O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

Wiliam.Augusto 11/11/2020

Incrível
A princípio eu não tinha muitas expectativas, por ja ter visto o filme e considerar, de uma forma completamente sem sentido, q o livro seria apenas mais do mesmo, só que mais brando. Sim, eu sabia o que iria acontecer, mas foi delicioso acompanhar a narrativa q se desenvolve de forma tão e ágil e deliciosamente pertrbadora. Este é praticamente um livro investigativo com terror psicólogico. Poderia dar errado?

elainegomes 19/11/2020

Clássico do terror
Clássico é clássico! Décadas se passaram e o livro permanece atual e assustadoramente vibrante.
Como anda a sua fé? Acredita em Deus? E em Demônios?

Bárbara_22 28/08/2022

Simplesmente meu livro favorito, nunca achei que iria sentir medo lendo, mas eu fiquei tão concentrada que até tomei um susto quando o celular vibrou, o autor faz você se prender na história

Coisas de Mineira 24/04/2020

O Exorcista é um livro de horror escrito pelo autor norte americano William Peter Blatty, publicado em 1971. Após 3 anos, em 1974, esse livro foi adaptado às telonas, com título homônimo, e conta de forma visual essa aterrorizante história que nasceu da mente de Blatty. Recentemente eu terminei de ler está obra, um verdadeiro clássico para os fãs da literatura que amam horror e terror.

Eu tive contato com O Exorcista ainda adolescente, mas a mídia foi a visual. Eu sempre tive muita curiosidade em conhecer a história escrita dessa obra. Não tenho muitas razões para ter demorado tantos e tantos anos para dar início a essa leitura. Ela é tão fluída, que eu mal me dei conta que estava chegando ao fim…

Ah, há alguns anos eu resolvi que queria conhecer a história real que “inspirou” esse livro. Entretanto, achei o livro muito lento. E também não estava em uma fase legal naquela época. O livro está na minha pilha de encalhados (mesmo sendo aquela edição lindona da nossa queridinha DarkSide Books).

Contudo, não queo ser muito expansiva e levada pela emoção de finalmente conhecer a fundo tudo sobre Reagan e Chris MacNeil, e O Exorcista, de fato… É verdade que as imagens de Reagan possuída, levitando, virando a cabeça para trás, vomitando (aquela sopa de ervilha) e descendo a escada como uma aranha, nunca deixará o imaginário de um bom fã das obras de terror/horror. E ler essas supracitadas cenas foi algo muito bom.

As coisas começam com a narração da rotina da famosa atriz cinematográfica, Chris MacNeil, em seu lar (lidando com sua filha e seus empregados) e em sets de filmagens (com seus colegas e companheiros do meio). Eu acredito que os problemas na vidinha perfeita de Chris começam a partir do momento que Rags, sua filha, começa a brincar com um tabuleiro Ouija. E mais, ela faz contato com alguém que ela chama de Capitão Howdy. O que sua mãe veio a considerar em primeiro plano como um amigo imaginário, nós iremos perceber ao longo da leitura que as coisas são um pouco mais complexas.

Acreditando que todo mundo já ouviu falar dessa história, seguimos para o detalhamento da possessão demoníaca de Reagan, uma garotinha de apenas 12 anos de idade. O livro foi um fenômeno, mesmo que bastante controverso. É regado de heresias (àqueles com um pingo de fé) e de muitos, mas muitos palavrões e termos imorais. Agora, tudo fica PIOR, quando percebemos que a maioria desse estrago acontece através dessa garotinha, tão delicada e amorosa. *Alerta: não deixe sua criança ter contato com um tabuleiro Ouija e faça amigos imaginários a partir dele.

A mãe de Regs a faz ir a diversas consultas e fazer muitos tipos de exames, a fim de desvendar porque a garota não vem sendo ela mesma. Estão acontecendo episódios do que parece um tipo de sonambulismo. Os móveis são arrastados de seus lugares, sua cama treme, e ela tem urinado na cama. Os médicos buscam forma de medicá-la e trata-la; Acreditam mesmo que seu problema é alguma doença mental, como por exemplo, a histeria, que era quase sempre um diagnóstico que se tinha à mão.

O Exorcista, livro de terror, quase tem uma pegada policial, quando o diretor de Chris, Burke Dennings, morre após despencar da escadaria que é vizinha à residência das MacNeil. Rola um investigador bastante obstinado, que dá seu jeitinho para buscar solucionar esse caso. A verdade é que todos pensam ter sido acidente, mas para esse investigador da polícia, o caso tem jeito de homicídio. De certa forma é um ‘alívio’ do tema fixo da história. E foi bastante bem trabalhado. Gostei!

Há certo momento, conhecemos o jesuíta Damien Karras. Ele também é psiquiatra, e Chris o interpela, pois mesmo não tendo religião ou crença, a mãe de Rags já está bastante desesperada. Ela ganhou um livro sobre possessão demoníaca, e acredito que ‘aquilo’ que se encontra no quarto da filha, não é algo natural. É sim um ser sobrenatural. O mal encarnado.

O padre Karras vive uma fase difícil de sua vida. Ele está meio duvidoso de sua fé, ele acabou de perder sua mãe e vem tendo alguns pesadelos… Definitivamente ele tenta de tudo para naturalizar a situação de Reagan. Pois bem! Provas precisavam ser coletadas e analisadas para que um exorcismo fosse solicitado ao alto escalão da igreja. Karras faz algumas gravações, alguns exames, e analisa tudo à luz do ceticismo.

Porém, o padre Karras não tinha experiência com o rito. A igreja envia o padre Lankester Merrin para executar o exorcismo. E aí iremos acompanhar aquela sessão de vômitos, defecação, e xingamentos do mais baixo nível. Pense em um demônio com a boca suja! Esse era desprezível. Pois Reagan foi violada, amarrada à cama, e era alimentada via sonda. Estava emagrecendo a olhos vistos, e vivia dopada com medicação forte.

Para que você possa desfrutar melhor desse confronto que acontece no quarto de Regan MacNeil, eu vou parando de divagar aqui e agora. Aproveite, se você ainda não tem esse ‘masterpiece’ do terror/horror em sua casa, e adquira já essa edição espetacular da editora HarperCollins. Vamos deixar logo abaixo nosso link da Amazon e você pode clicar nele que será redirecionado.

A edição de O Exorcista está muito caprichada. A editora conseguiu um efeito que se assemelha ao couro na capa, com a cruz de cabeça pra baixo em verde neon (assim como a lombada e as folhas de corte). Recomendo a leitura a todos que gostam de histórias assustadoras, e que de uma forma ou de outra, tiveram um pezinho na vida real. E acima de tudo, recomendo essa edição que me deixou apaixonada à primeira vista. Não perca a chance de ler um dos clássicos da literatura do terror, e em grande estilo com essa edição digna de colecionador.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/o-exorcista-william-peter-blatty-resenha/

Pedro 12/05/2020

Que livro!
Muito boa a leitura desse livro! Flui bem, amedronta, prende! Com certeza uma das melhores leituras do gênero.

Lilo 13/05/2020

Parece ser sobre demônios, mas não!
Sobre culpa e nossos demônios particulares, sobre o medo.
O livro traduz o significado de ?terror? com maestria usando de alegorias para despertar sentimentos tão humanos.

Letty 23/01/2021

"A fé era finalmente uma questão de amor"
Adorei muitooo, essa edição é linda demais. Gostei da forma como a história foi contada, sempre do ponto de vista dos personagens e sem aquelas descrições exageradas de ambientes e acontecimentos, mesmo assim deu para visualizar tudo o que estava acontecendo. A escrita é bem fluída e a história desenrola rapidamente sem muita enrolação, acompanhamos o sofrimento da menina e a luta da mãe tentando furar sua filha. Durante todo esse tempo que ela a levas em médicos eu só conseguia pensar em "CHAMA UM PADRE" kkkkkkkkkkkkk Não tive medo lendo não, mas as cenas do exorcismo foram brabasss, por fim, o final foi emocionante.

Snowxmann 02/09/2022

Me senti no elenco do filme
Passei mal horrores no primeiro dia de leitura, pressão baixou, fiquei tonta e no segundo quase fui atropelada, já tava começando a benzer a casa de tanto susto.
Enfim, a leitura é boa e o mais interessante é que os personagens tentam dar inúmeras explicações racionais que não sejam a possessão demoníaca, essa é deixada em último lugar.
É um livro que não oferece respostas, você não sabe porque tá rolando, o que tá causando, mas é angustiante e instigante ao mesmo tempo.

Jon 09/09/2020

No meu top 10
Livraço. Primeiramente, edição de capa dura magnífica da Harper Collins. O filme fez muito sucesso, é verdade, porém, trata-se de um resumo deste livro. A história é incrível, detalhada e bem escrita. O sobrenatural é OK... Os extras: Um mergulho nas nuances da medicina psiquiatrica, família, esquizofrenia, fé e principalmente nossos medos e imperfeições. O bom entretenimento e o frio na espinha estão garantidos, não hesite, leia!

Maria 15/02/2022

"Que o dragão não seja minha guia"
(Sem resumo)
Achei primeiramente uma leitura muito perspicaz, falando de religião e psicologia. Acabei não tendo um envolvimento com as personagens, mas sim com a pergunta: ela estava realmente possuída ou doente?
A cronologia dos fatos foi bem feita, vendo a introdução e o clímax, as análises psicológicas e a relação de Chris, os empregados, padres etc.
O fim foi feito com um ótimo desfecho. Acabou induzindo ao leitor o que levar em consideração e envolvendo também suas próprias ideologias.
Agora me interessei em ler "O Exorcismo", que originou este e que por consequência, o filme.
Bom, não entrarei no meu ponto de vista, pois acho muito pessoal.

KauanGama 28/02/2022

A imersão que senti lendo esse livro é algo que não consigo descrever. Ele é tão bom quanto o filme.

Amante de livros 04/09/2022

O mal assume várias formas
"Como uma mãe pode achar as coisas que estão acontecendo normais? Só de estar jogando o tabuleiro Oija é preocupante..... O que esse povo tem na cabeça? Inacreditável"

A "cena" do livro que ela mija no tapete da sala diante dos convidados da mãe..... Gente que cena, já lembrei do filme

A parte que fala sobre a missa negra, gente, sinistro demais ...."

O mal assume várias formas. Seja com monstros, fantasmas ou demônios, tanto a literatura quanto o cinema sempre foram bem-sucedidos em representar a essência do nosso lado mais reprovável. O exorcista, no entanto, conseguiu superar qualquer outra obra do gênero. Inspirado no caso real do exorcismo de um adolescente, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz que sofre com inesperadas mudanças no comportamento da filha de 11 anos, Regan. Quando todos os esforços da ciência para descobrir o que há de errado com a menina falham e uma personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja para tentar livrar a filha do que parece ser um raro caso de possessão. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan e ao mesmo tempo tentar restabelecer a própria fé, abalada desde a morte da mãe.

Taci.Souza 21/10/2022

Adiei algum tempo para me aventurar pelas páginas desse clássico do terror, e quando, por fim, decidi fazê-lo, me veio logo o questionamento: porque não esse livro antes? É um livro incrível, de escrita fluída, leitura rápida, trama interessante, narrativa envolvente, enredo bem desenvolvido e personagens bem construídos. Uma experiência de leitura satisfatória que rendeu mais um livro para minha lista de favoritos.

Giovanna398 02/12/2020

Muito bom!!!
Não sei se o livro ser "bom" é algo que eu possa dizer já que o gênero é bem pesado
Mas não posso negar que a história te pega de um modo que faz com que você tenha tanta empatia pelos personagens que acaba ocorrendo de você estar sentindo tudo isso junto com eles
Uma leitura difícil, um livro bem descritivo e vísceral.
Pobre Regan ... Eu torcia pela personagem na mesma intensidade que o padre intervia por ela
Não nego que chorei no finzinho....
E não sei se estou pronta psicologicamente para ler a continuação dele.

Aos fãs de terror e suspense com todo o meu coração eu indico esse livro!

Nana Bastos 14/12/2020

O exorcista
Achei que por ser leitura e ainda de "terror" seria impactante só que eu pra mim foi leve. E como eu já tinha assistido o filme (deve ter sido por isso), ao ler algumas cenas elas apareciam na mente.

Indico sim!