincera, o visual da série me agradou mais do que o da HQ. Foi mais sombria e nebulosa, e alguns diálogos foram melhores, como toda a parte do Morpheus no Inferno falando com Lúcifer e a parte da Morte, todas bem mais desenvolvidas na série. Como eu disse acima, se eu tivesse livro a obra-prima do Neil Gaiman na adolescência teria visto por outro ângulo, com certeza. Mas como na atualidade eu não gosto de HQ’s e leio de teimosa que sou, gostando raríssimas vezes de algumas mais atuais, a HQ do Sr. Gaiman não me agradou tanto quanto a série. No entanto, tudo saiu da cabeça do Gaiman; a mitologia incrível, os personagens, as histórias, então é claro que eu poderia desconsiderar isso apenas porque não gostei das ilustrações da Panini e achei algumas partes corridas e menos desenvolvidas.

Enfim, a HQ não é pra mim. Meu eu de 16, 17 anos teria amado, mas não vou deixar de recomendar que qualquer um comece em qualquer idade porque as chances de curtir esse universo são grandes, se você gosta de uma boa fantasia.
FranciscoM 14/08/2022minha estante
Ótimo comentário. Você tem talento para escrever e se expressar com as palavras. Deveria pensar em escrever contos ou algo mais extenso (Se já não faz isso).

Continue, continue... hehe

Ari Phanie 14/08/2022minha estante
Uau, obrigada, Francisco. E essa foi provavelmente a pior mini resenha q já fiz kkkkk. Na realidade, eu escrevo, sim kkkk

Ander 15/08/2022minha estante
A Ari arrasa mesmo :D

Ari Phanie 15/08/2022minha estante
???

Nicole 15/08/2022minha estante
Lendo eu tive essa mesma impressão. Apesar de ainda assim ter gostado bastante da HQ e ter ouvido falar tanto do Sandman pelo meu namorado, q não teria como não acabar gostando, achei algumas partes na HQ corridas enquanto q na série foram melhor desenvolvidas. Tanto q comentei isso com meu namorado, q quem vai ler a HQ após ver a série, vai achar algumas coisas melhores na série, sem tirar o mérito da HQ, claro. Só questão de gosto mesmo.

Ari Phanie 15/08/2022minha estante
Sim, seria bem melhor ler antes de ver a série. Depois, a impressão n tem como n ser a de q a série aproveitou a história de uma forma mais densa.

Carolina.Gomes 06/12/2022minha estante
Fiquei bem curiosa p ler.

Regis 06/12/2022minha estante
É uma ótima HQ, Carolina.Gomes. ?

Léo 06/12/2022minha estante
Uau, uma ótima resenha, Regis.?

Regis 06/12/2022minha estante
Obrigada, Léo. ?

HenryClerval 12/12/2022minha estante
Maravilhosa resenha como sempre. ?

Regis 14/12/2022minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Valeria.Mattioli 18/09/2017

Entrando no universo de Sandman!
Eu jamais achei que ia me empolgar tanto com uma história. Acabei comprando essas edições porque várias pessoas falaram que tinha tudo a ver comigo, que eu iria amar o Sandman e a sua irmã Morte, e claro que ninguém se enganou, pois valeu cada centavo que paguei por essa edição caríssima!!

Sandman, ou Morfeus é uma personificação antropomórfica e ele existe basicamente para controlar os sonhos dos humanos. A história começa com uma sociedade de magia negra que tem a intenção de capturar a própria Morte, mas acabam aprisionando Sandman por mais ou menos 60 anos, onde nesse período, os humanos sofrem da doença do sono. Quando Sandman consegue se libertar, ele começa a busca pelos seus pertences e a reconstituição do mundo dos sonhos, e por aí vai...

Não vou ficar falando nada de mais por aqui, afinal nem tem resenha que consiga mostrar a magnitude dessa obra. Mas isso que resumo é a base para entendermos o universo do Sandman e garanto que cada leitura é mais apaixonante que a outra. As histórias: o som de suas asas, contos na areia, Calíope, um sonho de mil gatos e fachada, me deixou totalmente fascinada!!
Recomendadíssimo!!!
Muninn - IG @corvosdeodin 23/09/2017minha estante
Quero muito ler essa obra!

Valeria.Mattioli 23/09/2017minha estante
Eu recomendo de verdade!!! Se tiver a oportunidade de comprar, vc não vai se arreoender.
Fiquei fascinada com essa edição. To esperando a Panini lançar a edição 2, que prometeram ainda para esse mês, pra finalmente poder completar essa coleção lindíssima.

Marcus.Vinicius 07/10/2017minha estante
Comprei e não me arrependo! Agora é juntar o dinheiro para comprar os outros 3 volumes! Kkk

Valeria.Mattioli 07/10/2017minha estante
Nossa, impossível se arrepender né Marcos? Sandman é uma obra prima!! Aproveita e já compra a edição número 2 que virou raríssima, na internet vc não acha por menos de 300 reais e finalmente a Panini relançou essa semana a 110,00. Já comprei, pois era o que faltava pra completar minha coleção. Recomendo comprar pois vai esgotar já já, pode ter certeza!

Marcus.Vinicius 08/10/2017minha estante
Comprarei sem falta!

Juh Lira 14/10/2016

Sandman - Além dos mitos
Quando contamos histórias de conto de fadas ou os contos das mitologias, não nos importamos em questionar as origens de tais histórias ou até mesmo a verossimilhança com a realidade. Narramos as aventuras de João e Maria, Teseu e Hércules da forma mais natural possível, como se eles estivessem gravados no nosso subconsciente como uma informação genética. Não perguntamos, apenas ouvimos e passamos adiante.

Assim é também com o protagonista dessa HQ do mestre Neil Gaiman. Sandman (ou Morfeus) simplesmente existe e faz parte das histórias da humanidade desde o começo, assim como a Morte, o Desejo e o Delírio, os chamados Perpétuos. Ele sempre estava ali, à espreita dos seres humanos, às vezes como uma ajuda, outras vezes como um presságio. Mas o maior dever do Senhor dos Sonhos é garantir que a humanidade encare a realidade do sonhar sempre, seja sonhos bons e ruins.

Com a primeira edição lançada em 1989 pelo selo Vertigo da DC Comics, Sandman se estabelece como uma mitologia pós moderna encarando os mais obscuros desejos e anseios da humanidade - vingança, poder, manipulação, desejos carnais, tudo. Os personagens que Sandman encontra ao longo dessas vinte primeiras histórias da edição definitiva, mostram que as pessoas podem ser extremamente maldosas, ao mesmo tempo que poucas conseguem ser de fato, bondosas e caridosas. Porém os Perpétuos também refletem o lado bom e ruim na humanidade, tal qual os deuses da mitologia que conhecemos.

Um exemplo disso é o arco Casa de Bonecas, que na verdade se inicia logo nas primeiras histórias. Sandman foi capturado por uma seita por engano, agravando em problemas sérios no mundo dos sonhos com a ausência de seu mestre. Durante esse período, Rose Walker nasce sem nem ao menos imaginar que a sua família carrega uma herança dessa época muito perigosa, colocando todos à volta da menina em risco. Eu sinceramente me surpreendi muito com a resolução desse grande arco em particular, pois Gaiman te pega de surpresa e é muito difícil deduzir as reviravoltas.

Aliás, reviravoltas é o que não faltam e um tom sombrio e até mesmo assustador permeia todas as histórias. Tanto que os traços da HQ são escuros e dá uma sensação de abandono, um trabalho interessante dos artistas Dave McKean e Leigh Baulch no qual a continuidade ficou no encargo de Sam Kieth e Mike Dringenberg. Os retratos violentos e maldosos são feitos sem pudores justamente para dar um pouco de medo - vou confessar que sim, fiquei com medo rs. Não somente medo, como também triste e amarga pelo destino de alguns personagens que passam por Sandman. Acredito que foi uma forma inteligente de fazer o leitor se sentir dentro da trama.

O protagonista não é nenhum tipo de herói ou vilão, mas Sandman compreende como a humanidade funciona e seus deveres para com o seu reinado. Há momentos de heroísmo, assim como também momentos de egoísmo movidos pelas obrigações que precisa cumprir. Dá para perceber que o fardo que o personagem carrega é grande, até grande demais para ele mesmo. No entanto, Sandman segue em frente nunca olhando para atrás ou para outras possibilidades. Ele é imprevisível e você não consegue deduzir inicialmente suas ações e decisões.

Eu tenho as minhas histórias favoritas desse primeira volume que são elas: Sonho de Uma Noite de Verão, que nada mais é do que Sandman encontrando-se com Shakespeare e uma reprodução da peça de forma sensacional, Sonhe um Breve Sonho Comigo, o já citado arco Casa de Bonecas até Corações Perdidos, O Som de Suas Asas e Contos na Areia. Preciso dar os parabéns para a editora Panini pela excelente tradução e edição em português, pois a HQ ficou muito bonita.

Entre poucos finais felizes e muitas tragédias, Sandman retrata os dramas e pesadelos da humanidade utilizando-se da fantasia como meio, e não fim. Sou suspeita para falar de qualquer coisa do Gaiman porque sou fã declarada dele, mas sem dúvidas esta é a sua obra-prima até hoje.

site: www.mundosilenciosoblog.com.br
Guilherme.Perim 03/12/2016minha estante
Muito boa resenha, me inspirou a ler :)

Juh Lira 16/12/2016minha estante
Obrigada!

Joao.Vitor 31/08/2017minha estante
Você captura bastante da essência da obra em sua resenha, bem contundente ;)

Amanda Aires 01/10/2019

Arte.
Ao longo do livro, tudo o que me vinha à mente era: genialidade. Sandman é uma daquelas obras que você não consegue parar de ler, que nos envolve, nos tira desse mundo e nos põe num mundo de perpétuos, deuses, demônios, anjos, criaturas mitológicas das mais grotescas às mais belas. Almas torturadas, almas livres, almas loucas. Me pergunto se Gaiman mantém consigo uma das musas da antiga Grécia... Gaiman mais uma vez se superou com sua Mão de Midas. Disseram que nem tudo que reluz, é ouro. Mas Gaiman sempre reluz, e suas obras são jóias preciosas pra se manter na mente, na cabeceira e nos sonhos.
Rafael Cerdeira 11/10/2019minha estante
Muito foda sua resenha!
Seria muito tenebroso se o Gaiman fosse denunciado por ter a Caliope acorrentada em seu porão hahahha

Amanda Aires 14/10/2019minha estante
Não é, Rafael? hahahah
Eu fiquei encantada. Absorta no Sonhar.

Tatiane554 15/07/2021

Perfeito!
Não sei nem o que dizer sobre!!
Obra perfeita de Neil Gaiman!
Adorei conhecer esse universo do sonhar,estou sem palavras para expressar ,tudo perfeito ! Sadman é riquíssima, quero muito dar continuidade na obra! A morte apareceu pouquinho mais já gostei muito do jeito dela kkk
Recomendo demaisss !!
Will 15/07/2021minha estante
Recomendo tbm, caso não tenha lido ainda, a saga do Monstro Pântano, do Alan Moore (e tbm do Rick Veitch, que continuou após a saída do Moore). Tem essa mesma aura de Sandman, e Alan Moore é uma influência direta do Neil Gaiman. Essas obras da saudosa Vertigo são incríveis.

Tatiane554 15/07/2021minha estante
Ainda não li não,vou procurar saber ...
Obrigada pela indicação ??

sevenseas 15/03/2022

Absurdo de bom.
Sandman aborda conceitos e ideias TÃO bem feitos que é difícil acreditar que tudo isso saiu da mente de um homem. Sempre digo que o Neil Gaiman é um verdadeiro gênio e essa é uma das obras que só reforça o quão eu estou certa.

A ideia de MATERIALIZAR em um ser humanoide o ideal de "sonhar" de maneira tão CRÍVEL me faz questionar se a morte, o desejo e os outros perpétuos não fazem parte da MINHA REALIDADE...

Menção honrosa pra capítulos escritos com uma sagacidade enorme! Como por exemplo: Homens de Boa Fortuna (o imortal), Colecionadores (convenção de cereais) e Um Sonho de Mil Gatos, um dos meus favoritos.

Terminei Sandman totalmente absorta pelo universo da história, estou extremamente ansiosa pelo próximo e vou recordar pra sempre como uma das maiores e melhores HQs que já li.
Chulzmi 11/04/2022minha estante
aí tenho tanta vontade de ler, mas é tão caro né kkkkk

sevenseas 12/04/2022minha estante
amg, eu só li pq furtei do meu namorado (que é meio maluco por essas HQs caras), mas eu juro que foi uma das melhores coisa que eu já li.

Regis 07/12/2022minha estante
Ótima resenha, Léo. ? ?? ?

Léo 07/12/2022minha estante
Obrigado, Regis. ?

Loba Literária 12/08/2022

Sem dúvidas datado, mas gostei de reler para comparar com a série (que fez um ótimo trabalho e corrigiu muito do que é "datado") nesse primeiro volume.
Matheus656 12/08/2022minha estante
Eu gostei da série, mas ainda prefiro mil vezes a hq

Matheus656 12/08/2022minha estante
Acho eh pq eu adoro a forma como o gaiman narra a história de forma mais ?literária?

@vcdisselivros 08/08/2022

Atemporal!
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Segundo a Panini, a edição definitiva contempla os volumes 1 ao 20 de Sandman, publicados entre 1988 e 1990;

° O valor mais “salgado” da edição se justifica pois temos mais de 600 páginas coloridas com paleta de cores aprovada pelo próprio autor;

° A série traz Morfeus, um dos perpétuos (Seres análogos aos deuses, mas ainda maiores), responsável pelo mundo dos sonhos, terra a qual vamos durante o sono;

° Diferente do que você possa imaginar, Sandman vai além, pois controla e tem acesso aos sonhos de todas as criaturas que são capazes de sonhar;

° Os capítulos apresentam diferentes narrativas, mas o pontapé inicial se dá quando uma ordem mística tenta capturar a irmã de Sandman, Morte, só que acaba invocando Morfeus;

° A fim de estudar a criatura que conseguiram aprisionar, Sandman fica em cativeiro, a mercê de seus captores, deixando o mundo dos sonhos abandonado e os sonhos desamparados;

° Os capítulos seguintes revelam como ele se libertou e o que precisa fazer para se adaptar ao mundo após tantos anos de ausência.

POR FIM

Fica difícil contemplar no espaço limitado que tenho toda a experiência que foi ler Sandman.

Mesmo sem ter um amplo contato prévio com o autor, me surpreendi com a proposta da HQ e me encontrei em meio a personagens conhecidos da DC Comics, como A liga da justiça, Constantine, Lúcifer, Doutor Destino, entre outros.

Pode parecer estranho ver tais personalidades em uma leitura com o senhor dos sonhos, mas de algum modo o autor, Neil Gaiman, consegue inserir tudo de modo que faça sentido nos capítulos.

Em poucas palavras, um título com mensagens poderosas, recheado de momentos que levam a grande reflexão. Sonhos são singulares e adentrar esse véu, tão particular, por meio do olhar do mestre dos sonhos é uma sensação única, especial, poética.
Mariana 08/08/2022minha estante
Amei!! Quero!!!!

@vcdisselivros 08/08/2022minha estante
É uma viagem Mari!!!

Clari.Monise 10/09/2021

Estou positivamente surpreendida!
Essa história é um misto de muitas coisas boas: terror, super heróis, misticismo e mais ainda
Não é a toa que essa HQ é tão famosa e aclamada! Vale cada centavo pois além de linda é sensacional!!!!!
Pri Ramalho 13/09/2021minha estante
Preciso!

Clari.Monise 13/09/2021minha estante
Se não leu ainda precisa mesmo, pq é sensacional!!

elewiit 18/04/2016

legalzinho
A historia mais interessante do comic é da irmã mais velha de morpheus. Leio todas as histórias ansiosa para que ela apareça. Nem sempre é uma leitura interessante, mas é um bom passatempo.
Gabriela 04/11/2016minha estante
Migo, como assim, n consigo largar essa HQ mais, socorro hahaha Gosto é relativo né, mas vc sabe que tem HQ da morte também? Se ainda n conhece, acho que ainda não tem edição física no Brasil, mas da pra encontrar na internet (eu acho).

Alex 24/01/2018minha estante
Achei a leitura maçante, chata mesmo, entediante...

Doce Casty 16/03/2022

Sandman Vol.1
Sem palavras, Sandman é realmente uma obra-prima. Eu adorei o arco de casa de bonecas, mas terra dos sonhos foi INCRÍVEL. Esse arco é minha indicação pra quem tá entrando no universo de Sandman, porque cada história desse arco se completa. Só vai apreciar a leitura quem gosta dessa mistura de mitologia com fantasia e realidade.
Doce Casty 18/06/2022minha estante
escrevi a mesma palavra 3 vezes, o vício de linguagem hahahahahhahah

Aleks 02/03/2012

Encantador!
Simplesmente o que eu procurava na literatura, chega de super-heróis o Universo de Gaiman fala de um grande conto de fadas, um conto de fadas para adultos! Onde a fantasia de amedronta e te prende em cada página.

Sou fã de Gaiman e fã da história agora e digamos que tudo que ele escre é... ESTRANHO! E se você se cansou do clichê como eu, vai adorar Sandman.
RNLD 03/04/2012minha estante
grande, sublime...porem nao consigo adquiri-lo...esta esgotado em todas as lojas. Vc nao vende o seu exemplar? Ou sabe de alguem que gostaria de vender?..abratz.