Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1

Vinícius.Dennys 24/03/2021

Melhor obra de Gaiman
Simplesmente magnífico a forma com que o Neil Gaiman consegue nos prender e desenvolver uma narrativa fantástica. Sem dúvidas merece todo o reconhecimento já propostos.

Jessica Sena 26/03/2021

Sandman vol. 1
Com o anúncio da série de Sandman, eu fiquei curiosa para conhecer mais dessa parte do universo da DC.

As artes são incríveis, os diálogos são ótimos, intensos, profundos, até pesados, as vezes. Tem muita coisa que me deixou chocada demais, com a proximidade da vida real, principalmente as coisas mais obscuras.

Gostei bastante e quero logo ler as demais edições.

Carol 05/04/2021

Experiência incrível
Sandman é uma HQ para ler devagar e apreciar os detalhes que proporcionam uma experiência sensacional. A mitologia se mistura com elementos da cultura pop e dá espaço a uma história bem construída, com personagens instigantes e que surpreende a cada página.
Sonho é um dos perpétuos que logo no primeiro livro é aprisionado por um ser humano "acidentalmente", após anos, enfim ele se encontra livre e com sede de vingança, porém não foi só sua liberdade que ele perdeu.
O conjunto da obra é incrível e vale a pena se aventurar nessa leitura.

Leticia.Maia 09/04/2021

Incrível
Conhecer o mundo de sandman é surpreendente. As histórias, diálogos, ilustrações são maravilhosas. Recomendo a leitura e quero ler as próximas edições.

willian.coelho. 16/04/2021

Quadrinho com valor literário e cultural
A edição definitiva de Sandman - lançada pela Panini - conta com 5 volumes (75 fascículos), sendo o primeiro composto pelos três primeiros arcos (Prelúdios e noturnos [1 ao 8], A casa das bonecas [9 ao 16] e Terra dos sonhos [17 ao 20]). Gaiman, certamente, ao lançar sua obra pelo selo Vertigo, da DC Comics, pôde dar profundidade narrativa ao texto, já que o mesmo é destinado a adultos. O autor, na verdade, é considerado um dos expoentes dos gibis maduros, uma vez que foi um dos inauguradores do selo (artistas da invasão britânica). Nesses primeiros arcos, o tom do enredo é definido (sarcástico, intelectual e fantasioso), bem como sua personagem principal - Sonho, uma entidade que controla o sonhar - ganha forma.
“Prelúdios e noturnos” narra o aprisionamento do Sonho por uma organização esotérica, na tentativa de capturar a Morte, e a busca por teus utensílios, após se livrar dos captores (7 décadas mais tarde). Alguns pontos de destaque são: a paciência do protagonista em se libertar do cativeiro (demonstrando coerência literal, dado que ele é imortal); a ida ao inferno, com a ilustração deveras criativa de criaturas dessa dimensão; o sadismo do Dr. Destino (resultando em um dos episódios-ápice do arco [“24 horas”]) e a contextualização da Morte (culminando em um volume soturno [“O som de suas asas”]). No entanto, o uso de outros personagens da DC, como os da Liga da Justiça, e o clichê das “ferramentas de herói” parecem destoar da trama.
“A casa das bonecas” conta a história do Sonho perseguindo alguns habitantes que se evadiram do sonhar, enquanto outro eixo demonstra uma menina tentando resgatar seu irmão mais novo e, ao mesmo tempo, sendo uma ameaça ao mundo dos sonhos. “Homens de boa fortuna” (com seu enredo histórico e filosófico) e “Os colecionadores” (com seu humor tão áspero que beira o ofensivo) são o apogeu do arco. A trama principal, contudo, é demasiadamente morna, apresentando uma ameaça frívola com um desfecho tosco. Ademais, o “jeito” que Gaiman deu de tangenciar e eliminar os Sandmans originais foi raso e desnecessário.
“Terra dos sonhos” é composto por ótimos 4 fascículos sem enredo conectado: “Calíope” traz referências à cultura greco-romana em uma intriga envolvendo abuso sexual e devaneios por sucesso; “Um sonho de mil gatos” faz alusão ao berço africano da espécie humana, onde os primeiros humanoides eram presas; “Sonho de uma noite de verão” é uma adaptação da comédia de mesmo nome de Shakespeare (interpretada pelo próprio); “Fachada” tem uma temática psicológica e existencialista. Talvez não tenham as exacerbações narrativas de “Os colecionadores” ou de “24 horas”; é, entretanto, aqui que a série não parece oscilar: todos os números são sublimes e originais.
Indubitavelmente, o fator preponderante que torna os quadrinhos infantis de super-heróis maçantes é a previsibilidade. Em Sandman, o protagonista principal parece não receber ênfase excessiva, dando ao texto infindáveis possibilidades, há substancial unicidade. É facilmente perceptível que os roteiros em que Sonho toma para si o papel de ator soberano são os mais frágeis, enquanto que aqueles em que age como um fenômeno modulador do rumo da história são os melhores. Os diálogos - às vezes acres, outras poéticos - contribuem demais para o peso literário (tudo ter sido escrito pelo mesmo escritor favoreceu o conteúdo). Para finalizar, o volume 1 da edição definitiva de Sandman, que compila os 3 arcos iniciais, apresenta altos e baixos, porém talvez os segundos só sejam percebidos assim, dado a genialidade dos primeiros.

Nicolas29 13/05/2021

Basicamente perfeito!
Com toda certeza um dos melhores HQ's de todos os tempos!

Recomendo demais a leitura, inclusive já está na minha lista de compras conseguir os próximos volumes.

Vale muito a pena ler e se envolver com cada virada de página!

Soph 22/06/2021

Sandman foi meu primeiro contanto com uma HQ de verdade, extensa e complexa e uma história complexa recheada de possíveis interpretações. Não sou acostumada a ler HQs, principalmente uma tão grande, mas eu assisti tanto a série Deuses americanos como Belas Maldições do Neil Gaiman então eu fiquei positivamente curiosa principalmente depois que foi anunciada sua adaptação. Acho que exatamente por não ser acostumada a esse tipo de leitura o começo foi difícil de me prender, mas ao longo, a história foi me prendendo e ne encantando, meu único problema é que no fim, em Sonhos de uma noite de verão, eu voltei a me desprender da história e dos personagens.

Laura 24/07/2021

Amei
A escrita do Gaiman é maravilhosa como sempre, a arte ta belíssima e toda a atmosfera da história é intrigante, mística. Aparecem muitos personagens icônicos, desde as três irmãs do destino, até os lords do inferno e super heróis e, é claro, minha favorita: a própria morte.
Gostei muito e devo emendar na série toda.

Larissa.Herbsthofe 19/08/2021

Neil Gaiman
É sempre interessante ler Neil Gaiman, um autor fantástico, já tinha lido muitos de seus livros, mas Sandman está em outro patamar, suas interpretações do comportamento humano são sensacionais. Para quem nunca leu nada dele está perdendo tempo, comece agora!

Sthe 04/09/2021

Amo demais a escrita do Neil Gaiman, sempre e muito fluida e faz vc entrar a fundo no universo criado.
Em Sandman não foi diferente, o universo do sonhar é dos seus irmão me cativou desde o começo e não conseguia parar de ler.

Doug 07/09/2021

Um deleite de sonho e realidade
Sandman certamente é uma daquelas leituras praticamente obrigatórias para quem ama ler, e durante muito tempo eu me senti ao mesmo tempo instigado a conhecer este universo, e com receio de me deparar com algo muito além de minha compreensão. Meu primeiro contato com uma obra de Neil Gaiman foi através do livro Deuses Americanos, que também possui grandiosidade narrativa, então acredito ter sido um bom primeiro passo antes de encarar a magnum opus do autor.

Em Sandman vamos acompanhar a jornada de Morpheus, o Deus do Sonhar, ele que ao longo da narrativa percebemos possuir muitas faces e nomes. Logo de início vemos nosso protagonista sendo aprisionado no mundo dos humanos através de um ritual de magia negra que buscava sua irmã, a Morte. E ao longo dos capítulos seguimos a busca deste por liberdade e vingança pelo que sofreu durante anos, e conforme o enredo se desenrola, a história vai sendo contada através de pequenos contos, onde cada um possui uma singularidade, mas todos carregam em seu âmago a essência de Sandman, e mesmo que apareça pouco, Morpheus estará lá de alguma forma, e com ele sua mensagem.

Este quadrinho nos apresenta muitas mensagens poderosas, dentro de uma narrativa simples, porém complexa repleta de sentidos e reflexões. Um dos capítulos mais pesados pra mim foram os últimos, sendo um deles sobre uma triste e sonhadora história de uma gata, e a outra a dura realidade do fardo que uma pessoa especial pode carregar por ser diferente.

A arte é outro show a parte, devido aos diferentes artistas que a produziram, é comum que ao longos dos capítulos o traço mude, mas tudo faz parte de um processo maior de imersão, e toda a atmosfera de Sandman é muito bem representada em cada linha, em cada cor e em cada quadro.

Achei Sandman uma obra muito completa, e que recompensa e muito o tempo investido na leitura. Torço para que os demais volumes sejam tão bons quanto este!

Marcio Claver 08/10/2021

Sandman
Relendo essas histórias incríveis! Ainda mais agora que a série está para estrear no Netflix.
O autor nos leva ao mundo de sonhos de uma forma incrível!

Daniel.Tschiedel 11/10/2021

Não é pra mim
Infelizmente, não consegui me conectar com a obra. Achei chata, cansativa, desinteressante e sem propósito. Também me me senti cativado por nenhum personagem, com exceção da Morte.

HAXI 18/10/2021

O miserável é um gênio...
Maldito Neil Gaiman como pode se tão foda em tudo que colocar a mão? Nunca li algo dele que não gostasse. Esse cara ta em outro nível ???