O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

Iago 02/03/2024

Daemon.
Menos assustador do que esperava, pois o filme é bastante. Um clássico do terror de qualquer forma, utilizando elementos da medicina, psicologia e com trechos muito racionais, muito atento as possibilidades do lógico antes de adentrar no místico ou religioso. Os conflitos sobre a fé, sobre o amor e sobre a verdade que está dentro de nós tornam o livro mais denso do que eu esperava. Foi um bom entretenimento.

Carvalho 29/02/2024

"A sirene da ambulância tomou conta da noite, mas, de repente, calou-se.
O motorista lembrou que não havia mais pressa."

nat_ 28/02/2024

No ato de esquecer, eles tentavam lembrar
Não imaginava que o livro teria um desfecho tão completo, dando uma explicação digna pra todos os dramas.
O livro é bem triste, mas pior que isso, é muito difícil de ler, cenas muito pesadas, não leria de novo, mas não me arrependo de ler.
AstraHunt 01/04/2024minha estante
livro bom

desestressada 23/02/2024

Meugninuosue ?
Meu primeiro livro sem contras. Eu realmente gastei muito tempo buscando algo para criticar mas não encontrei.

Então bora de prós:
? Medo na dose certa: nem muito, nem pouco, fiquei perfeitamente aterrorizada;
? Praticamente TODOS personagens me prenderam, queria saber tudo sobre todos, eu ficava imaginando o papel de cada um ali, surreal;
? Que escrita maravilhosa, fácil de ler, literalmente você não consegue parar, você literalmente PRECISA saber o que vai acontecer.

EU NEM SEI MAIS O QUE ELOGIAR, pois fiquei maluca ? possivelmente o primeiro terror de muitos.

Davi961 23/02/2024

Ler madrugada foi imersão ou burrice ?
Minha expectativa quanto a esse livro:vai ser o mesmo de sempre, coisas se mexendo, luzes se apagando e bla bla bla. Por ser um clássico eu imaginava que os diversos filmes e livros que já fizeram, tiveram influência deste, então a expectativa estava um pouco baixa.

Calejado com o terror no cinema, dificilmente algo me surpreende como obra de terror e um sentimento que eu estava com saudade era o sentimento de MEDO quando assisto um filme de terror, ver coisas onde não há, assustar-se fácil com barulhos e se perder em pensamentos que me faziam sentir que alguma coisa estranha ia acontecer a qualquer momento, sei que parece estranho querer esse tipo de sentimento mas quem gosta do gênero terror vai provavelmente me entender.

O Exorcista trouxe esse sentimento! Fiz a leitura deste livro sempre a partir de 23:00/ 00:00h e realmente pareceu ter influenciado de alguma forma. O Exorcista trás o mesmo de sempre mas surpreende demais em certos momentos, onde o livro sai do terror padrão e lhe joga em um livro totalmente novo e mais abrangente, novas questões surgem e novos personagens aparecem. O melhor dos personagens é que todos eles tem suas camadas, um passado, uma história que lhe envolve e se conecta a obra. (Até Sharon, lhe surpreende em algum momento)

A história passa a ser repetitiva com as diversas análises dos médicos para saber o
que Regan realmente tem, disto isto, existe uma demora que pode ser irritante para as pessoas, visto que, a garota passa a apresentar sinais de possessão praticamente no começo do livro. Sendo um amante da área da Psicologia foi muito interessante e pouco exaustivo toda essa parte, mas reconheço que muitos leitores podem se irritar com toda a explicação médica. Agora sobre o fato dos sinais que Regan apresenta de forma prematura, me lembrou que a história é baseado em um fato que realmente ocorreu, então eu amei a escolha do autor de apresentar o exorcismo do jeito que realmente é , em diversas partes e sessões que podem durar meses.

5 estrelas pra esse livro que passa a ser, um dos melhores livros de terror da minha coleção.

Dara 23/02/2024

Bom, tinha me interessado pelo livro por conta das resenhas e também pela fama que leva tanto o livro quanto o filme, apesar disso, não sabia nada sobre do que se tratava.
A princípio, achei que a história iria se desenrolar de uma maneira rápida (o que não foi o caso)
As melhores partes do livro na minha opinião foi os últimos capítulos, achei o início e o meio muito enrolados, o que afetou no meu desejo de ler por alguns dias.
Mas, tirando essas partes negativas na minha experiência, a parte do exorcismo realmente fez valer a pena, deu pra ter uns choques com alguns acontecimentos, principalmente no final.

Tamy Vianna 21/02/2024

Ótima escrita
Leitura fácil e fluída, enredo bem elaborado e explicado, algumas partes dá medo; bem parecido com o filme, porém melhor.
Gostei.

cunaltura 19/02/2024

Gostei mt!!! só acho que alguns pontos podiam ser mais resumidos para os principais acontecimentos terem mais os holofotes

Suelen.Simpliciano 02/02/2024

Uma visita ao inferno com O Exorcista
Esse livro acerta em cheio na questão do terror psicológico, o autor consegue transmitir exatamente todas as emoções dos personagens.

Quando você lê, consegue sentir a aflição da Cris, sem saber o que está acontecendo com a filha dela, o desespero em receber tantas negativas dos médicos acerca de suspeitas de problemas psicológicos e o próprio sofrimento da Regan, que cada dia fica mais e mais adoecida.

É palpável a luta do padre Karras com a sua fé, a dúvida sobre tudo o que está acontecendo e como conseguir ajudar a família, sendo que ele duvida de si mesmo o tempo todo.

As partes do ritual em si, foram fantásticas e com certeza deram asas à imaginação, pois foram muito bem detalhadas.

Priscila726 31/01/2024

QUE HISTÓRIA
Eu ja conhecia essa história claro, porem a leitura me prendeu demais, super fluida com um ótimo desenvolvimento dos personagens e tambem o final me surpreendeu, me deu medo lendo kkk nunca achei que teria medo lendo, mas senti kkk Acheii uma boa reflexão também para nunca nos esquecermos de nossa Fé em Deus ??

Natália.Cardoso 31/01/2024

Nota 4
Eu esperava mais desse livro, talvez por já conhecer a história não consegui me conectar para sentir medo...

É bom mas não superou minhas expectativas.

jugoms 29/01/2024

. .
Com certeza uns dos livros mais chocantes e mais absurdos que já li, tinha momentos que eu parava e respirava, tentando absorver tudo o que estava acontecendo e as partes mais explícitas e sexuais. último livro que me deixou assim foi ?Uma Mulher No Escuro?, acho que por envolver crianças. não é uma leitura leve, mas gostei muito do livro!

Juliana2189 23/01/2024

Esperava mais
O livro em si é interessante, mas poderia ser melhor construído.
O exorcismo de fato só ocorre nas últimas páginas do livro.
Talvez por ser uma história antiga, tenha sido revolucionário para época mas, atualmente, não me prendeu muito.