O Exorcista

Resenhas -

skuser02844 20/06/2022

O Exorcista
QUE ARREPENDIMENTO!

O Exorcista é um livro de horror escrito pelo autor norte americano William Peter Blatty, publicado em 1971.

Agora, minha opinião.
O livro em si é muito bom mesmo, principalmente para os amantes de terror NO ENTANTO já aviso que a classificação é +18 por um motivo.

Inicialmente eu não achava que o livro seria tudo isso. Mesmo ele estando na minha lista de prioridades a meses eu achava que seria algo mais... leve, de certo modo e até um pouco parado. Obviamente, me enganei.

O livro começa BEM confuso, confesso que fui começar a entender e a ligar os pontos pra lá da página 100-120. Narrado em vários pontos de vista fica um pouco difícil, inicialmente, entender quem é quem e o que está acontecendo. Todavia, o livro flui rápido e pouco tempo depois você começa a sair do mar de confusão e a entender o universo da história.

A classificação +18 fica bem clara lá pela página 100 (+/-), o livro é super descritivo e contém bastante diálogo e nessas falas há um linguajar bem... impróprio, por assim dizer. Claro, nada que a gente nunca teve visto falar mas, a forma como é usado frequentemente assusta um pouco.

A leitura foi um pouco difícil pra mim pelas cenas envolvendo s3x0 e tudo mais (não exatamente pelo ato mas pela forma como o livro trás isso) e também pelo extenso vocabulário. Inclusive já deixo avisado para quando você ler ter um dicionário por perto pois tem muitas palavras diferentes (eu mesma na hora nem pesquisei porque sério, eu tava com muito medo do livro).

Bom, enfim, eu amei mesmo esse livro e superou todas as minhas expectativas. Dei 4 estrelas por que, em certas partes tem umas coisas bem nojentas que são necessárias no livro mas, me deixou desconfortável e até mesmo enjoada. Recomendo esse livro pra quem ama um terro e também pra quem não ter problema com cenas mais perturbadoras e pesadas. É sério, se você é sensível NÃO leia esse livro!

Amanda.Lippi 19/03/2021

Bookstan @resenhadaamanda
Primeiro não pense que ele vai te assustar, quero muito deixar bem claro isso, tem umas cenas bem fortes ( tem sim !!!) , mas não dá medo.
Se eu sonhei com livro, sonhei, fiquei impressionada com algumas coisas.

? Se você assistiu o filme, já sabe que algumas partes são fortes e dão repulsa, a parte de crucifixo, não sai da minha mente. E as coisas que a menina fala. ?

?A escrita é bem dinâmica, eu li o livro bem rápido, e gostei demais da escrita.

Resenha completa no meu bookstan @resenhadaamanda

imsolucke 07/02/2023

“No mundo, havia maldade, e grande parte dela resultava da dúvida, de uma confusão real entre homens de boa vontade.”
Tendo assistido ao filme e achado ele uma obra-prima, tinha um certo receio de ler a O Exorcista e acabar não apreciando a leitura. Fico muito feliz em dizer que estava enganado.

A leitura é muito fluida e envolvente: mesmo os capítulos longos, de trinta a quarenta páginas, não foram cansativos, e mal sentia as páginas passando enquanto lia. Além disso, todos os momentos impactantes do filme seguem impactantes aqui. Em muitos capítulos fiquei chocado e angustiado, mesmo sabendo o que iria acontecer, pois o filme é bastante fiel ao material original.

Além disso, tinha um certo receio em ler uma obra de terror por não ter o visual para me incomodar com as partes de terror/horror, mas também foi uma coisa que caiu por terra: existem muitos momentos assustadores, que deixam você na pontinha da cadeira para saber como irá se desenrolar.

E o principal: a discussão sobre fé. Mesmo em seus últimos momentos seguimos nos questionando se aquilo que acontece é sobrenatural ou não. Os personagens, também, têm cada um sua jornada sobre fé: Chris, ateia, perdendo a "Esperança" e acreditando em demônios mais do que Karras, padre jesuíta que sente ter perdido seu propósito. O fim do último capítulo, inclusive, é muito comovente nesse sentido.

Amei muito a leitura, creio que estará entre as melhores leituras deste ano, e com certeza lerei de novo e indicarei para outras pessoas.

@psicassioperes 18/03/2020

Obrigatório para fãs de terror!
Lendo o livro ?O exorcista?, deu pra ter uma dimensão da boa adaptação que fizeram para o cinema.

O livro, desde o início, carrega uma atmosfera pesada e de angústia. Mesmo sabendo minimamente do enredo, li em apenas 3 dias porque é impossível não se interessar pela história e pela temática.

Fé, religião e perversidade dialogam entre si e te fazem quase que sentir o terror dos personagens. Leitura obrigatória para fãs de terror!!
Thais 18/03/2020minha estante
Adoro esse livro. Já leu a profecia?

@psicassioperes 30/03/2020minha estante
Ainda não!

Thais 31/03/2020minha estante
Muito bom mesmo, olha que não fico com medo desses livros, mas junto o exorcista com a profecia, li um depois do outro, passei por uma situação que chegou ser cômica....

@psicassioperes 02/04/2020minha estante
Ai, vou correr atrás, então! Faz um bom tempo que vi a profecia. Bom que não lembro de muitos detalhes

Thais 03/04/2020minha estante
Eu tenho a profecia em pdf, tenho outros do mesmo autor do exorcista, se quiser passo para seu e-mail

@psicassioperes 03/04/2020minha estante
Ahh que tudo! Legião eu tenho versão física também! Mas manda os restantes, por favor. Agradeço! :)

cassioperesfernandes@hotmail.com

Já comecei a te enviar

Já comecei a te enviar

@psicassioperes 05/04/2020minha estante
Ahhh, recebi!! Obrigado!!! ??

Thais 05/04/2020minha estante
Só a capa já dá medo...

Livros e Ivaílton 28/09/2020

"Assim como o breve brilho dos raios de sol não é notado pelos os olhos dos cegos, o começo do horror passou despercebido."

Será ou não um final feliz?

Chris MacNeil, uma atriz famosa e bem cobiçada pelo seu trabalho mora em uma casa com sua filha, sua secretária, e seus dois empregados em Georgetown.
Mesmo com a vida corrida, roteiros a decorar, Chris começou a perceber uma brusca mudança de humor de Regan, sua filha.
Alguns dias depois, Regan contou a mãe que estava conversando com seu amigo imaginário, capitão Howdy, o qual respondia suas perguntas no tabuleiro ouija. Chris ficou preocupada com essa observação e passou a observar "Rags" de perto.
A situação começou a ficar fora dos trilhos, Rags estava bruscamente diferente de de antes, uma garotinha doce e meiga.
Chris a levou em um hospital, e os médicos a trataram como dupla personalidade. Mas havia algo mais que isso. Algo imperceptível e inexplicável.
E foi onde tudo começou a se tornar um pesadelo!

Minha opinião:
Horrorosamente perfeito! Peter criou está obra com muita convicção, além que descreveu muito bem os personagens e cenas. Ele conciliou a ciência, a religião e a vida real em um livro. O resultado ficou surpreendente.
A leitura flui muito bem e quando você perceber, terá terminado o livro.

E em relação ao gênero, ele está mais para horror (por narrar cenas horríveis) do que terror. O filme é bem mais assustador!

Sobre o livro: a HarperCollins sabe o que faz! E uma prova disso é os detalhes, que foram feitos com muita dedicação e a qualidade do livro que não deixa a desejar.

Para quem tem medo de terror mas quer conhecer a história, começar pelo o livro é a melhor opção!

E você, já leu ou já assistiu o filme?

Thauanni 07/02/2022

Fantástico ???
esse livro é incrível, único livro da minha vida que eu senti medo e não foi só um medinho, foi um cagaço total!!!!

Adorei a escrita, muito fluido e rápido de ler, bem viciante.

Os personagens muito bem construídos, o autor aborda a fundo cada um deles, diálogos incríveis.

O filme é extremamente fiel ao livro, sério muito bom mesmo, adorei a experiência ???

( tinha que por esses emojis acima, sorry??)

Glaucya.Miranda 05/05/2020

Surpreendente: fisga o leitor do começo ao fim. Além do terror característico, o enredo também apresenta uma psicologia muito bem abordada pelo autor sobre o desconhecido. Uma leitura instigante e reveladora, que mexe com você a ponto de você questionar uma série de coisas relacionadas a fé, a religião, o bem e o mau. A versão física do livro surpreende pela qualidade, super recomendo!

Camille.Pezzino 27/03/2021

RESENHA #157: SURPRESA NOSTÁLGICA
É interessante perceber como o nosso imaginário é povoado pela indústria do cinema, além da nostalgia a respeito daquilo que recordamos com carinho ou medo. Muito provavelmente, esse foi o motivo principal para O Exorcista ser um livro tão surpreendente.

Um leitor isento de opiniões ou experiências anteriores, talvez, não se surpreenda tanto com a execução da história, bem como, muito provavelmente, não será surpreendente para aqueles que conhecem os dogmas religiosos propostos pela Igreja quanto à prática do exorcismo. Só que, (in)felizmente, é impossível que eu transmita a vocês uma percepção isenta dessa surpresa. O que, ao mesmo tempo, é positivo e negativo.

A característica positiva tem por cerne, sobretudo, o fato de que a história pode ser lida por aqueles que antes a temiam, por ser similar àquela memória terrível da adaptação; negativa, porque é surpreendente como a execução da trama não te leva ao medo, mas à reflexão. E, para quem achava o contrário, saber que não tem o intuito de gerar medo pode tirar essa imprevisibilidade.

Mas, mesmo sem a imprevisibilidade do medo, a trama criada por Blatty é, por si só, um poço de qualidades. A começar por sua narrativa extremamente fluida, o autor possui uma escrita visual, capaz de levar o leitor a se imaginar na ação ao lado dos personagens; utiliza – e muito – do trato psicológico para se firmar entre a realidade psíquica e o medo sobrenatural; e, não menos importante, constrói uma crítica familiar surpreendente através de uma criança solitária, uma mãe solteira e um pai ausente.

A desestrutura familiar é o princípio e também parte da problemática, bem como a presença e ausência da fé religiosa pelos padres. Girando em três núcleos diferentes – o problema de Regan, a Igreja e a investigação policial –, a obra se destina a problematizar nossas percepções de bem versus mal.

SAIBA MAIS EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-157-surpresa-nostalgica/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-157-surpresa-nostalgica/

Debora.Alves 02/03/2023

Uma história sobre a fé x a ciência
Quando se fala em "O Exorcista", a primeira coisa que vem à mente das pessoas é a imagem deformada de Regan MacNeil, eternizada pela excelente atuação da atriz Linda Blair na adaptação cinematográfica do livro, lançada em 1973.

Mas "O Exorcista" vai além da aparência de Regan ou dos momentos de possessão: "O Exorcista" é uma história que mostra o embate entre a Igreja Católica e a Ciência, é uma história que mostra da forma mais crua o bem x o mal.

Para quem leu o livro, fica claro que o alvo do demônio não era a jovem Regan: o alvo eram os padres Karras e Merrin. Regan foi usada apenas como um meio do diabo chegar aos padres. Mas o Mal aproveitou para profanar o corpo de Regan: tirando sua virgindade por meio de um crucifixo, debilitando sua saúde e deformando seu rosto.

Assim como Regan, a mãe da menina também foi uma vítima do diabo: vendo sua filha adoecer a cada dia que passa, e ficando mais desesperada pelo fato da medicina não conseguir curar a menina. Aí restou para ela recorrer à Igreja Católica.

A falta de fé do Padre Karras também é outro ponto interessante da trama pois, mesmo sem fé, ele se vê na obrigação de ter fé para salvar Regan. E a forma como o autor explica como doenças psiquiátricas podem se manifestar, é simplesmente impactante.

Esse livro é uma obra prima do terror. Quem espera terror do começo ao fim está no livro errado, pois o foco de "O Exorcista" está justamente nas diferenças e semelhanças entre o que está na Bíblia Sagrada e o conhecimento do poder da mente humana. Nota: 10!

Rodrigo.Silva 05/05/2020

Extrassensorial
Um bom livro, na minha opinião, é aquele que te leva a pensar, refletir e sobretudo a sentir. O que este livro entrega às toneladas.

Eu sabia que não deveria esperar o óbvio desse livro, mas mesmo estou surpreso aonde ele me levou.
O desenvolvimento dos personagens é impecável, a gente passa a ter empatia por todos os personagens, em suas devidas nuances e posições.

O complexo enredo é bem filosófico, adorei também os termos psiquiátricos e as explicações para os acontecimentos.
Sobretudo o tema, num contexto geral, é a dualidade. Seja da razão e a emoção ou do bem e do mal, da fé e da certeza.

Essa edição é simplesmente linda e impecável, muito bonita mesmo. A obra é maravilhosa.
Recomendo muito a quem queria ter uma pérola na estante.

Tuts 10/09/2021

Interessante
Gostei do livro, achei a temática bem desenvolvida, os personagens bem caracterizados e uma trama em geral não muito complicada mas que manteve preso na narrativa, eu queria saber o que ia acontecer,e em geral acho que vale a pena. Achei legal,de maneira geral.

Bela 27/07/2022

The Exorcist, 1971
??Talvez o mal seja a provação da bondade. E talvez até mesmo o Satanás sirva, de certa forma, para testar a vontade de Deus.? (William Peter Blatty, pág. 310)

????????-

Não promete nada e entrega tudo! Tinha pouquíssima expectativa pro livro porque todo mundo já conhece a história, mas me impressionei MUITO. A escrita é fantástica, flui de uma maneira muito boa.
Claro, o conteúdo é pesado, então não recomendaria para pessoas sensíveis a esse tipo de conteúdo e pra quem tem estômago fraco.

Wania Cris 28/11/2021

Pai Nosso que estais nos céus...
Leitura atrasada de 2020 que se encaixou em 2021...

Chris MacNeil é mãe da pequena Regan de 11 anos que, logo após seu aniversário de 12 anos passa a ter comportamento estranho, totalmente destoante do que a menina era. Depois de tentar vários médicos e tratamentos, Chris, ateia, se vê diante da decisão de apelar à Igreja Católica e ao desconhecido exorcismo. Padre Karras, em meio a conflitos de fé, se torna a última esperança de uma mãe desesperada.

Confesso que tinha receio de me aventurar na leitura desse livro não pelo tema, mas pela fama. Não queria perder a ilusão de que era uma boa obra, mas fui completamente convencida de que todo sucesso é merecido. A leitura é absurdamente fluída e, mesmo querendo, não dá pra deixar o livro de lado. Alguns capítulos são longos, mas não maçantes e os finais de capítulo são absurdamente instigantes.

A edição da Harper Collins é linda, mas peca pela falta de revisão.
Gabs 14/12/2021minha estante
Leu certo, meu orgulho!

Wania Cris 14/12/2021minha estante
E me borrei toda de medo...

JP Godeiro 11/06/2020

Pesado
A descrição das cenas e os diálogos faz o leitor sentir-se no quarto de Regan, provando da mesma tensão que os demais presentes.