O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

Rittes 07/12/2022

Um clássico moderno
Quando "O exorcista" foi publicado pela primeira vez no Brasil, em 1974, eu tinha 12 anos e já era um leitor ávido. Na época, minha mãe leu o livro emprestado mas, quando eu disse que queria ler, ela proibiu. Disse que não era livro para criança, além de ser muito "pesado" e assustador. Aquilo aguçou ainda mais a minha curiosidade. Tanto que, três anos depois, "O exorcista" foi o primeiro livro que comprei com meu próprio dinheiro e que iniciou a minha biblioteca, hoje com mais de mil volumes. Ainda tenho aquele exemplar. Mas, não resisti ler novamente nesta bela edição da Harper Collins, com nova tradução. Continua sendo um bom livro. Hoje em dia, não tão chocante e destacando a sua maior fragilidade: o final simplista e apressado. Mas, nada tira dele o mérito de ser um dos poucos clássicos modernos. Vale a pena.

elainegomes 19/11/2020

Clássico do terror
Clássico é clássico! Décadas se passaram e o livro permanece atual e assustadoramente vibrante.
Como anda a sua fé? Acredita em Deus? E em Demônios?

Wiliam.Augusto 11/11/2020

Incrível
A princípio eu não tinha muitas expectativas, por ja ter visto o filme e considerar, de uma forma completamente sem sentido, q o livro seria apenas mais do mesmo, só que mais brando. Sim, eu sabia o que iria acontecer, mas foi delicioso acompanhar a narrativa q se desenvolve de forma tão e ágil e deliciosamente pertrbadora. Este é praticamente um livro investigativo com terror psicólogico. Poderia dar errado?

Cosmonauta 30/04/2022

Legião
"Jesus perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Ele respondeu: Legião! Porque eram muitos os demônios que nele se ocultaram. E pediam-lhe que não os mandasse para o abismo. Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe os demônios que lhes permitisse entrar neles. Ele permitiu. Saíram pois, os demônios do homem e entraram nos porcos; e a manada de porcos precipitou-se pelo despenhadeiro, entrou no lago e afogou-se. Quando ..."

Tradução de Carolina Caires Coelho

Nathalia.Canalli 16/11/2022

O Exorcista...
É um livro que além da temática, é muito bom de se ler. A leitura flui muito bem e não tem aquele imensidão de detalhes que as vezes a torna cansativa, e mesmo assim você consegue entender com clareza a história toda.
Pra quem quiser estender também o conhecimento nos palavrões, é um ótimo livro hahaha.
Enfim, gostei demais e foi um livro que me prendeu muito. São muitas partes que você fica chocado e você realmente não consegue sair dali. Sempre vai ter "só mais uma página; e mais uma...".
Recomendo muito!!!!

ThIaGoMF 16/02/2020

Frescura do Skoob
Faz um desafio de leitura e obriga a fazer uma resenha. Não tô afim!

Obrigado!

Bárbara_22 28/08/2022

Simplesmente meu livro favorito, nunca achei que iria sentir medo lendo, mas eu fiquei tão concentrada que até tomei um susto quando o celular vibrou, o autor faz você se prender na história

LivrosdaAri 23/08/2021

NÃO DÁ MEDO
Eu assisti o filme há muitos anos atrás quando era pequena e morri de medo. Agora resolvi comprar o livro e ler. Não achei que dá medo, o livro é bem mais detalhado e não gostei muito do final.

lsonkwan 15/03/2022

sinto que posso mudar a nota a qualquer segundo ?
não sei como definir minha avaliação de 'o exorcista'.
ele é bom demais pra somente 4 estrelas; a história não ficou cansativa em nenhum momento, as cenas e descrições são bem interessantes (bizarras ?) e eu também gostei do final. mas também acho que 4,5 seja uma nota muito alta ? o livro deixou algumas coisas em aberto, o que não gostei, e também achei alguns acontecimentos muito repentinos e sem desenvolvimento suficiente. mas acho que no final pesa mais a escrita excelente do autor e eu fico com 4,5 mesmo ?
recomendo para pessoas que A) não sintam medo com história de espíritos, demônios, exorcismo (duh) B) tenham medo do filme mas querem saber se vão sentir o mesmo com o livro (eu ? posso garantir que perdi sim o medo da adaptação após terminar a leitura)
p.s: também é importante ir ler com a mente aberta se você for religiose, já que o livro é cheio de profanidades e sátiras voltadas para o cristianismo e o catolicismo.

@limakarla 03/11/2022

O bem e o mal.
Mais um clássico de terror lido e que eu gostei bastante. Acompanhamos Chris, uma atriz famosa, com uma carreira de sucesso e seus dias tortuosos quando sua filha, ainda criança, é possuída e isso muda completamente suas vidas.

São vários personagens e todos eles com uma boa construção, que nos deixam sempre divididos entre desconfiança e compaixão. Seres humanos com seus segredos, suas falhas e sus crenças. Há aqui uma divisão dos fiéis e dos ateus, dos que acreditam em tudo e dos que acreditam em nada, do bem e do mal.

Aqui a fé na ciência é levada à exaustão, não é por falta de tentativa ou de empenho para compreender o que poderá estar acontecendo com a Rags, mas quando a ciência se mostra incapaz de dar uma resposta, os padres entram no jogo para tentar salvar a criança, padres esses que já tiveram suas fés abaladas e que duvidam de si mesmos, do que sentem.

Gosto demais de todas as discussões propostas, de como a ambientação é importante para trazer o clima pesado e assustador, dos personagens e sua variedade. Algumas pontas que ficaram muito soltas me incomodaram e também alguns momentos se tornaram repetitivos, mas o saldo é extremamente positivo. Um ótimo terror!

Giulia Miranda @giuumirandaa 28/08/2021

O exorcista
Gostei muito da leitura. Não conseguia mais parar de ler, a leitura e o enredo ? bem fluido e confortável de ler.

JP Godeiro 11/06/2020

Pesado
A descrição das cenas e os diálogos faz o leitor sentir-se no quarto de Regan, provando da mesma tensão que os demais presentes.

Thifany Ferenz 08/11/2023

O QUE DAMOS AOS POBRES É O QUE LEVAMOS CONOSCO NA MORTE.
"O Exorcista" é um livro intenso onde uma criança chamada Regan mostra um comportamento perturbador, revelando que está possuída por uma entidade demoníaca. Acredita-se que a história tenha raízes em eventos reais, e, embora seja uma leitura impactante, sua intensidade torna difícil uma releitura. É uma obra profundamente perturbadora.
trizisreading 13/11/2023minha estante
muito bom, mexeu muito comigo esse livro!

ma. 30/10/2023

Uma das melhores leituras do começo do meu ano, ponto final. comecei a ler com poucas expectativas e me surpreendi. o final da narrativa nao é explícito, o que deixa tudo ainda melhor. é aterrorizante e com muito suspense, perfeito.

RaquelSales17 09/06/2023

Eu já tinha lido e foi tão bom quando da primeira vez. Para quem gosta de ler livro para embrulhar o estômago esse é o livro certo