O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

Gii.assis 22/01/2024

3,8 ??
Juro que achei que seria melhor!! ?
Achei que seria mais instigante e cheio de suspense. Mas vale a pena
*tem muita cena meio nojenta
Jorisdana 23/01/2024minha estante
Véi vc só lê livro nojento, cria tipo

Gii.assis 23/01/2024minha estante
no tengo culpa ?

Vitor Hugo 21/01/2024

O clássico do horror!
Agora em 2023, “O Exorcista” está completando 52 anos do seu lançamento. É considerado um dos maiores clássicos do terror, seja na literatura ou no cinema. Não posso falar do filme, nunca assisti. Já o livro vai ficando assustador a cada capítulo.
O autor realizou um brilhante trabalho na construção dos personagens, todos são marcantes e importantes na narrativa. Além das personagens principais Chris MacNeil e sua filha Regan, os demais personagens: Willie, Karl, Sharon, Padre Karras, Mary Jo, Dyer, Dr. Klein, Dr. Richard Coleman, Burke, Kinderman, Padre Merrin, contribuem para um bom desenvolvimento e conclusão do livro.
A narrativa vai muito além de uma possível adolescente possuída. Trata de drama familiar, problemas profissionais, valores pessoais, ciência e religião. Também é possível sentir uma forte conexão com mãe e filha, é bem provável que você leitor(a) sinta uma certa ansiedade para um bom desfecho da narrativa.
A garotinha Regan ficou “doente” e passou a ter comportamentos estranhos, um linguajar chulo, muito diferente do que uma pessoa saindo da infância teria. Sua mãe (Chris MacNeil) fez tudo o que a ciência podia oferecer. Os exames, medicamentos, tratamentos com psiquiatra, nada dava resultado, pelo contrário, sua filha só piorava. Então, qual seria a solução? Um exorcismo? Bom, leia o livro para entender o desenrolar dessa estória.
Se você não assistiu ao filme, o livro mantém aquela sensação de suspense do início ao fim, você leitor(a) só conseguirá entender o fechamento nas últimas linhas do manuscrito. Se já assistiu ao filme, não hesite, leia o livro, mesmo sabendo o final, a ambientação nas 334 páginas, deixará você conectado com o livro.
Se você quer deixar os seus dias ou suas noites mais agitadas, deseja ser fisgado por uma narrativa de muita qualidade, recomendo que leia “O Exorcista”. Cuidado para não virar a cabeça em 360 graus!

site: https://www.instagram.com/1porsemana

Cachamorra 07/01/2024

Um horror de tirar o sono
Fazia tempo que um livro de horror não me animava tanto. E esse aqui é muito bom.

Vamos começar pela edição da Darkside. Que edição maravilhosa. Dá gosto de ler e expor na estante da sala. O livro está impecável e muito bem cuidado.

Quanto a história, eu não fazia ideia que o autor também é o roteirista do filme. Mas, o livro é muito melhor. Temos aqui uma estrutura de história que te instiga a ler mais e mais. O encadeamento de propostas é bem colocado e a pesquisa feita por William é bem apresentada no enredo. Tudo muito bem conectado.

Infelizmente, achei o final apressado. Com até um certo descuido. Muito provável ter sido a saída de edição da versão final. Nesse ponto, o livro me perdeu um pouco.

Mas, vale cada página.

Gii.m 07/01/2024

Intrigante?
Esperava um livro mega assustador, mas me deparei com algo para pensar até que ponto podemos acreditar na ciência ou na fé? E quando não temos fé como vamos acreditar que a ciência pode nos salvar? A mãe que não acreditava em nada e o padre que perderá a fé, meses de exames/estudos e nenhuma conclusão concreta apenas especulações. Se temos a capacidade de acreditar que existe uma força superior que faz o mal, porque é tão difícil acreditar que tenha outra força superior que faça o bem?

Recomendo a leitura, fica algo a se questionar.
maltchik/ 07/01/2024minha estante
Diria q é uma ficção científica? Ou n chega a tanto?

Gii.m 07/01/2024minha estante
Não tem nada haver, é um livro que fala sobre possessão porém no decorrer da história tratam como doença mental.

Henrique Sanches 07/01/2024minha estante
Curti suas impressões... a leitura quando deixa mais perguntas do que respostas, é sinal de que mexeu com a gente.

ValAria 03/01/2024

Eu li esse livro na minha adolescência e lembro que foi bem perturbador na época. Resolvi fazer uma releitura 17 anos depois e só posso dizer que continuo com a mesma sensação.

Esse livro é incrível!

arthur1293 01/01/2024

E a hóstia ficara na secura de sua garganta e de sua fé
Regan e Chris era uma pequena família que morava na capital dos estados unidos. Com uma pequena equipe de empregados e uma secretária que de certa forma fazia parte da família, por terem acesso constantemente com a regan e na casa.
Chris era atriz de cinema, uma mulher solteira divorciada, Regan era apenas uma garotinha doce e meiga de doze anos que... Teria tudo tudo em sua vida de ponta cabeça
Acompanhamos no livro o início de manifestações sintomáticas de doença psicológicas... Oi o que poderia ter sido, acompanhamos sua mãe Chris levá-la para todos os médicos possíveis e todos os exames que ela poderia fazer, nenhuma alteração, tudo o que Regan demonstrava parecia ser qualquer um, menos a Regan...
Em uma preocupação que deixa o leitor desconfortável por ver uma mãe desesperada em busca da saúde da filha, de uma pobre garota sendo sujeita a uma degradação que não era dela, não vinda por causa de nada. Quando absolutamente nenhum médico consegui dizer as causas de Regan, fora indicado ajuda espiritual, o aconselhamento de um exorcismo... Chris não era religiosa e nem sua filha, em um desespero materno que me deixou emocionado, ela busca o padre Karras que em quase todo o livro, acompanhamos o padre investigando o caso da jovem Regan... É deplorável e demasiada tristeza o fato de que o demônio que possuira Regan estava fraquejando a menina, as inúmeras blasfêmias e insultos que me deixou bastante horrorizado, um livro que não falava apenas de um exorcista que exorcizou uma garota, mas trata-se de um livro repleto de filosofia, religião, de um padre que talvez tenha perdido a fé e tentava acalmar o coração abatido de uma mãe que sem solução, buscava a fé mesmo sem tê-la.

Maycon127 01/01/2024

Muito perturbador de um jeito maravilhoso.
A escritura é fluida e fácil de ler, terá momentos muito pesados pra algumas pessoas, sempre os momentos de possessão são marcantes e fortes. e o final é muito bom.

Este livro foi escrito depois do autor ler um relato de um padre que fez uma sessão de exorcismo em uma criança de 10 anos.

Tanto o livro quanto o filme (o original) são incríveis e por isso é um marco na história do terror.

MK 31/12/2023

Você vai se sentir possuído ao não largar esse livro
Muitos acham, como eu achava, que o livro do exorcista seria apenas uma versão novelizada do filme, mas este livro é muito mais do que isso.

O livro conta a história da possessão da menina Regan e como sua mãe Chris reage e precisa lidar com toda a situação com a ajuda do padre Karras.

Eu simplesmente não consegui largar o livro, ele tem diálogos excelentes e conta com seus 4 atos muito bem delineados e executados, a curva do clímax é perfeita e vai prender todo leitor que ama um mistério e horror.

Só deixo aqui um aviso que os dois primeiros capítulos são fracos e não representam o livro, eles me deixaram com uma impressão errada da obra que felizmente não me abalou para continuar a leitura.

Recomendo demais!

Dark Lady 28/12/2023

O Exorcista
É um bom livro, mas eu estava esperando mais. Demorei muito para me "conectar" com a história. Não deu pra sentir medo, apesar do livro ser de terror.
Resumidamente, Regan (a filha de uma atriz) é possuída por um demônio. E acompanhamos sua mãe a procura de sua cura, primeiro através de médicos e psiquiatras e, depois, através de um padre.

Rique_cwb 25/12/2023

Aterrorizante
Acompanhamos a crise de fé do padre Karras, o ateísmo de Chris e a possessão de Regs.

A ficção criada por Blatty traz elementos visuais interessantes ao descrever as cenas de possessão.

Além disso, todo o aparato da psicologia, parapsicologia e psiquiatria traz verossimilhança sem igual ao texto. Um clássico do horror imortalizado em páginas.

JavaDeveloped 25/12/2023

Exatamente como o filme
?O Exorcista?, versão adaptada aos cinemas, é magnífica e um dos meus filmes prediletos. Acabei comprando o livro esperando me aprofundar mais, descobrir novos detalhes, mas acaba que o livro e o filme são quase idênticos. São bem fiéis um ao outro.

Obviamente o livro ainda é muito bom, mas não traz nada de diferente para quem já assistiu a versão cinematográfica.

I. Cristhini 25/12/2023

Fantástico!! se tornou um dos meus livros de terror favorito. não senti medo, mas admito que tu bastante em algumas partes. Li ele inteiro em uma viagem de ônibus porque não conseguia parar de ler

Clara 25/12/2023

Eu demorei bastante pra ler esse livro por dois fatores: sempre que minha mãe via eu lendo ela ameaçava jogar fora? (o que me deixava com medo até porque foi um presente); e por isso eu largava o livro e esperava ela esquecer pra continuar, o que não ajudou a me conectar com o universo.
Eu dei poucas estrelas porque não é meu estilo de leitura favorito, apesar de eu gostar muito de terror eu prefiro histórias um pouco deferentes, já que o tema ligando religião não é meu preferido.

O livro em si é muito bom, ele causa o que promete, horror, já que é bem detalhado nas partes da possessão, indico pra quem é fã da temática e até porque é um clássico ?

sofia 26/12/2023minha estante
Isso q é uma resenha meus amgs!!!

Laura 24/12/2023

Melhor personagem: o demônio
Eu esperava um pouco mais desse livro.
Senti falta de alguns detalhes, alguns fechamentos ao longos da história. Por exemplo: a vizinha nunca mais apareceu e nem sinal do que aconteceu com o astronauta. Informações que não são relevantes para a trama principal, mas parecem ter sido esquecidas pelo autor. A retomada desses personagens, nem que fosse em uma frase, mostraria que eles não estavam ali por nada. Enriqueceria mais a escrita. Passa a sensação de que chegou num ponto que o escritor não estava mais tão empenhado em amarrar as pontas soltas.
Não achei o livro assustador. Li de madrugada sem problemas hahaha
Assisti ao filme há muitos anos, mas não me deixou impressionada. Não é um tema que me assombra (meu medo é de extraterrestres e espiritos, não tem jeito).
Quanto a história da Regan, gostei da conclusão. Não vi necessidade de ficar explicando tudo. Fiquei um pouco irritada com a mãe dela que parecia não agir em alguns momentos. Reage, mulher!
Agora, sem sombra de dúvida, o melhor personagem é o demônio! O deboche e o humor dele são ótimos. Queria que ele tivesse aparecido mais!