O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

dullahan 11/05/2024

"Já ouviu falar em exorcismo, Sra McNeil?"
Fazia tempo que eu não devorava um livro como fiz com esse. ao contrário das expectativas, o exorcista não é um terror de dar medo. é muito mais psicológico e policial. e é tão bem desenvolvida que não conseguia parar de ler. os conflitos, o desespero, as dúvidas, o sarcasmo... tudo é muito, muito bem desenvolvido, eu não consegui parar. e não cai, o livro é uma constante crescente. você sabe que tem algo de errado e aos poucos isso vai sendo entregue. sou um grande fã da adaptação cinematográfica, e, agora, sou um grande fã da obra original.

danilotomida 06/05/2024

Um clássico!
Provavelmente eu já assisti ao filme umas 1000 vezes. Sou fã incondicional da obra de William Friedkin, sei de cor algumas falas e cenas. Mas foi a primeira vez que li a obra de William Peter Blatty e, tenho que admitir: senti aquele mesmo terror da primeira vez que assisti ao filme. A escrita é envolvente, traz um background maior aos personagens secundários, como no caso do casal de ajudantes da família MacNeil: Karl e Willie. Fiquei comovido com o drama familiar deles e que não é mostrado no filme. Blatty também não poupa ou censura os diálogos, e entrega momentos realmente chocantes durante a possessão da jovem Regan. Enfim, um clássico!

estantedajade 05/05/2024

Embora eu ame filmes de terror/suspense, esse livro me deixou bastante arrepiada. Demorei muito pra terminar de ler por causa disso. Além de ser muito pesado, ele tem muitos detalhes. É um prato cheio pra quem ama um terror pesado.

Esse é o livro que inspirou o filme, e confesso que dessa vez achei a adaptação melhor. Não sei se é porque assisti o filme primeiro e acabei sendo influenciada por isso, mas por ser um livro é esperado que ele tenha mais detalhes e eu senti que o excesso de informação me fez dispersar diversas vezes.

Fora os momentos de cansaço que senti lendo, ele é um baita livro. Escrita excelente e a história me deixou assustada (parece uma ofensa, mas pra quem é fã de livros assim sabe que não é kkkkkkkk)

Anderson Iuri 04/05/2024

Um verdadeiro clássico do terror
3ª releitura e ainda é o meu livro preferido do gênero terror. O final da segunda parte continua me impactando até hoje. Personagens, enredo, atmosfera, tudo perfeito. Indico de olhos fechados pra quem nunca se deu a oportunidade de ler O Exorcista, a adaptação cinematográfica também recomendo.

Jaybiom 24/04/2024

O exorcista
É literalmente uma história triste de um exorcista. Claro que o personagem principal é a criança porém retrata a história de um Padre desacreditado da sua fé e religião em busca de ajudar uma mãe a salvar a filha de uma suposta condição mental (possessão). Na pior das hipóteses achei um final bem triste( Para os padres) porém, é um erendo muito bem desenvolvido , envolta da história deprimida do Padre Karras, e de Christ mãe do persongem principal Regan, ambas vítimas da trama. É um livro que retrata muita opressão e ansiedade sobre os acontecimentos, tem um vocabulário muito extenso de baixo escalão ,porém, ao todo ele retrata sob até onde suas crenças te deixam levar.

Suilla.Santana 22/04/2024

Fantástico!
Jesus, Maria, José, que livro!!!
Não tenho defeito para colocar, gostei muito amei. Não vou dizer mais nada leiam! Abraços.

amanda3781 14/04/2024

Um dos melhores livros que já li na vida
Um clássico do terror psicológico e sobrenatural, o livro conta a história de Regan possuída pelo demônio e dos esforços de sua mãe para conseguir um exorcismo.

A narrativa é intensa, repleta de suspense e momentos perturbadores, explorando temas entrelaçados sobre fé, religião e psicologia. A narrativa é rica em detalhes, criando uma atmosfera de crescente tensão e horror. A medida que a mãe tenta descobrir desesperadamente como salvar sua filha vira uma jornada angustiante através dos conflitos espirituais e físicos enfrentados por ela e o padre Karras.

Foi maravilhoso explorar os limites e desafios das crenças e convicções dos personagens. Além do terror sobrenatural, o livro também aborda questões profundas sobre a natureza do bem e do mal, o poder da fé e a fragilidade da mente humana diante do desconhecido. Toda história cria uma atmosfera assustadora que me prendeu do início ao fim.

Felipe.Mendes 12/04/2024

Muito bom mas o filme fez melhor
O livro é bastante pesado e profano, tive diversos momentos que senti uns arrepios.

Acho que tem muitos momentos cansativos no livro, ele é uma montanha russa de climax que eu penso que o roteiro do filme é um pouco melhor condensado, mas é uma excelente leitura e recomendo bastante.

Lina 28/03/2024

Aterrorizante
Eu simplesmente não gosto de livros de terror. Mas por curiosidade e incentivo de algumas amigas adquiri o exemplar em questão. E posso afirmar que terror não é minha praia
Este livro começa com alguns exemplos na vida real de crueldades que pessoas do século passado fizeram com o outro. Depois ele descorre de uma maneira muito fluída a história de uma menina que antes dos seus doze anos era uma criança normal, até que seu comportamento muda completamente, de uma criança doce e meiga para uma coisa que nem sabemos descrever. A mãe desesperada procura médicos , psiquiatras para conseguir entender esse distúrbio. Porém nada muda e piora a cada página. Até que mesmo sendo Atéia procura ajuda com os padres para que fizesse um exorcismo, crendo que a menina está possuída.
Como eu disse no começo desta resenha eu não gosto de histórias de terror e muito menos filmes. Porém o escritor escreve de uma maneira que te prende que você não consegue mais largar. Pra mim o final foi satisfatório. Mas ficamos nos questionando o que será que aconteceu. Valeu a pena nesta tentativa medonha de curiosidade. Se você não tem medo e ainda não leu não sabe o que está perdendo. Se você for medrosa como eu, pare nas partes apavorantes, de uma pausa e leia de dia. Apesar de tudo, recomendo, mas com as ressalvas acima.

duda 28/03/2024

No ato de esquecer, eles tentavam se lembrar.
Sinceramente eu achava que eu teria mais medo, mas fiquei totalmente imersa na leitura e por mais que eu tenha achado que algumas partes poderiam ter sido resumidas, eu amei. O final eu fiquei tão entretida que eu realmente vivi o livro. Há cenas muito nojentas que nos fazem revirar o estomago e absurdos muito grandes, principalmente quando se trata de crianças, o que torna o livro muito pesado.
Achei o padre um personagem bem complexo e a relação dele com a sua fé foi bem interessante de ler, inclusive todos os momentos que ele colocava a ciência x religião e infelizmente eu recebi um grande spoiler do final, mas ainda bem que não estragou a leitura. Admito que independente dos fatores que me tenham feito gostar, achei que seria mais assustador e impactante e minha nota seria algo em torno de 4.6, porém sigo feliz com a leitura.

Ozzy 19/03/2024

Esse livro tinha tudo para não dar certo, é uma ideia complicada de executar, um livro relativamente longo em que a proposta é fazer o leitor se questionar se o que está acontecendo é algo sobrenatural ou não, que mistura em paralelo uma trama de romance investigativo, é algo que somente um autor com muito talento conseguiria fazer funcionar, felizmente William Peter Blatty é esse autor.
Eu fico surpreso como ele conseguiu me deixar investido o tempo todo na história, curioso por cada passo na investigação de Karras, a cada nova descoberta, frustração do personagem, e a cada recomeço dele, me deixando ansioso para saber qual caminho a trama iria seguir e qual seria o elemento que o levaria a conclusão. Isso levando em consideração que eu já assisti o filme e tinha uma ideia de onde a trama iria acabar (digo ideia por que não sabia o quão fiel o filme era ao livro).
Os personagens também são muito bons, até mesmo os empregados da casa que mal aparecem tem uma personalidade clara e dramas próprios, o livro só consegue impactar e deixar investido nesse caso por causa do quão bem construídos esses personagens são. A cena em que a Regam possuída encarna a personalidade da mãe de Karras é uma das mais marcantes e agoniantes da história, e só funciona assim por causa de toda a preparação que esse personagem te, e a maneira que o relacionamento dele com a mãe foi trabalhado.
"O Exorcista" é construído de maneira delicada, com cada engrenagem da trama perfeitamente colocada no lugar certo para causar exatamente a sensação desejada, algo que poucos autores conseguem executar. Espero que as continuações estejam no mesmo nível.

rafaelewen 14/03/2024

Pensem numa leitura que causa ?gastura?, agonia e tudo mais? Exorcista me pegou do início ao fim e deixou um gostinho de quero mais. Desta já vou pular direto para legião, porque quero um pouco mais disso?

Georgia39 03/03/2024

Mas livrai-nos do mal
No começo não dá pra entender nada, tanto que eu demorei um monte pra engajar na leitura mas depois o livro vai bem rápido e é muito interessante acompanhar as manifestações da regan
Só achei que eles ficam o livro inteiro naquela mesmisse de não saber oq a guria tem aí quando cogitam o exorcismo o padre tenta fugir demais disso
O final eu achei bem corrido como se fosse pra terminar logo o livro ou algo assim
Mas no geral achei muito bom e bem diferente por ser um dos primeiros livros do gênero que eu leio

Iago 02/03/2024

Daemon.
Menos assustador do que esperava, pois o filme é bastante. Um clássico do terror de qualquer forma, utilizando elementos da medicina, psicologia e com trechos muito racionais, muito atento as possibilidades do lógico antes de adentrar no místico ou religioso. Os conflitos sobre a fé, sobre o amor e sobre a verdade que está dentro de nós tornam o livro mais denso do que eu esperava. Foi um bom entretenimento.